PH BAIXO


Ana Fonseca

Recommended Posts

Boas Ivanpantz

 

Também gostei bastante do artigo. Está muito bem escrito e é de facto muito completo abrangendo tanto água doce como salgada.

 

Só tenho a apontar um erro nas tuas palavras...

 

Carbonato (CO3--) se protonar fica em bicarbonato (HCO3-).

É por isso que se usares rochas calcárias para subir o kh, como o que estás a adicionar são quantidades de CaCO3 (carbonato de calcio) que fazem com que o kh e ph subam gradualmente.

Se por outro lado usares bicarbonato de sódio tens libertação de bicarbonatos que mais facilmente protonam e se tornam H2CO3...

 

As concentrações de carbonato e bicarbonato variam também com o ph sendo que no ph na casa dos 7 a 9 tens mais bicarbonato na água do que carbonato... o que faz algum sentido pois é mais fácil retirar um H ao H2CO3, do que retirar 2.

 

Penso que a questão do "consumo" do kh pelos peixes é uma confusão... quando muito consomem o gh ao sintetizarem alguns dos minerais presentes na água.

O kh descerá, fruto das "descargas" biológicas feitas pelos nossos amigos que ao serem decompostas no areão libertam ácidos, que são contrabalançados pelo consumo de bicarbonatos e carbonatos, baixando desta forma o kh.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Se por outro lado usares bicarbonato de sódio tens libertação de bicarbonatos que mais facilmente protonam e se tornam H2CO3...
Está correctíssimo, admitindo que os dissolvemos apenas em água (ou seja, que o pH das duas água é igual) :lol:

 

As concentrações de carbonato e bicarbonato variam também com o ph sendo que no ph na casa dos 7 a 9 tens mais bicarbonato na água do que carbonato... o que faz algum sentido pois é mais fácil retirar um H ao H2CO3, do que retirar 2.

Sim. Como é óbvio eu sei isso. Eu disse que os Ka1 e Ka2 eram muito abaixo do pH desses aquas. Claro que não é assim, a história verdadeira é a seguinte:

 

H2CO3 → HCO3(-) + H(+) (pKa1 = 6.35)

HCO3(-) → CO3(2-) + H(+) (pKa2 = 10.33)

 

Onde disse Ka1 e Ka2 devia ter dito pKa1 e pKa2. E tal como tu disseste e bem, a pH=8.0-8.2 a maior parte dos iões "carbonato" está na forma de bicarbonato (fazendo as contas: 8.0-6.35=1.65, ou seja, em cada 45 moléculas de bicarbonato apenas uma está na forma de ácido carbónico H2CO3). Precipitei-me a escrever os valores dos Ka's. Foi da hora a que escrevi isso, já estava com sono :)

 

O kh descerá, fruto das "descargas" biológicas feitas pelos nossos amigos que ao serem decompostas no areão libertam ácidos, que são contrabalançados pelo consumo de bicarbonatos e carbonatos, baixando desta forma o kh.

Sobre isso concordo plenamente contigo. Aliás, é essa a "maneira" que eu deixei subentendida: "Inda poderia pensar: mas se calhar eles não consomem os carbonatos para si, devem-nos protonar e eles escapam sobre a forma de CO2... ", mas não te esqueças que o areão/rochas estão lá para evitar que isso aconteça. Vendo duma maneira mais didáctica: Imagina um dos peixes a dar uma mija no aqua e protona uma molécula de bicarbonato a ácido carbónico. Imagina que ela depois decompoe-se e o CO2 vai-se embora para a atmosfera. Um dos calhaus "pensa": vou dissolver uma molécula de CaCO3 para compensar o carbonato que foi à vida por causa do peixe. Sei que é uma explicação ridícula, mas acontece assim, tudo devido a uma constante muito gira chamada Kps (aka Produto de Solubilidade) que é sempre constante para cada temperatura e pressão. Independentemente do volume de água que tenhas, a concentração dos iões dissolvidos é sempre igual. Mais um exemplo educativo: Se tiveres um copo de água com uma pedra de cálcário lá dentro e um aquário com uma pedra de calcário igualzinha lá dentro, as concentrações de Ca(2+) e CO3(2-) serão iguais nos dois copos.

 

Bem... deixemo-nos de química. Com ela já eu lido todos os dias :D

Cumprimentos e obrigado pelos "remendos" Darius.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, acho que esta segunda página do tópico está uma bela duma biblia de quimica... o pessoal até vai ficar banzado :lol:

 

O que uma pessoa tem de (re)aprender à custa de um hobby... é que ao contrário de ti a minha quimica já ficou lá muito longe, nos meus tempos de 1º Ano da universidade :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Olha ana, a minha área não é muito a água doce. Mas uma coisa te posso dizer. Os peixes não consomem Kh. A dureza da água KH é determinada pela quantidade de carbonatos na água.

Li que tinhas xistos... Os xistos costumam influenciar Ph e Kh. Eu não gosto de xistos no aquário de água doce...

 

 

este nosso amiogo que mediu o ph da água do poço, é normalíssimo que a água seja ácida. Poço= águas mortas/paradas. Não admira que o ph seja baixo. Matéria a decompor-se eleva o Ph de qualquer água em qualquer lado ou seja a decomposição de matéria orgânica liberta ácido na água...

 

Um conselho, ana, o facto de a água estar branca, ou leitosa, pode significar uma elevada concentração de carbonatos na água. Daí a cor leitosa.

Quando fizeres a próxima TPA que eu aconselho que comecem a ser semanais, usa água destilada. Dilui todas as concentrações existentes no aquário.

Sugiro que invistas em testes de carbonatos e KH. e claro em água destilada.

 

Os caracóis alimentam-se de algas que se alimentam de amoniaco. Usando água destilada acabas com amoniáco e consequantemente com os caracois...

 

Boa sorte...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um conselho, ana, o facto de a água estar branca, ou leitosa, pode significar uma elevada concentração de carbonatos na água. Daí a cor leitosa.

Pode significar demasiada concentração de calcário/calcio e não carbonatos. Em casa tenho 20º de KH (uma concentração muito elevada) e a minha água é limpida...

Mas a água leitosa pode significar muitas outras coisas, tais como morte massiva de batérias, filtros sujos ou filtragem insuficiente ou mesmo particulas em suspensão em aquários recentes ou cujo substrato foi recentemente remexido.

Podem existir diversos factores e indicar uma solução sem mais dados é arriscado e pode produzir resultados adversos.

 

Os caracóis alimentam-se de algas que se alimentam de amoniaco. Usando água destilada acabas com amoniáco e consequantemente com os caracois...

Não concordo contigo neste assunto.

 

Os caracois são por norma vegetarianos ou detretivoros... enquanto houver que comer no aquário eles por lá irão andar.

No caso dos vegetarianos, se não tiverem algas para comer adivinha lá o que vão eles comer a seguir?

 

Essa da água destilada para acabar com o amoniaco, onde é que leste isso?

O amoniaco/amónia é um subproduto da decomposição de restos de comida e descargas orgânicas dos peixes, como é que diabo a água destilada consegue acabar com ele? Quando muito dilui a sua concentração mas isso qualquer TPA faz.

Se calhar estás a fazer confusão com as duas formas de existencia do amoniaco...

 

O amoniaco existe nos nossos aquários em duas formas:

NH4 -> Amoniaco

NH3 -> Amónia

 

Dos dois o NH4 é o menos tóxico, sendo o NH3 altamente tóxico e letal mesmo em pequenas concentrações.

Em pH's mais elevados (>7) o NH4 perde um H e passa a existir na forma de NH3.

Por isso é que se diz que em casos graves de picos se deve juntar água destilada...

É que como a água destilada tem kh=0 e ph=7 ao se juntar à água do aquário tem como efeito uma baixa no valor de kh à qual se segue uma diminuição de pH, passando desta forma o letal NH3 à forma de NH4 menos tóxica.

 

Além do mais juntar água destilada num aquário não é boa ideia pois ficam a faltar sais dissolvidos, sais esses essenciais à boa formação dos tecidos e esqueleto dos peixes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello again.

 

Só uma nota:

Em pH's mais elevados (>7) o NH4 perde um H e passa a existir na forma de NH3.  

Por isso é que se diz que em casos graves de picos se deve juntar água destilada...

Nem mais. O pKa da Amónia (NH4+) é 9.25. Ou seja, a pH=9.25, 50 % das moléculas está sobre a forma de NH3 e os outros 50% sobre a forma de NH4+. A pH=8.2, fazendo as contas (10^(9.25-8.2)=11.22) dá que aproximadamente em cada 12 moléculas 11 estão sobre a forma de NH4+ e apenas uma sobre a forma de NH3. Obviamente que num caso em que tenhamos uma grande concentração de NH3 em solução ao adicionarmos água destilada iremos baixar o pH, e consequentemente, a concentração de NH3 (ficando este protonado). Mas tal como disseste e bem Darius, é bem melhor fazer uma TPA com uma água mineralizada, para não perdermos outros sais importantes para o equilíbrio do aquário.

 

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

poe uma folha de alface no aqua (bem lavada) quando te fores deitar e de manha quando acordares retira a folha que supostamente deve vir com bastantes caracois... repete isto durante algumas veses!

Assinatura removida por não respeitar as dimensões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.