Fenix Aqua


Baioneta

Recommended Posts

Boas

 

Este topico visa apresentar-vos o meu novo projecto! Para que possam comentar e deixar dicas para melhorar o meu layout!

 

Antes de passar às apresentações quero aqui deixar agradecimentos a alguns users e sponsers deste forum, que tanto tempo lhes roubei com inumeras perguntas de alguem que ainda tem muitas duvidas acerca de aquarofilia.

 

O meu Muito Obrigado aos users paixao, jmoreno e shadowin pelo tempo dispensado com as minhas questões.

 

Quanto aos patrocinadores, Obrigado ao Rui Alves da Aquaeden, que é um profissional de excelencia nesta área, não só na iluminação mas também no que concerne a plantados.

 

Por último um Obrigado muito especial ao Tiago e ao Ricardo da Aquavitro pelo excelente trabalho efectuado não só no aquario mas também no movel que ficou fantástico.

 

 

Passemos então às apresentações do setup e do aqua.

 

Setup

 

Aquário: 90x50x50(220lt brutos), vidro de 8mm com travamentos. Movel em formica estilo ADA.

 

Iluminação: Calha Solstar 4x39w com 8h diarias. (não sei se será muito no arranque inicial?)

 

Filtragem: Eheim 2073 - 1050L/h

 

Aquecimento: Eheim Jagger 150w

 

CO2:

Botija de 500gr com difusor em vidro e valvula selenoide TMC( de futuro será adaptado extintor de 2kg).

 

Substrato:

15 Litros Eden Solo Tropical S da Equo

5 Litros Vigor Sub. Fertil da Equo

 

Hardscape:

2 Troncos Red Moor Wood e varios basaltos apanhados numa manha chuvosa algures em Monsanto.

 

Flora:

Rotala sp. Green

Pogostemon Helferi

Hemianthus Callitrichoides 'Cuba'

Blyxa Japonica

Sagittaria subulata

Eleocharis Parvula

Ricia

Staurogyne sp

Anubia Nana

Feto de Java

 

 

Fauna:

Ainda não tem, mas penso em colocar:

Otocinclus Affinis

Casal de Apistogramma

Nariz de Bebado

 

Temperatura -26º

Ph-6.8

 

(ainda não avaliei mais parametros pois o aqua ainda só tem 24h, mas o filtro esteve a ciclar acerca de 17 dias num outro aquario que tenho)

 

Finalmente as fotos que espero ir actualizando com alguma regularidade:

 

IMG_5868.jpg

 

IMG_5875.jpg

 

IMG_5883.jpg

 

IMG_5896.jpg

 

Com Moonlight (à Bacano!!!)

IMG_5905.jpg

 

 

Espero que possam partilhar comigo as vossas opiniões, sugestões para plantas para serem colocadas no fundo e até a propria fauna, etc... O objectivo é este aquario evoluir com o contributo de todo o pessoal.

 

 

Obrigado pela atenção e até breve!!!

 

Alexandre Baioneta

Editado por Baioneta

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

 

 

A Fenix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens troncos lindos e muito potencial ai.

 

Só é pena as pedras serem tão grandes, mas pode ser uma vantagem, podes encher isso com mais plantas e facilmente deixá-las á mostra, ou seja, sem perderes o hardscape no meio da salada.

 

Caso tenhas substrato fértil, o que é provável, aconselho a meteres plantas de crescimento rápido para ajudar a evitar as algas. Tipo a sessiflora e as flutuantes são porreiras. Lemna minnor, (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]..

 

Cumprimentos e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito giro sim senhor, bom projecto, troncos exelentes. Agora é esperar o desenvolvimento desse aquario e ver o que dá.

 

Essa moonlight mata-me onde arranjaste? Foi cára? estava a pensar introduzir uam no meu aquario de discus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito giro sim senhor, bom projecto, troncos exelentes. Agora é esperar o desenvolvimento desse aquario e ver o que dá.

 

Essa moonlight mata-me onde arranjaste? Foi cára? estava a pensar introduzir uam no meu aquario de discus.

 

Boas

 

Obrigado pelo teu comentario.

 

A moonlight vem embutida na calha que foi feita pela Aquaeden. Fala com o Rui alves que é um tipo impec.

 

 

Abraço

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

 

 

A Fenix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um projecto com pés e cabeça :character0050:

 

Assim vale a pena começar sempre mais uma montagem hehehe

 

As pedras da zona frontal é que deviam ser um pouco mais pequenas.

 

Cumprimentos

 

 

Ola

 

Agradeço o teu comentario. A pedra que inicialmente aparece, acabei por retira-la, pois tive a mesma opinião que tu.

 

Vou actualizando com novas fotos, continua a opinar.

 

Abraço

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

 

 

A Fenix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens troncos lindos e muito potencial ai.

 

Só é pena as pedras serem tão grandes, mas pode ser uma vantagem, podes encher isso com mais plantas e facilmente deixá-las á mostra, ou seja, sem perderes o hardscape no meio da salada.

 

Caso tenhas substrato fértil, o que é provável, aconselho a meteres plantas de crescimento rápido para ajudar a evitar as algas. Tipo a sessiflora e as flutuantes são porreiras. Lemna minnor, (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]..

 

Cumprimentos e boa sorte.

 

 

Boas

 

Obrigado pelo teu concelho. Tenho a noção que devia plantar o maximo possivel, mas muitas vezes as ideias vão surgindo do nada. Entretanto já coloquei Ricia a flutuar e presa a troncos, apostei também na colocação de feto de Java no tronco da direita.

 

Acompanha o upgrade

 

Abraço

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

 

 

A Fenix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aqui vai novas fotos. Agora com uma melhor panoramica do aqua. e já com Ricia e feto de Java presas aos troncos.

 

Vejam lá se gostam!

 

 

Feto preso a tronco da esquerda (o tronco ainda flutua ligeiramente, dai a pedra que aparece um bocado fora do contexto)

 

IMG_5930.jpg

 

 

Ricia presa em rede no tronco da direita

 

IMG_5926.jpg

 

 

Panoramica do aqua com 48h

 

IMG_5929.jpg

 

 

O que achamdo aspecto da HC Cuba?

 

IMG_5936.jpg

 

 

Aspecto da Sagittaria subulata

 

IMG_5938.jpg

 

 

 

Aproveito para pedir-vos a opinião relativamente às algas que a Sagittaria subulataapresenta, são algas que a planta já trazia do aqua donde veio, será que vai recuperar com o tempo????????!!!!

 

Espero também opiniões para plantas para tapar o fundo, à....................... e já agora oficializar o baptismo do meu menino!!! Venha dai sugestões para o nome!!!

 

Abraço

Editado por Baioneta

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

 

 

A Fenix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O aquário esta muito agradável, nota-se que foi pensado.

 

Gostava apenas de deixar alguns reparos/conselhos.. Não sei se ainda consegues mas eu tentava chegar mais a "ilha" esquerda ainda mais para a esquerda, mesmo junto ao vidro..

 

Enterrava um pouco mais as pedras para nao parecem tão grande e evidenciarem mais os troncos.. E como retirava a pedra central para deixar a frente mais aberta e dar mais o efeito das ilhas..

 

E comprava uns fetos de java "narrow" grandotes e punha em cima de cada tronco :character0050:

 

Parabens e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chama-lhe a pedreira :character0050:

 

estou a brincar.

 

Ficou porreiro os fetos.

 

A riccia é que só o tempo dirá, mas não vai ser fácil mantê-la atada pelo que li por ai.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O aquário esta muito agradável, nota-se que foi pensado.

 

Gostava apenas de deixar alguns reparos/conselhos.. Não sei se ainda consegues mas eu tentava chegar mais a "ilha" esquerda ainda mais para a esquerda, mesmo junto ao vidro..

 

Enterrava um pouco mais as pedras para nao parecem tão grande e evidenciarem mais os troncos.. E como retirava a pedra central para deixar a frente mais aberta e dar mais o efeito das ilhas..

 

E comprava uns fetos de java "narrow" grandotes e punha em cima de cada tronco :character0050:

 

Parabens e boa sorte!

 

 

Obrigado pelos teus comentarios. Sabes as fotos se calhar não ilustram bem mas as pedras da esquerda estão apenas a uns 8cm do vidro.

 

Opinião para plantas de fundo?

 

Abraço

 

Alexandre Baioneta

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

 

 

A Fenix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aqui vai novas fotos. Agora com uma melhor panoramica do aqua. e já com Ricia e feto de Java presas aos troncos.

 

Vejam lá se gostam!

 

 

Feto preso a tronco da esquerda (o tronco ainda flutua ligeiramente, dai a pedra que aparece um bocado fora do contexto)

 

IMG_5930.jpg

 

 

Ricia presa em rede ao da direita

 

IMG_5926.jpg

 

 

Panoramica do aqua com 48h

 

IMG_5929.jpg

 

 

O que achamdo aspecto da HC Cuba?

 

IMG_5936.jpg

 

 

Aspecto da alternanthera-reineckii-var-roseifolia

 

IMG_5938.jpg

 

 

 

Aproveito para pedir-vos a opinião relativamente às algas que a alternanthera-reineckii-var-roseifolia apresenta, são algas que a planta já trazia do aqua donde veio, será que vai recuperar com o tempo????????!!!!

 

Espero também opiniões para plantas para tapar o fundo, à....................... e já agora oficializar o baptismo do meu menino!!! Venha dai sugestões para o nome!!!

 

Abraço

bom tas de parabems vamos ver se o meu vai ficar assim tao fixe

esses fetos ficarao a matar

7*******

nomes

como essas pedras vierao do monsanto podes lhe chamar ....................

Ilhas das princesas

hehehehehehehehehehe

que achas

quanto as algas queres umas raposas posso te emprestar por uns tenpos se nao lhes deres mais nada elas comem essas algas todas

amigo um grande abraço

Abraços
Jorge Paixao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos teus comentarios. Sabes as fotos se calhar não ilustram bem mas as pedras da esquerda estão apenas a uns 8cm do vidro.

 

Opinião para plantas de fundo?

 

Abraço

 

Alexandre Baioneta

Pois eu reduzia esses 8cm para 1cm :wink:

 

Para plantas de fundo, que tal umas Heteranthera Zosterifolia e talvez com uma Hemianthus micranthemoides à frente da HZ e mais baixa.. Não sei.. Vê neste site, tens muito por onde escolher.

 

Ah e de fundo, para mim um fundo preto fica sempre melhor..

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações

 

Paixao obrigado pelo feedback e em dispensares as tuas raposas não para ir aos coelhos mas para fazer uma limpeza, se calhar vou aceitar, mas amanhã falamos!

 

JPP se calhar vou seguir a tua sugestão relativamente à Heteranthera Zosterifolia, pois trata-se duma planta que eu tenho noutro aqua.

 

 

Obrigado

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

 

 

A Fenix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre,

isso está com muito bom aspecto, o aquário, móvel e calha tem um estilo profissional que estamos já habituados quando o trabalho é feito por esses "artistas".

Que lâmpadas estas a usar? nao referiste isso.

 

Vou dar a minha opinião sobre a cor azul de fundo que é meramente pessoal. Acho que que o fundo se fosse preto realçava mais o contraste da cor das plantas e peixes futuros. O azul foi pintado ou é autocolante?

 

A tua alternanthera-reineckii-var-roseifolia está com algas...

Soluções:

- O melhor é cortar esses pes mais carregados, isso vai ser muito dificil desaparecer. Com o tempo crescem mais pés e mais saudaveis.

- Com muita paciencia mete EasyCarbon ou Excel (fonte de carbono) em dose dupla e com uma seringa mesmo junta das folhas afectadas, deslida o filtro primeiro para o liquido nao dispersar logo.

- Com SAE's pode ser que dê algum resultado mas os gajos tem de ter fome e vontade de trabalhar, senão da-lhe com o chicote nas escamas :D

 

 

Os troncos sao muito bonitos!! e as pedras tambem nao ficam atras

 

Vai fazendo testes à agua e coloca aqui os valores. É importante os valores estarem dentro dos limites para evitar as algas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corta as folhas mais afectadas e depois basta que tenhas paciencia e calma de inicio.

A montagem tem pouco tempo e o aquario estabelizará com tempo devido e assim que recomeçes a fertiliza-lo com os nutrientes em falta.

 

Começa com uma iluminaçao moderada inicialmente, e mudas de agua 2 veses semana inicialmente que vai ao lugar.

Umas 7h de luz a 2x39w com um pico de 2h a full power 4x39w seria suficiente neste fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corta as folhas mais afectadas e depois basta que tenhas paciencia e calma de inicio.

A montagem tem pouco tempo e o aquario estabelizará com tempo devido e assim que recomeçes a fertiliza-lo com os nutrientes em falta.

 

Começa com uma iluminaçao moderada inicialmente, e mudas de agua 2 veses semana inicialmente que vai ao lugar.

Umas 7h de luz a 2x39w com um pico de 2h a full power 4x39w seria suficiente neste fase.

 

 

Obrigado pelas dicas, o meu prob. é que esta planta adquiriu este aspecto noutro aqua com pouca iluminação e praticamente todas as suas folhas apresentam algas, que penso tratar-se de Fuzz Algae

 

Dai a minha preocupação!?

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

 

 

A Fenix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse mais a cima, é normal a alga filamentosa se proliferar um pouco mais no aquário nesta altura devido a ser uma montagem recente e a alguns picos de amónia derivado ao ciclo do aquário estar a ser feito.

 

Estando o ciclo completo e começando a controlares os macro nutrientes a alga acabara por desaparecer ou minimizar a sua proliferação.

Por isso as trocas de agua são fundamentais neste inicio, tal como uma iluminação não muito alta.

 

Ao vir já um pouco afectada de outro aquário provavelmente ou amónia alta ou nitratos altos com a ausência de fosfatos.

 

Corrigindo a iluminação mais acima até me arrisco a dizer que 2x39w durante 7h diárias seria o suficiente inicialmente derivado ás plantas usadas no aquário não necessitando do pico de 4x39w :D

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse mais a cima, é normal a alga filamentosa se proliferar um pouco mais no aquário nesta altura devido a ser uma montagem recente e a alguns picos de amónia derivado ao ciclo do aquário estar a ser feito.

 

Estando o ciclo completo e começando a controlares os macro nutrientes a alga acabara por desaparecer ou minimizar a sua proliferação.

Por isso as trocas de agua são fundamentais neste inicio, tal como uma iluminação não muito alta.

 

Ao vir já um pouco afectada de outro aquário provavelmente ou amónia alta ou nitratos altos com a ausência de fosfatos.

 

Corrigindo a iluminação mais acima até me arrisco a dizer que 2x39w durante 7h diárias seria o suficiente inicialmente derivado ás plantas usadas no aquário não necessitando do pico de 4x39w ;)

 

 

Mais uma vez obrigado pela disponibilidade em tirares as minhas duvidas.

 

Abraço

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

 

 

A Fenix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações

 

Hoje fiz as minhas primeiras medições aos Macros:

 

Fosfatos= 0

Nitratos= 1

 

De referir que ontem fiz uma TPA de cerca de 40%.

 

 

Será normal valores tão baixos ao fim de apenas uma semana?

 

Tem aparecido algas filamentosas, será da carencia destes compostos?

 

O que fazer, ter paciencia e esperar?

 

 

Obrigado pela vossa atenção

 

Alexandre Baioneta

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

 

 

A Fenix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

já só falta a peixaria, se fosse meu mudaria o fundo para preto pois realça melhor o verde das plantas e a côr dos peixes, de resto deixa-o evoluir.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações

 

 

Tenho novos habitantes 1 casal de apistos cacatuoides e para a limpeza da nova casa 2 raposas voadoras, 1 sae e 7 otos.

 

 

Além destes novos inquelinos tenho também algumas filamentosas.

 

Tenho feitos tpa´s de 2 em 2 dias cerca de 40%

Não estou a fertilizar, pois tenho subs. fertil

Há 2 dias os nitratos apresentavam-se a 1 e os fosfatos a 0.

Fotoperiodo de 8 horas com 2x39w

CO2 a bombar 2 bolhas por segundo

 

 

Venham dai as vossas dicas para controlar esta praga!

 

 

 

Para breve novas fotos.

 

Abraço

 

Alexandre Baioneta

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

 

 

A Fenix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ai estão novas fotos do aqua e do casal de apistos cacatuoides

 

 

 

Com novas pedras, ficou mais soft

 

IMG_5946.jpg

 

 

 

Primeiro as senhoras! Sendo assim a femea Apisto

 

IMG_5963.jpg

 

 

 

Por fim os cavalheiros! Apresento-Vos...................... o macho!

 

IMG_5960.jpg

 

 

 

Espero que gostem

 

Abraço

Editado por Baioneta

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

 

 

A Fenix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.