Diário de Bordo Novo Aqua


Artic

Recommended Posts

Antes de mais vou-me apresentar, chamo-me Tiago, tenho 25 anos, e moro em Caldas da Rainha. Vou tentar expor claramente o que me vai “na alma”, uma vez que sinceramente pouco percebo de aquariofilia, sendo que foi esse o motivo que me fez começar um diário de bordo do que ainda não existe.

 

Já comecei a ler , mas o que existe para ler é imenso e estou a tentar aprender o que posso o mais rapidamente possível.

 

Sempre fui amante de Peixes, toda a minha vida. Espero que aqui ninguem leve a mal, mas sou amante de Pesca, mais concretamente de um Peixe que me fascina imenso e respeito ainda mais, a “Dourada”, pelo seu carácter. É um peixe bastante combativo, inteligente … e quem já alguma vez viu uma Dourada a sair da água percebe o que estou a dizer. Essa paixão fez me querer ter um Aquário em casa.

 

O meu irmão a uns anos comprou um aquário 45x30x32 com um filtro , o qual decorou com umas plantas de plástico, um avião despenhado em plástico, meteu água, e pronto dava comer a 2 ou 3 peixes dos mais comuns. Os peixes morreram e o aquário foi para a garagem.

 

Eu no outro dia vi o mesmo, e como gosto de fazer as coisas bem feitas … a 1a coisa que fiz foi lavar o mesmo bem lavado e começar a ler e a pesquisar …

 

Vou colocar uns esquemas de como quero fazer a coisa, e como isto é um diário vou colocando o progresso e espero aprender com vocês …

 

Este “nano aquário” terá como primeiro factor condicionante o custo, e depois o máximo de gozo que um pequeno custo me poderá fornecer pois neste momento apenas tenho mesmo o aquário.

 

Espero que me vão ajudando e possamos debater sobre este interesse comum

 

Cumprimentos

Editado por Artic

Salgado 40L

Doce 112L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sê muito bem vindo,

 

Vamos ver o que vai sair desse diário, esperando sempre que seja do melhor :)

 

Qualquer coisa apita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos às dúvidas ... que não são poucas ...

 

O tipo de aqua que quero fazer e o que idealizei ... será com areia branca para fazer contraste com um tronco, musgo e pedra tipo zebra ...

 

Controlo de Temperatura

 

Penso manter o aquário na ordem dos 25ºC ... e tava a pensar neste produto Boyu Heater HT-2150 150W

 

Filtragem

 

Como o aquário não é muito grande ( +- 43 Litros ) ... tenho um problema para optar por um filtro externo tipo os Eheim Liberty, teria que retirar a tampa ... o que no caso do meu aqua tinha que retirar aquele sistema de lâmpada. No bricomarche penso que vi uns filtros para aquas até 100L por 25€, internos ... sao meios arredondados. Alguem tem algum feedback destes produtos? Sugestões?

 

Hardscape

 

Aqui penso optar no caso das Rochas pela Zebra Stone, por um tronco tipo Malayan Wood 79 a "nascer" da pedra. Como Background um papel autocolante branco.

 

Monitorização

 

Aqui pensei optar pelos testes Aquili pelo preço dos mesmos. Feedback? Termómetro vou optar por um LCD ...

 

Substrato

 

Vi o Aquabasis

 

Plantas e Peixes

 

Ainda muito que pesquisar ... Não quero ter peixes a comerem camarões nem a andarem a "porrada" lol

Salgado 40L

Doce 112L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos às dúvidas ... que não são poucas ...

 

Boas Tiago, vamos lá vêr se te consigo ajudar....

 

 

Controlo de Temperatura

 

Penso manter o aquário na ordem dos 25ºC ... e tava a pensar neste produto Boyu Heater HT-2150 150W

 

Acho que não é necessário 150w de termostato (não fui vêr o produto mas deve ser isso que se trata), 75 W chega e sobra. Só se quiseres aproveitar para um aqua maior de futuro.

 

Filtragem[

 

 

Como o aquário não é muito grande ( +- 43 Litros ) ... tenho um problema para optar por um filtro externo tipo os Eheim Liberty, teria que retirar a tampa ... o que no caso do meu aqua tinha que retirar aquele sistema de lâmpada. No bricomarche penso que vi uns filtros para aquas até 100L por 25€, internos ... sao meios arredondados. Alguem tem algum feedback destes produtos? Sugestões?

 

Sugiro que ponhas um filtro externo mesmo que para isso tenhas que furar a tampa do aquario. (não deve ser muito dificil).

 

Os filtros internos só têm desvantagens (minha opinião) ocupam muito espaço (que é importante em aquarios pequenos) são dificeis de limpar e saturam em pouco tempo. (investimento perdido).

 

Hardscape

 

.... Como Background um papel autocolante branco.

 

Aqui, deves fazer a teu gosto, só alerto que normalmente se utiliza papel azul ou preto. Por isso antes de colares o papel branco experimenta outras cores. Não te esqueças que esse papel de fundo serve para realçar as cores dos peixes e o branco não realça muito. Mas cada um tem os seus gostos

 

 

 

 

Monitorização

 

Aqui pensei optar pelos testes Aquili pelo preço dos mesmos. Feedback? Termómetro vou optar por um LCD ...

 

Não custumo fazer testes, só mesmo o ph. (Não sou exemplo para ninguem)

 

Não te esqueças e o mais importante de tudo é o Ciclo do Azoto.

 

Cumps

Orlando Marta

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago nao sou propiamente expert, mas possote dar umas ideias pois quando começei tambem me surgiram duvidas. Quanto ao fundo, experimenta um fundo preto, para mim defenitivamente o que da mais contraste. Quanto ao filtro sem duvida um externo é a melhor opçao.Tambem começei com um interno e depois acabei por mudar para um externo. Sendo das Caldas da Rainha tamebem,quanto a lojas para comprares material, vai a loja do Mário em frente ao Skate Park, junto a biblioteca tem bastante coisa, atendimento muito bom, algum problema resolvem logo, ou entao na Rua da Vogal, na H2Hobby.

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola caro amigo,

 

Não vou estar a repetir o que já foi dito, apenas quero lembrar-te que quanto mais pequeno é o aquário mais trabalho ele te vai dar!

Mas isto com certeza já leste aqui pelo fórum!

 

Relativamente aos produtos carotes, permite-me que te diga que neste hobby o barato sai caro!

 

O aquário em kit que te queriam impingir é desnecessário, compra apenas o que te falta porque tens ai um belo aquário.

 

Relativamente à iluminação podes sempre optar por uma calha que até podes ser tu a fazer se tiveres jeito para essas coisas. Senão furas essa como já foi dito que também não fará mal nenhum!

 

De resto com o tempo vamos aprendendo e cá estaremos para ajudar no que for preciso!

 

Lê os tópicos aqui do fórum com calma e aproveita ideias dos outros users.

 

Cumprimentos,

Paulo Correa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite. Desde já dou-te a maior força para recuperares o aquario antigo, também iniciei assim, com uma aquario arrumado no sotão e agora já é um vício (na minha opinião muito bom), não sou muito experiente, mas já tenho alguns meses de pesquisa e experiencia, e é normal termos muitas dúvidas. Acho que devias de ler muito este forúm antes de começares a comprar material. É normal que chegues a uma loja sem saber o que comprar e que os lojistas te queiram vender tudo e às vezes muito cáro :)

 

Na minha opinião acho que este tópico deveria estar no forúm de "OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE"..

 

Espero que faças um lindo aquário

:onfire:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários ... Tou a gostar muito deste espaço e estou a aprender bastante ... Ja encontrei por ai um conhecido ... Ka-Sol ... doutras andanças lol

 

Hoje tive no bricomarche ...

 

Eles filtros têm lá estes por 23.50€

 

stingray%2015%20a144.jpg

 

e têm estes de 30 a 45€

 

FILTRO%20ELITE%20DA%20HUSH%2020%20002.jpg

 

Eu neste momento tenho de ter mesmo em conta o preço primeiro ... é-me impossivel optar por algo caro neste momento.

 

Têm para lá este kit CO2 por 35€

 

NUTRAFIN-CO2-SYSTEM-SR-8-WYS-20CM-Full.jpg

Salgado 40L

Doce 112L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bom dia;

 

O CO2 para já diria para esqueceres, não é necessário investires já em material que não sabes se vais usar. Não sabes que plantas vais ter, por isso esquece por agora o CO2.

 

Eu pessolmente não me dou/dei bem com filtros de Cascata (é assim que se chamam, e não se consideram filtros exteriores, têm um "comportamento" muito identico aos interiores coma unica vantagem de não ocupar muito espaço dentro do aquario) por isso eu investia num filtro EXTERIOR.

 

Por exemplo o:

 

Filtro EHEIM Classic 2211

Custa cerca de €45.00

 

Características

 

 

Volume do aquário: Até 150L

Débito da bomba: 300L/h

Altura de elevação: 1,3m

Potência: 5W

Volume do filtro: 1,0L

Dimensões: diam. 110x290mm

 

 

Seria um filtro fiável com uma capacidade de filtragem muito boa e sem ruidos (muito importante) serviria sempre, para um outro aquario maior caso o vicio pegue.

 

Só precisarias de fazer 2 buracos (prai de 2 cm de diametro) nas tampas do teu aquario, 1 para o tubo de entrada outro para a saida.

 

Não te esqueças de ver os classificados deste ou de outro forum, aparecem sempre coisas bastante em conta.

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estive a ver este mesmo filtro numa loja online e realmente à partida será a minha escolha ...

 

Em termos de Plantas realmente não sei ainda o que hei de escolher ... mas gostava de uma parte "sem nada" uma "relvada" e uma mais "espessa" que servisse de "abrigo" se é que me faço entender

Salgado 40L

Doce 112L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou começar a comprar tudo aos poucos ... uma vez que tive a ver , e entre filtro , areão , substrato fertil , testes agua , termometro , termostato , limpa vidros magnetico, rocha, etc são uns 200€ se considerar o kit CO2 que falei a pouco ...

 

Fora peixes, comida, plantas ... tem de se ir com calma

Salgado 40L

Doce 112L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou começar a comprar tudo aos poucos ... uma vez que tive a ver , e entre filtro , areão , substrato fertil , testes agua , termometro , termostato , limpa vidros magnetico, rocha, etc são uns 200€ se considerar o kit CO2 que falei a pouco ...

 

Fora peixes, comida, plantas ... tem de se ir com calma

 

200€ é muito dinheiro para um aqua tão pequeno. Isso bem pensado fazias a festa por metade.

 

Por exemplo: (não digas a ninguem, nem que fui eu que disse) Limpa vidros magnetico...não compres, usa o cartão de multibanco ou de credito, limpa melhor e não risca o vidro. Termometro, os de vidro são baratinhos e os mais fiaveis. Termostato não custa mais de 10 euros nos classificados do forum. Rocha, aproveita os passeios de fim de semana, e vai olhando para as pedras, tambem não precisas de muitas.

 

Ainda assim o maior investimento é no filtro e no subsrtrato fertil que é caro.

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou começar a comprar tudo aos poucos ... uma vez que tive a ver , e entre filtro , areão , substrato fertil , testes agua , termometro , termostato , limpa vidros magnetico, rocha, etc são uns 200€ se considerar o kit CO2 que falei a pouco ...

 

Fora peixes, comida, plantas ... tem de se ir com calma

 

 

BOas...mas estas a fazer a coisa como deve de ser!

Compra o filtro (eu aqui ainda ia um pouco mais longe que o SCO, via o eheim 2213 - o copo leva 3x mais para materias filtrantes (existem compras em conjunto aqui no forum deste site e assim poupas nos envios e fica praticamente ao preço que ele deu) :),

 

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/06d...0filter%202213/

 

ve a iluminação, pesquisa o substrato, o areão (ou akadama) testes, termostato o co2...com calma e so no fim de teres tudo pensas nas plantas que podes ter com as condições que vais ter.

NO fim compra as plantas e monta tudo.

mais vale esperares dois ou tres meses do que andares aos "bocheichos".

 

PS - As rochas??? se tens poucas posssibilidades n gastes dinheiro nisso. qd fores dar um passeio anda com a cabeça no chao e encontras coisas que vão servir muito bem. Cuidado é com os calcarios.

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns por estares a ter o cuidado nas escolhas e a considerar hipoteses.

 

Não tenhas presas.

 

Quanto ao filtro externo e se não optares pelos de cascata, são práticos pois não vão para dentro do aqua, no entanto não são silenciosos.

Tem atenção às vendas que por aqui andam, se souberes escolher poderás comprar uma coisa em condições, se não aproveita as compras conjuntas.

 

Tem atenção a substratos (existem n alternativas) que numa boa escolha poderás economizar e muito.

 

Tem atenção que para um plantado terás que apostar numa boa iluminação de acordo com o tipo de plantas.

 

Eu neste momento estou a preparar um aqua plantado e também estou "parado" no substrato, já tenho o aqua (que mandei fazer) e o filtro externo (que comprei a um user e que estava novo).

 

Por isso vai com calma e compara preços etc. etc.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falando concretamente ... e pesquisando estes foram os produtos mais "baratos" que encontrei pelas nossas bandas ... Decidi colocá-los pois poderá ajudar quem se está a inciar também como eu.

 

Resta-me agradecer toda a ajuda.

 

AQUECEDOR

Aquecedor HAILEA 50W 11.00€ http://www.seahorseshop.com

 

FILTRO

EHEIM Classic 2211 44.69€ http://crystalred.eu

 

MONITORIZAÇÃO ÁGUA

5 in 1 TestIn Aquili Test 16.35€ http://crystalred.eu

 

CO2

Aqua gro CO2 Kit 13.90€ http://aquaeden-shop.net

 

SUBSTRATO

JBL AquaBasis Plus 10.35€ http://crystalred.eu

Susbtrato Quartz Negro 7.93€ http://crystalred.eu

 

TERMÓMETRO

Termómetro LCD 1.68€ http://crystalred.eu

 

Assim já se faz a festa por 100€

Salgado 40L

Doce 112L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso não gosto nada desses termometros, dou 2 ou 3 razões:

 

- È uma fita que se cola no vidro, um dia se quizeres mudar de sitio, adeus termometro. Mais o trabalho de tirar a cola do vidro.

 

- Como é colado do exterior do vidro, mais depressa mede a temperatura do ar que a agua, pois não está em contacto com a mesma.

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu so considerava mm a opção do filtro ser a superior! o 2213 em do 2211! O preço é o mm! (a diferença nos porte dilui-se bastante numa compra conjunta aqui no forum). Para mim a filtração é essencial e teres 3 litros para matérias filtrantes é bem melhor do que 1l. Tem tb a vantagem caso queiras um dia, um aquário maior o 2213 ja é um bom filtro para ajudar o filtro principal enquanto o 2211 será sp muito mas muito limitado.

 

Em relação ao termometro...eu este fds vou tirar essa historia a limpo! tenho um colado no vidro do aquario e sp achei que dava medição correcta. JA n é a primeira pessoa que ouço dizer q n são fiaveis. Então dei-me ao trabalho de gastar um euro para comprar um dos outros de vidro que vão para dentro do aquário para tirar as teimas.

 

De resto parece uma coisa bem pensada.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu so considerava mm a opção do filtro ser a superior! o 2213 em do 2211! O preço é o mm! (a diferença nos porte dilui-se bastante numa compra conjunta aqui no forum). Para mim a filtração é essencial e teres 3 litros para matérias filtrantes é bem melhor do que 1l. Tem tb a vantagem caso queiras um dia, um aquário maior o 2213 ja é um bom filtro para ajudar o filtro principal enquanto o 2211 será sp muito mas muito limitado.

 

Tambem concordo contigo, mas não te esqueças que o aqua é pequenino! Mas, tambem concordo, que mais vale investir num 2213 que 2211. Mas lá está, pensando sempre numa utilização futura. No entanto o 2211 chega para o aqua em questão.

 

Não esquecer, que estes filtros são para montar por baixo do aquario, verificar se tens espaço no movel e verificar o tamanho dos filtros.

 

Tambem concordo que a filtragem nunca é demais. Basta olhar para o meu aqua e quantidade de filtros que tem.

 

 

Em relação ao termometro...eu este fds vou tirar essa historia a limpo! tenho um colado no vidro do aquario e sp achei que dava medição correcta. JA n é a primeira pessoa que ouço dizer q n são fiaveis. Então dei-me ao trabalho de gastar um euro para comprar um dos outros de vidro que vão para dentro do aquário para tirar as teimas.

 

De resto parece uma coisa bem pensada.

 

Abraços

 

:smile2:

 

Fico aguardar o resultado bang

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, concordo com aquilo de o Espito disse, o barato as vezes sai caro, não vale a pena comprar so por ser barato, pois quando nos começamos a entusiasmar com o hobby vamos querer mais e melhor, para nos como para os peixes, comigo passou-se o mesmo, comprei um filtro, depois outro tudo interno, acabei por vendelos todos e comprei um externo..... e estou bastante safisteito. Quanto ao que as lojas te querem inpingir, so comprar o que quiseres, arranja alguem conhecido que tenha umas noçoes e vao os 2 ver e comprar o que achas necessário, pois os donos da loja vão tentar em primeiro lugar tentar com que compres uma coisa que um dia mais tarde te arrependas e voltes la outra vez porque queres melhor, é assim que ganham dinheiro.

 

Cump

Editado por lavareda
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas artic...

Em teoria a disposição parece bem :) . Agora é so escolheres as espécies de acordo com o q tens no esboço. Relativamente à areia de silica (Branca), a ironia de tudo é que o aspecto mais "limpo que dá" é só mm ilusão...vais ter uma trabalheira para manteres isso branco. è dificil mm!

 

Relativamente ao Termometro duvidas tiradas... a diferença é minima..no meu aquario o termometro que tenho colodo no vidro (da Tetra) dava 27,5C enquanto aquele que introduzi no aquario no mm sitio onde esta o que "está colado por fora" dá mais de 27C mas n chega bem bem aos 27,5C eu diria 27,25C. Por isso penso que se pode considerar esses termometros minimamente fiáveis e muito passiveis de ser usados, até pq a nive estético são bem mais bonitos.

 

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ainda não há dinheiro para mandar vir as coisas ...

 

Andei a ver madeira que tinha aqui por casa e a furar e a aparafusar ...

 

10112009310.jpg

 

10112009308.jpg

 

Tinha lá um aqua de 15 Litros que vou usar para "bebes" ...

 

10112009319.jpg

 

Espero que tenham gostado

 

Abraço

Salgado 40L

Doce 112L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas;

 

Tem bom aspecto, mas, parece fraquinho, Agua, areia e pedras ainda vão ser uns quilitos valentes (40 ou 50 kilos). Apoiado em 4 parafusos. (?) :D

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.