PH BAIXO


Ana Fonseca

Recommended Posts

Olá,

 

Tenho um aquario de 100L e de algum tempo para cá qdo faço a troca de 1/4 da agua e adiciono o anto cloro a agua fica turva de cor leitosa durante vários dias...

 

Agora tb estou com um outro problema, não adicionei nada de novo ao aquário e a agua está extremamente acida, ponho a solução alcalina e melhora mas passado 2 ou 3 dias está na mesma. Estou com uma praga de caracóis, será disto?

 

Não posso fazer o tratamento para os caracóis porque tenho peixes na maternidade que nasceram à 2 semanas!

 

O que é que se passa com o meu aquário que sempre foi tão estável e agora tenho os peixes a morrer....

 

Obrigada por qualquer ajuda que me possam dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá para nos dares um pouco mais de informação?

 

Coisas tipo o ph da água da torneira e o registado no aqua , que decoração tens, se tens plantas ou não, se tens CO2 ou não, etc.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a água da torneira é alcalina 7.6, não tenho CO2, tenho uma bomba que faz circular a água, tenho um filtro de ceramica e lã... desculpa mas sou um bocado leiga nos nomes correctos....

 

Em termos de decoração, tenho só um tipo de planta (não sei o nome mas são uma compridas com mtas folhas.... :oops:

tenho algumas pedras de xisto e areão

 

Sempre tive assim o aquário e a agua sempre esteve boa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta... tens visto os niveis de amonia no aquário?

Não terás comida em decomposição, um peixe morto algures ou mesmo um caracol?

 

Com o ph 7,6 que referes na torneira e dado que dizes que sempre esteve estável o facto dele baixar parece-me que só poderá vir da produção de ácidos no aquário.

 

Como não tens CO2, está colocada de parte uma descida devido à presença dele na água, o que deixa apenas como solução possivel a presença de matérias em decomposição no substrato.

Costumas aspirar o areão quando fazes mudas de água?

Quando dás comida, eles comem tudo ou fica comida pelo fundo?

Com que regularidade mudas a água?

 

Para já são os pontos que te diria que terás que ver... pode ser que mais alguém se lembre de mais alguma coisa.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com que frequência devo fazer uma muda total da água e lavar o areão?

Nenhuma!

Isso só se faz em casos muito extremos quando tens problemas muito persistentes e graves ou decides mudar os peixes de casa.

 

O normal é aspirar o areão de 15 em 15 dias sim, embora no teu caso talvez não fosse pior aspirares semanalmente até o ph estabilizar.

As mudas de água devem ser feitas todas as semanas dependendo claro da carga de peixes que existem e das flutuações de amónia, nitritos e nitratos.

O ideal são mudas de 20%, como estás a fazer de 25% está bom.

 

O teste de amónia devias comprar... a amónia em excesso pode-te matar os peixitos em poucas horas.

De resto parece-me que estás a fazer as coisas bem... controla apenas a comida que dás, dando algo tipo 2 vezes ao dia e pequenas quantidades.

Mais vale repetires a dose que dares comida a mais.

 

Comida que vejas que vai para o fundo e não é comida, podes retirar com a rede para não ficar a apodrecer.

Mas não tomes a minha ideia como a unica possivel... pode estar a ocorrer algo que me esteja a escapar (é muito natural) e o problema residir noutro lado.

Procura outras opiniões de outro pessoal.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é normal... pode acontecer por levantares particulas do fundo, ou então qualquer tipo de quimico (um bactericida por exemplo) que venha na água e que te esteja a matar as bactérias nitrificantes.

 

O teu filtro consegue circular a água do aqua pelo menos 4 vezes por hora? (i.e: é de 400L/h)

Com que periodicidade limpas as cerâmicas e substituis a lã filtrante?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que eu sei isso?

 

Não achas que é um caso urgente e que eu devia era mudar a água toda do aquário e lavar o areão??? o aquário está cheio de ovos dos caracóis, estou sempre a tirar mas estão sempre a aparecer... e como tenho os peixes na maternidade não convem pôr o produto q mata os caracóis...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ana, se trocas 100% da água e lavas o areão é o equivalente a começar do zero... vais necessitar de efectuar o ciclo de novo... e os peixes, incluindo os bébés? Como ficam? Além disso a troca de 100% é uma medida de ultimo recurso e deve-se evitar sempre.

Se achas necessário troca tipo 1/4 de água de 3 em 3 dias e vais controlando as coisas.

Tem calma nas decisões porque as tuas acções têm relevancia na vida dos seres do teu aquário e não interessa andar a stressar os desgraçados.

 

Para já e para começar por partes...

 

Lã filtrante -> eu troco a minha aí de mês a mês e quando a tiro ela já está castanha escura e cheia de lixo...

 

Cerâmicas -> as cerâmicas não se substituem a não ser aí de 6 em 6 meses. O que se faz é de forma periódica lavar as cerâmicas com água retirada de uma muda de água para limpar as matérias acomuladas.

 

Caracois -> se eles aparecem é porque têm que comer, ou seja há nutrientes e algas com fartura. Os ovos por norma são postos acima da linha de água por isso podes retirar à mão.

Alternativamente podes colocar uns botias que eles limpam-te os caracois em pouco tempo.

O problema é que os botias ficam grandotes e além disso gostam muito de ovos e alevins...

 

Ph- Monitoriza o Ph sempre à mesma hora do dia de preferência. Dizias que era muito acido mas não especificaste o valor... podes achar que é muito ácido e ser bom para os teus peixes... pior que ph alto ou baixo é este andar sempre a flutuar nunca estabilizando.

 

E pronto... acima de tudo tem calma e evita medidas desesperadas para que os teus bichitos não sofram com isso.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais bem-vinda ao fórum!

 

A água leitosa geralmente significa que houve uma morte de bactérias em massa no aquário.

 

Alguns tópicos que te podem ajudar.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...rte+bact%E9rias

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...rte+bact%E9rias

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...rte+bact%E9rias

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...rte+bact%E9rias

 

Por acaso não lavas o filtro com água da torneira quando fazes as mudanças, pois não?

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá joão,

 

Obrigada pelos links, chego à conclusão que deve ter ocorrido mesmo uma morte massiva das bactérias pois o meu areão já tem 5 anos,, não adicionei nada ao aquário e só ao fim destes anos é que me aconteceu uma coisa destas....

 

Pelos vistos não é nada de mais e com mudanças parciais de água a coisa há-de se resolver...

 

Mais preocupante é o facto de já ter gasto meio frasco de alcalino e a água num dia volta a ficar ácida (ph 6) e numa semana já morreram 5 peixes!!!!! e nem com trocas de água estou a conseguir equilibrar....

Tenho uma maternidade com mollys onde já começou th a haver obitos!!!

 

Para além disto tudo tenho o aquário cheio de caracóis e cheio de ovos nas pedras, plantas, vidros, etc e tudo com uma ranhoca horrível...

 

Desculpa o desabafo pois já tinha colocado estas questões todas no fórum...

 

PS - Lavo a lã com água da muda do aquário

 

 

Cumprimentos

 

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu areão já tem 5 anos

Aqui está! Muito possivelmente, tens já uma camada de "porcaria" acumulada no areão, que está a contribuir para a acidificação de água. Isto só se resolve com muiiiitas aspirações do areão, de forma a tirar o máximo possível de detritos acumulados. Se tens troncos no aquário, eles também contribuem para a diminuição do ph.

 

Na medida do possível, tenta não usar produtos químicos para alterar o ph, pois esta nunca vai ser uma solução a médio/longo prazo, mas sim a curto prazo... o que provoca ainda mais stress nos peixes, que gostam pouco destas alterações bruscas das condições da água.

 

Usas mesmo um daqueles aspiradores próprios para limpar o areão? E se sim, sai muito lixo quando mexes no areão?

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi João,

 

Aspiro o areão com um aspirador próprio, não sai muita sujidade mas ficam sp impurezas levantadas mas não me deixa a água castanha (julgo ser sinal de grande sujidade)

 

Agora acho que tenho um peixe com necrose das barbatanas e não sei se posso pôr o medicamento no aquário por causa dos bébés...

 

Que mais irá acontecer aos meus peixinhos?!?

 

Obrigada

 

Ana Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola de novo Ana...

Existe um teste especifico sim...

Tens o teste de GH e de KH...

 

Julgo que no teu caso seja mais indicado testares o GH já que é este valor que serve de "tampão" para o PH...isto é...com um GH elevado torna-se extremamente dificil alterar o PH...logo ajuda e de que maneira a conseguir estabilizar...se bem que depois torna-se muito fazer correcções no PH...

 

Isto são apenas algumas indicações basicas...

Podes aprender mais no seguinte link que te deixo...

 

http://www.aquariofilia.online.pt/default....id_instalacao=7

 

Segundo sei o KH trata-se da dureza consumida pelos proprios peixes...isto é...esta não é uma dureza estavel e constante ja que os seus níveis vão baixando consoante o seu consumo por parte dos peixes...Nos ciclideos (é onde me sinto mais a vontade) este é um factor decisivo para o seu crescimento...noutros peixes não sei se é tao relevante assim...

 

Espero ter ajudado um pouco mais...

Boa sorte para ti e para os teus peixinhos...

 

Nelson

Estás a fazer alguma confusão de coisas Nelson!

 

O GH mede a dureza geral da água que na prática é a concentração de minerais, ou seja:

GH alto -> água muito mineralizada.

GH baixo -> água muito pouco mineralizada.

O KH mede a alcalinidade da água, ou seja entre outras coisas mede a concentração de carbonatos e é este valor a que chamamos capacidade tampão!

 

Para os ciclideos africanos o kh é alto devido a teres ph's de 8 ou superiores!

Agora essa dos peixes consumirem KH... se calhar querias dizer que os peixes podem gostar ou não de águas muito mineralizadas e aproveitam alguns dos minerais dissolvidos, mas daí a "consumirem" o GH vai um passo grandote.

 

Eu pelo menos nunca ouvi ou li tal informação.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nopes... se o teu kh for alto, o ph é alto... e a prova é que quando tentas diminuir o ph, se fores ver os valores de kh eles também diminuem, a não ser que diminuas o ph por adição de co2.

 

Por o kh (alcalinidade) interferir no ph é que é mais fácil passares de ácido a base, que de base a ácido, sendo que neste situação tens normalmente titulação.

 

Em relação aos ciclideos fazerem baixar o kh por o consumirem eu nunca vi nada sobre isso mas isso não quer dizer que seja mentira... vou tentar descobrir.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não concordo eu tenho agua com 12 de kh e 7 de ph o kh só contribui para a capacidade tampão do Ph ou seja nunca vais conseguir mexer no ph ke está a 7 mas se tiveres um kh de 3 a 5 isto já faz com que o Ph ande um pouco aos saltinhos...

porke se o fosse já me teria morrido plantas Cardinas japonicas, entre outras coisas o KH não afecta a fauna mas sim no PH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal !

 

Relativamente à relação entre PH e KH é falso e perigoso fazer essas comparações assim !!

Lá por haver um PH alto não quer dizer necessáriamente que o KH tenha de ser tambem alto, e vice versa. O KH é a capacidade tampão e éo que define a vulnerabilidade de alterações no PH.

Deixo-vos um exemplo. Eu moro em Cascais e a àgua da torneira apresenta um PH de 7.6 com um KH de 7. No entanto a minha casa tem furo e essa àgua apresenta um PH de 7.0 com um GH de 20 e um KH de 17.

 

É preciso ter cuidado quando se diz que há relação entre o PH e KH.

 

Cumprimentos

PMS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal !

 

Relativamente à relação entre PH e KH é falso e perigoso fazer essas comparações assim !!  

Lá por haver um PH alto não quer dizer necessáriamente que o KH tenha de ser tambem alto, e vice versa. O KH é a capacidade tampão e éo que define a vulnerabilidade de alterações no PH.

Deixo-vos um exemplo. Eu moro em Cascais e a àgua da torneira apresenta um PH de 7.6 com um KH de 7. No entanto a minha casa tem furo e essa àgua apresenta um PH de 7.0 com um GH de 20 e um KH de 17.

 

É preciso ter cuidado quando se diz que há relação entre o PH e KH.  

 

Cumprimentos

Não concordo contigo, desculpa.

 

O exemplo que dás usando a água do furo... mediste o ph depois de tirares a água do furo ou depois de a deixares 1 ou 2 dias com uma bomba de ar ligada para dissipar o co2?

 

É que todos os meus conhecimentos de quimica me dizem que o ph, depende directamente do KH e que quanto maior for o kh maior será o ph.

A única forma de ter KH alto e pH baixo é variando a concentração de ácido carbónico presente na água e isso faz-se inserindo niveis elevados de co2.

Assim que retiras o CO2 lá vai o ph para o valor real que no caso da tua água será qualquer coisa na casa dos 8.

 

Assim um kh alto, sem adição de co2, ou água saturada de co2 como é a água de furos e poços implica um pH alto. Pelo menos sempre aprendi assim nas aulas de quimica e diversos documentos que consultei sempre foram nesse sentido.

Se me puderes provar que a informação é falsa, agradeço-te :oops:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Darius,

 

Penso que estamos a falar da mesma coisa, isto é,claro que os níveis de Co2 têm influencia e tem de ser considerado para a relação PH/KH, daí as famosas tabelas que estabelecem a relação PH/KH/Co2.

Ma o que tu sugeres que faça antes da medição é que os ponha a ZERO. E isso estou a alterar as condições em que a água se encontra no seu estado natural.

Agora tenho de concordar contigo que se não queres contar com o factor Co2, ou seja, ignorando-o então tens razão o PH e KH tendem a ser ou ambos altos ou ambos baixos. No entanto o Co2 é um dos elementos da água e temos de contar com ele e o que eu disse é que é possivel teres uma agua com PH de 7.0 e Kh de 17 ou mais. Nunca referi Co2, agora se isso só é possivel devido aos altos niveis de Co2.......que o seja mas o que é certo é que não fui eu que os lá meti e água apresenta as medições que referi no seu estado natural.

 

Já agora deixo aqui o excerto de um texto que encontrei algures na net:

"O KH é o responsável pelo "efeito tampão", que é a capacidade de manter o pH estável, mesmo com a adição de ácidos ou bases (compostos alcalinos). Deste modo o pH está intimamente relacionado com o KH. Se um aquário está com o KH alto, será muito difícil alterar o seu pH, enquanto que se estiver com o KH baixo é muito difícil manter o pH estável, estando a água sujeita à grandes variações de pH. Algumas pessoas acham que, tendo um KH elevado, o pH também será elevado, mas isto não é verdade, pois se tivermos uma quantidade de compostos ácidos superior à capacidade de absorção do KH, o pH pode ser extremamente baixo (já vi um aquário com KH 7° e pH 6.5). O contrário também é possível pois podemos ter compostos alcalinos com poucos carbonatos, ou seja pH alto e KH baixo.Então se você está tendo problemas com o pH é bom verificar o KH."

 

Cumprimentos

PMS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Darius,

 

Penso que estamos a falar da mesma coisa, isto é,claro que os níveis de Co2 têm influencia e tem de ser considerado para a relação PH/KH, daí as famosas tabelas que estabelecem a relação PH/KH/Co2.

Ma o que tu sugeres que faça antes da medição é que os ponha a ZERO. E isso estou a alterar as condições em que a água se encontra no seu estado natural.

Não é colocar a zero... é simplesmente deixar a natureza seguir o seu curso. Uma água sobrecarregada de CO2 não está no seu estado natural e o que acontece é que assim que se fornece um contacto permanente com a atmosfera o sistema tende à posição de equilibrio, como aliás qualquer sistema fisico ou quimico existente no nosso mundo. A maioria das regras que temos no nosso mundo diz respeito a sistemas em equilibrio e não a sistemas alterados pois esses são casos particulares.

Na tua água vais ver que se a deixares em repouso um ou 2 dias vais notar uma subida no ph... subida essa ainda mais acentuada se a aqueceres aos 25º normais nos nossos aquas.

