camarões madeira


Lfcosta

Recommended Posts

nao é assim tao simples, pois sao de ordem inferior, ou seja, libertam larvas e nao crias formadas, ainda por cima esta especie necessita de agua salobra para que as crias passem as metamorfoses

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água salobra é água com algum teor de sal.... é a transição da água doce para salgada, na foz dos Rios.

 

Para a fazeres convêm pesquisares, será mais fácil leres algo já escrito...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos camarões madeira, os adultos nunca deixam a água doce. Os ovos eclodem em água doce, e as larvas são depois arrastadas para a foz dos rios, onde existe água salobra. Penso que as larvas resistem até 5 dias em água doce, depois já necessitam de água salobra. Nesta fase, as larvas são planctónicas, ou seja, flutuam.

 

As larvas passam depois por diversos estados de desenvolvimento em água salobra, e depois da última metamorfose, os juvenis (já tipo adultos miniaturas) sobem os rios nadando, até alcançarem água exclusivamente doce.

 

Ou seja, desde que existam machos e fêmeas e boas condições no aquário, é possível aparecerem fêmeas ovadas. Os ovos inclusivé eclodem. Mas até 5 dias depois da eclosão as larvas têm que ser mudadas para água salobra, o que até nem é difícil.

 

O extremamente complicado é alimentá-las, já que na natureza alimentam-se de plancton, o que é muito dificil de recrear em aquário.

 

Na net, só me lembro de ter visto uma descrição de criação com sucesso, mas o link agora não funciona. Todos os camarões à venda, ao que julgo saber, foram apanhados na natureza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao contrário da generalidade dos camarões, quando adultos, os machos são maiores que as fêmeas.

 

Nas fêmeas, os 3 pares de patas têm mais ou menos a mesma dimensão, mas nos machos o primeiro par de patas é muito maior que os outros dois. (patas e não os filtros).

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=57341&st=0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso eu acho que tenho um casal !!!!! entao se a femia tiver pequenos quando eles nascerem devo polos num aquario com agua salobra fria ou quente??

 

Acho que ninguém sabe a resposta .... eu poria a 24 graus, que não é quente nem frio ...

 

Agora quanto à alimentação ... a minha experiência com outros camarões que também passam por estágios larvares é que eles só se safam se estiverem num ambiente já muito maturado e cheio de micro-organismos, algas uni-celulares por exemplo, ou dáfnias.

 

Tentar dar-lhes alimentação "especial" (seja liquizel seja comida em pó própria para alevins), pelo menos comigo, nunca funcionou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No ano passado cheguei a ter três fêmeas ovadas! E nada!

As fêmeas são um pouco mais pequenas! E por vezes, é possivel ver o "penis" do macho! Eu tenho um video da copula!

Pelo que li, todos os exemplares são selvagens! A reprodução passa por agua salobra!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Homempeixe podes indicar onde e como são os de cativeiro? Atenção que shirmpfarms na Ásia não podem/devem ser considerados cativeiro.

 

 

Eu só conheço um caso de criação em aquário, de um checo. Conheço tentativas de pessoal alemão sem sucesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais