Iniciante de aquário plantado


aquangel

Recommended Posts

Olá, em primeiro lugar vou-me apresentar, chamo-me Andreia e comecei com um aquario de agua fria e neste momento tenho de agua quente, mas quero começar a fazer o meu primeiro aquario plantado! :evilbat:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':discuss_gathering:' /> espero realiza-lo com a vossa ajuda.. Vou começar a comprar o material e ainda não sei bem o que preciso e por isso peço a vossa paciencia e sejam meiguinhos :blush:

 

SETUP:

 

Aquario: 60x30x33

 

Substrato: JBL AquaBasis Plus

 

Hardscape: Tronco

Pedras

 

Iluminação: Aqua-Glo

 

Filtragem: Sera 60 Fil 380 l/h

Aquecimento: Aquapor 100W

 

Temperatura: 26º

 

CO2: (?)

 

Flora: quero fazer um tapete..

usar a frente anubias anã

(?)

 

Fauna: neste momento tenho- 2 corydoras aeneus; 4 neons verdadeiros; 4 neons cardinal; 1 platy macho e 1 guppy macho

tenho tido algumas baixas e não vou comprar mais peixes até ter o aquario plantado montado e com o ciclo feito, faço bem? :sad2:

 

Testes: Ph (falta-me comprar nitritos, amónia e nitratos) (2- é necessário o de nitratos se tiver o de amónia?)

 

Peço desculpa pelas perguntas, gostava muito de saber as vossas opiniões para não comprar sem saber. Assim que o meu aquario plantado estiver montado eu coloco fotos ;) Beijinhos

Editado por aquangel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

eu acho que devias ter esperado que o aqua estivesse todo montado,plantado e com o ciclo feito.

 

Porquê? Há muitas pessoas que não têm aquarios plantados e têm peixes, eu vou começar a plantar o meu aquario. Foi o que me aconcelharam uma vez aqui no forúm..Eu só coloquei os peixes de agua quente quando o aquario estava montado e com o ciclo feito. Vou começar agora a fazer um plantado ;) não entendi a tua mensagem..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

eu acho que devias ter esperado que o aqua estivesse todo montado,plantado e com o ciclo feito.

 

Porquê? Há muitas pessoas que não têm aquarios plantados e têm peixes, eu vou começar a plantar o meu aquario. Foi o que me aconcelharam uma vez aqui no forúm..Eu só coloquei os peixes de agua quente quando o aquario estava montado e com o ciclo feito. Vou começar agora a fazer um plantado ;) não entendi a tua mensagem..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas já colocas-te o substrato? Ou vais ainda colocar o substrato e as plantas?

 

Ainda não comprei o material, eu pus no SETUP o material com (?) para saber a vossa opinião antes de comprar..Neste momento so tenho areao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja entendi, não há problema mas com a nova montagem vais perder a maior parte das bactérias do ciclo que estão no areão, com uns tpas evitas a morte dos peixes mas é conveniente ter os teste de amónia e nitrito.

Quanto ao substrato e apesar de não ser entendido no assunto acho que cortar ai pode dar maus resultados, ia antes para o aqua soil, nunca usei mas no aquário que vou montar para a semana vou usar, pelas fotos que vejo mesmo de pessoas inexperientes conseguem resultados muito bons.

 

Obrigada por teres compreendido. Quando começar a montar o aquario plantado vou colocar os peixes noutro aquario com a mesma agua para não perder as bacterias, mas no aquario plantado vou colocar nova agua para fazer novo ciclo. Sobre o substrato aqua soil tambem já tinha lido e muita gente usa, mas não sei se será demasiado caro :o devo usar areao sobre esse substrato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flora: quero fazer um tapete de Hemianthus callitrichoides - "Cuba"

usar a frente anubias anã

(?)

 

Com esta planta não vais poder roubar watts á iluminação, a Hemianthus callitrichoides - "Cuba" precisa mesmo de 1W/L, portanto tens de ter no minimo 60w de Luz, aconselhava também as lampadas da aqua glo e misturas com lampadas power glo, aqui vais precisar de 4 lampadas de 15w ou se couber no aquario 3 lampadas de 20w, aconselho também o CO2 caseiro e fertilização para teres sucesso com o tapete.. em relação aos peixes estás um pouco mal, tens peixes que se dão bem com PH por volta dos 6.8 que é o caso do neon verdadeiro, já o cardinal gosta de PH de 6.0 e agua macia, depois tens as coridoras e os vivíparos que se dão melhor com PH de 7.2 7.4 e aguas mais duras, não sei se alguém tem estas especies juntas com sucesso mas vamos esperar por outras opiniões..

 

em relação ao substrato podes meter 1º uma camada fina de areão e depois o substrato e por cima do substrato o resto do areão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só posso ter uma lâmpada na tampa e por isso cria comprar uma lampada que desse para fazer um aquario plantado. Ainda não tenho bem a certeza do tapete, cria ter um pouco, não no aquario todo :D vou comprar plantas de cuidado fácil e de pouca iluminação porque eu só posso estar em casa aos fins de semana, mas agora ainda estou a decidir o substrato, como o coloco e a lâmpada..Posso colocar areão por cima do substrato?

 

Sobre os peixes vou deixar para o fim, agora apenas tenho 1 macho guppy e plati mas desconfio que não vão aguentar :sad2: não vou comprar mais peixes. Não cheguei a dizer, mas tenho 3 alevins de guppy, há uma semana encontrei-os no aquario e coloquei-os na maternidade..

Editado por aquangel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

O meu aqua, tem dimensoes semelhantes às tuas, e tenho também um problema semelhante ao teu em relação à calha, a tampa do meu apenas comporta uma lâmpada, já um li um tópico em que um jovem, já adaptou outra calha, com sucesso.

 

Neste momento estou a ponderar comprar uma nova tampa, já com suporte para 2/3 lâmpadas. vou criar um tópico para discussão disso.

 

Em relação a um comentário teu

...colocar os peixes noutro aquario com a mesma agua para não perder as bacterias...
, daquilo que vou lendo, as bactérias residem essencialmente no filtro, e no substracto, quando dizes que vais colocar os peixes noutro aquario, calculo que também transportes o filtro que utilizas no aqua actual! certo?

 

Agora e após quase 2 meses neste vício - hobby, venho a consttar que podia ter feito outras opções a pensar no futuro(e não foi falta de aviso do ppl do forum), mas como estava a iniciar tinha receio de não compreender certos métodos, agora sei que a utilização de substratcto é fundamental, o CO2 sem dúvida é o boom para plantados, e já estou a ler alguns tópicos do CO2 caseiro, simplesmente geniais, estou a arranjar o material para começar o meu.

 

Bom trabalho, e vai colocando fotografias da evolução

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim vou colocar o filtro tambem, mas neste momento ainda só estou a comprar o material..Por isso é que criei o tópico para me ajudar a escolher, podes fazer tambem perguntas, visto que também estas a começar um plantado :laugh:

Editado por aquangel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flora: quero fazer um tapete de Hemianthus callitrichoides - "Cuba"

usar a frente anubias anã

(?)

 

Eu diria que talvez não te convenha começar pela Cuba, pois a Cuba não é propriamente uma planta para principiantes visto as suas necessidades. Porque não começas pela Hemianthus micranthemoides? É da mesma famila e também pode ser usada para fazer tapetes, embora requeira podas semanais em condições ideais, por vezes com intervalos inferiores até!

Agora começar com a Cuba, não penso que seja o melhor passo para alguem que se inicia em plantados.

 

Quanto ao pessoal a dizer que os vivíparos "ah e tal" pH 7+? Jovens, os vivíparos selvagens são muito raros, e caríssimos, pelo que 99% das vezes ela vai comprar animais criados em cativeiro. Consequentemente e pela sua robustez toleram facilmente pH muito inferior. Nunca se esqueçam que na literatura eles dão um pH, gH, e kH muito restricto, normalmente nem sequer nos dão uma banda do espectro das condições, mas apenas um valor, o que é francamente erróneo por um lado e totalmente falso e falacioso por outro. O que diz nos livros é teórico, é bonito nos livros, é instructivo, mas na maioria das vezes não tem qualquer contacto com o real, os livros dizem o que poderia, ou deveria ser... A realidade raramente é aquilo que lês, varia sempre muito do que está escrito.

Há realmente peixes que são extremamente picuinhas com as características da água, no entanto não são todos, e mesmo esses têm espectros de tolerância, uma banda de características em que os peixes proliferam mesmo apesar de as condições serem diferentes do que é dito nos livros.

Por exemplo, criamos platies e gupies há mais de 20 anos e espadas há mais de 10 cá em casa, em condições de pH entre 6.3 e 6.5, água macia, e nunca tivémos quaislquer problemas com os nossos animaizinhos.

 

É como eu aprendi com a vida e mais tarde durante a minha licenciatura em enfermagem.... Livros, sim ouvi dizer que são muito uteis, dão conhecimentos teóricos e livrescos, mas a realidade derrota facilmente o que vem nos livros. Temos que aprender a adaptar o que lemos ao que observamos no dia a dia. No que toca á aquariofilia, a experienciação com os nossos animais e nossos tanques bate facilmente 1000 palavras dos livros.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que talvez não te convenha começar pela Cuba, pois a Cuba não é propriamente uma planta para principiantes visto as suas necessidades. Porque não começas pela Hemianthus micranthemoides? É da mesma famila e também pode ser usada para fazer tapetes, embora requeira podas semanais em condições ideais, por vezes com intervalos inferiores até!

Agora começar com a Cuba, não penso que seja o melhor passo para alguem que se inicia em plantados.

 

Porque não utilizar a parvula?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A parvula também não é má para principiantes, mas é por vezes dificil de encontrar devendo ser encomendada especificamente. Daí que não seja uma das minhas escolhas para iniciantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

tenho no meu aqua de 60*30*40 uma lampada de 15W(t8) com reflector da power glo e tenho me dado muito bem com as plantas,mas tambem nao tenho plantas muito exigentes. Em relaçao a peixes tenho o Ph nos 7 e tenho guppies, cardinais, neons, tetra limao, camaroes e caracois.

 

Espero que ajude.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bigada pessoal por me ajudarem, acho que vou utilizar a vossa sujestão de Hemianthus micranthemoides para fazer um tapete biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

Hoje comprei substrato JBL aquabasis plus, uma lâmpada de Aqua-Glo e um sifão da Sera para me ajudar a fazer tpa's muito melhor..Queria saber o que acham do substrato e da lâmpada?Não vou comprar plantas de muita iluminação, gostava de colocar umas anubias anã à beira das pedras de xisto pretas..

 

Vou ter de retirar a água do aquario para colocar o substrato, se guardar a agua em garrafões e o filtro estiver em água tambem, posso depois colocar a mesma agua para o ciclo não demorar tanto tempo? :blush:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Heteranthera zosterifolia também dá para fazer um bom tapete bastante diferente das hemianthus, no entanto a heteranthera irá necessitar de luz forte, e manutenção quase que de dois em dois dias para se manter tapete e evitar que a planta tape totalmente a frente do tanque=P No entanto o resultado é lindo do que já vi num aquário já estabelecido com esta planta. Esta planta também é muito bom porque é originalmente uma planta de plano posterior, o melhor desta planta é que irá devorar os nitratos controlando os nitratos com muito mais facilidade. No entanto também não é planta para iniciantes a menos que haja Luz com fartura e nutrientes q.b., outra desvantagem é a relativa raridade desta planta em Portugal, entre lojas e privados.

 

Arranjei 5 pés de Heteranthera esta semana, ainda me vai demorar umas duas semanas a criar suficientes rebentos para forrar o meu fundo disto, mas visto a Heteranthera ter um crescimento extremamento rápido não irá demorar uma eternidade. Mas se tudo correr bem ficará um efeito espantoso a julgar pelo tanque de origem dela=)

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não sei sobre o tapete, eu só posso estar em casa aos fins de semana e por isso não dava..Vou pesquisar melhor esta semana sobre as plantas e as suas necessidades antes de comprar.. :)

 

Com este substrato preciso de algum fertelizante?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devias ter montado tudo , encher com água e esperar 3 dias com o aquário sem peixes e só depois é que punhas os peixes por causa do ciclo do azoto

 

se vires que a água que vem nas sacas com os peixes tiver a uma temperatura diferente da do teu aquário meta cerca de 10 a 15 minitus as sacas a boiar no aquário para eles não sentirem a diferença de temperaturas

 

 

 

 

cump. jusi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devias ter montado tudo , encher com água e esperar 3 dias com o aquário sem peixes e só depois é que punhas os peixes por causa do ciclo do azoto

 

se vires que a água que vem nas sacas com os peixes tiver a uma temperatura diferente da do teu aquário meta cerca de 10 a 15 minitus as sacas a boiar no aquário para eles não sentirem a diferença de temperaturas

 

 

 

 

cump. jusi

 

 

Bigada Jusi, mas a questão da colocação dos peixes não é nenhum problema para mim, já tive 2 aquarios montados! LoOL mas tudo bem..Eu ainda não montei o aquario plantado. Sobre o ciclo de azoto, acho que não são 3 dias, mas sim 3 semanas :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se resume só a temperatura.

A aclimatização deve ser feita o mais gradual possivel.

 

Com a maior das calmas.

 

 

Depois de a agua estar á mesma temperatura que a do aquario é ir aos poucos colocando agua do aquario na em que os peixes estavam.

E no fim é colocar os peixes no aquario e deitar a agua para o lixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.