E agora ?


Neon Tetra

Recommended Posts

Boas tenho um trio de escalares (Altums peruensis) desde há 15 dias no meu comunitário amazónico (300 l brutos). Um deles teve probelmas de adaptação mas está a arrebitar ( ver tópico associado). Os outros dois pregram-me esta surpresa hoje:

 

2009_11060003.jpg

 

2009_11060004.jpg

 

2009_11060005.jpg

 

2009_11060006.jpg

 

E esta , heim !

 

Sei que isto não é novidade para muitos mas para mim é a primeira vez que tenho uma postura. E agora o que fazer ?

 

A culpa é do Vasconcelos, claro :smile2: !

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste-os agora atura-os!

 

 

Bem, agora a sério, não há muito a fazer... que mais malta é que há no aqua?

 

O aqua parece ter muitas plantas, por isso pode ser que seja uma vantagem para os minis.

 

O que deves fazer no imediato é manter sempre uma luz acessa.

 

O resto depende do $$$ e da tua disponibilidade.

 

PauloA :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se pretendes vingar a postura, o meu conselho é que trates de montar um aquário maternidade, com um filtro de esponja, e vai desde já preparando o estaminé para a artémia salina recém- eclodida. Mal os pequenos realizem que têm fome... Caso precises de alguma ajuda mais em particular, estás á vontade, tb sou de Gaia, e criações de Escalares para mim, enfim... sem comentários!!

Abraço, Francisco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas os ovos estão no lily pipe de aspiração . Não é fácil retirá-lo. Ao nascerem serão sugados para o filtro ? Não tenho outro aqua com as mesmas características de água assim de um momento para o outro. O comunitário contem apistos, ramirezi, neon, aspidoras, tanichtys, ancistrus e otocicnclus.

O problema será mesmo a disponibilidade pois passo muito tempo fora de casa e não devo ter tempo para fazer comida viva...

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão da tua disponibilidade é relativa... devo dizer-te que a minha ultima criação (se calhar a de maior taxa de sucesso) foi habituada a ser alimentada tal qual os adultos dos comunitários ou seja de manhã antes de ir trabalhar e ao fim do dia, e olha que não me morreram á fome! É tudo uma questão de hábito. Sinceramente, eu tentava vingar essa postura, estou disponível para te ajudar, caso precises, inclusivamente, se não tens o material necessário, e não queres dispender do teu orçamento, até pode ser que te consiga emprestar o que acho ser fundamental para teres sucesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado fguedes

 

Tenho um aquário de 120 litros a funcionar com um tronco e algums plantas. Ainda lá estão guppies e espadas juvenis e um SAE. Tem dois filtros : um interno de 440 l/h na biobox ( Hydor) e um externo de 400 l/h ( Eheim Classic 2213). Tem um termostato jagger de 100 w e calha com 3 x 39 w (ou em alternativa tampa adaptada para 2 x 39 w). O problema é que o substrato que lá está tem 3,5 anos e a a água teima em estar com pH = 7,5-8!

 

O que é que precisaria em concreto ?

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para essa postura vingar vai ser dificil, a menos que contes 48h desde à hora exacta da postura e depois fiques alerta e apanhes os minis e troques para outro aqua sem mais peixes.

 

Eu, se fosse a ti, concentrava-me mais no que é que vou fazer com as próximas posturas.

Esta é melhor esqueceres (esquecer é forma de dizer...) e não perderes mais tempo com ela.

 

Considera-a perdida e começa a trabalhar já para a próxima (obviamente se as quiseres vingar...) pois daqui a uma ou duas semanas haverá outra postura.

 

Quanto a material, qualquer aqua serve, se for um cubo de 50, melhor, sem areão, com filtro de esponja ou com esponja na entrada dos filtros, com aquecedor e luz.

 

PauloA :smile2:

PS: quanto ao PH eu não preocupava demais. Qual o ph do aqua principal?

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Objectivamente, a meu ver, precisas de:

 

1 Aquário vazio, sem fundo/plantas ou outros quaisquer habitantes. ( enches com água do aqua onde estão os ovos).

 

1 filtro de esponja indespensável ou os alevins são literalmente sugados pela aspiração de outro qq filtro.

 

Um sistema de fazer eclodir a artémia salina ( basicamente uma bomba de ar, 2 garrafas de coca- cola, e tubos de 3mm para oxigenação)

 

Ovos de Artémia, claro...

 

Termostato para aquecimento da água.

 

Mais uma vez, ponho-te á vontade, passas aqui por casa e terei todo o gosto em te ajudar, até te empresto aquário, filtro, e o dito sistema de eclodir artémia. Neste momento não estou a precisar pois os meus pequenotes já comem comida seca e já não precisam do filtro de esponja. Se precisares liga- me para o 919060266 ou 223700524.

Abraço, Francisco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perfeitamente de acordo com o Paulo, de 15 em 15 dias terás novas surpresas, agora em relação a esta postura , se foi hoje, e se o macho fez o seu papel ( fertilizou os ovos) ainda vais muito a tempo, pois só daqui a 2, 3 dias é os alevins começam a rabiar, e depois só depois de mais 2 a 4 dias é que começam a nadar e aí sim há que ter a artémia pronta para a 1ª refeição. Agora prepara-te pois os progenitores vão se tornar extremamenter agressivos para com os outros peixes na defesa dos ovos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enviei MP.

Entao a culpa e minha, que maravilha, o amigo tem e muita sorte, e ajudou a sorte tambem, porque senao nao criavam.

Vou mandar vir mais, ficou-me com os ultimos, que afinal eram os melhores.

Depois conversamos melhor, mas ja tem ai pessoal a dar bons conselhos.

GRANDE ABRACO.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, eu nunca criei escalares, criei kribensis, não sei se tem muito a ver ou não, mas eu nunca fiz nada disso que dizem.. nunca os tirei do aquário, nem nunca dei artémia.. para dizer a verdade nunca fiz nada.. lool deixei as coisas correrem, e vingavam sempre imensos!! Apenas tinham a sua toca e pronto.. tds os meses tinha dezenas de kribensis..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acontece, também já tive criações de tetras imperadores que não fiz absolutamente nada até um dia qd observava o aquário vejo 1, 2 , 3, 8, 10 peixes que eu não conhecia. É a natureza... pura e dura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela disponibilidade fguedese vasconcelos.

 

Desculpem a ignorância mas não sei bem o que é um filtro de esponja. É daqueles que se vêm nos aquas de discus ? Poderei por esponja nas zonas de admissão do meu filtro interno ou no tubo de aspiração do 2213 ?

 

Posso esvaziar o meu aqua de 120 L e enchê-lo com água do outro aqua, mas não garanto que estabilize o pH pois o aqua de 300 L tem sempre difusão de CO2 ( e tinha Humus da prodac que tem alguma turfa, acho eu).

 

Neste água tenho também UV 12 horas/dia. No outro áqua não é preciso azul de metileno (anti-fungos?) ou bomba de ar para oxigenar os ovos nesta fase ?

 

Existe uma comida líquida da JBL que pode substituir a artémia eclodida ?

 

Tenho receio que os ovos não durem até eu ter as coisas prontas e poderão até ser comidos por outros peixes ou pelos os camarões amano durante a noite.

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ai,ai,ai...

Assim é complicado...

os ovos não vão ser comidos pois os pais vão montar guarda 24 horas por dia.

O JBL Fluid funciona, a meu ver, como recurso. Até pode ser aconselhável para as primeiras refeições mas não para uma alimentação contínua durante dias, semanas.

O filtro de esponja é de facto o filtro que se usa também para as criações de discus ( é exatamente a mesma coisa).

Não te preocupes com a água (desde que seja do aquário donde tiras os ovos/alevins), e desde que faças tpas regulares para compensar a pouca oxigenação que é dada pelo filtro de esponja. Os Escalares são peixes muito resistentes não precisam de grandes apaparicos desde que lhes dês o básico e essencial. Quanto ao Azul de metileno, eu pessoalmente nunca usei, mas isso sou eu, não serve de referência, ou serve, fica ao critério... e mais não digo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que serve de referência. Se não tinhas tido o sucesso que tens tido na criação de escalares.

 

Não quero complicar as coisas. Tenho duas hipóteses: o levo o lilypipe para o aqua de 120 l ou espero que nasçam as crias e tranfiro-as para o outro aqua ( o que deve ser díficil...).

 

Em relação ao sistema de eclodir artemia lembro-me que já vi um video que o José Garcia tinha no blog dele com uma garrafa cortada ao meio e uma boma de ar. Posso tentar fazer um. Até já cheguei a comprar uma vez artémia da sera para eclodir mas nunca cheguei a experimentar.

 

Tenho que arranjar então um desses filtros. O relógio vai avançando ....e logo neste fim-de-semana que estou a trabalhar...

 

Pode ser só sorte de principiante mas.... na verdade..já vi que isto ainda nem começou...

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

meu caro...

já me ofereci para te ajudar, sou teu vizinho e de facto até já tenho alguma experiência na criação de Escalares. Conforme te disse, por texto é um pouco complicado tentar explicar aquilo que eu acho, que tens a fazer, de qualquer forma, tás sempre a tempo! O que eu acho,e sublinho o que disse o Vasconcelos (penso ser quem te vendeu os Peruensis e que está á frente da antiga Biomaris), tiveste sorte, muita sorte em conseguir logo um casal num grupo de 3 exemplares, daí a minha natural disponibilidade para te querer ajudar pois são uns peixes magníficos, não fosse eu um fervoroso amante dos Escalares!

Abraço, Francisco!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conseguir a reprodução de peruensis não é nada fácil e pode ser uma mais valia muito grande preservar esse casal, estamos a falar de “verdadeiros escalares”, sem demérito para os outros, mas eu sou um amante da natureza 100% natural ( que frase...) não manipulada..., por isso se tens ai um vizinho ( Fguedes) se me permites e dada a disponibilidade dele, aproveita.

Muito boa sorte, fico a torcer para que esse casal se não for nesta postura, mas noutras te /nos encham de alegria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha andado a investigar e acabei por decidir transformar o meu aqua de 120 l em maternidade. Também estive a aprender a fazer ecolodir artémia e pelo menos em teoria já sei os passos todos. Já tinha uma ideia de como recolher os ovos do tubo....E aventura estava prestes a começar... :character0050:

 

Mas, hoje estive todo o dia a trabalhar e cheguei a casa depois das 21 h e quando fui ver o aquário nem queria acreditar...os ovos tinham simplesmente desaparecido :thumbup3: .

 

Os pais não devem ter conseguido montar guarda e os ovos acabaram por ser comidos....

 

Resta -me agradecer ao Francisco ( fguedes) a paciência que teve para me receber e me explicar esta história toda de criar escalares.

 

Vamos lá ver se houver próxima postura se as coisas correm melhor...ou se a viagem acaba antes sequer do barco ter deixado a doca seca...

 

 

Obrigado a todos os outros pelos conselhos.

 

Se calhar vou ter de levar o casal para o aquário de 120 L, por-lhes uma música romântica e acender-lhes uma velas.. :) e quando eles tiverem feito uma postura retiro-os novamente para o aqua grande...e claro que vou precisar da vossa ajuda.

 

Cumps

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigo, desde ja os meus parabens pelo belo casal.

tenho neste momento 3 casais iguais a criar com algum sucesso, mas é algo que requer muita paciencia pois são peixes q se assustam muito facilmente e comem muitas posturas.

a opção de retirar os ovos dos pais é sempre viavel e bastante rentavel, mas ve-los a cuidar dos filhos é algo de fantastico pois são muito mais protectores q os normais.

atençao q em 80% dos casos são as femeas q comem a postura, e caso consigas mante-los com os pais atenção pq assim que o macho quiser procriar de novo irá começar a comer os filhos, mas enquanto ovos e depois alevinos o macho será o mais protector e pode até afastar a femea.

abraço

David Carlos

AQUALAND

David Carlos

E-mail

Blog Aqualand

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, João...

isso também acontece, mas terão sido os pais que comeram os ovos. Pelo que me explicaste, os Escalares ainda são novinhos, talvez a sua inexperiência os tenha feito comer os ovos. A mim tb aconteceu mesmo com eles mais do que experimentados: depois de teres estado cá, tive + uma desova, e hoje de manhã nem sombra de ovos... Assim por um lado ganhas também tempo suficiente para preparares o estaminé para vingares a próxima criação. E se precisares de alguma coisa, já sabes...

Abraço, Francisco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou maçarico em escalares e por isso peço desde já desculpas em meter a colher mas a minha curiosidade fala mais forte ;)

 

Como podem ter a certeza que é um casal? (no caso dos discus existem diversos relatos de duas fêmeas colocarem ovos, nos escalares não sei).

 

Se de facto não forem casal, os ovos não vingariam e não poderia ter sido essa a razão de terem sido comidos?

 

 

Como disse anteriormente sou maçarico em escalares, acho lindos os teus neon tetra, os meus sinceros parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então fguedes ainda tens muita bicharada?????

Olá Tomás!

pois tenho, para dar e vender! amanhã sem falta passo em tua casa para ver os teus meninos! Ainda não deu.

Abraço, Francisco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais