Recife de 500 litros - passo a passo


Recommended Posts

Olá,

 

Como prometido... aqui estão:

 

Diogo,  (creio que falo pela maioria dos leitores do tópico) ficamos à espera dessa foto ainda em esqueleto do aqua do João, bem como dos desenvolvimentos do teu.

 

Pic_2400_28.jpg

 

O conjunto completo onde se destaca o escumador! Sim, tem 2 metros! :wink:#food

 

Aqui está um promenor do bicho...

 

Pic_2400_29.jpg

 

Agora um à parte ... Diogo, vi que tens 2 saídas e duas entradas no aqua com 2 furos de 50 e 2 de 35mm (?). Onde compraste os passa-muros para estas medidas? Vinham com o aqua (?) Achas que a loja onde compraste o aqua os vende em separado?

 

Tens razão. Tenho 2 furos de 50 e 2 de 35 mm e ainda não tenho os passa muros. Quem me fez o aquário vai tratar disso!

 

Aqui fica uma foto para veres a distância entre eles e a sua colocação:

 

Pic_2400_30.jpg

 

Achas que 10 cms é o ideal para uma coluna seca com tubos de 50? Ou 15 seriam melhor?

 

A minha tem 10 cm e penso que chega perfeitamente - até podia ser menos, mas como quero colocar 2 SQWD´s lá dentro ficou com esta medida, que permite mexer lá dentro com algum conforto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 552
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado Diogo pelas fotos.

Para além do notório bom gosto (O conjuto de móvel/aqua é absolutamente LINDO  ) quero dar-te os meus parabéns pela ou sorte ou genialidade de teres um esgoto na sala.

Miguel, obrigado pelas palavras amáveis. #food Quanto ao esgoto e torneira, a casa estava em construção quando a comprei e tive a sorte de apanhar um construtor com grande abertura e ideias. Foi só ir propondo aquilo que pretendia e ele ia encontrando as soluções técnicas.

Outras modificações que realizou a meu pedido foi a inclusão de uma torneira e saída de esgoto no dispenseiro na cozinha, onde tenho o bidon para as mudas de água e outra unidade de osmose.

Graças a este sistema debaixo do aquário, ainda não tive nenhuma inundação na sala (ao contrário da sala na casa antiga, onde eram mais que muitas :wink: ).

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

Antes de mais não fui amável, fui realista :wink: . Depois... agora lixaste-te pois como foste simpático e fizeste uma descrição pormenorizada, vais ter um gajo sempre a fazer-te perguntas ingénuas #food

 

Graças a este sistema debaixo do aquário, ainda não tive nenhuma inundação na sala (ao contrário da sala na casa antiga, onde eram mais que muitas  ).

Porquê tantas inundações? Devido ao teu sistema de reposição de àgua "always on" (eu pessoalmente andaria sempre com o coração na boca com isto... a minha sala dependente de uma solenóide chainsaw ), ou mesmo por teres tido vários stresses com as ligações à sump/escumador/Reactor/etc e tal?

 

O que acham da questão do Inox316 VS Ferro galvanizado? 2 Profissionais do ramo metalúrgico garantem-me que a diferença entre os 2 é nenhuma em termos de corrosão. Acham que é verdade? É que ambos os vossos móveis irão tapar completamente a estrutura, por isso não usufruem da única vantagem que me deram em relação ao inox - o aspecto.

 

 

Diogo, vais pôr DSB no teu? O João já sei que é contra...

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O que acham da questão do Inox316 VS Ferro galvanizado? 2 Profissionais do ramo metalúrgico garantem-me que a diferença entre os 2 é nenhuma em termos de corrosão. Acham que é verdade? É que ambos os vossos móveis irão tapar completamente a estrutura, por isso não usufrem da única vantagem que me deram em relação ao inox - o aspecto.

 

Bem Miguel... espero que exista diferença!!! :wink:#food Pela minha saúde!

 

Diogo, vais pôr DSB no teu?

 

Sim, já comprei cerca de 100 kg de aragamax à qual pretendo acrescentar cerca de 20 kg de areia viva bem como algum pedaço de uma DSB já instalada. Penso que com esta quantidade farei uma DSB com cerca de 8a 10 cm de altura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel, quanto à tua questão sobre a estrutura, eu lembro-me que há tempos houve aqui um tópico exactamente sobre essa questão e creio que um dos envolvidos era o Alexandre, se não me engano. Pesquisa ou pergunta-lhe. Posso estar enganado! :?

Porquê tantas inundações?
As inundações que tinha eram na sua maioria devido ao enchimento do depósito de água doce. A osmose estava na cozinha e estendia o tubo fino desde a cozinha até ao depósito debaixo do aquário e deixava a correr durante umas 2 ou 3 horas até encher. Por vezes esquecia-me :lol: e depois tinha o chão alagado! Chegou-me a acontecer esquecer-me e ir deitar-me! :) Esquecer-me e sair de casa para jantar fora! ;)

Também me aconteceu a mangueira de uma bomba de retorno (Eheim 1060) soltar-se! Essa inundação nunca a vou esquecer nem uns vizinhos do prédio da frente que me viram em cuecas às 5h30 da manhã a apanhar água do chão com baldes!!! :lol: Enfim, velhos tempos!

Devido ao teu sistema de reposição de àgua "always on" (eu pessoalmente andaria sempre com o coração na boca com isto... a minha sala dependente de uma solenóide  ), ou mesmo por teres tido vários stresses com as ligações à sump/escumador/Reactor/etc e tal?

Enganas-te! A solenóide nunca falhou em não desligar quando devia. Mas se falhar, a água escoa toda pelo esgoto. O máximo que sobe dentro do móvel é cerca de 1,5 cm. Já tive algumas inundaçõezitas debaixo do aquário, mas resolve-se em cerca de menos de 15 minutos e sem problemas.

Diogo, vais pôr DSB no teu? O João já sei que é contra...

Não sou assim tão fundamentalista! Desde que a DSB seja povoada por muita, muita fauna, tudo bem. Confiar quase em exclusivo em bactérias é que acho que é o caminhar para uma futura desgraça.

Como não conheço cá no nosso país ninguem que forneça uma quantidade e variedade minimamente satisfatória dessa bicharada, optei por não arriscar.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que sei a diferença significativa é que o inox316 é caro como tudo. :)

 

Para além disso o inox, se tiver muita solda, tem mais tendência a entortar do que o Ferro Galvanizado.

 

O meu é em ferro galvanizado com uma pintura em prateado que fica igual ao inox. lol

 

Já lá caiu muita água salgada e continua impecável. Quem vai a uma metalúrgica ou a uma oficina que trabalhe com ferro galvanizado, é habitual ver-se chapas deste ferro ao ar livre e á chuva, sem uma pontinha de ferrugem.

 

A galvanização só se perde nas uniões onde o ferro é soldado e por isso pintei a minha estrutura toda, para não ficar com umas pinceladas nas uniões e o resto "em bruto".

 

Ficou-me a estrutura (150x45x70) por 12 contos. ;)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

e por incrivel que pareça vai durar mais que o aquario pois tenho a certeza que vais desmontar o aquario(para fazer um maior claro) antes de ganhar ferrugem

agora uma opinião de quem trabalha com esses materiais a muitos anos

o inox realmente e mais ressistente que o ferro galvanizado, algum pois tambem á muita qualidade de inox, e o 316 nem é do melhor, mas na minha opinião não vale o dinheiro que se dá pois o ferro galvanizado com uma boa pintura é mais resistente que o inox ao natural,mas é apenas a minha ideia nada de factos comprovados,

outra coisa a estrutura do diogo não é a mais acertada para o aquario

ele deveria era querer segurar a casa toda em cima dela :twisted: boa sorte para o teu projeto

Carlos Mota

Contactos: Mail: carlos.mota@netvisao.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo Diogo,

 

Eu juro-te que não estou à procura de defeitos no teu projecto só que, como já disse estou a fazer um aqua muito parecido com este e tive de ter um "pequeno" detalhe em consideração recentemente.

 

Comprei os passa muros e, para que fiquem aplicados nos buracos precisam de uma ligeira folga (1cm), em roda dos buracos que estão feitos no vidro, por causa das roscas de isolamento não baterem na estrutura.

 

É que me parece que os teus buracos estão muito em cima da estrutura e poderás não conseguir roscar as anilhas dos mesmos , ou ter de ficar com o aqua encavalitado . Ambas as hipóteses são absurdas, por isso.... :twisted:

 

Espero bem estar enganado... Mas nos meus foi o que aconteceu :!:

 

Abraços,

 

Miguel

 

P.S. - Hugo, pelo que ouvi dizer... é mesmo isso. No caso de ferro galvanizado é tão resistente à ferrugem como o inox, só que o inox é mais bonito. Como a minha vai ficar tapada... poupei uns 400€ :twisted:

 

(Sorry Diogo, mas parece que é mesmo assim... perdeste uns euros -

Mas se um dia quiseres destapar a tua, ficas com uma linda estrutura brilhante ! :wink::? :D :D :D :D )

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Agradeço do fundo coração a Vossa excelente notícia!!! :twisted::twisted::twisted:

 

É que me parece que os teus buracos estão muito em cima da estrutura e poderás não conseguir roscar as anilhas dos mesmos , ou ter de ficar com o aqua encavalitado . Ambas as hipóteses são absurdas, por isso....

