Tetra Valley 96L


buedamau

Recommended Posts

olá a todos, este é o primeiro tópico que abro neste magnífico forum, ao qual venho amiúde diga-se de passagem!

nunca tive aquários antes, nem nada sei sobre o assunto, claro, e apesar da beleza que lhes via podia imaginar o trabalho e o custo desse tipo de empreitadas.

isto até julho, altura em que ofereci um kínguio cometa à minha senhora para a velha bola dela. já sabia que era má onda, mas ganhava tempo e coragem para meter mãos à obra. claro que a seguir veio mais um e lá teve que ser ;P

dessa época (foi só à uns meses mas já está lá atrás), que eu saiba, só sobra esta foto:

gallery_38787_1835_260836.jpg

depois do aqua veio o filtro, depois do filtro e com o verão quente (a água a 25º) vieram os peixes de fundo; quando o tempo arrefeceu veio o termostato

e depois peixes de água quente. basicamente foi assim, simples não é? só os meus 2 otto é que se deram mal com as mudanças de temperatura, e partiram o meu coração como primeiras e até agora únicas baixas...

todos os comentários/críticas/sugestões são bem-vindos!

 

gallery_38787_1835_413773.jpg

Tetra Valley

SETUP

 

-60x40x40 DIY - 96l brutos

-filtro por gravidade DIY com bomba dos chineses de 700L/h (muito menos na realidade face à coluna de água, mas é um ecoponto cheio de cerâmicas e perlon)

-substracto: só areia de filtro com algumas pedras

-iluminação: DIY com 2x spectrolux 14W T5 6400k (para a semana já vou pôr mais 2 destas)

-decoração: xistos e tronco

-temperatura: 26º

 

Flora (sem certezas, já não me lembro):

-echinodorus bleheri (?)

-musgo de java

-elódea

-cabomba caroliniana

-cryptocoryne wendtii (?)

 

Fauna:

-2 corydora aeneus

-8 neon innesi

-3 tetra serpae

-3 tetra rosado

-5 barbo tigre+2 barbo tigre verde

-1 ampulária dourada

 

gallery_38787_1835_324842.jpg

(a água está baça porque andei a salvar(?)/replantar as plantas, mais tpa e limpeza do filtro...)

 

tenho algumas dúvidas:

-só de olhar para o aqua sinto logo que está super-povoado, quantos e quais estão a mais para ter?

-gostava de ter um tapete de algo parecido a relva/erva fina, alguém sabe o q posso pôr e que não seja muito exigente? nos próximos tempos vou ficar espero com 56W, portanto algo que se aguente em areia e com esta luz...

-quanto ao layout, já mudei um pouco as pedras da direita, para dar mais curva ao rio, e as da esquerda passaram para a vertical como se fosse um desfiladeiro, mas ainda não tenho as fotos, estas são antes da mudança :animal_fish:

gallery_38787_1835_126124.jpg

agora os peixinhos:

tetra serpae

gallery_38787_1835_240062.jpg

 

barbos tigre

gallery_38787_1835_48223.jpg

 

deixo uma última foto à laia de despedida, agradecendo as futuras ajudas

gallery_38787_1835_75625.jpg

e assim termino até à próxima actualização

fiquem bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Que aquário tão curioso, é mesmo o primeiro?

 

Acho, na minha simplicidade a opinar, que está lindo, explico porquê, lembra o fundo natural de um rio, as pedras têm variadíssimas tonalidades, diria mesmo que têm cores lindas, a sua disposição não é enfadonha, os tamanhos estão perfeitos, a flora é simples e suave.

Só não gosto do local onde meteste a planta que está a tentar tapar o filtro, coitadinha, não tapa nada, deixa ver o filtro, devias plantá-la de uma forma mais natural, experimenta na parte de trás entre o filtro e a raiz, enche mais o fundo, a sua cor mais forte ao centro equilibra o conjunto e como é alta não tapa o resto.

 

Disseste que tinhas alterado e ias colocar fotos, deixa lá ver se ficou melhor... se não ficar sempre podes guiar-te por estas fotos e voltar a pôr assim, eu acho que não mudava um grão de areia, estou a falar a sério, mas fico curiosa para ver se melhorou.

 

Para já parabéns, para depois... aguardo!

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Está muito bem conseguido relativamente à disposição das pedras assim como ao desnivel criado com a areia de filtro(????).

 

Seria muito bom que mostrasses igualmente como está esse DIY de iluminação pois é sempre bom ver como o pessoal se desenrasca com as calhas.

 

Parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelo apoio! é sempre agradável perceber que vamos no bom caminho :animal_fish:

 

luisa: sim é mesmo o primeiro(antes peixes só no prato e na cana); ainda não tenho fotos mas está basicamente igual, só mudei as pedras da esquerda para uma posição mais vertical e levantei um pouco as da direita e o tronco, nada de significativo. concordo contigo em relaçao às elodeas, o objectivo foi mesmo tentar esconder o filtro mas o resultado foi o amontoado atrofiado de verde! quando as plantas que replantei crescerem um pouco vou seguir o teu conselho definitivamente e mudá-las lá mais para trás... pena é não conhecer ninguém com aquários para poder aproveitar os restos das podas e compôr mais o layout. é que o tempo($$$) não abunda para novas aquisições :)

 

puer:obrigado pelo apoio, sem dúvida que vou continuar, e claro que quando tiver oportunidade vou construir um novo aqua!

 

joão: areia de filtro de piscina, neutra espero eu...

quanto ao DIY da luminária pretendo mesmo mostrar quando estiver minimamente apresentável. para já faltam-lhe umas patitas já que a caixa twem dimensões diferentes do aqua, mas posso-te dizer que é uma caixa de um aparelho de aquecimento de parede daqueles dos anos 70/80 ;P

 

pessoal não deixem de opinar, porque eu é que agradeço os vossos comentários e espero poder evoluir bastante com eles, mesmo que leve todo o tempo do mundo ;P

fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens um layout verdadeiramente bonito.

 

Os peixes devem julgar que estão no rio onde os antecessores viveram eheh

 

Alguns devem estar tão habituados a aquários que até devem estranhar.

 

 

De facto excelente. Prefiro os teus 96L aos meus 180 eheh.

 

Continua a melhorá-lo, que isto promete!

777_729.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gallery_38787_1835_299486.jpg

só um pequeno update para matar o bicho. só podei um pouco e tentei replantar as que se vão soltando.

gallery_38787_1835_223460.jpg

está basicamente igual no layout, só mudei as pedras da esquerda, mas assim ao longe mal se nota...

gallery_38787_1835_151640.jpg

assim dá para ver melhor, mas os serpae são muito ariscos e não param quietos para a foto; também com barbatanas a abanar por perto não admira ;P

gallery_38787_1835_341552.jpg

como sugeriu a luisa dei uma podada nas elodeas da esquerda (ia mudá-las lá para trás mas ia ficar com essas pequenas da frente todas a flutuar e deu-me a preguiça - fica para a próxima); a cabomba precisa de mais luz acho eu; o musgo já está a começar a ficar bonito acho eu; as outras não sei bem o que são, alguém pode ajudar?

gallery_38787_1835_305309.jpg

pronto é tudo por hoje

se puderem ajudar com as plantas agradecia, só sei que são bem comuns...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que tens um toque natural para isto cheers

 

Está muito bom o aquário, muito bonito .

 

Em relação á fauna, acho que os tigres estão a mais.

 

Um aqua destes , a meu ver claro, quanto mais pequenitos os peixes melhores :blush:

 

E agora era ai uns camarões pelo meio . Só que claro com a fauna que actualmente lá tens, eles eram despedaçados em dois tempos :D

 

mas pronto agora é continuares e ires evoluindo na colocação da flora .

 

Ah e querias uma planta para relvado tido erva fininha?

Eleocharis parvula.

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que tens um toque natural para isto ;)

 

Está muito bom o aquário, muito bonito .

 

Em relação á fauna, acho que os tigres estão a mais.

 

Um aqua destes , a meu ver claro, quanto mais pequenitos os peixes melhores ;)

 

E agora era ai uns camarões pelo meio . Só que claro com a fauna que actualmente lá tens, eles eram despedaçados em dois tempos :P

 

mas pronto agora é continuares e ires evoluindo na colocação da flora .

 

Ah e querias uma planta para relvado tido erva fininha?

Eleocharis parvula.

 

obrigado, bem gostava de o ter, mas sem experiência acumulada é difícil; a verdade é que já estou a ficar farto de tanta pedra... tenho que procurar essa parvula, parece perfeita para o que eu queria!

os barbos foi obra da minha senhora, eu bem queria pôr mais uns serpae uns bentosi para formarem um cardume decente mas ela assim que viu essas pestinhas foi logo direita a eles ;P são os que gosta mais mas mesmo assim, até ela já viu q o aqua esta ultra-lotado! ainda por cima não podem ver ninguem por perto, parecem mesmo amestrados... agora só plantas claro.

os camarões eram porreiros mas estes peixes faziam deles um snack como tu dizias...

obrigado pela dica da parvula, vou mesmo procura essa relvinha!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah mas está muito bonito.

 

Pelo menos eu adoro essas pedrinhas que ai tens.

 

Atenção estuda bem o que a planta precisa.

 

Eu estou a espera que um senhor amigo me envie essa planta, e tenho medo de a não conseguir cuidar.

 

Vê bem o que ela precisa . Essa areia não tem nada de fértil por baixo pois não? não te esqueças que alguams plantas não se safam na areia pois as raízes ficam muito compactas e sem oxigenação, para alem de que precisam de mais nutrientes que outras.

 

Estuda isso bem antes de comprares a planta.

 

Porque não doas os barbos?

 

Podias doar e trocar por uns reds por exemplo.

 

~Se calhar até se safavam ai os red cherrys, com esconderijos e tal, se calhar...

 

Ainda por cima são muito proliferos.

Mas com os barbos não aconselho tentar.

 

atenção isto é uma opoinião, existirão outras diferentes :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah mas está muito bonito.

 

Pelo menos eu adoro essas pedrinhas que ai tens.

 

Atenção estuda bem o que a planta precisa.

 

Eu estou a espera que um senhor amigo me envie essa planta, e tenho medo de a não conseguir cuidar.

 

Vê bem o que ela precisa . Essa areia não tem nada de fértil por baixo pois não? não te esqueças que alguams plantas não se safam na areia pois as raízes ficam muito compactas e sem oxigenação, para alem de que precisam de mais nutrientes que outras.

 

Estuda isso bem antes de comprares a planta.

 

Porque não doas os barbos?

 

Podias doar e trocar por uns reds por exemplo.

 

~Se calhar até se safavam ai os red cherrys, com esconderijos e tal, se calhar...

 

Ainda por cima são muito proliferos.

Mas com os barbos não aconselho tentar.

 

atenção isto é uma opoinião, existirão outras diferentes :sign_welcome:

 

é isso, quando a encontrar e se encntrar vou procurar dár-lhe o q ela precisa claro!

vai ser difícil doar os barbo, mesmo em pouco tempo já fazem parte da família. o mais certo é o aqua ficar assim em relação à fauna, pelo menos até construir outro aqua igual ou maior. mas vai demorar, ainda estou na fase de comprar um teste por semana, e depois vem o co2 e um canister novo (quando encontrar uma boa embalagem estanque a um preço razoável) etc etc e só depois os vidros para um novo aqua. assim de repente parece-me que vai demorar....

mas obrigado pelas dicas na mesma, uma pessoa assim vai acumulando ideias para o futuro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, quanto mais calma melhor.

 

VÊ lá tu, eu ja ando desde maio e ainda não tenho tudo o que quero, e quando cumprir o que quero, hei-de querer outra coisa.

 

Só que o dinheiro não estica, por isso tem de ser tudo com calma, e poupar o mais que se pode :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

infelizmente ainda não tenho as lâmpadas novas e por isso acho que as plantitas se estão a ressentir um bocadinho. pelo menos parte delas. a minha ideia era já as ter montadas e já estar a experimentar o co2 diy (embora tenho um pouco de receio pelos peixes...)- já agora uma pergunta: desliga-se o co2 quando chega a hora de apagar as luzes? como o fazem, com uma válvula fora do aqua?

 

gallery_38787_1835_477938.jpg

 

gallery_38787_1835_295692.jpg

 

outra coisa, não sei o nome destas duas plantas, nem da mais alta nem das outras mais rasteiras, alguém me pode dar umas dicas?

estão um bocado atarantadas mas ainda não tenho a certeza se é falta de luz ou se é, na minha azelhice natural, por as ter plantado inicialmente com o algodão :D provavelmente as duas!

 

gallery_38787_1835_97288.jpg

 

gallery_38787_1835_2706.jpg

 

além das elodeas, que crescem bem em qualquer lado, acho eu, a única que está notoriamente mais bonita e desenvolvida neste curto espaço de tempo é o musgo de java. por acaso nem tinha muita esperança depositada nele, mas acho que está a ficar porreiro...

e é tudo por agora, como o aqua está basicamente na mesma fica só mais uma dos meus serpae, sempre a guardar o centro e a vigiar as barbatanas ondulantes das cory :)

 

gallery_38787_1835_379904.jpg

Editado por buedamau
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, está notavel. Para mim um dos mais bonitos, senão o mais bonito que vi até hoje. Estou mesmo extasiada, até tive de ver duas vezes. Um aquário relativamente pequeno e tão bonito tão natural que parece mesmo que estamos a ver aqueles docomentários na televisão, perfeito, parabéns. Se o primeiro está assim, eu não vou querer perder a continuação deste e de futuros projectos. PARABÉNS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

antes de mais gosto muito do aqua está simples, acho que mesmo sem querer (digo eu) recrias-te um dos habitats asiaticos dos barbos tigre ( zonas com algumas pedras roladas ).

o Co2 convem ficar desligado durante a noite.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CO2 caseiro (e acho que todos os outros também), devem ficar ligados 24h por dia. Acho que se deve é ligar a bomba d'ar à noite. Alguém que me corrija se estiver errado.

 

O CO2, vai-te fazer baixar o pH. Tens de ter isso em atenção. Se ligas/desligas o CO2, tens constantes alterações de pH e isso é stressante, chegando a poder matar os peixes, caso as variações sejam grandes.

 

Para o CO2 caseiro, encontrei um esquema, numa página que já não me lembro. A foto não é minha, nem foi feita por mim. Nunca experimentei tão pouco, mas parece-me ser uma mais valia:

 

c02d.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá a todos e obrigado por me irem ajudando :P

 

tânia: obrigado mas acho q estás a exagerar um bocado, não?! assim até fico meio sem jeito, mas fico animado por gostarem dele, espero que os próximos fiquem bem melhor, com outro planeamento (um com pés e cabeça e sem pressa);a ver vamos...

 

nuno:acertaste em cheio, mas graças ao teu comentário, fui procurar biótopos e realmente tem algumas semelhanças. é engraçado que isso tenha acontecido com os últimos habitantes a chegar. quando fizer um aqua novo vou dividir em 2 biótopos diferentes mais adequados aos peixes de origens diferentes... mas isso ainda vai demorar, só depois de acabar de adquirir o material q era suposto ter neste momento. para veres dos testes ainda só tenho o do pH, e mesmo esse à coisa de 1 semana+ou- :animal_fish:

 

inexperiente: já andei à procura desses esquemas com bomba de ar, mas não percebi muito bem se se deve e como se deve fazer. tenho um bocado de medo das variações no pH, mas pensei que a própria flora do aqua se encarregasse disso. o co2 interessa-me por baixar precisamente o pH, que neste momento anda na casa dos 7,1/7,2. os peixinhos parecem-me óptimos, bonitos coloridos e gordinhos, além de andarem sempre muito animados. os barbos depois de comer amansam um bocado e ficam a fazer o pino ou quase :smile2:

a bomba de ar era interessante para não estar sempre a abrir e fechar a garrafa, e como descobri uma velha num aqua de peixinhos de plástico dos chineses que desmontei para fazer uma mini-luminária já estava com o material despachado...

 

alguém sabe se vale a pena fazer o co2 acopolado a uma bomba de ar? e qual a melhor maneira de o fazer?

Editado por buedamau
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CO2 caseiro (e acho que todos os outros também), devem ficar ligados 24h por dia. Acho que se deve é ligar a bomba d'ar à noite. Alguém que me corrija se estiver errado.

 

O CO2, vai-te fazer baixar o pH. Tens de ter isso em atenção. Se ligas/desligas o CO2, tens constantes alterações de pH e isso é stressante, chegando a poder matar os peixes, caso as variações sejam grandes.

 

Para o CO2 caseiro, encontrei um esquema, numa página que já não me lembro. A foto não é minha, nem foi feita por mim. Nunca experimentei tão pouco, mas parece-me ser uma mais valia:

 

c02d.jpg

 

o Co2 deve ser desligado durante a noite, só não se desliga o de fermentação devido ao perigo de rebentamento das garrafas e á pouca quantidade de Co2 produzida não ser suficiente para matar a fauna. desde que haja agitação da superficie não ha perigo.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

novas actualizações (nem lhe dou tempo para crescer): desta vez arranjei uns xistos e basaltos para trocar as pedras mais brancas, que suspeito estarem a mexer no pH da água. mas não é fácil porque muitas pequenas estão enterradas na areia :lol:

 

gallery_38787_1835_266150.jpg

 

a ideia é fazer a frente do layout mais escura com os xistos, para contrastar mais com o rio e com os peixes, enquanto espero que a vegetação cresça enquanto não vem a luz e a parvula. e esperando q isso seja o suficiente para amenizar tanto calhau...

 

gallery_38787_1835_247585.jpg

 

com o empurrão da minha senhora - então, desligaste o filtro?! - decidi dar uma limpeza ao perlon, metia dó de tão castanho (suponho que seja sinal de eficiência) e aproveitei para mudar a posição do pré-filtro (ex-filtro chinês) que me estava a saír cá um trambolho!! até ter uma coisa mais discreta vai ter que servir, mas ficou bem melhor assim, não? o matagal de elodeas deve dar um jeito, agora que já há espaço livre para crescerem à vontade...

 

gallery_38787_1835_376771.jpg

 

ainda não tinha mostrado a ampulária cá do aqua: sem dúvida o animal que mais cresceu, só precisa de companhia para ser feliz, porque comida não lhe deve faltar tantas são as voltas que dá :)

 

gallery_38787_1835_140184.jpg

 

estes serpaes dominam o centro do aquário: só tenho três mas, por mais que tente ficam sempre em primeiro plano, sempre a exibirem-se para a foto :)

 

gallery_38787_1835_470622.jpg

 

o ângulo da praxe para ir comparando, neste caso: além dos xistos e do filtro só espalhei as elódeas para ver se vou cobrindo o pano de fundo. como ainda tenho pouca luz as plantas vão crescendo muuuuiiitttoooooo devagarinho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

estou com um devastador ataque de algas, assim à primeira vista, são de 2 tipos: umas verdes filamentosas e outras escuras quase pretas. acho que quando limpo os vidros dou uma valente ajuda à sua disseminação ;)

o que posso fazer? que tipo de testes/fertilizantes/peixes devo ou posso adquirir para debelar este surto e prevenir novos no futuro?

espero que me possam dar umas dicas, porque estou a ver que sem ajuda não me safo :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o aquario continua excelente, eu só mudava uma coisa e julgo que ganhavas mais espaço, a troca para um filtro de mochila tens filtros muito bons e a excelentes preços.

 

quanto ás algas lês este topico julgo que te possa ajudar.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=133509

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, para “principiante” conseguiste um excelente 1º aquário, está muito bom e com uma decoração muito “natural”, com tempo (€), conseguirás material de maior qualidade para o mesmo, mas isso até é uma mais valia, pois assim vais compreendendo melhor o aquário, quanto ao Co, eu para já não me metia nisso, ( minha opinião claro ) tens disponíveis fertilizantes para as plantas de grande qualidade por exemplo os da Sachem que têm um preço aceitável ( pelo menos aqui ), realmente as algas são um problema, o tópico que te foi aconselhado vai-te ajudar, mas é assim mesmo que se vai aprendendo, terás dores de cabeça decerto, mas é assim mesmo ( nem imaginas as que tenho tido...), nunca desesperes, mas acima de tudo, vai com muita, muita calma, o pior inimigo do aquariófilista, é a precipitação , de resto é um prazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas dicas, estou a ler com atenção para um futuro mais colorido. para já ainda me falta muita coisa mesmo, por isso o primeiro passo foi passar a dar menos comida :D

já agora, para se perceber o que aconteceu à falta de novas fotos, aqui fica um rascunho dos acontecimentos:

os problemas começaram quando eu andei a mexer no layout. inadvertidamente feri uma das corys com uma pedra, mas nem me apercebi logo obviamente. pensei que se curasse sozinha mas estas são muito ariscas e irrequietas. passado uns dias desapareceu. quando finalmente a encontrei estava bem morta e comida

a minha senhora tratou logo de passar na loja para arranjar um companheiro para a que ficou solitária e, claro, apareceu-me cá com 4 nariz bêbado e 2 bótias yo-yo. corys nem vê-las! aqui acho que começou o desastre: com tantos peixes num aqua tão pequeno o frágil equilíbrio desmoronou-se como um castelo de cartas...

primeiro a valente carga de algas, para a qual tomei uma medida drástica: comprei JBL algol, para quem não queria pôr químicos não há duvida que comecei em grande estilo. ainda só tinha passado um par de dias e já estava com a arei toda suja com algas mortas (mas já estou a ver que vai ser uma cá batalha) e infelizmente com uma praga de íctio trazida pelos bêbados. como estava com dificuldade em subir a temperatura da água lá fui comprar o medicamento.

é isto, o ictio acho que já está debelado, os tetras passaram mesmo mal, mas a água ainda está azulada e ainda tenho as pedras cobertas de algas, por isso ainda não há fotos. mas ficam prometidas para a próxima vez!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de tentares eliminar o problema, tenta perceber a origem do problema. Algas no aquário pode ser por vários motivos: exposição solar directa (não deve ficar), luz ligada tempo de mais (deve ficar entre 8 a 10 horas, dependendo das plantas e se puderem ser intercaladas, tipo 4h de manhã mais 4 à tarde, tanto melhor), nutrientes a mais para as plantas que tens (arranja plantas de crescimento rápido).

 

Para eliminar as algas, podes fazer um apagão durante 24 horas. Não é muito saudável para as plantas (embora também por um dia, não me parece que seja assim tão prejudicial, mas convém alertar), mas dás cabo num instante. Arranja uma boa equipa de limpeza. Um limpa vidro e uma ampulária fazem maravilhas. Quanto ao que tens agora, o melhor é mesmo tentar eliminar "á la pata". Arranja um daqueles imans para limpar os vidros por fora e por dentro, aspira as algas que estão no fundo...

 

As corydoras gostam de andar em cardume, atenção...Deves ter umas 6 no aquário

 

(peço desculpa se algum conselho possa ser inútil no teu caso, mas não li o tópico de cima a baixo).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.