jrp

Membro
  • Posts

    79
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

About jrp

  • Birthday 03/21/1979
  • Age 43

Contact Methods

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Abrantes (Santarém)
  • Localização
    Corroios

jrp's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputation

  1. jrp

    jrp

  2. Boas Tiago. Não sou grande entendido de Cubas, mas vou mandar uma ideia para o ar. E que tal meteres água de forma a deixares o tapete submerso? Poderia ser que ajudasse a eliminar os fungos e afins. O problema depois é mais circulação da água....dito isto nao sei se será boa ideia. Alguem que opine
  3. Mais para o algodão efectivamente.
  4. Boa noite, Hoje notei que algumas das minhas corydoras bronze têm as extremidades das barbabtanas inferiores e inclusivé alguns dos bigodes, brancas. Parecem felpudas( desculpem mas nao arranjei um termo melhor) e consequentemente mais grossas. Ainda não consigo concluir se se estão a desfazer ou não. Também acho que anda ali acasalamento pelo meio, mas o que acho mais estranho é que se for uma infecção bacteriana apenas atacou alguns. Iniciei hoje o tratamento com eSHa 2000. Alguém já teve algo semelhante e que me possa dar alguma dica? Infelizmente não as consegui apanhar em foto. Cumprimentos Ricardo
  5. Bom dia. Tenho aquários à vários anos, mas a minha experiência em plantados verdadeiramente compostos apenas começou à cerca de ano e meio. Desde então tenho tentado aprender e por em prática alguns dos "costumes" inerentes à fertilização dos respectivos aquários. Com mais ou menos sucesso a coisa tem indo. Como infelizmente a situação económica do país de uma forma ou de outra relfecte-se na maioria das pessoas, deparei-me com a necessidade de cortar em alguns custos. E uma das possíveis reduções seria na fertlização. Daí começar a procurar formas de fazer os meus próprios fertelizantes. Procurando na net encontrei um thread bastante esclarecedor de como fazer os fertilizantes sendo que fornece NPK, Mg e K. Os quimicos para realizar este fertilizante numa doze de 1.5 L custam 17.5 € em porções de 100g (minimo que se pode adquirir na loja Vitrilab). Este fertilizante assumindo as dozes recomendadas para o meu aquário duraria para sensivelmente 10 semanas mas um fertlizante de micros para ir intercalando. Por outro lado o Tropica Plant Nutrition + de 500 ml pode ser aquirido por cerca de 14 € e pela dosagem recomendada daria para 25 semanas sem necessidade de intercalar com micros. Resumindo este longo post. O que vos pergunto mediante a vossa experiência é que é que pensam do assunto? Assuma-se que eu ainda não testei nenhum dos fertilizantes que mencionei e as doses recomendadas poderão variar, para mais ou menos. Mas tive de começar por algum lado. Pela conclusão que tirei penso que não será compensatório ir pelos fertilizantes caseiros. Cumprimentos Ricardo
  6. Boas pessoal. Tenho um aquário comunitário com cerca de um ano. Nesse mesmo aquário possuo 4 SAEs para me irem fazendo alguma manutenção e limpeza da "casa". Todos estão bem e de saúde. Mas...reparei que um deles ganhou uma pequena marca amarelada na barbatana caudal e que esta se foi espalhando pela restante barbatana. Ou seja, basicamente o meu SAE está com a barbatana aparentemente em bom estado, mas as nervuras estão com uma cor amarelada. Já andei aqui à procura de possíveis causas mas o que encontrei foi uma referência a uma bactéria no thread de doenças, mas que infelizmente não tem fotos, visto já ser antigo, e não pude comprovar se se trata realmente dda mesma coisa. Infelizmente não tenho fotos para acompanhar a descrição. Tentarei amanhã arranja-las. Os meus agradecimentos em avanço. Ricardo
  7. A minha questão em ponderar o Profissional é que de momento tenho um Classic 2213 e só me dá dores de cabeça. Pura e simplemente é terrível para ferrar. Já tentei mil e uma coisas e nada. Mas também tenho conhecidos com o mesmo filtro é corre tudo às mil maravilhas. Acho que tive azar.
  8. Pois...também estou um pouco indeciso com o classic 2217.
  9. Boas pessoal, Estava a pensar adquirir um EHEIM PROFISSIONAL 3 2073. Alguém tem experiência com este filtro? Se sim como fazem com as matérias filtrantes? usam os cestos fornecidos?
  10. jrp

    pedras

    Isso das pedras é bastante relativo. Depende muito do gosto de cada um. Existem predras de rua e de compra que podem ser igualmente bonitas, mas lá está e como referi depende do gosto. A meu ver e em primeiro lugar, tens é de ter em conta se as pedras são calcárias ou não, pois poderão ter influência no aquário que vais montar.
  11. jrp

    Caracois

    Boas, Se a botia nas os come é porque provavelmente tem outra fonte de alimento e manda os caracóis "pastar". De qualquer parece-me que tanto as helenas como as botias só são eficazes até certo ponto. Se a tua praga for de grandes proporções eles não conseguem lidar com a caracolada toda. Nunca experimentei a folha de alface pelo que não tenho opinião sobre isso. No entanto, já vi aqui no forum bastantes pessoas a dizerem que o remédio Fluvermal é bastante eficaz. Não te esqueças é que o medicamento afecta, muito provavelmente, TODOS os caracóis e com isto entenda-se helenas e afins.
  12. Penso que já li aqui no forum que as green spots aparecem quando há niveis baixos de fosfatos. Experimenta aumentar um pouco os teus niveis.
  13. Boas pessoal, Chegou a altura de trocar as matérias filtrantes do meu filtro. Possuo um EHEIM 2213 e gostaria de vos perguntar o que usam nos vossos? Como o meu filtro é relativamente novo tenho usado as "rodelas" azuis que vieram de origem com uma camada intermédia de EHEIM Substrat Pro. A camada de cima é um das "rodelas" brancas.
  14. Já agora faço uma pergunta que poderá de alguma forma ajudar o OP e a mim. A fertilização de micros deve ser feita numa base diária? No caso da Seachem os micros são introduzidos através do Seachem Trace, mas até agora tenho seguido a recomendação do fabricante.