O meu inicio - Ainda com muitas duvidas!


k2o3

Recommended Posts

Boa noite, iniciei-me há uma semana no mundo(fascinante) da aquariofilia, o pouco que sei foi o que li aqui no forum e alguns livros que adquiri durante esta semana, ainda estou muito muito "verde" por isso conto com a vossa ajuda.

Sábado estava a pensar colocar lá os primeiros hóspedes do meu aquario, uns Guppies e uns Escalares, se estiver tudo em ordem até lá.

 

SETUP

 

Data de inicio de montagem: 07/11/2009

 

Aquario 100x30x40

Filtragem JBL CristalProfi 120

Aquecimento Hydromatic T200 e T50

Bomba de ar AquaPor Ac-9602

Calha AquaPor de 1 metro

Sistema de co2 aquaGro

 

 

Temperatura actual: 27.5º

Ph: 7.5

Gh:5º

 

Flora:

-Vallisneria Spiralis "Tiger"

-Microsorum Pteropus "Narrow"

-Limnophila Sessiliflora

-Elodea

 

Fauna :

7 Escalares (quero trocar 3 deles, porque são muitos)

7 Guppies

2 Viúvas coloridas

1 SAE

1 Plecostomus

1 Platy (o macho morreu)

2 Bettas

 

 

 

Fotos:

 

Actualização 21 Dez 09

 

 

aqua21dez09.jpg

 

 

Agora com um calha da aquaPor de 1 metro e sistema de co2 da aquaGro.

 

 

 

Actual

 

f4cdbdba7a.jpg

 

 

Inicio 07/11/09

 

img2252a.jpg

 

img2259a.jpg

 

 

Actualização 16/11/09

 

fundopreto.jpg

 

escalarw.jpg

 

 

Actualização 19/11/09

 

f4cdbdba7a.jpg

 

 

Sugestões, idéias e conselhos são todos bem vindos.

 

 

Cumprimentos

Pedro Conceição

Editado por k2o3

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 62
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Não esta mau para iniciante. Eu pessoalmente acho que podias comprar mais plantas e tirar esse papel de fundo e obtar por uma cor lisa do tipo preto- realça mais as plantas ou azul que tambem fica giro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado pela ideia, devo mesmo optar por um fundo preto. Que algas devo comprar??? Posso adicionar algas com os peixes lá dentros???

 

Cumprimentos

Pedro Conceição

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguem me pode dar umas dicas???

 

O meu aqua recebeu hoje os primeiros peixes são 7 Escalares, desde a hora de almoço que lá estão e parecem estar de boa saude.

Que peixes aconselham que lá meta depois deste???

 

Abraço

Pedro

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola ,apesar de o teu aquário ter 1 metro não te esqueças que os escalares crescem muito não sei se os compraste ainda pequenos mas se sim fizeste bem que é para eles se adaptarem com as outras espécies desde pequenos

 

alguns peixes que podes comprar podem ser neons que dão muita vida ao aquário mas tenta não os comprares muito pequenos pois os escalares mesmo não fazendo mal os neons cabem dentro da boca deles se forem muito pequenos .

 

podes comprar uma colisa que são muito bonitos podes comprar guppys ( atenção que eles reproduzem-se imenso ) combem comprares um limpa fundos é essencial para o teu aquário visto que limpa a sujidade que se deposita no fundo.

 

podes comprar tambem bettas os machos são mais bonitos mas não metas mais de que um macho num aqua porque na época de acasalamento eles lutam e chegam a rasgar as barbatanas por isso mete 1 macho e várias femeas

 

depois tenta tambem não lotar o teu aquário pois os peixes na geralidade é 1 cm de peixe por cada litro de água mas atenção que isto não é para todos

 

não te esqueças que os peixes gostam de citios onde se esconderem mas tambem precisam de espasso para nadar .

 

 

 

 

Boa sorte com o teu aqua

 

 

cump. jusi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jusi muito obrigado pela tua resposta, os escalares são pequenos, o maior tem cerca de 2/3 cms.

Agradeço imenso as dicas, vou te-las em atenção. :)

 

Amanha vou comprar mais alguns peixitos, para dar mais vida ao aqua.

 

 

Abraço

Pedro

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ! Desde ja aconselho-te a leres um pouco mais sobre plantas (fertilizaçao, iluminaçao, etc)

 

Aconselhava-te a comprar um tronco e alguns xistos para encher mais o aquario ..

Concordo com pores um papel de fundo preto ou azul escuros (experimenta um saco do lixo pretos qe às vezes andam por casa)...

Quanto às plantas, ha varios membros no forum qe vendem, fazem packs e mandam por correio mto em conta ...

Tinha um amigo qe fazia um molho de plantas qe dava pra encher o aquario e ficava entre 5-10€

Não tenhas pressa em colocar peixes, pq podes ter algumas desilusoes... Coloca poucos de cada vez e em vez de optares por neos, vê os tetras cardinais, qe sao identicos, mas maiores :thumbup3:

[btw os bambus ficam horriveis num aquario, mas gostos sao gostos, é apenas uma opiniao]

 

Boa sorte !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também te aconselho a tirar a Cana/milho que tens no meio do aquário... Em breve morrerá submersa e entrará em decomposição...

Também te vou dizer que arranjes uma calha que abarque a totalidade do comprimento do teu tanque, com 0.5Watts por litro, ou mais...De preferencia mais! Podes também reduzir a luz dissipada/perdida e duplicar a quantidade de luz que mandas para o teu tanque com o uso de calhas com reflector integrado, ou então isolamento do interior da calha com fita de aluminio adesiva.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelos vossos conselhos Andre19 e Gervas, vou retira-las já, só as comprei por causa do preço :animal_fish: .

 

Alguem me pode indicar um sitio para comprar a calha com um preço em conta???

 

Abraço e obrigado pelos vossos comentários.

Editado por k2o3

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aí nao vou puder ajudar, nao é a minha especialidade (se é qe tenho alguma), mas sempre podes procurar nos classificados do forum ... Ha sempre membros qe se qerem "livrar" deste maravilhoso mundo da aquariofilia e têm à venda a autenticas pechinchas . Tambem podes fazer um post nas procuras e pedes o qe pretendes :P

 

Reparei agora nas fotos qe encheste mto pouco o aqua .. Pretendes deixá-lo assim ?

Normalmente ficam bonitos cheinhos (1/2cm da superficia com a agua) .

 

abraço ^^ Fiqei com vontade de acompanhar o teu aquário e acho qe vou fazê-lo . :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

começas-te com o pé esquerdo, ou seja colocas-te peixes antes de terminar de ciclar o aquario, em vez de 1 ou dois colocas-te 7 e ainda por cima peixes que atingem facilmente os 20 cm, aoncelho-te a não colocares mais e teres atenção aos niveis de amonia visto não teres completado o ciclo, aconcelho-te tambem a encheres mais o aquario até ficar 1 dedo e meio do fim do vidro sempre ficas com mais uns litritos.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aí nao vou puder ajudar, nao é a minha especialidade (se é qe tenho alguma), mas sempre podes procurar nos classificados do forum ... Ha sempre membros qe se qerem "livrar" deste maravilhoso mundo da aquariofilia e têm à venda a autenticas pechinchas . Tambem podes fazer um post nas procuras e pedes o qe pretendes :P

 

Reparei agora nas fotos qe encheste mto pouco o aqua .. Pretendes deixá-lo assim ?

Normalmente ficam bonitos cheinhos (1/2cm da superficia com a agua) .

 

abraço ^^ Fiqei com vontade de acompanhar o teu aquário e acho qe vou fazê-lo . :lol:

 

Mais uma vez obrigado pelos teus conselhos André , vou estar atento aos classificados.

 

Já o enchi, mesmo assim ficou a cerca de 5 cms do topo, depois adiciono mais agua. :priere:

 

Abraço

Editado por k2o3

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

começas-te com o pé esquerdo, ou seja colocas-te peixes antes de terminar de ciclar o aquario, em vez de 1 ou dois colocas-te 7 e ainda por cima peixes que atingem facilmente os 20 cm, aoncelho-te a não colocares mais e teres atenção aos niveis de amonia visto não teres completado o ciclo, aconcelho-te tambem a encheres mais o aquario até ficar 1 dedo e meio do fim do vidro sempre ficas com mais uns litritos.

 

Nas lojas que frequento, disseram me para deixar o aqua a trabalhar sem peixes durente uma semana, assim foi, montei e liguei, 7 dias depois coloquei os primeiros peixes (sei que fiz mal em comprar logo 7 escalares), mas como tambem ninguem foi capaz de me dizer que estava a meter as patas, fui em frente. Agora estou arrependido de ter trazido logo 7 , de qualquer modo posso troca-los e é o que vou fazer, apenas vou ficar com dois.

 

Já agora porque peixes devo trocar?? Quando os trocar.

 

Abraço e

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas lojas que frequento, disseram me para deixar o aqua a trabalhar sem peixes durente uma semana, assim foi, montei e liguei, 7 dias depois coloquei os primeiros peixes (sei que fiz mal em comprar logo 7 escalares), mas como tambem ninguem foi capaz de me dizer que estava a meter as patas, fui em frente. Agora estou arrependido de ter trazido logo 7 , de qualquer modo posso troca-los e é o que vou fazer, apenas vou ficar com dois.

 

Já agora porque peixes devo trocar?? Quando os trocar.

 

Abraço e

 

Podes ficar com três escalares na boa, eles têm espaço para se adaptarem, se te trocarem os escalares na loja, tenta trazer uma boa equipa de limpeza, por exemplo, 5 otocintus, 5 corydoras e uns 2 chineese algae eater (CAE), depois dependendo do que queres podes fazer um cardume ou podes optar por outros peixes, mas sempre com introduções espaçadas no tempo por causa da adaptação das bactérias a mais matéria orgânica.

 

Um abraço

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ficar com três escalares na boa, eles têm espaço para se adaptarem, se te trocarem os escalares na loja, tenta trazer uma boa equipa de limpeza, por exemplo, 5 otocintus, 5 corydoras e uns 2 chineese algae eater (CAE), depois dependendo do que queres podes fazer um cardume ou podes optar por outros peixes, mas sempre com introduções espaçadas no tempo por causa da adaptação das bactérias a mais matéria orgânica.

 

Um abraço

 

Eu gosto bastante dos Neons, guppies, Bettas, todos os peixes que tenham cores vivas para darem vida ao aqua, não virei a ter problemas com os Escalares quando estes forem adultos??? Pelo que li aqui só não comem os peixes mais pequenotes se não poderem.

 

Muito obrigado pela seu conselho stroops .

 

Abraço

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha experiência com escalares guppies e neons não é muito boa, porque os neons sao muito pequenos e os escalares aproveitam-nos tipo petiscos, os guppies com aquelas barbatanas fantásticas tb são um chamariz para as bocas dos escalares, no entanto pode ser que como os estás a por pequeninos eles se habituem!!

 

Se colocar neons ou tetras lembra-te que sao peixes de cardume e é assim que estes se defendem, também tens os peixes bêbados ou rasboras harlequins que fazem cardumes engraçados... depende dos gostos!!!

 

Um abraço,

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização:

 

Wallpaper do aqua preto e foto de um dos meus Escalares, espero que gostem. Sei que ainda esta muito fazio mas quando poder acrescento mais umas plantas e rochas, já agora o que aconselham???

 

fundopreto.jpg

 

escalarw.jpg

 

 

Conselhos e dicas são sempre bem vindos :D

 

Abraço

Editado por k2o3

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

 

Agora já tem outra figura :transport027: , ainda não é nada do outro mundo mas já esta mais completo.

Ainda falta acabar de encher, a água que falta esta no outro aquário com os peixes.

 

 

f4cdbdba7a.jpg

 

8f605cc61c.jpg

 

408c3185bb.jpg

 

 

Espero que gostem.

 

Aguardo sugestões e ideias.

 

Abraço

Pedro Conceição

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu que evolução está muito melhor. Nem se compara. WOW

 

Onde arranjaste esses troncos?

 

Continuo a dizer que devias encher mais o aqurio e por a flauta dentro de água é melhor.

 

 

 

Comprei o tronco na NaturLine, fui aconselhado tanto nas plantas como no tronco por ele e até me fez um esquema de montagem, loja 5* .

 

Quanto á agua esta neste momento a 3 cms do topo , não será o suficiente??

 

Abraço

Pedro

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.