Novo Aquário - Ajuda


Recommended Posts

Boas

Sou novo por aqui, já vinha visitando o forum mas não estava registado pela simples razão que não tenho aquário. :)

Tive um em tempos mas era antigo e a precisar de manutenção, por isso quando mudei de casa dei-o.

Por isso não sou aquilo a que se pode chamar um ignorante na matéria, mas estou muitissimo longe de poder ser chamado aquarófilo, digamos que sou um "curioso" :)

 

Estou a pensar em comprar um novo (ou usado) com 100 ou 120 cm de comprimento. Além do aspecto decorativo e ludico o aquário servirá para incutir no meu miudito de 5 anos ideais de respeito pelo equilibrio natural e ecológico.

O problema é a limitação orçamental, penso que comum a todos, né?

 

Por isso o meu post vai no sentido de obter ideias para recomeçar de uma forma simples e económicamente acessível.

Plantas, peixes e dicas de decoração.

 

Se alguem tiver por aí fotos que sirvam de exemplo são bem-vindas

 

Desde já obrigado ao que responderem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá jokofar

 

Antes de mais em nome da equipa de Moderação gostaria de te dar as boas vindas ao Fórum!

 

Partindo do principio que tens em mente a montagem de um aquário de água doce irei mudar este tópico para o sub-fórum Equipamentos e Manutenção.

 

Quanto à questão propriamente dita, penso que é de todo valor podermos providenciar as crianças de uma consciência ecológica tão cedo quanto possível...e se ele puder ajudar na manutenção tanto melhor. Um dos últimos relatórios da APA (Associação Psicologos Americanos) refere inclusivé que a aquariofilia ajuda bastante as crianças no desenvolvimento no que respeita ao raciocionio abstracto (essencial para as matemáticas p.ex).

 

Uma forma económica de começares é dares uma vista de olhos pelo sub-fórum de particulares uma vez que aí encontrarás n aquários à venda com e sem equipamento e geralmente em bom estado e a bons preços.

 

Boa Sorte

 

Cumps

 

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Partindo do principio que tens em mente a montagem de um aquário de água doce irei mudar este tópico para o sub-fórum Equipamentos e Manutenção.

:)

Alem de ter colocado no lugar errado esqueci-me de referir o tipo de aquario.

É de facto um aquário comunitário de agua doce o que pretendo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A forma mais barata de comprar aquário (novo) é um Kit vendidos pela AquaPor. Eles incluem tudo o que é preciso para se iniciar apesar de por exemplo as lâmpadas de pouco servirem se se quiser manter um número razoável de peixes e plantas todos de boa saúde. eles trazem filtro, iluminação, papel decorativo, comida, fertilizantes, termostato, termómetro, etc. Resta o areão. Uma solução barata é areia:-)

 

 

Os aquários usados também servem, claro.

 

Espero ter ajudado

 

Puer

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para começar vai ser mesmo usado, a menos q o homem o venda até sabado (isto se convencer a mulher :twisted: ) o miudo anda a perguntar qd chega o aquário

 

Areia ou areão é de borla (ou qs) num estaleiro de construção, troncos tou a pensar em ir ao mato arranjar umas raizes... não sei se será boa ideia, digam algo.

 

Assim só vou precisar de comprar umas plantinhas e montar o aquário. Aos poucos vai sendo habitado :wink:

 

Já agora...

Estou a pensar em colocar o aquário como "biombo" logo na entrada da porta de casa. A questão é que o móveis me parecem um pouco baixos e o aquário ficará um pouco perdido.

Como o usado trás movel e não quero estar a gastar muito guito, vou aproveitar. Mas no sitio que quero o aquário é sitio de passagem e pode vir a ser necessário "dar um jeito" e deslocar o aquário para uma eventual passagem de objectos de grande dimensão (tipo móveis), estava a pensar em colocar umas rodas no móvel, que alem de ajudarem a subir o aquário facilitam, e muito, um "chega pra lá" momentaneo.

Será possível adapatar umas rodas aqueles moveis foleiros que se vendem nos kits?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areia ou areão é de borla (ou qs) num estaleiro de construção
Não te esqueças de a lavar muito mas muito bem... essa areia terá de certeza muito lixo e alguns quimicos que não vais querer dentro do aqua de certeza.

 

troncos tou a pensar em ir ao mato arranjar umas raizes... não sei se será boa ideia, digam algo.

Não é boa ideia. Os troncos no mato estão verdes e resinosos. Talvez fosse melhor recolheres um tronco num braço de rio, assim aproveitas e trazes areia tambem :twisted:

 

Mas no sitio que quero o aquário é sitio de passagem e pode vir a ser necessário "dar um jeito" e deslocar o aquário para uma eventual passagem de objectos de grande dimensão (tipo móveis), estava a pensar em colocar umas rodas no móvel, que alem de ajudarem a subir o aquário facilitam, e muito, um "chega pra lá" momentaneo.

Será possível adapatar umas rodas aqueles moveis foleiros que se vendem nos kits?

Péssima ideia quanto a mim... por dois motivos principais:

1- Rodas num móvel com mais de 100Kg de peso em cima e com uma criança pequena e curiosa em casa? Tens mesmo a certeza que queres isto???

2- Movimentar um aqua de mais de 100KG não será muito bom para a integridade do vidro e os peixes são capazes de stressar um pouco. Ter o aqua num sitio de passagem a baixa altura vai deixar os peixes demasiado stressados.

Os aquas devem-se colocar em sitios calmos, onde os peixes não estejam constantemente a ser sobressaltados com pessoas a passar. Além disso há sempre o risco de passares com alguma coisa e dares uma pancada seca no vidro que o parta... pensa bem a posição do aqua mas não o coloques em zona onde possa estorvar ou levar pancadas secas porque 100L de água na sala não é muito bom :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será possível adapatar umas rodas aqueles moveis foleiros que se vendem nos kits?

 

É possivel que possas fazer isso...mas com filhote de 5 anos acho que essas rodas devem ter travamentos e ele não lhe conseguir mexer,pois curiosos como são as crianças o travamento é extremamente necessario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será possível adapatar umas rodas aqueles moveis foleiros que se vendem nos kits?

 

É possivel que possas fazer isso...mas com filhote de 5 anos acho que essas rodas devem ter travamentos e ele não lhe conseguir mexer' date='pois curiosos como são as crianças o travamento é extremamente necessario.[/quote']

Entretanto lembrei-me é que o móvel ficará muito menos resistente porque os pontos de contacto com o solo diminuiram, alem disso, sabendo que o material é fracote não será fácil aplicar as rodas sem correr risco de uma delas ceder devido ao peso e assim acabar por estragar tudo, aquário e sala.

Por esta e as razões que o Darius apresentou, acho que é melhor não "inventar" o colocar o aquário noutro local.

Quem sabe, talvez mais tarde construir um "aquo-biombo" de raiz com melhor resistencia que os kits da loja.

 

Obrigado pela ajuda que têm dado. Continuo a aceitar sugestões :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:( :D :wink:8)

 

Então é assim, a mulher lixou-me o esquema (por enquanto).

Como disse algures por aí no forum, com a mudança de casa aparecem sempre uns móveis bonitos para ali, uns tapetes para acolá, outra bujiganga para acolí e por aí adiante... :roll:

por isso já me deu cabo do orçamento para o aquário novo :(:!:

 

Tenho encostado um outro "micro" aquário de 40cm (acho), que normalmente usava como recurso na manutenção do tal que dei. Chegou a servir de maternidade tb (sem grande sucesso, diga-se)

 

O que eu pretendia saber é se vale a pena o esforço de montar um aquário de 20l com peixes tropicais, ou se é melhor esquecer o assunto.

Que dizem, vale o esfroço de manutenção?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oix!

se queres mesmo que te diga eu acho que não, vais gastar dinheiro no equipamento, peixes, etc. apesar que já vi bonitos aquarios pequeninos, mas eram na sua maioria plantados. num aquario dessas dimensões podes por caracois e camarões

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha modesta opinião, acho de podes ter um aquário independentemente do tamanho, principalmente se já o prometes-te ao “júnior” :idea: . Se não queres gastar muito dinheiro, opta por peixes de água fria, são também muito bonitos e não irão exigir tanto de material como os de água quente. Se queres ter um de água quente, começa então devagar: poucos peixes, principalmente (mais vale poucos e felizes do que muitos e a morrerem). É possível ter uma pequena planta mas não te esqueças de que para isso terás que ter uma série de coisas (suporte para luz, lâmpadas e substrato rico, etc.). Se o orçamento é muito reduzido, porque não uma pequena planta de plástico, é feio, concordo, mas que não seja um impedimento para não teres um aquário. Eu comecei com muito pouco e ainda estou com muito pouco mas não desisti. Por último porque não um aquário para um Betta :lol: . São peixes fantásticos e muito bonitos. Lê bastante e procura, existe sempre uma hipótese de se ter um aquário. Boa sorte e fiquem todos bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, chegou o domingo de manhã e lá fui com o miudo à loja de animais.

Cheguei a uma brilhante conclusão (q por acaos já referiram atrás)

 

Fica quase tão caro montar um aquário de 15L como um de 80. :shock:

Para os iniciantes como eu (preços aproximados pois já não me lembro dos centimos todos):

- Filtro pequenucho - 13.5€

- Termoestato - 15€

- Termometro - 2,5€

- Teste PH - 5,5€ (só o teste, não valia apena estar a comprar "correctivos" sem saber o que iria precisar)

- Tronco madeira 4,25 (lá me convenceram a não ir à mata)

- 5Kg de areão 2,5€

- tubo e niquices 2€

 

Não comprei plantas pq a calha tem o transformador avariado (estou à procura de 1 e não está fácil -8 a 20W- Alguem arranja? ). Não valia a pena condenar as plantas antes de lá ter luz.

por isso ainda me faltam gastar:

- Lampada 8 €

- Transformador ???

- Outros testes básicos 15€

- Plantas e peixes.

 

A brincadeira ficará pertos dos 100€.

Chego à copnclusão que se tivesse comprado um kit foleiro da aquapor teria gasto pouco mais por um aquário novo e pelo menos um pouco maior.

 

O que está feito tá feito. É seguir em frente 8)

 

Medi o PH logo ao colocar a agua - 6.0

Não liguei importancia nenhuma, pois tem o tronco e o filtro a começar a funcionar. vou esperar mais uns tempos para ver como param as modas.

 

O facto de montar o aquário assim tão pequeno tem um segundo objectivo... preparar a entrada do grande :):)

Sei perfeitamente q é mais dificil de manter e tudo isso... assim tenho desculpa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

 

Já compras pequeno para preparar terreno... és terrivel.

Se a tua senhora se entusiasma e vem aqui ler o forum e descobre a tua "avaria" estás feito :shock:

 

Bom olha, vais ter sem duvida alguns problemecas por ele ser pequenito mas nada que não se ultrapasse.

Cuidado é com o tronco e um ph de 6... já começa a ser baixito para algumas espécies e se baixa mais vai ser complicado.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL  

 

Já compras pequeno para preparar terreno... és terrivel.  

Se a tua senhora se entusiasma e vem aqui ler o forum e descobre a tua "avaria" estás feito :oops:

Ela tb gosta de aquários, apenas tem outras prioridades 8)

Até tem ajudado (mais apoio moral) a preparar este, a questão é que tt se lhe dá ter 15 ou 150 litros :?

 

Bom olha, vais ter sem duvida alguns problemecas por ele ser pequenito mas nada que não se ultrapasse.  

Cuidado é com o tronco e um ph de 6... já começa a ser baixito para algumas espécies e se baixa mais vai ser complicado.

Já começaram a aparecer os problemazitos:

- O PH baixa, baixa, baixa... reconheço que não tenho tido muito cuidado com a decoração.

Neste momento tenho por lá:

- tronco madeira

- Cortiça a "disfarçar" o filtro

- 1 planta "Latifolia"

 

Vou ver se coloco aqui uma foto para receber críticas e sugestões

 

Com isto tudo e tentando manter o tronco e a cortiça para o aqua não ficar "nu", que posso fazer no sentido de subir o PH naturalmente?

 

-----------

EDIT FOTOS :lol:

----------

 

O filtro

PICT0072.jpg

 

Aspecto geral c/ filtro escondido

PICT0071.jpg

 

A calha que lá existia tinha o alabastro queimado, não consegui igual.

Entretanto comprei uma "mini" de 8W e já acabei de a adaptar, amanhã ou depois a luz provisória será substituida 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.