jrp

Membro
  • #Conteúdo

    79
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por jrp

  1. Boas Tiago. Não sou grande entendido de Cubas, mas vou mandar uma ideia para o ar. E que tal meteres água de forma a deixares o tapete submerso? Poderia ser que ajudasse a eliminar os fungos e afins. O problema depois é mais circulação da água....dito isto nao sei se será boa ideia. Alguem que opine
  2. Mais para o algodão efectivamente.
  3. Boa noite, Hoje notei que algumas das minhas corydoras bronze têm as extremidades das barbabtanas inferiores e inclusivé alguns dos bigodes, brancas. Parecem felpudas( desculpem mas nao arranjei um termo melhor) e consequentemente mais grossas. Ainda não consigo concluir se se estão a desfazer ou não. Também acho que anda ali acasalamento pelo meio, mas o que acho mais estranho é que se for uma infecção bacteriana apenas atacou alguns. Iniciei hoje o tratamento com eSHa 2000. Alguém já teve algo semelhante e que me possa dar alguma dica? Infelizmente não as consegui apanhar em foto. Cumprimentos Ricardo
  4. Bom dia. Tenho aquários à vários anos, mas a minha experiência em plantados verdadeiramente compostos apenas começou à cerca de ano e meio. Desde então tenho tentado aprender e por em prática alguns dos "costumes" inerentes à fertilização dos respectivos aquários. Com mais ou menos sucesso a coisa tem indo. Como infelizmente a situação económica do país de uma forma ou de outra relfecte-se na maioria das pessoas, deparei-me com a necessidade de cortar em alguns custos. E uma das possíveis reduções seria na fertlização. Daí começar a procurar formas de fazer os meus próprios fertelizantes. Procurando na net encontrei um thread bastante esclarecedor de como fazer os fertilizantes sendo que fornece NPK, Mg e K. Os quimicos para realizar este fertilizante numa doze de 1.5 L custam 17.5 € em porções de 100g (minimo que se pode adquirir na loja Vitrilab). Este fertilizante assumindo as dozes recomendadas para o meu aquário duraria para sensivelmente 10 semanas mas um fertlizante de micros para ir intercalando. Por outro lado o Tropica Plant Nutrition + de 500 ml pode ser aquirido por cerca de 14 € e pela dosagem recomendada daria para 25 semanas sem necessidade de intercalar com micros. Resumindo este longo post. O que vos pergunto mediante a vossa experiência é que é que pensam do assunto? Assuma-se que eu ainda não testei nenhum dos fertilizantes que mencionei e as doses recomendadas poderão variar, para mais ou menos. Mas tive de começar por algum lado. Pela conclusão que tirei penso que não será compensatório ir pelos fertilizantes caseiros. Cumprimentos Ricardo
  5. Boas pessoal. Tenho um aquário comunitário com cerca de um ano. Nesse mesmo aquário possuo 4 SAEs para me irem fazendo alguma manutenção e limpeza da "casa". Todos estão bem e de saúde. Mas...reparei que um deles ganhou uma pequena marca amarelada na barbatana caudal e que esta se foi espalhando pela restante barbatana. Ou seja, basicamente o meu SAE está com a barbatana aparentemente em bom estado, mas as nervuras estão com uma cor amarelada. Já andei aqui à procura de possíveis causas mas o que encontrei foi uma referência a uma bactéria no thread de doenças, mas que infelizmente não tem fotos, visto já ser antigo, e não pude comprovar se se trata realmente dda mesma coisa. Infelizmente não tenho fotos para acompanhar a descrição. Tentarei amanhã arranja-las. Os meus agradecimentos em avanço. Ricardo
  6. A minha questão em ponderar o Profissional é que de momento tenho um Classic 2213 e só me dá dores de cabeça. Pura e simplemente é terrível para ferrar. Já tentei mil e uma coisas e nada. Mas também tenho conhecidos com o mesmo filtro é corre tudo às mil maravilhas. Acho que tive azar.
  7. Pois...também estou um pouco indeciso com o classic 2217.
  8. Boas pessoal, Estava a pensar adquirir um EHEIM PROFISSIONAL 3 2073. Alguém tem experiência com este filtro? Se sim como fazem com as matérias filtrantes? usam os cestos fornecidos?
  9. jrp

    pedras

    Isso das pedras é bastante relativo. Depende muito do gosto de cada um. Existem predras de rua e de compra que podem ser igualmente bonitas, mas lá está e como referi depende do gosto. A meu ver e em primeiro lugar, tens é de ter em conta se as pedras são calcárias ou não, pois poderão ter influência no aquário que vais montar.
  10. jrp

    Caracois

    Boas, Se a botia nas os come é porque provavelmente tem outra fonte de alimento e manda os caracóis "pastar". De qualquer parece-me que tanto as helenas como as botias só são eficazes até certo ponto. Se a tua praga for de grandes proporções eles não conseguem lidar com a caracolada toda. Nunca experimentei a folha de alface pelo que não tenho opinião sobre isso. No entanto, já vi aqui no forum bastantes pessoas a dizerem que o remédio Fluvermal é bastante eficaz. Não te esqueças é que o medicamento afecta, muito provavelmente, TODOS os caracóis e com isto entenda-se helenas e afins.
  11. Penso que já li aqui no forum que as green spots aparecem quando há niveis baixos de fosfatos. Experimenta aumentar um pouco os teus niveis.
  12. Boas pessoal, Chegou a altura de trocar as matérias filtrantes do meu filtro. Possuo um EHEIM 2213 e gostaria de vos perguntar o que usam nos vossos? Como o meu filtro é relativamente novo tenho usado as "rodelas" azuis que vieram de origem com uma camada intermédia de EHEIM Substrat Pro. A camada de cima é um das "rodelas" brancas.
  13. Já agora faço uma pergunta que poderá de alguma forma ajudar o OP e a mim. A fertilização de micros deve ser feita numa base diária? No caso da Seachem os micros são introduzidos através do Seachem Trace, mas até agora tenho seguido a recomendação do fabricante.
  14. Olá Hugo, As receitas caseiras de CO2 são quase todas fundamentalmente iguais e pelo que pude perceber mudam é nas proporções. Vou também assumir que tens a "instalação" bem feita, sem fugas e com um difusor adequado a DIY CO2 (dos que conheço - pedra difusora, difusor de vidro, pedra difusora madeira) A que eu uso para uma garrafa de 2 litros é contituida por: - 10mg de fermento de padeiro (geralmente 2 saquetas das embalagens fermento Vahiné) - 1 colher de chá bem cheia de Bicarbonato de Sódio - 1,5 de água (directamente da torneira sem nenhum aquecimento prévio) - 3 chicaras de chá de açucar Pelo que eu tive a ver na tua receita, não sei se não estarás a usar pouco açucar, mas não consigo confirmar pois nunca usei essas proporções. Relativamente ao fermento cheguei à conclusão que as marcas dos fermentos não influenciam na produção da "mistela", tens é de garantir que é fermento de padeiro. Actualmente não consigo encontrar o fermento Fermipan, mas substitui por fermento Vahiné (penso que o nome seja este). O fermento Ramazzoti que referes penso ser fermento levedura e não sei se é a mesma coisa que fermento de padeiro. Também tens a opção de ir às padarias e comprar fermento de padeiro a vulso. Quando à "receita" que referi posso afirmar com 100% de certeza que funciona. Tens sempre é que aguardar algum tempo para que a fermentação tenha início e possa produzir o CO2. Espero ter ajudado
  15. Quem não sabe é como quem não vê, mas todos os concelhos devem ser considerados válidos (note-se diferente de correctos). E muitas das vezes quem os faz pensa estar a ajudar, que também é válido...pelo menos para mim. Eu tenho usado fertilizantes da Seachem com bons resultados, mas confesso, ainda ando a tentar compreender as necessidades do meu aquário e a adaptar as fertilizações mediante essas necessidades. Pessoalmente não iria usar fertilizantes de plantas doméstica no aquário por me "parecer" inadequado. Mas não tenho grandes fundamentos para suportar esta afirmação, no entanto José Cruz Silva já ajudou a perceber o porquê de não se usar esse tipos de fertilizantes.
  16. Eu também estou a usar os fertilizantes da Seachem. Tenho andado a fazer mais ou menos o que diz na garrafa. No entanto penso que terei necessidade de usar doses superiores de alguns fertilizantes. Tenho niveis baixos de Ferro e Fosfatos, como tal as dosagens serão superiores. Até ver as plantas têm-se desenvolvido muito bem. Tenho só algumas folhas com pequenos furos com aurélolas amarelas, penso que seja fosfatos. Mas o aquário tb é novo e tem pouca população, logo implica pouca alimentação. Em resumo, estou satisfeito. Daqui para a frente é equilibrar as coisas e ver onde terei mais consumo. Comparativamente a outros fertilizantes, não te poderei ajudar pois só recentemente comecei a fazer plantados e iniciei as fertilizações apenas com os produtos da Seachem.
  17. Para mim, e relativamente à fertilização, cada caso é um caso. Eu no meu aquário tenho usado fertilizantes da Seachem e ainda estou a recolher informações sobre as necessidades das plantas. Comecei por meter as doses recomendadas e a partir daí é ver as carências que elas apresentas e verificar os valores da água (antes e depois do fotoperiodo). Por exemplo tenho carências de ferro que com a dose recomendada para principiantes não chega. A partir daí é meter mais ou menos de um e de outro até chegares aos valores pretendidos. Outra ajuda que uso é os valores de referência que vêm nos testes da Nutrafin. Pelo que tenho visto enquadram-se mais ou menos com o "standard".
  18. jrp

    Snail Free - 1º aquário

    Aqui está mais um pequeno update. Amanhã é dia de poda.
  19. Desculpa a questão mas posso não ter lido bem o thread, o teu peixe balão é de água salgada certo?
  20. Boa tarde pessoal, Tenho aqui uma questão relativamente aos famosos pontos brancos que de vêz em quando lá nos atacam os peixitos. Tenho um surto de íctio e já aumentei (antes de ontem) a temperatura para os 30 graus (medidos por termómetro) e usei Omnisan da Sera (à base de verde malaquite) para ajudar à sua irradicação. Sei que o ciclo de reprodução dos bicharocos ronda os 15 dias. Portanto ainda irei manter o aquário nestas condições mais uns tempos. Como tal pergunto, dentro de quanto tempo se deverá ver melhoras? Que, penso eu, se irá traduzir no desaparecimento dos pontos brancos. Os melhores cumprimentos Edit: Já agora e depois de mais umas pesquisas deixo aqui um link que de alguma forma elucida o que é o Íctio e porque é que aumentar a temeratura ajuda no seu combate: Íctio
  21. Se fosses de Setúbal e não querendo fazer propaganda dizia-te para ires à Scalare, pois foi lá que adquiri o meu. Têm preços porreiros e os acabamentos tb são de muito boa qualidade.
  22. Eu uso um desses difusor de vidro com CO2 caseiro, e efectivamente cria bastantes "fungos" brancos, mas nunca chegiou a entupir. É também uma questão de os remover e já li quem lhes dê um banho de lixivia de um dia para o outro e os deixe posteriormente a trabalhar num copo para remover os traços da lixivia e ficam como novos.
  23. Boas, Dos peixes que referiste apenas gosto das Corydoras. Dos limpa vidros há que ser um pouco mais específico. De qualquer forma estou a povoar o meu aquário de 180L e já lá meti 5 corydoras, 1 ancistrus (limpa vidros, só para teres uma ideia), 4 Siamese algae eater (SAE). Depois deram-me uma molly balão, a coitadinha estava a dar-se mal num outro aquário. Eu não a compraria. E por fim tenho um Betta. O senhor adoptou uma "grutazita" que lá tenho e tem andado todo satisfeito. No futuro vou meter uns neons ou cardinais, talvez umas rasboras arlequins e ainda estou a pensar na hipótese de escalares. Quando a plantas se procurares pelo post "Snail Free" nas zona das fotos podes lá ver o que meti. Assim de repente foram cabombas, anubias e mais algumas. Até ver estão a dar-se bem não tendo 1Watt/Litro. Tenho 4 x T5 39 watts. Mas lá está para mim é uma questão de analisares que condições queres/podes oferecer ao teus habitantes e depois conjugares esses mesmos habitantes para não haver tristezas mais tarde. O Ruy M. resumiu bastante bem os factores a ter em conta, e acredita que ao ínicio, pelo menos para mim, é um pouco desafiante, mas isso é que torna as coisas engraçadas. Um concelho, lê muito.