Iriatherina Werneri - Treadfin


goliath_2k

Recommended Posts

Boas a todos,

 

comprei um casal deste belissimo peixe, na loja não conseguiam identificar o sexo, mas pelo que andei a ler, escolhi eu os peixes. Acho que não me enganei quanto ao sexo, porque o macho tem a barbatana anal bastante comprida e a fêmea não. Nos primeiros 2/3 dias, andavam no aquário ao pé dos pinguins, parecia que queriam pertencer ao cardume, entretanto estava com alguma dificuldade na alimentação, porque o granulado era grande, mesmo eu desfazendo ao máximo via-se que eles tinham alguma dificuldade e os pinguins abarbatavam-se logo à comida. Decidi comprar comida para alevins, é da Sera, é um pó esverdeado, dou com um cabo de uma colher de café um pouquinho (espero que não seja demais nem de menos...). Coincidência ou não desde que os comecei a alimentar assim o macho tem andado um doido atrás da fêmea! Ora anda numa correria atrás dela não a deixando sossegada, ou anda nas traseiras do aquário a nadar de um lado para o outro e a abrir as barbatanas, fica neste espectáculo durante horas!!! (e que lindo que fica!)

 

A minha dúvida é se deveria comprar mais uma fêmea para lhe dividir as atenções, senão esta fica stressada coitada!

 

Acho que ela nem está ovada (são oviparos não são?espero não ter dito uma bacorada...) ou pelomenos não noto nenhuma alteração na fêmea.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Excelente escolha, eu tb tenho e são lindos.

 

Deves ter duas fêmeas para cada macho.

 

Sim essa é a forma mais fácil de distinguir machos de fêmeas, são bem diferentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não são oviviparos... eles não transporam os ovos fertilziados apenas os depositam numa qualquer area que achem apropriado.

Eu tenho 1 macho para 2 femeas e mesmo assim as coitadas estão sempre a sofrer cobiça dos machos. E era preferivel teres um cardume de maiores dimensões: a diferença de comportamentos é notavel, e ainda é mais notavel se os mantiveres sozinhos num aquário!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo acho que ele escreveu ovíparos.... e não oviviparos (ou seria ovovivíparos que querias escrever?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu escrevi Oviparos. Não tenho experiência na criação de peixes pelo que não sei ver, mas numa espécie Ovipara, a fêmea quando tiver ovos apresenta-se inchada, correcto?

 

Diogo, quando dizes que era preferível um cardume de maiores dimensões, quantos aconselhas num aquário de 100L? Tendo em conta que conto ter mais espécies. Aliás nem sabia que era um peixe de cardume!!!

 

Quanto a tê-los sozinhos num aquário para já é impossível, só tenho este... mas que diferença há mais no comportamento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como peixe de cardume o mínimo será 6 elementos.

 

Penso que poderá por se esconderem mais, qualquer animal (incluindo o humano) junto de terceiros tem tendência para se 'encolher'.

 

 

Eu tenho os meus com discus, e é na boa.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se eles se vissem melhor, mas parecem-me dois machos, se olhares para eles e não vires nenhuma diferença, são machos, as barbatanas são grandes, mais coloridos, com raios de vermelhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O da primeira foto é claramente um macho. e o segundo tb me parece um macho, vou colocar uma foto de uma fêmea para veres e depois comparas no teu aquário (ao vivo é mais fácil).

 

Antes da foto coloco aqui o link que é melhor tens mais informações tb. ficha Iriatherina Werneri

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já percebi! Então a fêmea nem tem aquela barbatana que se abre e parece uma vela dum barco, pelo menos pela foto dessa ficha.

 

Exactamente! :D

Mas não sei se reproduzem... os meus brincam brincam mas descendência que é bom nada!

Casais modernos que não querem filhos :D

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim exacto goliath_2k essa é uma das diferenças.

 

alcaide os teus não sei se reproduzem os meus sei que reproduzem lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já referi algures no fórum (não sei precisar onde, pois participo em poucos tópicos :P) só tive 4 crias pois penso que os Neocaridina Heteropoda gostam de 'brincar' com os ovos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos....

 

Vocês estão a falar de um peixe fantástico e que axo que vou adquirir...mas como em toda a aquariofilia , primeiro buscamos informações só depois é que compramos... :(

 

Eu tenho este aquário [FORUM] e já tinha colocado o tópico noutra parte do forum para obter ajuda...agora como acho que já me decidi pelos "meninos" que lá vou colocar, agradecia a vossa opinião....quantos coloco no meu aquário???que alterações ao setup devo fazer???

 

2 Machos e 4 Fêmeas?? O aquário em principio vai ser mono-espécie...só se resolver colocar mais algum invertebrado ou coisa parecida...ou seja Iriatherina Werneri - Treadfin+"Equipa de Limpeza"....he he

 

Agradecia a ajuda de quem tem ou já teve este peixinho... :)

 

Já agora o que comem???Microvermes da aveia e artémia eu sei...e em termos de comidas comercializadas quais??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o aquário tiver bem maturado não é preciso grandes cuidados mas podes dar comidas à volta disto: mikropan da Sera.

 

Deves ter no mínimo 6 exemplares e devem ser 1 macho para 2 fêmeas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o aquário tiver bem maturado não é preciso grandes cuidados mas podes dar comidas à volta disto: mikropan da Sera.

 

Deves ter no mínimo 6 exemplares e devem ser 1 macho para 2 fêmeas.

 

Sim 2 machos 4 fêmeas...mas no meu aquário cabem????.... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30litros é complicado não pela pouca água mas pq será mais difícil manter os parâmetros estáveis.

 

Se conseguires isso e não colocares mais peixes....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30litros é complicado não pela pouca água mas pq será mais difícil manter os parâmetros estáveis.

 

Se conseguires isso e não colocares mais peixes....

 

Tal como disse anteriormente...O aquário em principio vai ser mono-espécie....que setup me aconselhas para o meu aquário para me ajudar a ter parâmetros semi-estáveis???

 

Já lá tenho uma bola de musgo de Java por causa do nitratos.

O Plantado, são quase todas de crescimento rápido também por causa dos nitratos.

Já encomendei um copo extra para o meu filtro para poder colocar mais resinas para me ajudar a manter os parâmetros semi-estáveis.

 

Agora não sei:

Estou a tentar manter a àgua bem oxigenada, agora durante a ciclagem, para que as bactérias tenham um bom desenvolvimento, mas agora não sei se devo manter a bomba de ar depois de meter os peixes.

 

Tenho a duvida se devo colocar lá o tronco ou não, pois acho que pode tornar a àgua demasiado macia e podem haver quebras ácidas...ou não?

 

OBRIGADO pelas ajudas e PFV ajudem-me porque as minhas únicas ajudas são vocês e algumas leituras.... :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tronco acho que podes colocar, tb depende do tamanho dele, mas vai vigiando o pH não acredito que ele desça muito, qual o pH da tua água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu The Small One relatei que tive 4 crias com tamanhos diferentes e penso que não tenho tido mais pq não sei até que ponto os camarões não comem os ovos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais