Floresta Branca


Paulo.rod

Recommended Posts

Boas

 

Venho partilhar com vocês este meu novo projecto.

 

Depois de mais de um ano com um aquário de 25 litros, decidi agora dar o próximo passo no hobby. Com a Montagem da "Floresta Branca".

 

A "Floresta Branca" tem as seguintes características:

 

Medidas: 100*30*40

Filtro: Biobox ( Tem uma bomba Eheim Compact 300 l/h)

Aquecimento: Termostato de 150w

Iluminação: Na tampa com 1X55w PLL

CO2: CO2 Start da sera (Até comprar algo melhor)

Substrato Fertil: Aquabasis da JBL

Substratos Inertes: Caviar Bege(da crystalred) e Areia branca de Silica

Decoração: Vários Troncos

 

 

Flora:

-> Cuba

-> Parvola

-> Cryptocoryne petchii

-> Cryptocoryne undalatus green

-> Lilaeopsis novea-zeelandiae

-> Outras que não sei o nome

 

Fauna:

 

Ainda Nada

 

 

Deixo de seguida umas fotos para comentarem e darem umas opiniões de quais as plantas a colocar para melhorar o aspecto.

Foto 1

 

52908475.gif

 

Foto 2

 

18536870.gif

 

Foto 3

 

14019875.gif

 

Bem agora tenho que deixar as plantas crescerem

 

A agua ainda está um pouco nebulosa mas penso que com o tempo vai clarificar.

 

Duvidas

 

O que plantar mais?

 

Devo fazer fertilização liquida? Qual?

 

A bomba de 300 l/h que coloquei na biobox é suficiente?

 

Se souberem qual o nome da planta que está a esquerda na imagem 3 digam-me.

 

Futuramente irão aparecer mais duvidas.

 

Aguardo os vossos comentários e sugestões

 

Cumprimentos

Paulo Rodrigues

Editado por Paulo.rod
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está muito porreira essa montagem, gostei...

 

Gostei especialmente do facto de teres usado troncos em vez de pedras para fazeres a separação dos substratos. Ficou 5*.

 

Algumas dicas:

 

Essa Cuba foi mal plantada. Eu sei que é uma dor de cabeça, mas devias ter feito tufos bem mais pequenos e espalhados.

De qualquer forma, essa iluminação é insuficiente para a Cuba e acho que rapidamente vais chegar a essa conclusão.

Se quiseres manter os 55W aconselhava-te Glosso ou Eleocharis.

 

Convém numa fase inicial meteres algumas plantas de crescimento rápido para te consumirem os nutrientes em excesso libertados para a coluna de água. como usaste substrato fértil, é bastante normal que isso aconteca. de forma a evitares remexidelas no substrato, podes sempre optar por plantas flutuantes, arranja alguns pés de (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] ou alguma Riccia e deixa-a a boiar, é uma boa ajuda para combater surtos de algas iniciais.

 

De resto não tenhas pressa em atafulhar isso de peixe.

 

PS:Se tiveres hipotese arranja um KIT de CO2 pressurizado.

 

 

1 Abraço

Editado por Mário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está muito porreira essa montagem, gostei...

 

Gostei especialmente do facto de teres usado troncos em vez de pedras para fazeres a separação dos substratos. Ficou 5*.

 

Algumas dicas:

 

Essa Cuba foi mal plantada. Eu sei que é uma dor de cabeça, mas devias ter feito tufos bem mais pequenos e espalhados.

De qualquer forma, essa iluminação é insuficiente para a Cuba e acho que rapidamente vais chegar a essa conclusão.

Se quiseres manter os 55W aconselhava-te Glosso ou Eleocharis.

 

Convém numa fase inicial meteres algumas plantas de crescimento rápido para te consumirem os nutrientes em excesso libertados para a coluna de água. como usaste substrato fértil, é bastante normal que isso aconteca. de forma a evitares remexidelas no substrato, podes sempre optar por plantas flutuantes, arranja alguns pés de (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] ou alguma Riccia e deixa-a a boiar, é uma boa ajuda para combater surtos de algas iniciais.

 

De resto não tenhas pressa em atafulhar isso de peixe.

 

PS:Se tiveres hipotese arranja um KIT de CO2 pressurizado.

 

 

1 Abraço

 

Boas

 

obrigado pelos comentários e pelas sugestões.

 

Quanto á cuba parece-me que não se está a dar muito bem pois está a perder muitas folhas, não sei se é normal ?

 

Eu gostava de ter um tapete compacto que não crescesse muito em altura e de folha pequena, sabem me dizer alguma outra espécie que tenha estas características?

 

 

Em relação à iluminação estou mesmo a pensar em retirar a tampa do aquário e construir uma calha à medida com 2*55W pll (já tenho o balastro e as lâmpadas) só me falta por as mãos à obra e fazer a estrutura em madeira.

 

Segui o teu conselho e coloquei umas plantas de crescimento rápido que tenho ali no meu aqua de 25L (nome: ambulia sessiliflora ) acho que é de crescimento rápido pelo menos ali no outro aqua estou sempre a corta-la.

 

Peixes não vou colocar para já.

 

Uma duvida que tenho é quantas horas de luz devo ter agora no inicio ?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha parvula é uma boa planta para tapetes sem grandes podas .

 

Sim também me parece ser uma boa opção obrigado pela dica.

 

A bomba de300l/h é insuficiente.

A planta da esquerda parece uma valisnéria spiralis.

Fertilização liquida? Sim.

 

Com uma Eheim Compact 1001 que dá até 600 l/h já seria suficiente certo ?

 

Qual a marca de fertilizante que recomendam?

 

Saudações

 

O teu aqua tem muito potencial. Também partilho da opinião do uso de Parvula.

 

Felicidades

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Toma só a atenção de a espalhar bem (ele deve vir em vasos quando, e se, a comprares), separa bem os vários pés ,pois desta forma terás mais uniformidade e velocidade na criação do tapete.

 

De resto não há muito a dizer.

 

Cresce pouco e é resistente.

 

E ainda por cima belissima ;)

 

Podes ainda misturar outras plantas pelo meio como por exemplo a tenellus que fica bem bonito.

 

Cumprimentos e boa sorte ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se fores mesmo optar por 2x55w podes manter a Cuba.

Se quiseres manter essa iluminação Tanto a Glosso como a Parvula são melhores opções.

Muito cuidado se fores alterar a bomba da Biobox. Se meteres uma bomba muito mais potente, o que te vai acontecer é que o reservatório de água onde a bomba está, pode esvaziar mais rapidamente do que enche e consequentemente vai ficar vazio e a bomba vai trabalhar em seco... E depois já se sabe... Isto pode especialmente acontecer quando as matérias filtrantes começam a ficar muito sujas. Acredita no que te digo porque falo por experiência própria.

 

A meu ver tens 2 opções:

 

Deixa o aquário e as plantas estabilizarem. Nessa altura, já não vais ter tanta necessidade de filtragem mecânica e podes encher a Biobox de cerâmicas sem esponjas ou lã de vidro, como a resistência à decantação da água é muito menor só com as cerâmicas, podes por uma bomba mais potente à vontade (sem exageros 600l/h parece-me bem).

 

Deixas como está e complementas com um filtro (externo, interno ou de cascata) ou com uma bomba de circulação Tipo Hydor Koralia se for só realmente circulação que necessitas.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes demais, obrigado por todas as vossas sugestões.

 

O que me esta a preocupar agora é o aparecimento de um fungo tipo algodão principalmente em volta do tronco.

 

Como podem ver na imagem seguinte.

 

algodo.gif

 

Se me souberem dizer do que se trata e o que devo fazer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso a volta do tronco é normal.

 

Um comedor de algas , caracóis , etc, tratam disso num instante :wink:

 

 

Ok obrigado

 

Já lá fui colocar duas neritinas que tinha no outro aquário. Agora é esperar que façam o seu trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha vês, num instante te desenrascas-te :D

Não sei se te consegues desenrascar. Esses troncos foram devidamente tratados? Os troncos "apanhados por nós" na natureza demoram 2 anos a serem completamente tratados para não criarem esses fungos que geralmente começam a matar peixes. Se tivesses discus já se tinham ido todos á vida. Aconselho a utilização de troncos redmoorwods que podes comprar nas lojas de aquariofilia, esses sim estão tratadissimos e não vão danificar os vivos nos aquarios.

Abraço Familia Serafim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Serafimfamily - Onde foste buscar essa ideia de um tronco demorar 2 anos a tratar? :D E onde foste buscar a ideia de que os fungos que os troncos criam matam os peixes?

 

Digo-te que 1 mês é mais do que suficiente para tratar troncos, eu normalmente até levo menos a tratar troncos de videira e até agora nunca tive problemas em usa-los em aquário e nunca me morreu nenhum peixe por causa disso.

 

E aposto contigo que se comprares um Redmoorwood ele também vai ficar com esses fungos inicialmente. Já tive um e ficou, aliás nunca vi nenhum tronco que não ganhe fungos inicialmente e já usei Videira, Carvalho, Redmoorwood, Maupani e Blackwood.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirmo o que o Mário disse.

 

Eu tenho um red moor wood no meu aquário e em 3 semanas ficou tratado.

ganhou fungos na primeira semana mas os caracois e uma chaestostoma thomasi deram conta do recado.

De vez em quando aparece algum tufo novo mas agora até os guppys lá vão dar umas bicadas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não é preocupante! Isso desaparece! Mete algumas plantas flutuantes e faz algumas TPA'S! Sobe um pouco a temp e aumenta um pouco o CO2! Desaparece de um dia para o outro!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Pois estou a gostar mesmo muito desse layout, e espero que consigas fazer esse teu tapete...

 

Coloca mais fotos para podermos ir acompanhado a evolução.

 

FORÇA, isso está a ficar um espectaculo!!! :D

 

Antonio Rodrigues

Editado por AntonioRod
155_135.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses fungos não são nada de preocupante apenas inestéticos só isso, com algumas aspirações e a própria fauna acaba por o eliminar.

 

Devias de replantar essa cuba em tufos mais pequenos e espalhados, pois já se nota a se querer desplantar do substrato.

 

E uma adição de umas pedrazitas para ajudar na composição desses troncos , não ponderaste ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se te consegues desenrascar. Esses troncos foram devidamente tratados? Os troncos "apanhados por nós" na natureza demoram 2 anos a serem completamente tratados para não criarem esses fungos que geralmente começam a matar peixes. Se tivesses discus já se tinham ido todos á vida. Aconselho a utilização de troncos redmoorwods que podes comprar nas lojas de aquariofilia, esses sim estão tratadissimos e não vão danificar os vivos nos aquarios.

 

Os últimos galhos de videira que entraram para o meu aquário sabes como os tratei?

 

Dentro de agua uns bons dias, arranquei a casca para nao tingir e depois de uns dias em agua foi microondas para esterilizar e aquario com eles.

 

Nunca me morreu peixe pelos troncos, e já vi o meu comedor de algas chinês engordar á pala deles :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito boa noite , gostaria de te perguntar se aconselhas esse areao caviar bege , nao suja nem solta muita poeira ? é bonito visualmente ? , era so isto muito obrigado e bom trabalho

 

Boas

 

Se passares por agua antes de o colocares no aquário não te vai soltar muita poeira, eu gosto do seu efeito visual.

 

O meu aqua só tem mais poeira em suspensão devido à areia de sílica.

 

Já agora alguém me dá alguma dica para acabar com a poeira em suspensão?

 

Cumps

Editado por Paulo.rod
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas

 

Se passares por agua antes de o colocares no aquário não te vai soltar muita poeira, eu gosto do seu efeito visual.

 

O meu aqua só tem mais poeira em suspensão devido à areia de sílica.

 

Já agora alguém me dá alguma dica para acabar com a poeira em suspensão?

 

Cumps

 

 

Olá Paulo,

 

E então já temos novas fotos?

 

AR

155_135.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.