corydoras pigmeu


nuno francisco

Recommended Posts

finalmente hoje encontrei corydoras pigmeu, ja andava atento á algum tempo e nunca as via, aliás foi mesmo a primeira vez que as vi, ia á loja perguntar se podia encomendar e lá estavam elas (coincidencia xD), porém deparei-me com um comportamento que achei estranho.. supostamente sao peixes de fundo certo? mas aquele cardume de 20 ou 30 andava a nadar a meio da coluna de agua.... alguem me pode esclarecer?

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

finalmente hoje encontrei corydoras pigmeu, ja andava atento á algum tempo e nunca as via, aliás foi mesmo a primeira vez que as vi, ia á loja perguntar se podia encomendar e lá estavam elas (coincidencia xD), porém deparei-me com um comportamento que achei estranho.. supostamente sao peixes de fundo certo? mas aquele cardume de 20 ou 30 andava a nadar a meio da coluna de agua.... alguem me pode esclarecer?

cumps

 

Boas,

 

Assim à partida e sem ter visto os ditos peixes e respectivos comportamentos, segundo o que descreves parece-me ser devido a fraca oxigenação da água. Nestes casos tendem a passar mais tempo perto da superfície onde a oxigenação é relativamente melhor. Mas compraste os peixes? No teu aqua acontece o mesmo?

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Assim à partida e sem ter visto os ditos peixes e respectivos comportamentos, segundo o que descreves parece-me ser devido a fraca oxigenação da água. Nestes casos tendem a passar mais tempo perto da superfície onde a oxigenação é relativamente melhor. Mas compraste os peixes? No teu aqua acontece o mesmo?

 

nao os comprei por que ainda nem montei o aqua.. ja tenho tudo pronto mas falta o termostato que esta pendente devido a uma situaçao de troca/devoluçao ainda nao se sei se vai ser possivel ou nao. em todo caso se nao for possivel compro logo outro. mas prefiro esperar um bocadinho até o dono loja poder falar com o fornecedor sempre sao 15 euros que poupo.. ou nao..

mas em relaçao aos corys da loja acho que a situaçao se encaixa mais na explicaçao do andré19 digo isto porque quando os vi a todos a meio da coluna de agua tambem pensei logo na questao da falta de oxigénio mas durante o tempo que estive a observa-los nenhum deles foi á tona da agua buscar oxigénio mas obrigado pela ajuda ;)

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva !

As corydoras pygmeu, não são peixes de fundo, como as suas irmãs ! São peixes de meia água, por isso era de estranhar se não se comporta-sem dessa maneira !

Costumam nadar a meio da coluna de água descansando por vezes em folhas de plantas, o que convém que tenhas...

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva !

As corydoras pygmeu, não são peixes de fundo, como as suas irmãs ! São peixes de meia água, por isso era de estranhar se não se comporta-sem dessa maneira !

Costumam nadar a meio da coluna de água descansando por vezes em folhas de plantas, o que convém que tenhas...

Fica bem

 

interessante nao sabia dessa particularidade, acho que neste caso entao nao servem para o efeito que quero, que é o de dar mais vida a fundo do aquario, sendo assim ter um cardumezinho de corys pigmeu e um outro de rasboras galaxy acaba por nao ser muito interessante visto que acabam por ocupar os dois o mesmo estracto do aquario :character0050: que outro tipo de peixe pequenino posso usar para "mexer o fundo" ?

 

cumps e obrigado pelo esclarecimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa discordar, mas as corydoras pigmeu sao de fundo/medio aquario ...

 

Desculpa, discordar..novamente, Mas insisto em que são peixes de meia água !

Não digo que não possam se observar as mesmas no fundo do aqua, mas é normal que se veja as mesmas a nadar a meio da coluna de água...

Podes ver aqui neste tópico por exemplo :

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=86203

No 13 º post do Luis Dias podes ler o seguinte :

"(...)Não é um bom peixe para por com discus e preferem aquarios bem plantados, uma vez que são de meia agua.(...)"

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, discordar..novamente, Mas insisto em que são peixes de meia água !

Não digo que não possam se observar as mesmas no fundo do aqua, mas é normal que se veja as mesmas a nadar a meio da coluna de água...

Podes ver aqui neste tópico por exemplo :

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=86203

No 13 º post do Luis Dias podes ler o seguinte :

"(...)Não é um bom peixe para por com discus e preferem aquarios bem plantados, uma vez que são de meia agua.(...)"

Fica bem

 

Tenho 6 corys pigmeu e elas passam mais tempo nas folhas e a nadar no meio da coluna que propiamente no fundo, devera variar este factor com a vegetação existem no aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito o tópico para colocar uma questão que tenho e nunca consegui esclarecer:

 

Tenho coridoras pimenta e albinas que são peixes de fundo (ou será que são de meia coluna? :D ). À noite (+/- a partir da hora de jantar), quer a lâmpada do aquário esteja acesa ou apagada, elas passam o tempo todo a vir respirar à superficie. Do género: aí uma vez por minuto, nadam na vertical rapidamente tocam na superfície e voltam para o fundo. Se eu lhes der comida deixam de vir à superfície enquanto estão a "jantar". No dia seguinte de manhã já não fazem isso. À noite repetem...

 

Os restantes peixes do aquário andam normalmente.

 

Será falta de ar? Fome? ou querem atenção? Sempre foram assim desde que as comprei (1,5 anos atrás). Alguém já viu isto nas coridoras?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As coridora pigmeu são mesmo peixes de meia água, e são muito pequeninas, acho que são uma mais valia sempre, pois comiem tudo o que pousar nas folhas ou troncos por onde se passeiam, as minhas só nadam para mudar de folha ou tronco.

Acho que para o fundo podes meter coridoras panda, visto serem mais pequenas que as outras, mas maiores do que as pigmeu.

Quanto ao vermos as corys a respirar á superficie é tipico, elas são umas "malucas" hehehehe.

Abraços

David Lucas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As coridora pigmeu são mesmo peixes de meia água, e são muito pequeninas, acho que são uma mais valia sempre, pois comiem tudo o que pousar nas folhas ou troncos por onde se passeiam, as minhas só nadam para mudar de folha ou tronco.

Acho que para o fundo podes meter coridoras panda, visto serem mais pequenas que as outras, mas maiores do que as pigmeu.

Quanto ao vermos as corys a respirar á superficie é tipico, elas são umas "malucas" hehehehe.

Abraços

David Lucas

 

no meu caso nao posso ter outra especia de corydoras a nao ser as pigmeu uma vez que o aqua vai ser um NANO de 50x25x25= 30l

mas se nadam a meio da coluna de agua entao já nao servem para o efeito (dar mais vida ao fundo do aqua) mas nao sei... mesmo assim acho que vou comprar umas 4..

 

cumsp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Credo

 

que discução.....

primeiro tas no sitio errado, devias ter posto isto nos Peixes gatos subforum das corydoras.

Segundo as corydoras pigmaeus são peixes de meia agua e de fundo por isso parem de discutir o sexo dos deuses.

 

Devido a não haver fotos para eu te poder dar a certeza tu tens como fonte de informação:

 

Corydora Hastatus

 

Corydora Pigmaeus ou pygmy

 

para mais informações podes sempre chatear o moderador dos peixes gato Luis Dias ele faz criação das mesmas e vendeu-me algumas.

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Credo

 

que discução.....

primeiro tas no sitio errado, devias ter posto isto nos Peixes gatos subforum das corydoras.

Segundo as corydoras pigmaeus são peixes de meia agua e de fundo por isso parem de discutir o sexo dos deuses.

 

Devido a não haver fotos para eu te poder dar a certeza tu tens como fonte de informação:

 

Corydora Hastatus

 

Corydora Pigmaeus ou pygmy

 

para mais informações podes sempre chatear o moderador dos peixes gato Luis Dias ele faz criação das mesmas e vendeu-me algumas.

 

logo no inicio do topico eu fiz referencia ao facto de talvez nao ter postado no sitio certo.. mas obrigado na mesma pelo aviso (supostamente devia ter sido mudado de local pelo modereador)

 

ps: quanto a mim já esclareci o que tinha a esclarecer quanto ás minhas duvidas.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais