Que tal um destes em casa? 1000L


FAAO

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Gostariam de ter um aquário destes em casa?

 

Ontem passei o dia a montar este aquário numa loja em Portugal que irá reabrir no próximo fim-de-semana. Depois de 9h a montar o layout o resultado final é o seguinte:

 

Preparação do aquário:

mundoanimalfigueira3103.jpg

 

Novo peixe "FAAO" LOL

mundoanimalfigueira3103.jpg

 

Layout montado depois de 9h de trabalhos forçados e com 1h para almoço de intervalo.

mundoanimalfigueira3103.jpg

 

Podem ver mais fotos no seguinte link:

http://faao.blogspot.com

 

Este aquário leva aproximadamente 1000L, tem 150x60x90 + Sump, pequeno não?

 

Ps. Não me esqueci de responder ás MPs, responderei assim que possivel!

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

 

isso é que se chama um aquário XXL, imagino a tareia que levas-te a montar o dito cujo mas, o resultado esta a vista, pode ser que um sábado com uma folgazita de um passeio até a Figueira e vejo o "gajo" ao Bibo e a cores, abraço e boa sorte para os proprietários da loja :)

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aiaiaiai vou ter que acompanhar este tópico. Já estou a ver o que vai sair daqui :D

Ex Membro Luís Romão.

 

feedback - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=157220

 

Um Abraço, Ricardo Romão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sem duvida, quero um destes, pena é não ter espaço=( Imaginem só a quantidade de verdura que se consegueria meter ai, tanto espaço, tantas possibilidades, e eu que não tenho espaço=((((

 

Mesmo assim alguns claustrofóbicos teriam dificuldade em montar algo tão fundo que precise que alguém se meta lá dentro. Eu não sei se gostaria de o fazer, espaços fechados e eu não combinamos lá muito bem.... eheheh

 

Pelo menos posso continuar a sonhar, talvez um dia=)

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se fosse para fazer de parede para separar a sala da cozinha era excelente. metia umas valisnerias a ondular e bicharada variada. ui que show. mas preferia que fosse mais comprido e tivesse menos de altura e largura.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou equilibrado o layout. Tenho uma entre muitas dúvidas:

 

Q tipo de iluminação estão a utilizar para essa altura (90cm)?

 

Eu tenho um parecido aqui em casa mas tem menos 10cm de altura e mais 20cm de largura (150x80x80) - tenho de usar HQIs- Uma das coisas q tenho mais pena é q na altura q o montei não tinha nenhuns conhecimentos de aquascaping (agora vou tendo umas luzinhas) e ficou muitos furos abaixo desse a nível de layout.

 

Parabéns e vou seguindo o tópico

 

 

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Q tipo de iluminação estão a utilizar para essa altura (90cm)?

 

"Este aquário ficou provisoriamente iluminado com 4x56W T5, mas daqui por uns dias receberá uma iluminação ao seu tamanho, uma ELOS MANTA com 2x E-POWER de 250w HQI (10.000k) e uma E-LITE."

 

Está dito no blog :D

[b][size=2][font="Arial"][color="#FF8C00"]Não brincas mais na minha areia (0.o,) [/color][/font][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico á espera de novidades dessa loja eheh e do aqua claro :D

Quanto ao ter um destes em casa, conheço quem tenha um maior eheh :)

 

Cumps e vai actualizando o "bicho" ^^

 

 

 

EDIT:

se fosse para fazer de parede para separar a sala da cozinha era excelente. metia umas valisnerias a ondular e bicharada variada. ui que show. mas preferia que fosse mais comprido e tivesse menos de altura e largura.

 

O que conheço está a fazer precisamente isso, de parede a dividir a cozinha da sala, muito louco.

Editado por João Azevedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Este aquário ficou provisoriamente iluminado com 4x56W T5, mas daqui por uns dias receberá uma iluminação ao seu tamanho, uma ELOS MANTA com 2x E-POWER de 250w HQI (10.000k) e uma E-LITE."

 

Está dito no blog ;)

 

 

Só agora fui visitar... :sleep2:

 

500W é obra , tenho 300W de HQI e 160w em florescentes :)

 

Obrigado :D

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostariam de ter um aquário destes em casa?

 

 

Se for oferecido, manda lá vir um :tongue: hehehehe :laugh::tongue:

 

Agora a serio , 90cm de altura isso é que deve de ter sido obra a montar esse aquario , ui hehe , imagino a ginastica e a espinhela :)

 

As raizes são fabulasticas. muito lindas.

 

A montagem , agradavel como sempre , é a realidade ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que conheço está a fazer preci,samente isso, de parede a dividir a cozinha da sala, muito louco.

não será... muito bom gosto?! Sempre tive essa ideia, mesmo antes de ter aquarios. Acho que dá alto aspecto luxuoso à casa, alem de relaxar e aumentar o espaço. Isto claro dependendo do que se faça no aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é que se chama um aquário XXL, imagino a tareia que levas-te a montar o dito cujo mas, o resultado esta a vista, pode ser que um sábado com uma folgazita de um passeio até a Figueira e vejo o "gajo" ao Bibo e a cores, abraço e boa sorte para os proprietários da loja

Um dia que lá vás avisa, saímos a meio da manhã, fazemos uma pequena paragem na Mealhada e depois fazemos uma visita á loja :cry:

 

Quanto ao trabalho que deu, nem te passa pela cabeça… hoje estou que nem posso! Em jeito de brincadeira costumo dizer que tenho o dedo partido, porque cada vez que levo o dedo ao corpo dói-me, obviamente que não é o dedo que me dói mas sim todo o corpo!!!!

 

Sim sem duvida, quero um destes, pena é não ter espaço=( Imaginem só a quantidade de verdura que se consegueria meter ai, tanto espaço, tantas possibilidades, e eu que não tenho espaço=((((

 

Mesmo assim alguns claustrofóbicos teriam dificuldade em montar algo tão fundo que precise que alguém se meta lá dentro. Eu não sei se gostaria de o fazer, espaços fechados e eu não combinamos lá muito bem.... eheheh

 

Pelo menos posso continuar a sonhar, talvez um dia=)

Eu acho que o grande problema é depois de se arranjar o espaço e de ter o áqua em casa porque quanto maior é mais caro fica… Uma brincadeira destas sai muito caro!!!!

 

O áqua em si, até deve ser a coisa mais barata… depois é que são elas, obviamente depende muito do que se queira montar. Se for para fazer um plantado, desde a iluminação, substrato, plantas, fertilizantes, CO2… É que depois de se comprar um Ferrari não se lhe vai instalar um sistema a gás só porque o carro consome muito ou porque a gasolina está cara, não é?!

 

De todos os aquários que vi com grandes dimensões, estão carregados de ciclideos africanos e porque será? Até dá um aspecto agradável mas faz-me lembrar o anúncio da Zon… ter um aquário grande de ciclideos africanos até teria, mas não seria a mesma coisa :drinking:

 

Mas estamos de acordo em relação ao sonho, sonhar não custa e eu ainda sonho em vir a montar um de 200x80x80 +- na minha futura casa!

 

se fosse para fazer de parede para separar a sala da cozinha era excelente. metia umas valisnerias a ondular e bicharada variada. ui que show. mas preferia que fosse mais comprido e tivesse menos de altura e largura.

 

Menos largura seria uma asneira, porque se o áqua tem no mínimo 2 frentes precisas de trabalhar o layout ao meio. Já montei um áqua com 40cm de largura e digo-te que não funciona muito bem…

 

O sistema que utilizaram para este áqua é impecável, trata-se de um falso embutido como se fizesse parte das paredes que separam os corredores e é fechado de cima a baixo. Se algum dia pensarem em rasgar uma parede para fazer um embutido, preparem também uma falsa estrutura para que o lado onde o áqua ficará mais saliente, faça parte da parede. Irá "roubar" algum espaço, mas fica muito mais bonito.

 

Fico á espera de novidades dessa loja eheh e do aqua claro

Quanto ao ter um destes em casa, conheço quem tenha um maior eheh

 

Cumps e vai actualizando o "bicho" ^^

Novidades, novidades… será complicado! A loja não fica a 5km de minha casa… mas sim a 130km! Não é um local onde se possa lá ir quando não se tem nada para fazer J

Mas vou tentar lá passar algumas vezes para acompanhar a montagem.

 

Quanto ao ter maior, também já vi e já montei algo maior que este; mas não neste estilo de layout e tão densamente plantado!!!

 

O aqua está lindo! até dá que penssar mas agora cheio de agua...

Como vais tratar dele? ajeitar as plantas que se soltarem e tal...!?

Tratar dele não será o caso, a não ser que me peçam para lá ir! Mas acredito que não seja nada de muito complicado, basta tirar 50% da água e já se chega bem ao fundo sem se precisar de óculos de mergulho e garrafa de oxigénio LOL

 

O grande problema deste áqua não é a largura nem comprimento, a altura é que torna este aquário muito complicado de se trabalhar!

 

Se for oferecido, manda lá vir um hehehehe

 

Agora a serio , 90cm de altura isso é que deve de ter sido obra a montar esse aquario , ui hehe , imagino a ginastica e a espinhela

 

As raizes são fabulasticas. muito lindas.

 

A montagem , agradavel como sempre , é a realidade

Tiago acredita que não foi nada fácil… demorei 9h para concluir a montagem e na maior parte do tempo a única alternativa para plantar era apoiar o peito ou a barriga para libertar os braços para a pinça e plantas; tudo isto em cima de um escadote.

 

não será... muito bom gosto?! Sempre tive essa ideia, mesmo antes de ter aquarios. Acho que dá alto aspecto luxuoso à casa, alem de relaxar e aumentar o espaço. Isto claro dependendo do que se faça no aquario.

Mais ou menos… imagina que te cansas do aquário e o queres desactivar… o que fazes ao buraco? E se quiseres vender a casa?

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De todos os aquários que vi com grandes dimensões, estão carregados de ciclideos africanos e porque será? Até dá um aspecto agradável mas faz-me lembrar o anúncio da Zon… ter um aquário grande de ciclideos africanos até teria, mas não seria a mesma coisa :drinking:

não sei porquê. penso que os aquas de ciclideos africanos são de bom gosto... acho aquilo tudo muito bonito e apelativo, os peixes e o genero de aquario. E, numa casa ficam a matar. São é todos muito iguais, esse é o grande mal na minha opiniao. mas tb vemos muitos iguais nos plantados e a dar com o pau. entre muitos plantados que vejo no forum e os africanos que vejo no forum... preferia, sem sombra de duvidas, os africanos... nem pestanejada e não me refiro só à volumentria do aquario, mas ao aspecto apelativo quer do aquário quer dos peixes.

 

O sistema que utilizaram para este áqua é impecável, trata-se de um falso embutido como se fizesse parte das paredes que separam os corredores e é fechado de cima a baixo. Se algum dia pensarem em rasgar uma parede para fazer um embutido, preparem também uma falsa estrutura para que o lado onde o áqua ficará mais saliente, faça parte da parede. Irá "roubar" algum espaço, mas fica muito mais bonito.

A minha ideia era entrar pela cozinha adentro onde se faria a manutenção. ficando direitinho na sala.

 

Novidades, novidades…

só no continente, e não nas ilhas.

 

:cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei porquê. penso que os aquas de ciclideos africanos são de bom gosto... acho aquilo tudo muito bonito e apelativo, os peixes e o genero de aquario. E, numa casa ficam a matar. São é todos muito iguais, esse é o grande mal na minha opiniao. mas tb vemos muitos iguais nos plantados e a dar com o pau. entre muitos plantados que vejo no forum e os africanos que vejo no forum... preferia, sem sombra de duvidas, os africanos... nem pestanejada e não me refiro só à volumentria do aquario, mas ao aspecto apelativo quer do aquário quer dos peixes.

Acredito que sim! Já vi os teus aquários e de facto faz mais o teu estilo.

Eu já tive um áqua com ciclideos africanos e não gostei, simplesmente não faz o meu estilo.

Para mim, ter um áqua significa poder mexer nele, moldar o aspecto através do crescimento de plantas, ver a natureza a crescer e tem de ser algo que exija alguma manutenção em todos os aspectos. Porque no dia que meter um alimentador automático para dar de comer aos peixes, mais vale despachar o aquário... porque já não me interesso por ele.

Um aquário de Ciclideos africanos para mim é quase a mesma coisa... é ter um aquário com peixes e pouco mais!!!

 

Espero não estar a ofender alguém, mas geralmente as pessoas optam pelos africanos porque não se querem dar ao trabalho de manter o áqua e para montar um é só meter areia e calhaus calcários lá para dentro! Depois é meter o máximo possivel de especies lá para dentro e está feito...

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquário está lindo mesmo como eu gosto e ainda por cima vai levar na minha opinião a melhor fauna possivel ;)

 

Quanto à tua pergunta, sem duvida que não me importava de ter um desses em casa...

 

A iluminação apesar de parecer muito não podia ser de outra maneira fazer um tapete num aqua com 90cm de altura tinha mesmo de ser com 500w de hqi quem é capaz de não gostar muito da ideia são os discus alias se não tiver zonas escuras só mesmo com óculos de sol ;):tongue:

 

Agradecia se actualizases o tópico de vez em quando visto eu não poder ir a essa loja ao menos via no forum ;)

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que sim! Já vi os teus aquários e de facto faz mais o teu estilo.

Eu já tive um áqua com ciclideos africanos e não gostei, simplesmente não faz o meu estilo.

Para mim, ter um áqua significa poder mexer nele, moldar o aspecto através do crescimento de plantas, ver a natureza a crescer e tem de ser algo que exija alguma manutenção em todos os aspectos. Porque no dia que meter um alimentador automático para dar de comer aos peixes, mais vale despachar o aquário... porque já não me interesso por ele.

 

Espero não estar a ofender alguém, mas geralmente as pessoas optam pelos africanos porque não se querem dar ao trabalho de manter o áqua e para montar um é só meter areia e calhaus calcários lá para dentro! Depois é meter o máximo possivel de especies lá para dentro e está feito...

 

o meu é de areia e calhaus isto porque é o melhor para manter a minha fauna e o que considero mais apelativo visualmente. Contudo, tenho o meu proprio estilo, visto não seguir muito o carneirismo. Ja tenho "algumas" plantas lá dentro e dão trabalho. Tenho o cabo dos trabalhos, quer com plantas, quer com invertebrados, quer com peixes, quer em compatibilidades disto tudo, e o pior algas para todos os gostos (resolve umas aparecem outras), e também plantas a crescer, prefiro as de crescimento rapido, também para as poder ver crescer. Se bem que neste momento esteja a começar a gostar de CERTAS anubias e tenho plantas de crescimento moderado como a Hygrophila guanensis, que hoje dei por mim que duplicou de tamanho, isto provavelmente porque as algas obrigaram-me a TPAs mais constantes e o meu aqua algueiro está a ficar muito verdinho. logo não é bem ciclideos africanos, se bem que não me importava de ter um, mas limitado a uma espécie de peixe seria um pouco demais e não aguentaria enquanto não fizesse ali umas misturas de flora e fauna. Mas com os africanos ia ser ainda mais complicado que com a minha fauna que já é complicada, alguma dela.

 

A minha influencia é mais maritima, com o objectivo de ter o tipo de fauna que ali existe, no entanto também quero fazer um mundinho para eles, algo que me fascina ainda mais, e isso implica o uso extensivo de plantas. E, eu gosto imenso da natureza, visto sentir prazer nas coisas simples da vida. De plantas... tenho vasos de ficcus, lucky bamboos e palmeiras. Os bamboos vieram como canas e agora são uma selva, a ficcus era uma pequena planta vulgar, hoje é uma arvore que vai ate ao tecto e isto em poucos anos. por isso também gosto de ver a natureza a crescer, mas a bicharada faz integralmente parte dessa natureza também. Do mesmo modo que noto que uma planta cresceu, noto num peixe... e os peixes têm diversos comportamentos curiosos e fazem a sua vidinha ali.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande resposta Filipe, um aquário que não dá trabalho é para esquecer! A manutenção dela é que nos dá o gozo de o ter, eu acho que é preciso interagir com o aquário se não é como se fosse um brinquedo novo que passado uns dias se arruma num canto, um aquário é sempre um aquário não vamos tentar fazer dele uma máquina automática que se mantém sozinha.....

E mais uma coisa excelente gosto da parte de Filipe Oliveira muitos parabéns ;)

 

Grande Abraço

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dia que lá vás avisa, saímos a meio da manhã, fazemos uma pequena paragem na Mealhada e depois fazemos uma visita á loja ;)

 

Já agora, a jeito de crava, passa aqui também ;)

Eheh, na brinca ;)

 

Cumps :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que sim! Já vi os teus aquários e de facto faz mais o teu estilo.

Eu já tive um áqua com ciclideos africanos e não gostei, simplesmente não faz o meu estilo.

Para mim, ter um áqua significa poder mexer nele, moldar o aspecto através do crescimento de plantas, ver a natureza a crescer e tem de ser algo que exija alguma manutenção em todos os aspectos. Porque no dia que meter um alimentador automático para dar de comer aos peixes, mais vale despachar o aquário... porque já não me interesso por ele.

Um aquário de Ciclideos africanos para mim é quase a mesma coisa... é ter um aquário com peixes e pouco mais!!!

 

Espero não estar a ofender alguém, mas geralmente as pessoas optam pelos africanos porque não se querem dar ao trabalho de manter o áqua e para montar um é só meter areia e calhaus calcários lá para dentro! Depois é meter o máximo possivel de especies lá para dentro e está feito...

 

Filipe,

 

Parabéns pela montagem. Vou certamente acompanhar este post. Imagino o esforço que foi montar esta obra!

 

Não querendo lançar o tema "Plantados vs Africanos", concordo na generalidade com o que dizes. Tive plantados pequenos durante muitos anos. Depois do nascimento da minha filha e de passar a ter uma vida profissional mais preenchida, o argumento que me levou a mudar para os Africanos foi, de facto, passar a ter menos trabalho, não querendo abandonar este gosto pelos aquários. Após alguns conchiculas, com meu primeiro aquário de tropheus, foi amor à primeira vista!

 

Esbora existam montagens de africanos muito bonitas (aqui no forum há inúmeros exemplos), concordo que pouca coisa chega à beleza de um plantado como deve de ser, como muitas das tuas montagens e que nos dás o prazer de vêr.

 

O que me seduz nos Africanos não é a beleza do aquário, mas sim o temperamento dos peixes. Têm um temperamento e personalidade muito próprios... É como ter um gato... por muito dócil que o bichano seja, tem sempre um temperamento e irreverência própria de um felino ;)

 

É como dizes... cada um deixa-se seduzir pelos pormenores que mais o encantam... E que se adaptam mais à sua personalidade. Ainda bem que assim é, pois podemos assistir a tópicos como este ou como o de um Africano montado com gosto e com espécies bem seleccionadas. É esta diversidade que faz deste forum uma referência.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar mt bom trabalhao Filipe Oliviera, ficou excelente.

 

Posso dizer que aquario de ciclideos africanos é para meninos...

Agua, pedras e areia ate um miudo de 5 anos sabe fazer. Gosto dos peixes e do seu comportamento, mas nao me fascina mt. O que fascina mesmo sao as plantas e o layout do aquario, ver plantas a crescer, tentar manter o aquario estavel e fazer uma coisa bonita e com sentido, essa é a grande diferença de ter um plantado e um aquario com plantas. Como o FAAO disse por outras palvaras "é um hobbie caro" mas pa quem gosta vale sempre a pena o esforço...Eu estou a mt pouco tempo na aquariofilia e o que me cativou mesmo para este hobbie foram os plantados, se comprasse um aqua para ter peixes, preferia antes comprar tartarugas :smile2:

 

Mas gostos sao gostos e ninguem os podes discutir...

 

Continua com a actualização do aqua , como disse e bem o PauloAgra ja que nao podemos ir ai mostra-nos atraves do forum...

 

Cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já agora tu nas fotos tinhas lá um peixe chamado FAAO que peixe é esse um para limpeza? Não me importava de ter um FAAO dentro do meu aqua fazia as podas por mim e tratava da manutenção certamente seria um peixe com muita saida :smile2:

 

Já disseram aqui e é verdade tiveste de ter uma coragem para montar este aqua imagino, aliás não imagino o trabalho que tiveste para fazer isso o mau jeito já se ve nas fotos imagino ao vivo deves ter espetado umas quantas cabeçadas nas traves do aqua :thumbdown2: e mesmo assim conseguiste meter o aqua impecável é de louvar parabéns :eusathink:

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só não gosto do peixe que está no aquário, na primeira foto. É feio como tudo! Ainda bem que o retiraram...

 

Agora o que não perdoo ao peixe em questão é ter estado cá na minha santa terra e nem sequer ter dito nada! Não que eu fosse ajudar, porque eu sou mais "areia e calhaus", mas sempre podia mandar umas boquitas! Assim escusavam estar com um ar tão sisudo...

 

Desde já os meus parabéns ao trabalhador, cof cof, e ao dono da loja, o Sr. Júlio, por se ter aventurado num projecto destes. Já sei onde vou depois de almoço :smile2: .

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já sei onde vou depois de almoço :smile2: .

 

 

...sortudo... :thumbdown2:

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Acabei de chegar de lá, e só vos posso dizer que a loja está bem porreira! Tem mais espaço e demonstra um grande planeamento nas obras realizadas. Em termos de aquariofilia evoluí bastante, e para melhor, muito melhor.

 

Quanto ao aquário em questão, o que o Filipe montou, fiquei também com a dúvida que aquilo tenha 1000 lts! É bem alto sim senhor, e felizmente o peixe inicial, aquele com óculos, não estava na lista da fauna. Deixaram lá umas "solhas", feias como normal. Tenho a impressão que da próxima vez que lá puser os pés acontece-me qualquer coisa do género :).

 

Um conselho: a visitar! Além do espaço da loja, e a organização, está com muito bom gosto. Mais uma vez parabéns ao Filipe Oliveira, pelo trabalho desenvolvido, ao Sr. Júlio por ter coragem para investir numa altura de crise como a que atravessamos, e a toda a equipe do Mundo Animal por sempre atenciosos e prestáveis a qualquer solicitação por parte dos clientes.

 

 

:D

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.