Nano - Assim começa um Nano... (novidades na última página)


KupraR

Recommended Posts

Boas a todos...

 

Com este tópico pretendo criar algo do genero de um album de evolução de um Nano...

 

Vou deixar as fotos da montagem do Hardscape... Depois do aquário bem lavado, do filtro cheio com esponja e Eheim substract chegou a hora de começar a montar o hardscape...

 

 

1. Aquário vazio, com a marcação da regra dos terços e da regra de Ouro de Fibonacci

 

gallery_27809_1905_15035.jpg

 

 

2. Esboço do que seria o hardscape, com um pano por baixo

 

gallery_27809_1905_111299.jpg

 

 

3. Pronto para iniciar, já com a calha, para se ver bem :wink:

 

gallery_27809_1905_77218.jpg

 

 

4. Uma primeira camada de Akadama para assentar as pedras e não riscar o vidro do fundo

 

gallery_27809_1905_103032.jpg

 

 

5. Colocação das pedras que servirão de barreira fisica entre a akadama e a areia de silica

 

gallery_27809_1905_34290.jpg

 

 

6. Substracto fertil da Tropica

 

gallery_27809_1905_61901.jpg

 

 

7. A camada de Tropica Aquacare, apenas do lado da akadama

 

gallery_27809_1905_125887.jpg

 

 

8. Mais de perto

 

gallery_27809_1905_168522.jpg

 

 

9. Colocação de uma primeira porção de areia

 

gallery_27809_1905_114816.jpg

 

 

10. Primeira tentativa da colocação das Rochas

 

gallery_27809_1905_91877.jpg

 

 

11. De outra perspectiva

 

gallery_27809_1905_69071.jpg

 

 

12. Disposição final das rochas e camada de akadama por trás, dando o declive

 

gallery_27809_1905_37148.jpg

 

 

13. Inicio do enchimento (processo lento, para não levantar muito lixo)

 

gallery_27809_1905_144887.jpg

 

 

14. Várias fases do enchimento

 

gallery_27809_1905_64730.jpg

gallery_27809_1905_27914.jpg

 

 

15. Aquário acabadinho de encher

 

gallery_27809_1905_17396.jpg

 

 

16. Depois de ter levado Nitrivec e mudança do local do filtro

 

gallery_27809_1905_115549.jpg

 

 

17. Alteração do layout (na pequena ilha levou por baixo da akadama mais um pouco de fértil)

 

gallery_27809_1905_18977.jpg

 

 

 

 

Inicio da plantação... Digo inicio pois só ainda chegaram duas plantas, das 5 encomendadas...

 

São elas Lilaeopsis spec "Mauritius" e Hydrocotyle verticillata

 

Primeiras plantas a entrar... Com a Lilaeopsis pretendo fazer um tapete mais traseiro, e um pouco mais alto.. A Hydrocotyle é para fazer uns apontamentos entre pedras, que faltam ainda colocar

 

gallery_27809_1905_45737.jpg

PS. Não liguem às duas redes do lado esquerdo, tem Riccia, e são do 60L... Mas neste momento está caótico aquilo... Vão ficar aqui por enquando...

 

 

 

Setup:

 

Nome: ???

Data da Montagem: 1-12-2009

 

Aquario: Aquário de 50x25x30 (C x L X A), 37,5L brutos

Filtro: Eheim Liberty 2040 com esponja, Eheim substract pro e lã filtrante

Aquecimento: Termostato Tetratec de 100w

Iluminação: Calha 2 x 15w T8 (6500K e 18000K)

Termometro: Analógico

CO2: Caseiro com difusor de vidro

Substrato Fertil: Tropica Aquacare

Substratos Inertes: Akadama e Areia branca de Silica

 

Decoração: Rochas apanhadas à porta de casa...

 

Flora:

 

- Lilaeopsis spec "Mauritius"

- Hydrocotyle verticillata

- Hemianthus micranthemoides

- Hemianthus callitrichoides "Cuba"

- Eleocharis parvula

- 1 Pézinho de Pogostemon helferi que consegui safar das algas do aquário de 60L

 

Fauna:

 

8 x Red Cherry

7 x Rasbora Galaxy

 

 

 

 

Resta-me agradecer a todos vocês e esperar pelos vossos comentários e criticas....

 

Prometo manter o tópico actualizado!!!

 

Cumprimentos a todos!!!!!

Editado por KupraR

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 226
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Esse rio ficou bem feito parabéns!

 

Só é pena do lado direito não ter havido uma pedra um pouco mais expressiva.

 

Não sei, mas as pedras não me agradam muito, por enquanto.

 

Ou melhor, a forma como estão colocadas.. há algo que não encaixa bem.

 

mas o rio está óptimo e com jeito aquele pedaço onde podes plantar fará toda a diferença!

 

Cumprimentos e aguardo evoluções :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Tugz.. :sad2:

 

As rochas foi o que consegui.. Ainda vai levar mais uns calhauzitos, mas só quando chegarem as plantas..

 

Para a pequena ilha do lado esquerdo queria realmente algo que fizesse a diferença.. Mas não tou a ver bem o que... Que plantar ali...

A ver vamos, como desenvolve isto..

 

Amanhã trago novidades.. :(

 

 

 

PS. Obrigado Canito, pela dica do rio :D

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu não páras... ;)

 

Rios para a esquerda... rios para a direita.... tá na moda... :angelic008:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':medieval_mace:' />

 

A segunda versão... ficou melhor.

 

Na ilhota da esquerda... talvez uma moitazita de HM (hemianthus micrantemoides).

Assim... a meia altura... e a cair sobre as pedras.

 

Vai actualizando.... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bom :) gostei muito do passo-a-passo! Agora a Flora....se for bem escolhida isso vai ficar a matar!

 

Só umas perguntinhas ja que eu estou a pensar montar algo do género (em termos de tamanho)..... e nem proposito tu montas algo que me permite tirar todas a minhas dúvidas

 

Substrato - Compraste um saco de 2,5 l. Qt é que efectivamente utilizaste...todo?

Akadama - quantidade utilizada (estimativa)?

Difusor de CO2 - A tua receita é caseira mas o difusor é de vidro...que achas do rendimento da receita com esse difusor? falo disso por causa da pressão para fazer sair o CO2 pelo difusor

 

Abraços e toca a meter actualizações!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Canito:

 

Obrigado :D Sabes que nãp paro... E muito graças a ti!!! Muito muito obrigado mesmo...

 

Ptuga:

 

Obrigado ;) ;)

 

Flora já vai haver novidades... Vai ser pra alterar qualquer coisa... Mas depois com o andar do tempo :D

 

Quanto as perguntas: Primeiro, em termos de substrato fertil não utilizei todo.. Acho que nem metade... Ao certo ao certo não te sei precisar, mas prai 1L ou 1,5L... Por volta disso...

 

Akadama, também não te sei precisar... Porque foi de dois sacos.. Um restito que tinha ali... Devia ser +- 1,5kg e outro saco que abri, devo ter gasto no total e no máximo uns 5kg....

 

Quanto ao difusor, não te sei precisar, porque ainda não está a bombar... Vou agora fazer a receita e amanha já te digo!! :D

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No espaço que tens na frente do aquário ficava bem a Staurogyne sp. É uma planta que se for bem podada forma facilmente um tapete. Para além de que não é muito exigente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui Pedro..

 

Muito obrigado pela opinião :D É isso mesmo que quero...

 

Em relação à parte da frente, já tenho planta encomendada....

 

Vai ser um tapete de parvula, muito rasteirinho.. ;) Pelo menos assim espero.... lol...

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D !!

Ao ver o post do principio ao fim quando colocas t as pedras muito direitinhas para separar a areia do substrato pensei que isso ia dar algo muito artificial mas assim que avanças-te na montagem deste bem a volta a situação e o "rio" até ficou bem natural.. acho que ganhavas mais se o tivesses colocado um pouco mais para a direita, ele ai onde esta não está bem no ponto focal e poderia dar um bastante bom!! No entanto vou esperar para ver com a flora como se desenvolve e amadurece o layout ..

 

Paranbens e continua o bom trabalho

 

Abraço

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kebras..

 

Antes de mais, muito obrigado pelo comentário e opinões :D

 

Em segundo, sim, eu vi logo isso... Mas como a separação é mesmo fisica, desde o fundo do aquário era muito complicado puxa-lo mais para a direita como dizes... Neste momento se pudesse puxaria-o mais para a direita no topo, com ele a descer mais na diagonal.. Mas como já é tarde vamos lá ver o que sai daqui...

 

Mais uma vez obrigado ;) ;)

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A unica solução que eu vejo agora e tentar desviar a atenção com a flora no ponto focal, mesmo assim vai ser dificil, porque o branco da areia estando so ali salta logo a vista, assim que se olha para o aqua ... As pedras quando ganharem o tom acastanhado esverdeado das algas tambem vao se envolver mais no layout ... como digo e esperar para ver e vou seguir com atençao ...

 

Abraço

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso mesmo... Vamos aguardar para ver o que se consegue fazer por aqui..

 

Outra questão que queria colocar é a seguinte: Eu neste momento não tenho fundo... O Fundo é a parede em tom de cinza que está por trás... Coloco uma folha de Vynil branca? Ou deixo estar sem fundo?

Neste não queria preto, mas também se faz a experiência...

 

Já mostro aqui!!!

 

Aqui está....

 

gallery_27809_1905_111920.jpg

 

Que me dizem?? Eu acho que prefiro sem fundo...

Editado por KupraR

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sabes o que ficava bem ai ?

 

tipo fazeres uma cena parecida com uma queda de agua ^^ e tu a pensar como ^^ eu digo tipo ves aqueles sacos de pao castanhos ? irrudilhavas derres sacos de maneira a dar o efeito perdra e na parte do rio pintavas de branco de maneira a parecer que a agua cai pelas pedras abaixo ^^ entendes a ideia que quero passar ??

 

hang loose

---------

AQUA _ SeaBody - actualizaçao 19/07/2010 (fotos)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140635

Projecto em fase de contruçao(aquario para a escola, aceitam-se ajudas, peixes material e plantas):

blog: http://osfishesapddinis.blogspot.com/

calha de iluminaçao DIY:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=167097

160321d.jpgv3es0w.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pela montagem :P

 

Também sou da opinião que inicialmente estava demasiado artificial e ainda bem que deste a volta á situação , ficou muito mas muito melhor.

Gostei do passo a passo é bom para ajudar outros iniciantes a melhorar os seus desempenhos.

 

Apenas uma opinião, não o carregues com demasiadas espécies de plantas diferentes como algumas pessoas o fazem "ex.eu" :(

Aposta na simplicidade e plantas não muito altas que vai ficar bastante harmonioso.

 

Aquela margem pequena do lado esquerdo talvez ponderasse apenas o uso de uma planta de tapete igual há que plantes do lado contrário.

Uma moitazinha de hemmianthus não é mal pensado não, mas ponderava-a do lado direito tapando o termóstato e não lhe adicionava mais nenhuma planta de caule e esperava pela sua evolução.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Krypticall :(:P

 

Ainda bem que gostaste...

 

Sim, fiz este step by step para ajudar quem precisar... Vou colocar todas as evoluções.. todos os precalços, tudo o que se passe neste aqua vocês vão saber!!!

 

NUNOO, sim, percebi o que me disseste... vou ponderar isso :D :D Obrigado :D

 

 

 

Quanto à flora, eu vou desvendar... Lol

 

Tou a espera de Eleocharis parvula para fazer tapete à frente... Estou à espera de micrantemoides para fazer moita do lado de trás ao pé do termostato e estou à espera de Cyperus helferi, para dar aquele toque bonito atrás de alguns apontamentos de pedras que ainda não coloquei na zona da Akadama....

 

O que acham?? Posso fazer de ambos os lados moita de HM e a do lado esquerdo mantê-la mais baixa que do direito....

Editado por KupraR

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação há cyperus penso ser uma planta demasiado alta para o tipo de aquário e possivelmente vai perder o efeito de proporção em relação a pedras vs rio vs plantas, por isso disse para evitares o uso de demasiadas plantas de caules ou altas, mas em todo o caso testas e vês se gostas.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dessa ainda posso cancelar a encomenda....

 

O que acham? Cancelo? Substituo por outra coisa? Outra planta? Que me dizem? Peço mais um vaso de HM? Já vêm 2 a caminho....

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas dei uma opnião , não quer dizer que sejas obrigado a segui-la e ou cancelar alguma encomenda ou ideia anterior.

Como falei tu propio tens de testar as tuas ideias e ver se realmente gostas ou não.

 

Ponderas e imaginas o resultado e logo vêz se queres ou não testares mais plantas.

Tambem tens outro aquario aonde as podes meter caso nao resulte.

 

Como tambem posso te estar a alertar antecipadamente, para que evites de gastar mais uns trocos, Mas isto na minha opnião pessoal :(

 

A decisão final acaba por ser tua nesse aspecto da encomenda ou não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, mas é isso mesmo Krypticall...

 

Eu não conheço a planta em questão... Nunca a vi ao vivo.. percebes? Eu imaginava-a pequena... Lol... Logo se é alta estraga aquilo que imaginei...

 

O que eu queria era uma planta para os pormenores... Entre pedras... Percebes mais ou menos o que queria??

 

Que me sugeres??

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verifica neste link a planta em questão nas varias imagens, é claro que também há a possibilidade de ir arrancando as folhas maiores, mas não acho de todo a melhor escolha para o aquário em questão.

 

http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&am...oq=&start=0

 

Uma belíssima planta de pormenor já tens a verticilata.

 

Mas em todo o caso como estás a pensar em usar parvula e lilaeopsis , talvez melhor opção para o que queiras fosse então uns pequenos apontamentos de eleocharis vivipara , moldas a planta mais facilmente ao tamanho desejado alem de que tem a folhagem fina comparando com as restantes

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Krypticall...

 

Realmente a Cyperus é mesmo alta... Tinha ideia que fosse mais baixinha... Muito mais... Lol..

 

A vivipara não há na loja de onde tá encomendada a Cyperus :D :? :-? Eu realmente até gostava dela... Acho-a muito bonita....

 

Assim não sei que fazer para substitui-la.... Ajudaaaa.... lol

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá a ficar "cool"... tá sim senhor.

 

Mas olha lá... já metes-te a mistura do co2 a bombar ?????

Como sabes... é uma mais valia.

 

... E com os conselhos do Tiago e do Rui... (bem-vindo grande Rui.... já cá fazias falta)... tens aqui um acompanhamento do melhor. ;)

 

Bem... vai actualizando... e que desta vez... tudo corra bem. ;)

 

Vou manter-me atento... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande canito...

 

Verdade.. Com a ajuda de vocês todos isto tem que andar ;)8)

 

Quanto ao CO2, tá a gelatina no frigorifico pra solidificar... Não sei se aquilo vai funcionar, porque na parte que envolve cozinha, fogão e tal.. correu mal... Aquilo derramou-se e tal e coisa... VAmos la ver...

 

E que sugeres pra substituir a Cyperus??

 

Obrigado mais uma vez a ti, canito, por tudo, e a todos os que têm contribuido com conselhos ;) :D

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao CO2, tá a gelatina no frigorifico pra solidificar... Não sei se aquilo vai funcionar, porque na parte que envolve cozinha, fogão e tal.. correu mal... Aquilo derramou-se e tal e coisa... VAmos la ver...

E que sugeres pra substituir a Cyperus??

 

Bem... lá estás tu a inventar....ehehehe

Gelatina, fogão, cozinha... uiiii..... é de Morango ou Ananás????? ;)

 

Bem... agora a sério... ;)

.... para substituir a Cyperus.... hummmm.... a mais pareçida... valisneria nana... digo eu.... 8)

 

Abraço. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.