Sparus

Membro
  • #Conteúdo

    51
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre Sparus

  • Aniversário 07/06/1972

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Localização
    Linda-a-Velha / Lisboa

Sparus's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Sparus

    NewBorn

    Viva Diogo. É isso mesmo, deixá-las ganhar volume para depois começar a dar alguma forma ao layout através das podas. Obrigado pelo elogio. Em relação ao cruzamento entre camarões tens razão mas é algo que em nada me preocupa. Eles que se orientem! Abraço, João
  2. Sparus

    1,5 Lt de harmonia...

    Viva! E porque não sou capaz de estar parado, aqui fica esta pequena experiência. Desculpem a má qualidade das fotos mas não consigo melhor. Aqua> 8,5x8,5x23 – Aprox. 1,5 lts. Iluminação> Halogéneo - 20 watt – 12 v - 7 horas/dia. Substrato > Areia. Hardscape> Galhos. Flora> Fissidens fontanus, Vesicularia reticulata, Anubias nana " Petit". Cumprimentos, João
  3. Sparus

    NewBorn

    Muito obrigado! Sim, é feito de vidros colados mas o vidro é Extra Claro e tem uma colagem sem excessos (colagem de topos com silicone transparente). É um pouco mais caro mas na minha opinião vale a diferença! Para além do preço, há outra desvantagem, tem de se ter muito cuidado com os riscos pois notam-se mais do que no vidro normal. Cumprimentos, João
  4. Sparus

    NewBorn

    Viva, Depois de algumas alterações venho partilhar o novo layout deste pequeno e embrionário projecto. Volto a pedir desculpa pela qualidade das fotografias. Setup: Nome do aqua> NewBorn Aqua> 36x22x26 – Aprox. 20 lts. Aquecimento> Fluval 100 watt´s. Filtragem> Hagen Aquaclear 20. Iluminação> PL-L 24 watt 6500 k - 8 horas/dia. CO2> Garrafa de 0,5kg. Manómetros. Anti-retorno, conta e difusor Blau. Substrato (De baixo para cima)> Elos Terra Zero. ADA Aquasoil Malaya. Fertilizantes> Tropica Plant Nutrition+; Elos K40; Seachem Iron. Hardscape> Pedras da Praia do Abano. Fauna>Iriatherina werneri, Otocinclus “negro”. Invertebrados> Caridina cf. cantonensis 'Bee', Caridina babaulti var. Malaya, Caridina babaulti var. Stripes, Neocaridina heteropoda var. Yellow. Flora> Ludwigia arcuata, Rotala wallichii, Rotala sp. green, Micranthemum umbrosum, Fissidens fontanus, Eleocharis parvula, Hemianthus callitrichoides ''Cuba''. E agora, resta deixá-lo evoluir. Vou actualizando. Cumprimentos, João
  5. Viva André! Mesmo não sendo a minha vertente de eleição não posso deixar de elogiar a qualidade do tópico. Como sempre a primazia pelo estudo, ponderação, preparação e concepção de um projecto de qualidade. Algo, a que já há muito nos habituaste! Espero que este lado do hobbie te satisfaça tanto ou mais que outros onde vingas. O Reef está simplesmente delicioso! Bom trabalho. Muitos parabéns! Abraço, João
  6. Sparus

    Miosotis

    Viva Ricardo, Depois do que já li, pouco há a dizer mas não posso deixar de elogiar o excelente layout, luminosidade e côr. Irradia saúde e equilibrio. Bom trabalho!
  7. Sparus

    NewBorn

    Viva, Obrigado por todos os elogios. É verdade Ricardo. Estás a reconhecer bem a umbrosum e a sp green. E em que maravilhoso estado se encontravam quando as plantei. Muito saudáveis. Tens razão na observação que fazes em relação aos tamanhos distintos das folhas mas eu queria muito arrancar com este projecto e como tal cingi-me um pouco à flora disponível. Era importante que nesta fase inicial tivesse muitas plantas para me consumirem os nutrientes do substrato fértil. Não me apetece nada começar já em guerra com algas :/ Sem grande preocupação com factor estético avancei. Claro que me vou preocupar com o mesmo mas primeiro preciso que haja um desenvolvimento salutar do aquário e dos meus conhecimentos. No que diz respeito à Ludwigia penso que seja mesmo a arcuata, ou pelo menos foi-me oferecida como tal! Volto a agradecer todos os comentários e críticas construtivas Vou actualizando.
  8. Sparus

    NewBorn

    Boas, Após muito tempo afastado da Aquariofilia venho partilhar o meu mais recente projecto. Depois de fazer alguma pesquisa aqui no Forum dei-me conta que estou um pouco desactualizado principalmente no que diz respeito a técnicas e equipamentos (há muita coisa nova no mercado). De qualquer forma atirei-me de cabeça e montei um pequeno plantado (Nasceu há 4 dias). Conto assim, com as vossas opiniões e sugestões. Obrigado. Setup Nome> NewBorn Aqua> 36x22x26 Aquecimento> Fluval 100 watt´s Filtragem> Hagen Aquaclear 20 Iluminação> PL-L 24 watt 6500 k - 10 horas/dia CO2> Garrafa de 0,5kg. Manómetros. Anti-retorno, conta e difusor Blau. Substrato (De baixo para cima)> Elos Terra Zero. ADA Aquasoil Amazonia Fertilizantes> Só daqui a algum tempo (quando começar a notar carências) Hardscape> Basalto e tronco de outra montagem. Fauna> Ainda não. Invertebrados> Ainda não. Flora> Ludwigia arcuata, Rotala wallichii, Rotala sp. green, Micranthemum umbrosum, Anubias barteri var. nana, Microsorum pteropus 'Windeløv', Taxiphyllum barbieri (Vesicularia), Eleocharis parvula, Hemianthus callitrichoides ''Cuba''. TPA´s de 10 litros todas as semanas; CO2 – Uma bolha por segundo (aproximadamente). Peço desculpa pela fotos mas o telemóvel não dá mais!
  9. Boas, Eu quando as minhas morrem, passo-as por sal e piripiri e acompanham uma "mine" bem fresquinha! Essa é que é essa amigo Tiago...
  10. Boas, Gostaria de saber quais os difusores de co2 mais eficientes para sistemas pressurizados. Isto porque, no meu aquário de 300 lts comunitário uso um da RedSea que tem cerâmica e é conta bolhas também, mas de dois em dois dias tenho de limpar a cerâmica pois os detritos que nela se acumulam tornam as bolhas grossas, não dissolvendo bem o co2. Assim, e como vou montar um aquário de 60 lts com co2 pressurizado também, gostava de ler algumas opiniões. Obrigado.
  11. Boas, Obrigado pela resposta. E com a parte mais macia saiem bem as green spot? Com a parte verde sei que saiem que é uma maravilha! Mas também penso que deve riscar. A mim garantiram-me a pés juntos que com a parte verde não risca, mas eu custa-me a acreditar. Acho que a longo prazo risca. Bem, tenho de experimentar com a parte mais macia.
  12. Boas, Gostaria de saber quais as técnicas mais eficazes para limpeza dos vidros interiores do aquário, sem riscar. A malta da aquariofilia com quem tenho falado diz que o melhor é a tradicional lâmina. Mas já me têm dito, nomeadamente vidraceiros, que mais rápido e eficaz é o comum esfregão da loiça (sem nunca ter tocado em detergente,claro) com a parte mais agressiva, a verde. Será que a esponja (verde) da loiça não risca mesmo??? Alguém tem experiência nesta matéria?
  13. Boas, Li algures que os tubos de silicone, habitualmente utilizados na difusão de co2, com o tempo começam a secar, endurecer e acabam por se deteriorar ao ponto de se romperem. Assim, e como estou a montar um sistema pressurizado, gostava de saber qual o tipo de tubo mais aconselhado para este fim. Obrigado.
  14. Boas, Gostaria de adquirir um sistema pressurizado de co2 pois os caseiros que uso actualmente são muito irregulares. Assim, gostava de saber que sistema me aconselham baseado na vossa experiência. Isto porque já andei a pesquisar e existem inúmeras marcas e diferentes tipos de soluções. O meu aquário é de 300 litros e está densamente plantado. Muito obrigado.
  15. Boas Ricardo, Na minha opinião ficas melhor servido com a calha (1,50mts) pois as HQIs fazem muito calor e penso que, após algumas opiniões que li, as lâmpadas fluorescentes são mais adequadas para plantados. Mas o melhor é esperares por opiniões de malta mais experiente. O que te posso adiantar é que adquiri uma calha ao amigo Rui (ramirezi) e estou muito contente com a mesma.