Eheim 2213 faz barulho (eu sei, mais um destes)


Recommended Posts

Boas,

 

Comprei um Eheim 2213 e estou a ter problemas no que diz a ruídos no filtro.

 

Fiz a instalação do filtro como manda a lei (ou assim o penso), já está a funcionar a alguns dias e continuo a ter uma ressonância no mesmo. Penso que venha do motor propriamente dito.

 

Já o virei ao contrário, já o puz a funcionar sem as matérias filtrantes, já lhe dei uns abanos para ver se o ar se libertava, verifiquei os estado da montagem/peças e até ver nada.

 

A minha única questão é se o #$%"& ainda tem ar lá dentro. Como tal pergunto-vos como instalam o vosso e assim em termos gerais como é que o purgam.

 

Se não chegar a conclusão nenhuma lá terei de o levar à loja.

 

Inté

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O veio está em condições?

Ou seja não está partido?

Estará bem colocado?

Basta um pequeno desvio na colocação para se ouvir aquele barulho irritante.

 

Bem não tenho nenhum filtro desses, mas deixo uma sugestão como procedo com o meu.

 

Retirar toda a água do filtro tendo o cuidado de deixar a torneira fechada da mangueira que trás água.

 

Depois de montar tudo abro a torneira da mangueira de saída e depois a de entrada, a água começa a entrar no copo (ouvir-se-á) e deverá sair todo o ar pela outra extremidade.

 

Assim em principio ficará sem água.

O meu tem um outro orificio onde se deve encher com água, mas como utilizo o sistema que referi nunca tive necessidade.

 

Caso não consigas resolver e se o filtro estiver novo tenta ver na loja se é um defeito e acciona a garantia, caso isso não seja possivel talvez deverás comprar um rotor/eixo novo.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um fluval 305 que tem 2 anos e nunca me deu problemas!

agora está a fazer um bocadinho de barulho... limpo-o mas fica na mesma...

será disso do rotor? aquela especie de helice que é himam?

 

não faço ideia do que será....

 

 

O veio está em condições?

Ou seja não está partido?

Estará bem colocado?

Basta um pequeno desvio na colocação para se ouvir aquele barulho irritante.

 

Bem não tenho nenhum filtro desses, mas deixo uma sugestão como procedo com o meu.

 

Retirar toda a água do filtro tendo o cuidado de deixar a torneira fechada da mangueira que trás água.

 

Depois de montar tudo abro a torneira da mangueira de saída e depois a de entrada, a água começa a entrar no copo (ouvir-se-á) e deverá sair todo o ar pela outra extremidade.

 

Assim em principio ficará sem água.

O meu tem um outro orificio onde se deve encher com água, mas como utilizo o sistema que referi nunca tive necessidade.

 

Caso não consigas resolver e se o filtro estiver novo tenta ver na loja se é um defeito e acciona a garantia, caso isso não seja possivel talvez deverás comprar um rotor/eixo novo.

It's all coming to an END...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O rotor é o conjunto constituído pelas pás e pelo iman que está em volta.

Ao centro existe um orificio por onde passa o veio que pode ser de cerâmica.

Por vezes esse veio poderá não estar bem colocado e assim que ligas o filtro aquilo poderá começar a bater, pois o espaço como deves saber é minimo entre o rotor e a parede interna do filtro.

 

Por vezes pode ser ar nesse local.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas, mas o filtro é novo e ainda assim verifiquei todas as peças e posteriormente a sua montagem.

 

Não consigo detectar nada de errado, ou estão é algo tão banal que não consigo perceber lol. Ao fim ao cabo a montagem não é nada de complexo, mas lá está dou sempre o benefício da dúvida.

 

Relativamente ao que o João referiu de ar no orífico do veio (neste caso de cerâmica) faz sentido, mas já fiz mil por uma linha como referi no OP. Não sei como o poderei purgar melhor.

 

Enfim...visto o filtro ser novo vou activar a garantia e troca-lo. Espero não voltar a ter o mesmo problema.

Editado por jrp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o barulho se mantém sim troca de filtro.

 

Verifica ainda como estão as ligações pois alguma sujidade poderá reduzir o caudal o que se nota logo no barulho de funcionamento.

 

Colocás-te por exemplo algum aquecedor externo (às vezes num erro de calculos pode-se colocar a medida errada e provocar assim alguma resistência à passagem da água e por consequinte mais barulho no rotor).

 

Experimenta colocar isso a funcionar no lava loiças, apenas com as mangueiras ligadas para ver se o barulho continua.

 

Às vezes (e não sei como é esse filtro) a lã que está logo no inicio do filtro poderá estar suja o que reduz a passagem da água.

 

Vê lá experimenta várias opções. E esgotadas, informa-te na loja onde comprás-te o filtro e exerce o teu direito de trocar o material.

 

Boa sorte.

 

Vai actualizando pois é importante pelo menos sabermos como ficou o caso, para futura referência do tópico, pois muitas vezes não sabemos se o problema fica resolvido ou não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este deve ser o mes dos filtros com barulho.....

O meu tetra com 6 meses tb comecou a fazer barulho.

 

O rotor estava sem folgas e nao estava partido,

O veio nao estava empenado.

Foi todo limpo de uma ponta à outra

Mesmo sem materias filtrantes o barulho mantinha-se.

Foi chocalhado para sair todo o ar...

 

Resultado: accionei a garantia.

 

Acho que é mesmo do mes... ou entao enganaram-se a por o famoso "temporizador" da garantia....

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este deve ser o mes dos filtros com barulho.....

O meu tetra com 6 meses tb comecou a fazer barulho.

 

O rotor estava sem folgas e nao estava partido,

O veio nao estava empenado.

Foi todo limpo de uma ponta à outra

Mesmo sem materias filtrantes o barulho mantinha-se.

Foi chocalhado para sair todo o ar...

 

Resultado: accionei a garantia.

 

Acho que é mesmo do mes... ou entao enganaram-se a por o famoso "temporizador" da garantia....

 

 

LoL

 

Realmente já ao tempo que não via tanto pessoal a falar sobre isto.

 

Leiam sempre o manual porque às vezes por pensarmos que estamos a fazer bem as coisas, existe sempre alguma coisa que podemos fazer melhor. Conheçam bem o vosso filtro e as suas manhas porque às vezes basta mudar a posição de uma mangueira ou uma limpeza no sitio certo e o barulho desaparece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o barulho se mantém sim troca de filtro.

 

Verifica ainda como estão as ligações pois alguma sujidade poderá reduzir o caudal o que se nota logo no barulho de funcionamento.

 

Colocás-te por exemplo algum aquecedor externo (às vezes num erro de calculos pode-se colocar a medida errada e provocar assim alguma resistência à passagem da água e por consequinte mais barulho no rotor).

 

Experimenta colocar isso a funcionar no lava loiças, apenas com as mangueiras ligadas para ver se o barulho continua.

 

Às vezes (e não sei como é esse filtro) a lã que está logo no inicio do filtro poderá estar suja o que reduz a passagem da água.

 

Vê lá experimenta várias opções. E esgotadas, informa-te na loja onde comprás-te o filtro e exerce o teu direito de trocar o material.

 

Boa sorte.

 

Vai actualizando pois é importante pelo menos sabermos como ficou o caso, para futura referência do tópico, pois muitas vezes não sabemos se o problema fica resolvido ou não.

 

Sujidade só se for na matéria filtrante pois o aquário foi montado este fim de semana. O caudal parece-me bem e sem obstruções. Como já referi meti o filtro a trabalhar sem o cesto e o barulho parmaneceu.

 

A única coisa que fiz de diferente e que ainda não referi foi que substituí as matérias filtrantes de origem do filtro por aquela espécie de fibra de vidro mas de uma marca de fabricante de produtos de aquário. Mas esta acção já a tinha feito noutros projectos sem problemas. Ainda pensei que poderia ser disso e que a "malha" poderia ter ar preso, daí eu ter testado sem o cesto (o barulho permaneceu).

 

O aquecimento é feito através de um termoestato submersivel.

 

O fluxo do filtro está a ser feito na perfeição apenas reside o #$%& do barulho lol

 

Irei este fim de semana trocar o filtro e assim que tiver novidades aviso.

 

Já agora obrigado por todo o feedback.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um 2213 há 15 anos a funcionar e não faz barulho só lhe comprei um veio porque o parti a limpar. De certeza que está bem montado ? o meu está no chão e o aqua a 80cm num movél para o ferrar é simples abro a valvula de entrada (puxo a agua da mangueira primeiro), o filtro enche assim que sai na mangueira de saida está ferrado ligo a vávula e ponho a funcionar, resumindo o filtro tém de ficar abaixo do aqua.

 

Cumps

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LoL

 

Realmente já ao tempo que não via tanto pessoal a falar sobre isto.

 

Leiam sempre o manual porque às vezes por pensarmos que estamos a fazer bem as coisas, existe sempre alguma coisa que podemos fazer melhor. Conheçam bem o vosso filtro e as suas manhas porque às vezes basta mudar a posição de uma mangueira ou uma limpeza no sitio certo e o barulho desaparece.

 

 

Eu não sou necessariamente um expert em aquariofilia e às vezes esses pequenos pormenores podem fazer toda a diferença, mas já tive a oportunidade de trabalhar com outro filtro destes e os processo que realizei foi o mesmo e o respectivo filtro trabalha ainda hoje sem barulho nenhum.

 

O meu aquário tem 100cm de largura por 50 de altura. Coloquei o filtro abaixo do nível do aquário do lado direito (estando de frente para o aquário).

A mangueira de sucção está do lado direito e a de saída de água do lado superior esquerdo.

 

Muito honestamente não estou a ver mais nada que possa influenciar na produção do ruído. Ou é algo estupidamente simples ou então não sei :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um 2213 há 15 anos a funcionar e não faz barulho só lhe comprei um veio porque o parti a limpar. De certeza que está bem montado ? o meu está no chão e o aqua a 80cm num movél para o ferrar é simples abro a valvula de entrada (puxo a agua da mangueira primeiro), o filtro enche assim que sai na mangueira de saida está ferrado ligo a vávula e ponho a funcionar, resumindo o filtro tém de ficar abaixo do aqua.

 

Cumps

 

Na instalação inicial com todo o sistema em vazio fiz uma sucção manual (ou bocal) na mangueira de saída até que o filtro estabilizasse o nível de água. de seguida liguei-o.

 

Esta operação é a que sempre fiz.

 

Em caso de limpeza do filtro fecho as torneiras e posteriormente ao filtro estar limpo e vazio, esvazio também a mangueira de saida e abro a de entrada com as torneiras do sistema todas abertas, e ele trata de expulsar o ar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na instalação inicial com todo o sistema em vazio fiz uma sucção manual (ou bocal) na mangueira de saída até que o filtro estabilizasse o nível de água. de seguida liguei-o.

 

Esta operação é a que sempre fiz.

 

Em caso de limpeza do filtro fecho as torneiras e posteriormente ao filtro estar limpo e vazio, esvazio também a mangueira de saida e abro a de entrada com as torneiras do sistema todas abertas, e ele trata de expulsar o ar.

 

As mangueiras estão bem presas nos vedantes?

 

O filtro está onde? Dentro do móvel? No chão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As mangueiras estão bem presas nos vedantes?

 

O filtro está onde? Dentro do móvel? No chão?

 

 

Bom, as mangueiras, e se percebi a tua questão, estão presas às estradas do filtro com torneiras as fazer a ligação entre as respectivas magueiras. Ou seja, curtei um pedaço de mangueira que liguei à entrada de sucção do filto (entrada de baixo) e na outra ponta conectei uma torneira, o mesmo acontece com a entrada de saida de agua do filtro. As mangueiras estão efectivamente bem "presas".

 

Quanto ao filtro, é suposto estar em cima da base do movél (de madeira) mas para testar também o coloquei no chão (mozaico) e verifiquei que ao colocar no mozaico não reduz em nada o barulho.

Editado por jrp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só vejo mais uma unica solução que ninguem colocou. Mas isto não tenho a certeza do que estou a dizer.

 

Originalmente o rotor pode vir com algum tipo de lubrificação? Talvez o teu tenha vindo com pouca ou nenhuma, a rotação do rotor poderá estar a fazer esse barulho por fricção??

 

Experimenta lubrifica-lo com vaselina, ou então só para experimentar podes pôr óleo de fritar, mas depois tens que limpar tudo muito bem, não vás andar a pôr óleo para o aquário. É so para experimentar, de qualquer modo não durará muito até desaparecer por fricção.

 

Se for isso, deixa-o com vaselina, e quando lhe fizeres as limpezas tenta não tirar a nhanha que lá fica. Já vi um post por aqui em que fizeram isso.

 

Vale a pena experimentar penso eu!!

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só vejo mais uma unica solução que ninguem colocou. Mas isto não tenho a certeza do que estou a dizer.

 

Originalmente o rotor pode vir com algum tipo de lubrificação? Talvez o teu tenha vindo com pouca ou nenhuma, a rotação do rotor poderá estar a fazer esse barulho por fricção??

 

Experimenta lubrifica-lo com vaselina, ou então só para experimentar podes pôr óleo de fritar, mas depois tens que limpar tudo muito bem, não vás andar a pôr óleo para o aquário. É so para experimentar, de qualquer modo não durará muito até desaparecer por fricção.

 

Se for isso, deixa-o com vaselina, e quando lhe fizeres as limpezas tenta não tirar a nhanha que lá fica. Já vi um post por aqui em que fizeram isso.

 

Vale a pena experimentar penso eu!!

 

Abraço

 

Agradeço a dica Paul, mas penso que o rotor não deve sequer tocar nas paredes do orificio onde encaixa. O iman está lá para prevenir isso mesmo.

Em relação à lubrificação penso que estas partes não têm nenhuma, pelo menos as que são acessiveis por nós.

 

Acho que não irei fazer mais testes e a troca do equipamento será o caminho a seguir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a dica Paul, mas penso que o rotor não deve sequer tocar nas paredes do orificio onde encaixa. O iman está lá para prevenir isso mesmo.

Em relação à lubrificação penso que estas partes não têm nenhuma, pelo menos as que são acessiveis por nós.

 

Exacto.

 

Acho que não irei fazer mais testes e a troca do equipamento será o caminho a seguir.

 

Fazes bem... depois conta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom estão cá estou eu outra vez para contar uma história...

 

Por esta altura já troquei a cabeça ao filtro e já o meti a trabalhar e....

 

O barulho continuou!

 

Isto foi ontem lá pelas 23 horas, no entanto tenho registado uma diminuição do barulho ao longo do dia. E acho que não é impressão minha. Sei que já era tarde quando montei o filtro e os barulhos parecem mais altos, mas acho que efectivamente o barulho está-se a transformar apenas numa pequena vibração originada pelo funcionamento do motor.

 

Vou deixar passar as 24 horas e amanhã já vos digo alguma coisa, mas digo desde já que mesmo que continuoe com o barulho que está agora já é muito mais aceitável.

 

Mas o resultado prático desta história toda foi apenas um, a troca da cabeça e alguns cabelos brancos para a minha pessoa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem o teu filtro é persistente!! :)

 

tipo só mais uma coisa as torneiras que tens estão totalmente abertas?? as de entrada e saída??

 

Sim. Mas já me passou pela cabeça comprar 2 metros de mangueirame e por aquilo a trabalhar no bidé :yb668:. Vai na volta é o próximo teste, sei lá se há alguma crise com a torneiras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem cá vai uma pergunta idiota mas às vezes...pode ser que não te tenhas lembrado.

 

As mangueiras têm a medida necessária para o funcionamento do filtro? Penso que por vezes o se o fluxo de saída estiver condicionado poderá dificultar o funcionamento do rotor provocando algum barulho...

 

As pás não estarão a roçar em algum sitio? Observa marcas recentes...

 

Estranho muito estranho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem cara comunidade depois de ler todas as vossas sugestões, fui a loja e pedi para trocar o meu filtro eheim 2217, que tal como muitos de vocês, fazia um barulho "animalesco". Apenas tive de trocar a cabeça o resto ficou intacto e sabem que mais? problema resolvido... grato a todos:)

Editado por saFcAe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hoje fiz o teste das mangueiras e inclusivé troquei o oring do filtro. Dou-me por vencido. Ele ainda faz um barulhito mas que eu já nem sei se é normal ou se sou eu a ser picuinhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.