Pedra calcária vs GH - ajuda!


Recommended Posts

Olá,

 

Pretendo aumentar a dureza da agua do meu aquario, tanto GH como KH. Pelo que tenho lido isso é possivel introduzindo pedras calcarias ou CACO3. Gostava de saber se a tradicional pedra da calçada pode ser usada para o fim e qual será o tamanho da pedra, para um aquario de 80cm (60l) c/ troca de agua semanal de 10l.

 

Após a introdução da dita pedra pretendo obter:

- PH a 7

 

- KH 4,4º DH

 

- GH 10º DH

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem se estás a falar daquela pedra que existe nos passeios...eu acho q isso não é uma pedra calcária mas xisto...talvez esteja errada.

Mas para teres a certeza se ela é calcária podes fazer uma experiência colocas um pouco de vinagre em cima da pedra se ela ferver ou borbulhar é pq é calcária.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre colocar a pedra mas o efeito como deves calcular não é imediato, leva algum tempo.

 

Adicionares bicarbonato daquele que se usa na cozinha tem um efeito mais rápido.

Mas não sei se vais conseguir uns parâmetros assim tão certinhos... que peixes queres colocar no teu aqua para precisares de valores tão certinhos?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

Podes sempre colocar a pedra mas o efeito como deves calcular não é imediato, leva algum tempo.
Exactamente. Isso inda vai demorar tempo. Uma maneira que tens de acelerar o processo é espatifares a pedra da calçada (se de facto for calcário). Nem que seja para melhorares o aspecto da pedra dentro do aqua, a não ser que queiras fazer um aquário futurista :lol:
Adicionares bicarbonato daquele que se usa na cozinha tem um efeito mais rápido.

Agora é que eu já não concordo muito... É assim, eu não sei se tem algum problema, mas o Bicarbonato da cozinha é Bicarbonato de Sódio e não de Cálcio....

Ou seja, não há problema andarem iões Na+ em vez de Ca2+ ?????

Óbvio que te soluciona a parte da dureza carbonatada, mas dureza geral já não (não é bem assim, mas percebem... o cálcio é muito mais importante p dureza que o sódio).

Após a introdução da dita pedra pretendo obter:  

- PH a 7

Acho pouco provável... :lol: A não ser que adiciones umas coisas que te baixem ligeiramente o pH. Porquê?!? Ao introduzires CaCO3 (calcário) apenas, no aquário ele vai-te estabilizar o pH entre 8.2-8.4

Por isso acho um pouco estranho, mas é questão de experimentares.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... o bicarbonato tem como alvo a dureza de carbonatos que leva por arrasto a um aumento do ph.

 

O sódio livre poderá contribuir parcialmente para a dureza geral mas penso que não fará mal aos peixes.

Pelo que li é o recomendado para subir o ph sem gastar rios de €€ e sem meter quimicos na água.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.