Construção de aquário - pedido de opiniões


Recommended Posts

Boas.

 

Vou comprar vidro e montar um aquário com medidas aproximadas 85*45*60, pelo que vi no TheKrib seria vidro de 12mm para o fundo e 10mm para as laterais e frente/traseira.

 

Para esta espessura de vidros será necessário algum travamento? alguém tem um aquário com dimensões parecidas, e que possa dar a sua opinião/experiência?

 

Desde já o meu obrigado.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre uma opção segura teres o vidro de fundo de 12mm mais os restantes a 10mm, sempre que li sobre este assunto quase sempre nunca usam travamento em aquários destas dimensões, apenas se forem maiores, e visto que estás a usar um vidro superior em largura ao habitual, não precisarás de travamento.

 

Mas tudo depende como fizeres a colagem, se for bem efectuada não terás problemas.

 

Esta é a minha opinião.

 

Boas festas

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Recuperando o tema...

 

As medidas definitivas vão ser de 90 por 50 de base e 65 de altura. Aqui penso que o vidro de 12mm se torna essencial, o que acham?

 

Travessas francesas (são as que se colocam nos cantos - certo?) de 6mm, talvez com 10 cm de largura, para dar alguma resistência extra e apoiar a iluminação.

 

Estou a pensar bem?

 

Obrigado pela ajuda.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para essas medidas 10mm é suficiente com reforço nos canto e pode ser interior para não roubar espaço ou então colocas umas travessas, mas acho totalmente desnecessário, apenas tens de ter cuidado na forma como irás fazer a colagem.

10mm tem àrea suficiente para uma boa fixação.

Como pensas colar? Fundo e depois todas as laterais ou base com laterais?

É importante este aspecto.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

 

Estava a pensar fundo com todas as laterais coladas por cima.

 

Cumprimentos.

Editado por DMACHADO

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

fica mais seguro se colares todas as laterais pelo lado do fundo, ou seja, o fundo fica dentro e as laterais à volta.

 

em relação aos travamentos, dado que estamos a falar de quase 300litros de capacidade é uma opção a considerar (eu metia travessas).

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre uma opção segura teres o vidro de fundo de 12mm mais os restantes a 10mm, sempre que li sobre este assunto quase sempre nunca usam travamento em aquários destas dimensões, apenas se forem maiores, e visto que estás a usar um vidro superior em largura ao habitual, não precisarás de travamento.

a altura é o mais relevante, ele quer altura com 60 cm. logo a espessura tera que ser suficiente, ou seja, grossa. A regra da espessura incrementa mais com a altura que com o comprimento. podes ter um aquario de 120 cm com 5 mm de espessura, desde que a altura seja 30 cm...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

usando o cáculo baseado em metodos cientificos:

 

Espessura Mínima (mm) 10,54

 

 

neste caso e usando a formula para o vidro de fundo a espessura poderá ser a mesma que para os laterais.

 

se reduzires a altura para 57,9 cm a segurança será assegurada, bastando para isso um vidro de espessura de 10mm

 

faz pouco sentido para um aquario de água doce a proposta do aquario, é um aquario inapto a muitas especies, por ser pequeno... parece um aquario para um recife... secção errada?!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar em usar 12mm para todas as placas. No enchimento de teste verei se precisa ou não de travessas.

 

Não percebi porque é que achas o aquário pequeno, são 290 litros com 65 cm de altura... eu acho um bom progresso face ao meu actual de 150 litros... :|

 

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que se referiu ao facto das medidas não serem muito 'normais', por outras palavras 90cm pode ser curto para espécies que precisam de mais para nadarem.

 

Há peixes que precisam de altura e outros que não, como há peixes que precisam mais de comprimento e outros que nem tanto....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E para o facto se fores colocar plantas terás mais dificuldade com a iluminação por exemplo em plantas de tapete de meio fundo com média/alta necessidade de luz, porque tens uma coluna de água muito alta e a luz não penetra suficientemente a não ser com o sistema HIQ, muito mais caro que as T5.

 

Nos aquário de água doce é mais importante o comprimento e profundidade/largura que a altura o máx. ronda os 50 a 60cm por várias razões, algumas delas já apresentadas.

 

Quo:

a altura é o mais relevante, ele quer altura com 60 cm. logo a espessura tera que ser suficiente, ou seja, grossa. A regra da espessura incrementa mais com a altura que com o comprimento. podes ter um aquario de 120 cm com 5 mm de espessura, desde que a altura seja 30 cm...

Concordo plenamente contigo que o mais importante no caso dele seja a altura pois 65cm é muito e se não tiver vidro com a espessura correcta, garantindo que não adorna nem que lhe falte espaço para capacidade de colagem, por outro lado, eu referi que basta que faça reforço interno nas laterais pelo facto de ter muita altura e continuo a pensar que este aquário não necessita de transversais para garantir segurança.

Mais outro facto, é a forma de colagem das peças que eu perguntei e que já foi apresentado a forma mais correcta de o fazer garantindo ainda mais consistência ao aquário.

Editado por AntonioPedroPinto

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.