 

Pois... quando coloquei aqui a foto também reparei nisso! Espero conseguir resolver o assunto com a colocação de uma placa de esferovite por baixo do aquário. Com o peso o esferovite vai permitir (espero) colocar os passa-muros.

 

Obrigado por teres reparado e por favor à medida que fores construindo o teu vai avisando dos erros, para que eu não os cometa também! :wink::wink:

 

Já agora um desafio - por que não um tópico com o teu aquário - sempre iamos dando uns palpites! 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Diogo:

Agradeço do fundo coração a Vossa excelente notícia!!!
Todos nós já gastámos dinheiro em disparates desnecessários - Foi a tua vez :twisted::wink:

 

Espero conseguir resolver o assunto com a colocação de uma placa de esferovite por baixo do aquário. Com o peso o esferovite vai permitir (espero) colocar os passa-muros.  

 

:twisted: achas que sim? :twisted: Os gajos da loja não se responsabilizam? :wink:

 

Sempre vais pôr esferovite (em vez da cortiça?) Ou tiveste de mudar por causa deste stress dos passa-muros?

 

A minha coluna seca teve de ficar com 12cm - em vez dos 10 - pois a ponta do aqua ia sofrer do mesmo problema (furos demasiado rente ao topo) e assim ainda consigo assentar 2,5 cm em cima do varão. Tem como inconveniente estragar "imenso" espaço que seria destinado aos peixinhos

 

Já agora um desafio - por que não um tópico com o teu aquário - sempre iamos dando uns palpites!

 

Eu até punha mas como por enquanto o meu aqua vai ser plantado, não quero estar a pôr aqui neste espaço de salgados. Ele tem é tudo estruturado para vir a ser um salgado (menos a iluminação que é uma 5XT5 made in Ramirezi) daqui a uns 2 anos (altura em que espero mudar de casa de novo).

 

Acho que podia pô-lo nos Equipamentos ou Fotos de àgua doce com a ressalva de que estou a construir um futuro reef... 8)

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S. - Hugo, pelo que ouvi dizer... é mesmo isso. No caso de ferro galvanizado é tão resistente à ferrugem como o inox, só que o inox é mais bonito. Como a minha vai ficar tapada... poupei uns 400€  

 

Se olhares para a minha não notas a diferença. Tens de olhar bem e tocar para saber que é ferro galvanizado com pintura a cinza :twisted:

 

Mas também está tapada, por isso... :twisted:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo,

 

Também reparei na proximidade dos furos em relação à estrutura. A ideia do esferovite parece-me boa. Montas os passa-muros com o aquário ligeiramente desviado do sítio e depois escavas um buraco no esferovite para a porca. Dessa forma a porca fica sobre a estrutura sem tocar nela. Quando montei o meu aquário antes de colocá-lo no sítio fiz um furo no esferovite com uma broca craniana de 200mm, que é o suficiente para alojar a porca é ter um pouco de espaço para apertá-la. Outra ideia é assentares o aquário sobre uma placa de agomerado, MDF ou contraplacado (19mm) e depois colocar uma placa de esferovite de 20mm. Se ainda não mandaste fazer a cobertura da estrutura em inox talvez esta seja a solução mais consistente.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Realmente já tenho uma placa de aglomerado onde pretendo também fazer um furo (agora já sei a dimensão - 200 mm), além do que vou fazer na esferovite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Ola

 

Diogo, à uns tempos li em qualauer lado que o chiller deve ficar fora do móvel do aqua pq ao trabalhar "aquece o ar dentro do móvel". Ou seja, a sua função é arrefecer a água, mas ao produzir calor no interior do móvel pode aquecer um pouco a água :D

Eu não tenho chiller por isso na prática não sei se faz isso ou não mas podias não te ter lembrado disso...

 

Cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se reparares o chiller vai ser colocado do lado esquerdo da estrutura. Pensei nisso e em principio o calor originado pelo chiller irá dissipar-se nessa zona - só saberei depois de o colocar lá, mas o calor que origina não é assim tanto!

 

Entretanto parece que as obras vão finalmente começar no dia 14. Vou em principio fazer uma placa por baixo do aquário que estará ancorada à parede de fundo (parede lateral da casa).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

OK!

 

Estou desejoso de ver isso. Já tens o equipamento todo (skimer, bombas etc)?

 

Essa placa de que falas é uma como sugeriu o João (para não molhares o chão) ou é por motivos estruturais e por o teu prédio não ter placa?

 

Abraços,

 

Miguel

 

 

P.S. - O meu aqua vai chegar esta semana! (eu sei que não passo de um "docívago" mas como me meti num projecto semi-salgadinho, depois quero que tb vás/vão lá dar as vossas "facadas" :oops:

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se reparares o chiller vai ser colocado do lado esquerdo da estrutura. Pensei nisso e em principio o calor originado pelo chiller irá dissipar-se nessa zona - só saberei depois de o colocar lá, mas o calor que origina não é assim tanto!

 

Entretanto parece que as obras vão finalmente começar no dia 14. Vou em principio fazer uma placa por baixo do aquário que estará ancorada à parede de fundo (parede lateral da casa).

 

Ok. É k disseram já nao sei onde k fazia calor... Assim tá bem!!

 

As obras ca em casa davem acabar la para principio d abril (nunca mais...).

 

Agora a ver s faço um sistema como deve ser do principio... A experiência tem as suas vantagens...

 

Força com isso!

 

Cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

Estou desejoso de ver isso. Já tens o equipamento todo (skimer, bombas etc)?

 

Sim! Tenho mesmo tudo, até a água para o aqua que tem vindo a ser preparada nos tanques de plástico onde tenho a RV e alguns peixes e corais.

 

Essa placa de que falas é uma como sugeriu o João (para não molhares o chão) ou é por motivos estruturais e por o teu prédio não ter placa?

 

O problema é mesmo não ter uma placa!

 

Estive na semana passada com o empreiteiro e ele vai colocar dentro da parede diversas vigas pequenas ao alto - depois em cima destas serão colocadas na perpendicular à parede outras vigas formando polainas (será que é assim que se escreve??!!!) que vão suportar o peso do aquário. Este não ficará "pendurado" mas sim suportado em diversos pontos - incluindo o chão.

 

Colocarei fotos à medida que as coisas forem avançando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá,

 

Pois as obras vão em bom ritmo e já começaram a preparar a zona onde vai ser colocado o aquário. Assim,. tal como tinha dito anteriormente, ficou decidido colocar umas poleias (obrigado Luis!!) para que o peso fosse também distribuído pela parede.

 

O empreiteiro não foi de modas e colocou os "bichos que podem ver nas fotos seguintes...

 

Pic_3010_10.jpg

 

Aqui podemos ver os pequenos buracos que foram feitos na parede!

 

Pic_3010_11.jpg

 

Um dos "bichos" antes de ser colocado.

 

Pic_3010_12.jpg

 

 

As poleias são feitas de ferro, com uma secção de 80mm e têm duas camadas de revestimento anti-corrosão. Como é óbvio estas, irão apoiar a estrutura de inox.

 

Assim que haja mais desenvolvimentos, vou informando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Diogo Lopes, esse esquema das poleias ta bem pensado, mas isso so tem utilidade/funciona se por debaixo da parede estiverem vigas onde as paredes descarregam o seu proprio peso e o peso que estas a acrescentar, porque a descarga de peso sera sempre na vertical.

Quando referes "O problema é mesmo não ter uma placa! ", se moras num piso que não o Res do Chão tens q ter placa seguramente, esta pode é ser aligeirada ou doutro tipo que nao suporte o acrescimo de peso.(A julgar pelas Tomadas Legrand serie President se forem de origem, o predio nao pode ser assim tao antigo que nao tenha mesmo placa)

 

A questao do esgoto e dos pontos de agua, no estado em que tens a casa 8) é facil de resolver, podes passar os tubos da agua pela zona do rodape ou pela betonilha (chao).

 

E muitas Tomadas (Estanque se possivel) por debaixo da Bancada, porque surge sempre mais qualquer coisa de ultima hora, e as reguas andam sempre a solta e a querer ir para sitios q nao devem.

 

Alguma coisa dispoe sempre :oops: boas obras e toneladas de paciencia

 

Editado por ter percebido que estas poleias eram so metade da estrutura e nao a sua totalidade como na realidade é ..Corrigido

"O principio para se fazer alguma coisa é não querer fazer tudo ao mesmo tempo"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Manolo,

 

Quando digo que não tem placa, sei o que stou a dizer! Não tem mesmo! O prédio tem cerca de 55 anos e foi remodelado há cerca de 10.

 

A estrutura e repartição de pesos foi estudada por um engenheiro de estruturas com créditos suficientes para que eu fique descansado. De qualquer forma obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais