Ajuda Apistogramas


AntonioFerrao

Recommended Posts

ola.

 

tenho um aquario de 60x30x30 onde pretendo ter apistos (especie principal do aqua)

 

o aqua é para ser bem plantado e com:

 

iluminação - 2 x 20W de 6400K + 1 x 20W de 2700K (DIY kuase pronto)

 

substrato - camada fertil de barro + terra para bonsai (turfa + humus) e areao usado por cima (pronto)

 

fundo placa de esferovite para esconder filtro interno200-400 L/h e termostato-100W, esculpida cheia de tocas de varios tamanhos e coberta com cimento (falta por a argamassa de cimento)

 

 

em termos de flora ainda n sei bem mas para ser bem plantado pretendo especies de cores diferentes para fazer um layout bonito e provavelmente um tapete de glosso á frente, umas elodeas e fetos de java dos lados a tapar o vidro e musgo a fazer a tapar os pes.. e o resto eh ver o espaço k sobra e o k se arranja.

 

 

a fauna é k eh o meu problemakeria por:

 

1 casal Apistogramma agassizi

1 casal Apistogramma cacatuoides

cardume neons (ja os tenho num outro akuario e como o ph é compativel)

corys ??

 

 

gostava k me dissessem se posso sem problema ter varios casais de apistos, que outras especies de apistos valem a pena colocar, se vale a pena por corys,limpa-vidros,sae's, "caracois", "camaroes" - se tiver problemas de algas.

 

e ainda k outras especies se podem colocar c apistos para alem dos neons (se é k posso colocar neons)

 

obrigado

 

 

 

 

para ter o aqua pronto so falta passar os guppies k agora o habitam para outro aqua, acabar a iluminaçao, fundo, substrato etc, ciclar.. qto a fotos em breve vou por na secção propria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha!

atenção que o teu aquario por si só ja tem pouca litragem, e o fundo rouba muito espaço, no meu roubou cerca de 100 litros (1/3 do volume total)

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Esse aquário é muito pequeno para 2 casais...

1 casal fica aí muito bem, mas eu não colocaria as corydoras.

 

Quanto aos néons...tanto poderão ser uma excelente adição como um grande desastre. :shock:

Geralmente os casais de ciclideos "gostam" de alguma competição aquando da desova, assim, com néons, o casal tanto poderá sentir uma maior necessidade em proteger os filhos...como assustar-se e comê-los...como assustar-se e comer os néons e os filhos! :roll:

Podes colocar os néons no inicio, mas quando os apistos desovarem trata de retira-los...

 

Com grande quantidade de plantas, talvez seja bom adicionares um comedor de algas. Não apostaria muito nos ottocinclus pois são muito fracotes e poderiam ser atacados pelos apistos. Um SAE ou flying-fox talvez seja melhor.

Camarões são benvindos...mas os caracois poderão comer os ovos caso haja desovas.

 

Boa sorte!

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

obrigado os 2 pelas dicas..

 

entretanto depois de estudar varias hipoteses e de ler o k esta pagina diz www.apistogramma.com (bastante informaçao, imagens e conselhos) comprei um teste de kh da sera e se nao me enganei a fazer o teste, a agua da torneira que uso nas tpa's tem 4dKh e a agua no aquario neste momento tem 5dKh. o ph da torneira e do akuario anda entre 7-7,5 (nao consigo perceber bem pk so tenho testes 3-10 tenho de arranjar um 6-7,6 ou coisa k o valha)

 

o akuario ainda nao esta na versao final mas penso que se a agua da torneira tiver mesmo esse valor vou conseguir manter os apistos contentes.

 

estou a pensar em juntar areia de rio 1-3mm(da loja de bricolaje do custume) ao areao que ja tenho (pouco) 4-8 mm

 

vou agora mudar de filtro e no novo tenho turfa (mais esponjas,ceramica e la); voltar a encher o garrafao de CO2 (diy) e volto a fazer uns testes pois keria um ph mais entre os 6-6,5.

 

de qq maneira ja abandonei a ideia de ter/manter apistos no akuario que tinha referido (60cm) e vou (estou) a preparar um de 100x30x40 - os testes foram feitos neste. o akuario mais pekeno talvex venha a ser ume akua de crescimento mas por agora vai servir para manter os peixes k tenho ate lhes arranjar novo dono.

 

nao se inibam de dar concelhos e dicas pk ja vi k ha ai pessoal com exemplares desta familia

 

ja agora tava a pensar em ter 2 casais (se os conseguir arranjar):

 

A. agassizii "Double red"

A. cacatuoides “Triplered”

 

obrigado e bom ano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que a argamassa de cimento demora muito tempo a curar num aquario, várias mudas de agua, e vai-te meter a agua muito alcalina... e se pretenderes colocar a agua com valores ácidos vais ter graves problemas. E não recomendo a cura com peixes lá dentro.

 

Os appistos no entanto são resistentes e adaptaveis...mas preferem aguas macias e acidas e é ai que mais provavelmente vão ter crias.

 

Quanto aos appistos que escolheste para o grande, são muito bonitos, e podes encontra-los com nomes diferentes:

por exemplo o cacautoides "triple red" é tambem conhecido por "double red" ou "super red".

 

os nanjeshan também são muito bonitos, tal como os borelli,etc... :D

enfim...dá para perceber, em principio se tem appistograma antes é quase garantia de peixe bonito se bem tratado :D Mas ha uns mais sensiveis que outros.

 

Pedro Alves

 

P.S.:mesmo conhecendo tu a página, deixo aqui um link mais especifico:

http://www.apistogramma.com/cms/index.php?...id=11&Itemid=44

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta just_me

 

o cimento esta ah 3/4 semanas em agua sem peixes nem plantas com mudas de agua totais e parciais cada vex k tenho tempo e nao me doiem as costas :D

 

por agora vai apenas servir como disse para mudar para la os peixes k tenho no outro akuario eskuanto o monto e nao lhes arranjo dono, nem k os deixe numa loja. de qq maneira mesmo com a agua fria e sem luz vejo mtos caracois (dos redondos mto pekeninos k veem c as plantas) por isso a agua n deve tar assim tao ma.. mas ainda fiz testes. nesse mesmo akuario meti turfa por baixo do areao.. estou para ver o resultado

 

em principio hj ah noite tenho a iluminaçao feita po akuario e portanto mais dia menos dia começo a ciclar e a pensar no layout..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais