Gambusias


Julius

Recommended Posts

Boas malta, este domingo resolvi andar pelo norte de Portugal a fazer um verdadeiro safari aquático.

Recolhi algumas plantas e rochas que ia vendo e gostando para meter nos meus aquários, até que passei pelo parque da cidade do porto e me entre-ti a pescar (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b].

Posso vos dizer que são aos milhares e que em menos de 30 minutos pesquei a brincar uma centena com a rede da minha maternidade.

Bem, sempre defendi a natureza e critiquei quem não a respeita como tal, soltei a maior parte e fiquei apenas com uma dúzia para mim que já instalei com o maior cuidado num aquário.

Aproveitei e meti algumas numas caixas da vodafone, no meu terraço, onde tenho areia e bastante musgo de Java.

Vamos ver no que dá :) Claro que se vir algo de errado passam de imediato para o aquário onde estão as restantes.

Agora a minha dúvida, sendo que na caixa meti apenas 3 exemplares, relativamente a TPAs o que me aconselham?

Sei que as (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] são animais que coabitam em aguas paradas e pouco oxigenadas, pensei em mudar um quarto semanalmente.

Acham muito?Será pouco?

Outra duvida que tenho, tirando as fêmeas que vem bem cheias, os restantes animais parecem me ser todos iguais, ou seja não consigo diferenciar os machos das fêmeas.

Alguém me dá uma ajuda?

Abraço

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica, já era do meu conhecimento que é ilegal capturar animais selvagens.

Neste caso estou certo que como se trata de uma verdadeira praga não vai fazer diferença visto que se propagam como todos nós sabemos, para além disso não as vou vender nem muito menos solta-las por ai.

Vou ter o máximo cuidado para que tudo corra bem.

Mas compreendo a preocupação.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não é só vender que é proibido, o DL indica venda, manutenção,

 

Isto é só um alerta, o fórum não aceita negócios com essas espécies mas manutenção cada um sabe de si...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado pela dica.

Quando as duvidas que lancei já as consegui tirar telefonando para o meu vendedor habitual.

Obrigado a todos na mesma.

Abraço para a malta

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem sei que não foste tu quem fez a lei, que como sempre os iluminados de São Bento parecem andar sobre o efeito de psicotrópicos....

 

Mas aí está Hugo, como podem eles policiar a manutenção de uma espécie? Venda ainda percebo, mas a manutenção em aquário do Myriphilum por exemplo, será que vão de casa em casa a ver quem tem e quem não tem? É algo que direi, ser um bocado caça ás bruxas. Afinal de contas qualquer uma das espécies que mantemos habitualmente em aquário apresenta um elevado nivel de invasibilidade, exceptuando talvez as crypts e plantas de crescimento mais lento. Tudo o que é planta caulescente de crescimento rápido tem o potencial de fazer o mesmo que o myriophilum por exemplo, por exemplo a rotala, que já se encontra com facilidade na minha área de residência, e a cabomba que abunda em algumas áreas. E isto para já não falar de plantas echinodorus sp. que já se vão vendo por ai nas valas....

 

Realmente já tinha reparado que os myriophilos não aparecem realmente nas montagens aqui do fórum, mas acho que, como sempre, o governo se preocupa com coisas que não fazem muito sentido. Por exemplo na tal lista não aparecem peixes altamente predatórios e de invisibilidade elevada como o achigã, ou mesmo o Snakehead(que já agora, é uma das maiores ameaças á fauna dos cursos de água nacional), que não sofrem qualquer tipo de limitação.

 

Se formos ao fundo da questão toda e qualquer espécie animal ou vegetal não endémica tem um potencial de risco associado, até os pimpões, deveria então ser correcto limitar, ou então proibir a manutenção, venda e troca de espécies não autóctones? Não me parece correcto, mas então porquê a caça á bruxa em relação ao myriophilum brasiliensis, ainda para mais quando se permite a venda de outras espécies do mesmo género que para todos os efeitos apresentam exactamente o mesmo comportamento? E outras espécies caulescentes com um comportamento semelhante?

 

O que me relega para o facto de este decreto lei ser na verdade uma enorme anedota, dizem limitar, e proibir algumas especies, para calar os ambientalistas(que gritam muitas vezes com razão, outras nem por isso). No entanto o intento desta lei parece não ter sido conseguido, ou pelo menos as razões para a elaboração da tal listinha não fazem muito sentido na sua generalidade. Bem compreendo que a invasão por estas especies pode ser problemática para as espécies autóctones, e que como seres humanos não podemos ser tão irresponsaveis. Mas na realidade, e para sermos honestos, isto é apenas tapar o sol com a peneira. Uma lei obscura como esta não irá resolver o problema da introdução artificial acidental, ou talvez não, apenas está a lixar os aquariofilos responsáveis. Instituicem eles grupos de técnicos e biólogos especializados na fauna e flora autoctones, que vigiassem os cursos de água portugueses em busca de populações destas espécies invasoras, com o objectivo de inventariação catalogação, e controlo, mesmo que manual das pragas, estavam eles melhores, e assim criavam empregos (especialmente quando um dos cavalos de batalha dos governos recentes, tem sido a criação de emprego(bem sei que é muito LOL a mentira, mas é as palavras deles)). Mas não, como sempre neste pais, opta-se pelo caminho mais fácil, pela interdição e proibição que na realidade não trava o avanço destas espécies já nos cursos de água nacionais.

 

Se há um problema então metam mãos á obra no terreno, criem equipas de limpeza, e contenção, não seria um projecto de curto prazo, mas a longo prazo poderia dar resultados....

 

Peço desculpa pelo Rant, não é dirigido a ninguém, mas há incongruências legais que me irritam pela sua perfeita parvoíce. Não leves a mal grande Hugo, não é nada contigo, nem com ninguém=)

 

Já agora no teu artigo acerca da Aligator Snapping Turtle (Macroclemys temminckii) há uma coisa com que não concordo. A esperança média de vida que indicaste. 30 a 40 anos não é nada para esta espécie. Na realidade o mundo cientifico sabe ainda pouco acerca desta especie, não sabendo mesmo ao certo quantos anos esta espécie vive concretamente, uma vez que têm sido encontradas em várias zonas dos USA tartarugas destas vivas, com balas da Guerra da Secessão alojadas nos seus corpos, dai que o numero 40 a 30 anos seja algo meio discutível á luz de achados como esses.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Primeiro não tenho que levar a mal, não fiz o DL e não me sinto atingido em qualquer forma.

 

Depois podes ter razão, é claro que existe muito mais para fazer, agora uma coisa é certa e as pessoas tem muita tendência para esquecer

 

"As Leis existem para serem cumpridas."

 

Concordemos com elas ou não, tem que ser cumpridas e tu dizes tudo, as pessoas responsáveis em consciência decidem bem.

 

 

Sobre o trabalho do DL, a verdade é que está a ser reformulado, e conta com muita ajuda de biólogos e demais entendidos e sim andam em pesquisas por Portugal inteiro, é lógico que o que está aqui apresentado representa o nosso universo, existe muito mais do que ali apresentado.

 

A questão da manutenção deverá ser vista sobre outro lado, penso eu... deve ser vista como um alerta, consciencialização das pessoas, pois todos nós sabemos que acontece muito, "não quero este peixe/planta, o que lhe faço? hum há ali um lago, rio etc etc..."

 

As multas não me parecem leves, mesmo para os casos de manutenção e aqui deverá ser pelo alerta/avido/denuncia.

 

Isto é off-topic mas deveria deixar só este texto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O decreto está para ser reformulado? Por acaso não sabes se o projecto da nova lei já se encontra disponivel algures pois não? E que lobbies ambientalistas andam de volta disso? Se tiver os meninos da Quercus e da Greenpeace, quem se vai lixar é o mexilhão...Ou seja...Nós=(

 

Quanto á disposição de excedentes/podas sem destino, concordo contigo, existe uma enorme irresponsabilidade pela maioria dos aficionados, tanto por falta de consiciencia, como por falta de civismo, como por "amor á vida" dos animais e plantas, como por falta de formação no assunto, em que as lojas assumem uma boa parte da culpa pela flagrante falta de conhecimentos, e motivação para prestar ensinos aos seus clientes(afinal de contas ganham mais dinheiro a vender peixinhos novos semana a semana a ignorantes, do que a vender a gente que sabe mais ou menos o que faz).

 

Pessoalmente quando tenho plantas a mais e não tenho destino, e até mesmo caules desfolhados e restos vegetais é simples, deixo a secar, e apenas quando o material vegetal está completamente ressequido deito para o caixote do lixo. Peixes, pela sanita, só quando peixe está bem morto. Mesmo entre viviparos controlo a população na fonte, quando tenho alevins a mais, alimento os adultos com alevins, ou então deixo que as fêmeas desovem no comunitário para que sirvam de comida viva de imediato.

 

Mas lá está os "amantes da vida" não o fazem, por amor ao "peixinho" e acabam por causar um problema bem maior do que a morte de meia duzia de peixes. Porque deitar peixes vivos e ou moribundos pela sanita, que é moda actualmente, não é resposta. Pensamos que os animais morrerão nos esgotos, mas muitas vezes estes animais são de tal forma resistentes, que sobrevivem ao percurso, e acabam nos rios, onde potencialmente proliferam, e temos um problema ecológico em mãos.

 

Mas fiquei curioso acerca se haverá já um processo de lei neste tema.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que sei quando pesquisei este assunto foi que o DL estava a ser revisto.

 

Assim que tiver um tempo livre procuro isso, (caso me esqueça e continues interessado podes enviar MP a lembrar).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais