duvidas sobre mudas de agua aos discus


Recommended Posts

boas

 

tenho um aquario 120/50/60 360L com 6 discus,6 corys,5 ottos,e um cardome de 50 cardinais

 

tenho feito mudas de agua de 80L de 2 em 2 semanas, mas ca em casa n chegamos a um consenso e n sabemos se havemos de mudar 80L todas as semanas ou se so de 2 em 2, pois temos medo que com tanto peixe a agua fique saturada de proteina rapidamente.claro que de 2 em 2 era mt melhor n so pelo trabalho, mas tb, pelo gasto de produtos que obviamente tenho que administrar na agua para anular o cloro e os metais pesados e tb para estabilisar o PH em 6.0

 

acham que deva fazer todas as semanas ou de 2 em 2 esta bom?

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

podes colocar o setup do aquário? Nã orecisa ser muito detalhado, basta fazeres referencia ao sistema de filtragem, parametros de água e plantas. Sou da opinião que quanto mais mudanças de água se fizer melhor. No entanto, se os parâmetros estiverem estabilizados e dentro do ideal, entºao podes diminuir a frequencia das TPA´s...

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os setup e:

fauna:ja referi no topico anterior

flora:

6 pes de cabonba ainda em crescimento

1 equenodoro amazone

2 valisnerias

 

amonia-0

nitritos-0

nitratos 0,5

fosfatos-0

gh-2

kh-1/2

ph-6.0

 

os valores tem se mantido sp assim

mas com tanto peixe a agua n ficara saturada de proteina de uma semana para a outra?

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá five,

 

sinceramente acho que deves fazer mudanças de água semanais com os valores que apresentas. Coloca mais umas vallisnereas e umas annubias.

 

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Discus = TPA´s - opta pelas trocas semanais, no mínimo.

 

Gosto dessa combinação de espécies.

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

caro colega aquariofilista tenho um aquario amazónico com discus, coridoras, botias e muitos mais. desde que instalei o aquario tenho feito trocas parcias de àgua todas as semanas cerca de 25%. ainda não tive problemas com os discus. a temperatura tem que ser bem elevada sempre 30º, aquando algum problema sobe a temperatura para os 32-33º para dificultar a evolução da doença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas pessoal. Quanto às trocas de água vou começar a fazê-las no meu áqua amazónico que ainda está em formação (muito poucos peixes e algumas plantas) e estou a pensar em trocar 25% (100 litros) todas as semanas com água directamente do el cano e depois então adicionar o removedor de cloro, o que acham?!?

 

 

Cumps.

 

Zé.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

estou a pensar em trocar 25% (100 litros) todas as semanas com água directamente do el cano e depois então adicionar o removedor de cloro, o que acham?!?

Se tiveres como a preparar antes de a colocar no aquário melhor.

 

Eu uso água directa da torneira ("temperada a olho") á bastante tempo e nunca tive problemas. Deixei de usar anti-cloro e afins pois arruinava-me a carteira. :D

 

Se deixares o aquário aberto durante algumas horas e aumentares a movimentação na superfície da água o cloro acaba por evaporar.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso Nunomiguel... "remexer" a água é o ideal e para isso põe-se uma bomba de ar a funcionar praticamente à superficie durante umas horitas e voilá. Já tenho ouvido e lido muito sobre a água de muda e vou optar pela água da torneira porque não tenho um sitio que seja prático para guardar 100 litros de água... a ver vamos.

 

 

Abraço.

 

Zé.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém é certificares que a água do aquário mantém os mesmos parâmetros da água da torneira (pH principalmente. Isto claro se usares CO2 ou turfa, por exemplo). O choque osmótico pode ser grande e os peixes podem ter problemas.

Deves colocar a água +/- á temperatura da do aquário. Normalmente os peixes toleram bem uma descida/subida de temperatura. Não deve ser é exagerada.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mas se pomos a água em repouso (eu por exemplo ponho em dois jerry-cans de 25 lts cada) com uma pedra difusora para movimentar a água e o cloro evaporar mais rápidamente, como é que se consegue por a água dentro do aquário à mesma temperatura deste. É que eu tenho a água do aquário a 30º. Será que não há problema em colocar a água nova à temperatura ambiente para dentro do aquário?? É que no meu caso são logo 50 litros num aquário de aprox. 300 litros!

 

O que acham??

 

Abraços,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o mais fácil é meteres um termostato dentro do jerican para te aquecer a água, é claro que os peixes sentem a diferença, se tens a agua a 30º no aquário, e digamos que a temperatura ambiente deverá andar nos 22º, sao 8º de diferença.....

 

:)

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.