Aquário para tratamento de peixes doentes -ajuda.


Recommended Posts

Olá,

 

Gostari de receber a vossa opnião sobre a montagem de aquario para tratamento de peixes, a minha idea é:

 

- sem areão

- com iluminação

- com pedra difusora ou filtro apnas com esponja

 

ok?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me bem.

 

Vais colocar operacional sempre ou só quando tiveres peixes doentes?

Se for para estar sempre operacional eu colocaria uma planteca em vaso e um esconderijo.

 

Até porque os peixes doentes precisam de se sentir seguros de forma a diminuir o stress e uma planta e um esconderijo ajudam bastante :oops:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o Darius, uns esconderijos são uma boa ajuda para deixar os bichos mais tranquilos. Podes usar uns pedaços de PVC com um diâmetro adequado ao tamanho dos peixes. Não é muito estético mas tem algumas vantagens: é muito leve, ocupa pouco espaço (podes colocar assim mais água), e é mais fácil retirar os peixes do aquário quando estiverem tratados, do que as grutas em pedra

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os colegas já disseram tudo. :shock:

No entanto gostava de manifestar a minha opinião:

- com pedra difusora ou filtro apnas com esponja

Com pedra difusora e com filtro com esponja.

 

A pedra difusora não bastará para manteres a qualidade da àgua.

Penso que a opção do filtro nestes casos (aquários hospital) é fundamental.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... partindo da noção de que as bactérias são de origem vegetal (flora) a luz num aquário de tratamentos é de evitar ... a temperatura deve ser mantida relativamente abaixo do normal (salvo raras excepções) pois as nossas bactérias acima mencionadas gostam de águas quentinhas ... quanto ao pH deve ser mantido abaixo de 7.0 pois passa a ser um factor inibidor da propagação das mesmas ... o filtro deve ser simples, só esponja ou lã de vidro, de caudal médio, e em vez de fortes doses de corantes (azul de metileno, acriflavina, malaquite, etc. ) resulta muito melhor uma passagem da água filtrada por uma lâmpada Ultra-Violeta com uma potência de cerca de 10% do volume de água do aquário ... o débito de água é (caso seja de radiação tipo C) ou pode ser bastante forte (ver indicações do fabricante) ...

 

... e fico à vossa disposição para qualquer conversa ou tira teimas ... Xi grande ...

 

 

... já me esquecia: é muito importante a mudança de água diária (cerca de 10 a 20%) porque a água que sai leva muitas das nossas pouco desejadas bactérias ... e não se esqueçam que um bom tratamento demora sempre 21 dias ...

 

Mário de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.