Porquê falar disto? Bom os peixes não se dão bem com:

- Muito Co2

- Swings de ph

 

O CO2 é um factor importantissimo quando falamos de pH... senão porque outro motivo usamos CO2 para baixar pH's? E porque nos preocupamos em desligar o CO2 à noite?

 

Como sabes o pH é um valor logaritmico que mede a relação entre iões de hidrogéneo presentes na água.

 

Ora o CO2 é um gás e como tal só pode existir na água se se dissolver nela, ou então escapa-se para a atmosfera.

Ao se dissolver na água forma-se H2CO3 (ácido carbónico)

O problema é que este composto não é totalmente estável e como tal pode perder um ião de Hidrogéneo pelo que ficamos com HCO3- (bicarbonato) e estaremos então a alterar a relação de equilibrio existente pois vamos adicionar iões H+.

Por outro lado o bicarbonato pode ainda transformar-se em carbonato (CO3--), libertando novo ião H+ e mais uma vez alterando o equilibrio.

Ou seja... se não promovermos as trocas gasosas à superficie permitindo que o CO2 em excesso se perca o que vai acontecer é um swing no ph para o lado ácido por excesso do iões H+ na água.

 

Mas podes ler muito mais sobre isto em artigos como este: http://www.advancedaquarist.com/issues/may...ay2002/chem.htm que têm uma base cientifica um pouco mais sólida do que "eu vi um aquario com..."

 

Pessoalmente nunca acredito no "eu vi um aquario que era assim e estava bem" pois podem existir condições particulares que façam isso acontecer dessa maneira.

Mas as condições particulares são isso mesmo... particulares, ou seja não acontecem com todos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Segundo sei o KH trata-se da dureza consumida pelos proprios peixes...isto é...esta não é uma dureza estavel e constante ja que os seus níveis vão baixando consoante o seu consumo por parte dos peixes
:D :D ;) Quantas??? Epah, se os carbonatos são consumidos pelos peixes, não tou a ver como... O ião carbonato/bicarbonato só tem uma maneira de se ir embora da água de um aquário: é ser protonado a H2CO3 e dissociar-se em CO2 + H2O. Mas num aquário de ciclídeos o pH é tão alto que é basicamente impossível de acontecer (as constantes do ácido carbónico Ka1 e Ka2 estão muito abaixo face ao pH, este último cerca de 8.2-8.4, corrijam-me os peritos se estou enganado).

 

Julgo que no teu caso seja mais indicado testares o GH já que é este valor que serve de "tampão" para o PH...isto é...com um GH elevado torna-se extremamente dificil alterar o PH...logo ajuda e de que maneira a conseguir estabilizar...se bem que depois torna-se muito fazer correcções no PH...

Não concordo totalmente contigo, a capacidade tampão está mais relacionada com o KH do que com o GH. Porquê? A forma mais fácil de fazer uma solução tampão é adicionares um ácido + a sua base conjugada (por exemplo o ácido fosfórico com fostato de sódio, ou HCl + NaCl) Consoante a concentração de base conjugada (anião proveniente da dissociação do ácido) maior será o poder tampão da tua solução.

No nosso caso, o equilíbrio que nos está a fornecer o tampão nos aquários marinhos/ciclídeos africanos é o do carbonato/bicarbonato. Por isso, o poder tampão das águas deste tipo de aquários está relacionado com o KH e não com o GH (este último é de certa forma, uma soma de concentrações de metais dissolvidos em solução do 1º e 2º grupos da Tabela Periódica: Sódio, Potássio, Cálcio, Magnésio, Bário, etc...) nada tem a ver com a capacidade tampão de uma solução.

 

é que os peixes não consomem o GH mas sim o KH...e se tu tens ciclideos e testes de KH podes confirmar isso mesmo...o KH vai descendo tendo nós que repor os seus níveis...
Eu não sei se isso acontece, porque não tenho ciclídeos africanos nem aquários marinhos (entenda-se, aquários com pH's dessa gama), mas acho muito estranho. Eu não sou biólogo, mas não estou a ver porque é que os peixes iriam consumir carbonatos da água... Corais e animais com conchas e carapaças calcárias tudo bem, mas peixinhos??? Inda poderia pensar: mas se calhar eles não consomem os carbonatos para si, devem-nos protonar e eles escapam sobre a forma de CO2... mas não. Os peixes por si só deveriam era aumentar a quantidade de carbonatos num aquário (ao expelirem CO2 para a água) e consequentemente, aumentar o KH (óbvio que em pouca quantidade, tão baixa que nem se conseguisse detectar). Alem do mais, se os peixes por alguma obra e arte conseguissem diminuir o KH da água ele, em princípio, seria logo reposto pelos belos "calhaus" (não quero ofender os adeptos dos CA's :)) calcários existentes no fundo do aqua, que é para isso é que eles estão lá.

 

Para os ciclideos africanos o kh é alto devido a teres ph's de 8 ou superiores!

Não é bem assim, e tu sabes bem Darius. Acho que te precipitaste em fazer esta afirmação. O KH nos ciclídeos é alto devido a teres uma concentração de carbonatos elevada na água (devido à rocha calcária no aquário) e não ao pH alto. Eu percebi o que queres dizer, ao teres o pH alto os carbonatos estão sobre a forma de iões e não sobre a forma de ácido carbónico o que fariam com que o KH baixasse.

 

Tu podes ter KH alto com o PH baixo...  

o KH não depende do facto de teres PH acima de 8...  

com o KH elevado apenas é mais facil manter o PH alto...

Nem mais... Mas num aquário??? Será possível manter um KH alto e o pH baixo??? Haver há... ou injectando CO2 ou tirar água de um poço e mantê-la o mais parada possível.

 

Eu moro em Cascais e a àgua da torneira apresenta um PH de 7.6 com um KH de 7. No entanto a minha casa tem furo e essa àgua apresenta um PH de 7.0 com um GH de 20 e um KH de 17.

Pois... tenta pô-la com uma powerhead a agita-la durante uns dias (senão umas horas) e logo vês para onde vai o teu KH.

 

É que todos os meus conhecimentos de quimica me dizem que o ph, depende directamente do KH e que quanto maior for o kh maior será o ph.
Não podia estar mais correcto... Para um sistema biológico real essa é uma afirmação correctíssima. Podem dizer: "Mas eu consigo ter um pH baixo e um KH enorme!!" Eu também... com injecção de CO2, mas isso é de fazer batota (não conheço na natureza bombas de CO2 naturais, pelos menos por enquanto)

 

Algumas pessoas acham que, tendo um KH elevado, o pH também será elevado, mas isto não é verdade, pois se tivermos uma quantidade de compostos ácidos superior à capacidade de absorção do KH, o pH pode ser extremamente baixo (já vi um aquário com KH 7° e pH 6.5).

Eu já vi pior... o meu com injecção de CO2. Escusado será dizer que parei com isso e no dia seguinte tava tudo normal. Ou seja, se tiverem o pH baixo e o KH alto não quer dizer que têm um poder tampão bom no aquário. A pH baixo o ião carbonato vai ser protonado (muitos iões H+ em solução) e forma-se H2CO3 que se dissocia em CO2 + H2O. Indo o CO2 embora bye bye ao KH and therefore bye bye poder tampão. Se já não temos um poder tampão de jeito lá começa o pH a oscilar (neste caso a subir) e volta tudo às origens.

 

O contrário também é possível pois podemos ter compostos alcalinos com poucos carbonatos, ou seja pH alto e KH baixo
Esta foi, para mim a melhor frase dessa transcrição, a cereja no topo do bolo. Eu sei que não é tua PMS, nem te estou a culpar por isso. Se eu dissolver soda cáustica (NaOH) em água tenho uma solução muito básica e o KH=0 (se for feita com água destilada).

 

se bem percebo para subir o PH talvez seja melhor começar por subir o KH entao certo?  

Automaticamente o meu PH vai subir também certo?

O melhor que tens a fazer é adicionares umas rochas calcárias ao teu aquário ou conchas partidas dentro do filtro. Desta maneira tens uma subida do pH gradual e do KH também.

 

Espero não ter sido muito maçudo.

Cumprimentos.

 

PS: Muito fixe esse artigo Darius. Muito exaustivo, abrangendo basicamente tudo o que se precisa de saber sobre KH e pH.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.