Aquario malawi- 500€ no maximo. que faço?


knucles_forum

Recommended Posts

só mais 2 coisas:

 

1º eu nunca disse que a calha deveria ter 1,80m o que eu disse foi " UMA calha PARA um aqua de 1,80m

 

2º o que para ti pode ser barato , pra outra pessoa pode ser caro... incluindo a tal calha de 1,20m com 2 lampadas de que falas.

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

speeker: n precisas de te chatear :shock: , estava apenas a indicar ao knucles que não há necessidade de se preocupar com uma iluminação especifica para 180cm...não me tendo referido directamente a ti nem á tua frase. 8):lol:

 

Uma calha de 120cm, com 2 lâmpadas T8 brancas (ou 1 branca e 1 azul) é suficiente para iluminar um aquário.

Será agradável á vista? Ir-se-ão os peixes sentir bem? As plantas não gostam certamente... :)

Quanto a ser caro...paguei 30 euros pela minha, mais 1,5euros cada lampada. Saía mais barato se fosse DIY, mas dava muito trabalho... :)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a iluminaçao sera de 2x 150w com uma aqua-glo e uma azul( confesso que nao sei o nome), mas ele disse que realçava a cor dos peixes.

 

eu pensei no sump, mas ia sair mais caro e esta brincadeira ja nao vai sair nada barata.

 

quanto aos € para os peixes penso k nao vai haver problema pk vou adicionando aos poucos e queria começar com labidos amarelos (que nao sao assim tao caros) e so depois avançar para uns demasonis e uns Maylandia estherae--- o que acham? talvez ponha tb um elongatus com umas femeas.

 

o que me sugerem?obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

a iluminaçao sera de 2x 150w com uma aqua-glo e uma azul

 

Como vais fazer os 300W só com aqua-glo e uma actinica (a tal azul)?

A hagen só produz lampadas até 120cm - 40W.... :oops:

 

Vais colocar HQI com 2 lampadas T8 de 120cm?? :D

Isso é capaz de ser muita luz, para não falar do preço de 2 projectores hqi mais as lampadas... 8)8)

Se vais optar por 8 lampadas T8....também vai ficar um pouco caro!

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

knucles: isso ja me parece um bocado exagerado...

 

os mbunas sao peixes habituados a pouca luz... podes é investir em boa luz , mas nao em tantos watts...

 

eu aí metia uma calha de 1,20m com 2 lampadas: uma normal "daylight" e uma power-glo pra promover o crescimento das algas que os Mbunas tanto apreciam

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto aos € para os peixes penso k nao vai haver problema pk vou adicionando aos poucos e queria começar com labidos amarelos (que nao sao assim tao caros) e so depois avançar para uns demasonis e uns Maylandia estherae--- o que acham? talvez ponha tb um elongatus com umas femeas.

 

o que me sugerem?obrigado

180cm...

 

Os labidochomis caeruleus são baratos sim mas como são vendidos em juvenis é dificil saber se estás a comprar machos ou fêmeas :wink:.

Já os pseudotropheus demasoni... 10 a 12€ cada um.

Os maylandia... têm o problema comum a 90% dos mbunas vendidos em lojas... podem ser hibridos e não é facil distinguir machos de fêmeas :oops:

 

Para o teu aqua eu faria um ambiente misto. Uma parte de mbunas e uma área livre para um trio de aulonocaras.

Os aulonocaras quando adultos são lindos e fazem um contraste muito gracioso com os mbunas.

O problema pode ser a alimentação. Os aulonocaras são omnivoros e os mbunas predominantemente vegetarianos.

 

Outra coisa que não faria (foi um dos meus erros de iniciante) seria misturar pseudotropheus... ou são muito diferentes em cor uns dos outros ou então mantem-te por uma espécie unica de pseudotropheus. Se forem parecidos vais ter cruzamentos entre espécies e o resultado pode ser desagradável (más formações, peixes estéreis).

 

Antes de adquirires os peixes aconselho-te a pesquisar muito bem pelas lojas e pela net, para depois não comprares gato por lebre.

Os ciclideos do lago malawi são peixes complicados de distinguir e a maioria dos logistas têm-nos identificados pelos nomes "comerciais", algo tipo :

Super red, Zebra azul, Zebra, Azul Malawi, Amarelo Malawi,Ciclideo limão, Ciclideo abelha, etc...

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito...

 

Se lhe perguntares o que são limpa fundos ou limpa vidros já te deve saber dizer :oops:

É assim... e isto muito sinceramente:

- Ou tens plena confiança nessa pessoa e encomendas peixes sem os veres.

- Ou pegas no carro/comboio/etc e vais a Lisboa ou Porto comprar os peixes.

 

Infelizmente com os ciclideos africanos essa é a unica forma de evitares comprar gato por lebre.

Alternativamente podes sempre contactar a APC e tentar saber se algum dos sócios que more perto de ti não terás uns peixitos a mais que te queira vender.

Comprar africanos fora das lojas da especialidade de Lisboa ou Porto ou a um criador/sócio APC é um acto de fé... e dos bem grandes :wink:

 

É pena que estes peixes não sejam tratados ao nivel de outros apenas porque são mais agressivos e mais complicados de distinguir macho de fêmea.

Para os preços que muitos deles custam já mereciam um tratamento diferente.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os preços que muitos deles custam já mereciam um tratamento diferente.

 

Permite-me acrescentar a beleza nessa frase :wink: "Para a beleza que eles possuem e pelos preços que custam já mereciam um tratamento diferente." :D

 

Desculpa Darius, mas acho q não te importas que eu faça este comentário. :oops:

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e o problema e k ele mete num aqua de 100l 10 especies diferentes de ciclideos sem catalogar ou indicar os preços.........ou estudo muito bem as caracteristicas de cada peixe( tenciono faze-lo na mesma).....ou vou ao porto, tb nao vou comprar peixes assim tantas vezes

 

 

 

 

mas de facto, ele so vende guppys e platys!!!!!ah! e neons....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o verdadeiro "Ciclideo Malawi Sortido" e q me irrita profundamente :evil::evil::twisted:

 

Tenta comprar os peixes onde cataloguem bem as espécies, se precisares de vir ao Porto telefona primeiro para não vires ao engano. Eu pelo menos só mesmo em ultimo caso comprava peixes catalogados dessa forma. :(

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o verdadeiro "Ciclideo Malawi Sortido" e q me irrita profundamente  :evil:  :evil:  :twisted:  

 

Tenta comprar os peixes onde cataloguem bem as espécies, se precisares de vir ao Porto telefona primeiro para não vires ao engano. Eu pelo menos só mesmo em ultimo caso comprava peixes catalogados dessa forma. :(

 

Abraço,

Ciclideos "sortidos", "limão","abelha","super red",etc... se fossem só os sortidos estavamos bem.

 

Infelizmente nos africanos do malawi (não sei se tanganika também é assim por isso não falo) a dificuldade que existe em diferenciar as diversas variantes leva a que muitos optem pela solução mais simples, que é enfiar tudo dentro do aqua e pronto.

Comprei recentemente o aqualog dos Mbunas... só de maylandia zebra são imensas páginas com peixes de diversas cores e todos eles pertencentes à especie.

 

Se para comprar um peixe qualquer só temos que nos preocupar se parecem bem ou não, para se comprar um malawi temos que saber a espécie, o sexo e a população.

Se nem a espécie está muita vezes correctamente catalogada, quanto mais o sexo ou a população.

É pena que assim seja por cá... pelo que parece a malta que foi a vichy encontrou uma organização um bocado diferente.

Ainda temos muito que palmilhar.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O livro comprei-o no porto, no distribuidor da aqualog, uma loja na rua das oliveiras ali perto da camara municipal... se quiseres o nome manda MP :)

Custou-me perto de 60€ se não estou em erro.

Está em inglês e alemão (é bilingue), mas é só na parte descritiva onde se fala das espécies, da forma como foram catalogadas e dos problemas em torno do grupo pseudotropheus e maylandia.

 

De resto é fotos com fartura onde se mostra o bicho, o sexo, a população, tamanho máximo e outros factores como local do aqua que gostam,agressividade, dificuldade de tratamento, biotopo adequado.

 

Vale a pena quanto mais não seja para nos babarmos perante os exemplares lindissimos lá apresentados :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais