Desova de escalares


DMACHADO

Recommended Posts

Boas a todos,

 

No início desta semana os meus escalares revelaram-se finalmente um casal e resolveram encher uma folha de anúbia de ovos...

 

Deixei andar a contar com que eles entretanto os comessem, dado que sendo a primeira ninhada, seria o normal a esperar... mas... na noite do dia 31 resolveram mudar umas dezenas largas para outra folha, desta feita uma echinodorus...

 

Assim que os vi atarefados e os neons a rondar e fazer um buffet improvisado, decidi tomar uma atitude, cortei uma garrafa de Luso e fiz uma maternidade, com golpes para circular água e oxigenação com bomba de ar... sem grandes esperanças, mas poupei-os a morte certa durante essa noite.

 

Pois passados dois dias tenho umas dezenas de alevins ainda a "gastar do ovo",já com caudas granditas e olhos visíveis. Os pais não largam a "maternidade".

 

Ficam as fotos, vou dar granulado esmigalhado em pó, e veremos no que dá...

 

O aquário - aspecto geral:

DSC00490.jpg

 

Os pais e filhotes, reparem no olhar atento...

DSC00494.jpg

 

Opiniões, sugestões e conselhos são benvindos!

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aquário está muito bonito e agradável, as plantas estão muito saudáveis, parabéns!

 

É bonito ver os escalares em pura maternidade, fantástico!

 

Não vou dar qualquer conselho, porque também não sei. Apenas te desejo força nisso!

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns,muitos parabéns mesmo.É lindo demais ver o crescimento deles,foi os peixes que mais gostei de criar.Desde aquela forma bem esquisita que têm em pequenos até se tornarem esses peixes lindos em grande é fantástico.

Se soubesse mos de onde és até que se indicava uma pessoa para te fornecer microvermes,isso é bastante barato.O npinto tem dos que eu dava aos meus.Parece-me ser a melhor opção ai mas na primeira semana o melhor mesmo é a artémia,compras uma saqueta que é 1€ acho eu e depois é os microvermes e tás "safo".Mas faz uns furos com agulha para a água circular dentro da garrafa mas isso em breve fica pequeno para eles.No máximo uma semana devem estar apertados ou duas.Espero ter ajudado de alguma forma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...e fantastico ver uma ninhada dentro de uma maternidade improvisada e os pais em delirio por baixo...devias de arranjar um aqua para os criares melhor e artemia com força e agua...força amigo...e venham novidades..

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, parabéns pela desova... Se não quiseres eclodir artemia ou não tiveres possibilidades disso; tens os micro vermes e existe um produto nas lojas de aquariofilia chamado Nobil Fluid da JBL (tenho conseguido uma boa taxa de sobrevivencia com estes dois tipos de alimento).

Em relação á maternidade, foi uma boa idéia. Mas sabes que como a água não é filtrada dentro da garrafa, daqui a uma semana ou duas terás que os mudar para outro aquário. Se não tiveres possibilidades disso e como tens uma bomba de ar, podes optar por colocá-los numa caixa de plástico com 10/15 litros e colocá-la num local com alguma luz, tpa's de 10% todos os dias e comida 3/4 vezes ao dia. Depois a partir dum mes de vida já terás que ter um aqua com 50 litros, para os "levar" a atingir os 3/4 meses altura em que os poderás colocar no aqua comunitário.

Lê isto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=202993, vai-te ajudar...

Boa sorte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabens amigo, olha sou criador de escalares já faz algum tempo e continuo a adorar esta parte.

para te ajudar posso dizer-te que sou de mafra e se quiseres posso te arranjar microvermes (os meus são criados apenas com microvermes) um aqua e um filtro de esponja para tentares safar esses meninos.

mais alguma coisa apita.

abraço

David Carlos

David Carlos

E-mail

Blog Aqualand

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para renovares a água da maternidade sobe e desce a maternidade de modo a sair água pelos furos e entrar outra vez....

isto várias vezes ao dia

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelos elogios e comentários.

 

A garrafa tem uns golpes extensos que deixam circular a água e a oxigenação da bomba também ajuda bastante a circular. As plantinhas flutuantes estão lá para ajudar a limpar os eventuais nitritos, e aspiro o fundo da "maternidade" (não os alevins) uma vez ao dia.

 

Vou ver então se consigo comprar umas comiditas hoje para as pulguitas...

 

Cumprimentos a todos!

Editado por DMACHADO

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o melhor nos primeiros dias é sem duvida a artémia.... já que como ela está viva incita os escalares para a comer.... enquanto que a comida liqida já não... os micro vermes, eu dou, mas em conjunto com a artémia (2 vezes ao dia artémia 1 vez microvermes ou mais quando não tenho tempo para a artémia :character0050: .... porque os micro vermes são pouco nutritivos

Editado por shavo

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Boas,

 

Obrigado pelos elogios e comentários.

 

A garrafa tem uns golpes extensos que deixam circular a água e a oxigenação da bomba também ajuda bastante a circular. As plantinhas flutuantes estão lá para ajudar a limpar os eventuais nitritos, e aspiro o fundo da "maternidade" (não os alevins) uma vez ao dia.

 

Vou ver então se consigo comprar umas comiditas hoje para as pulguitas...

 

Cumprimentos a todos!

 

 

Novidades???

/Serge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais