Caudal muito reduzido


Recommended Posts

Boas pessoa,

Tenho um Tetratec Ex700 a uns meses, mais de meio ano, no entanto o caudal do mesmo está reduzido para metade, digo isto porque a agua que saia pela flauta antes quase batia no vidro frontal e agora está tão fraco que nem a metade chega... já limpei o filtro, a algo que possa fazer? É que o filtro é mesmo a conta para a litragem do aquário e com o caudal tão reduzido a filtragem fica insuficiente. Que posso fazer para voltar a ter o caudal que tinha?

 

Abraço e obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Já experimentaste limpar as mangueiras?

 

 

É a única coisa que me falta limpar pois como vão por trás de um móvel ainda não as retirei pois torna-se complicado para as voltar a colocar, achas que poderá vir dai esta redução de mais de metade do caudal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É a única coisa que me falta limpar pois como vão por trás de um móvel ainda não as retirei pois torna-se complicado para as voltar a colocar, achas que poderá vir dai esta redução de mais de metade do caudal?

 

 

pode ser

 

o caudal tem a ver com a função da àrea disponivel para a água passar

 

só a titulo de exemplo:

 

uma mangueira que tenha 10mm de diâmetro interior livre, tem uma àrea de passagem de 3.1416 x 5² = 79 mm² de àrea livre

 

caso esta mangueira tenha 1 mm de lixo agarrado às paredes 3.1416 x 4² = 50 mm²

 

ou seja 1 mm em 10 mm de diâmetro ( 10% ) representa cerca de 36% de área livre a menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pode ser

 

o caudal tem a ver com a função da àrea disponivel para a água passar

 

só a titulo de exemplo:

 

uma mangueira que tenha 10mm de diâmetro interior livre, tem uma àrea de passagem de 3.1416 x 5² = 79 mm² de àrea livre

 

caso esta mangueira tenha 1 mm de lixo agarrado às paredes 3.1416 x 4² = 50 mm²

 

ou seja 1 mm em 10 mm de diâmetro ( 10% ) representa cerca de 36% de área livre a menos.

 

Viva,

 

Isso não é assim. Caudal é igual á área vezes a velocidade Q=VxA. Se a área diminui, simplesmente a velocidade aumenta. O que rege o caudal não é a mangueira mas sim a bomba. O que acontece é que uma redução da área causa um aumento de pressão e isso pode limitar a eficiência da bomba reduzindo o caudal. Outro factor é o atrito no interior do tubo que é aumentado com a existência de detritos acumulados, isso reduz a velocidade e por isso também o caudal.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conheço esse filtro, mas limpaste a "ventoínha", toda a parte do motor onde se acumulam detritos? eu uso um cotonete e um palito, desmonto tudo o que mexe e garanto-te que sai muita sujidade, depois funcionam como novos, se não for... pelo menos tentei.

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal obrigado pelas dicas! Fiz um esforço e consegui retirar as mangueiras para as limpar... impressionante a porcaria que por lá estava acumulada, nunca pensei que tal fosse possivel afinal está sempre a passar agua pelas mesmas! o que sei é que o filtro parece novo, está a 100% ou pelo menos a 99% :music_singguitar:.

Obrigado mais uma vez :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Isso não é assim. Caudal é igual á área vezes a velocidade A. Se a área diminui, simplesmente a velocidade aumenta. O que rege o caudal não é a mangueira mas sim a bomba. O que acontece é que uma redução da área causa um aumento de pressão e isso pode limitar a eficiência da bomba reduzindo o caudal. Outro factor é o atrito no interior do tubo que é aumentado com a existência de detritos acumulados, isso reduz a velocidade e por isso também o caudal.

 

Cumps

 

pois, tens razão....

 

mas no caso de um filtro, a velocidade é inerente à bomba e esta mantêm-se constante, com mangueira suja ou com mangueira limpa.

 

se uma bomba faz 600 l/h em condições optimas, se a área for menor e a pressão da bomba for igual ( que é o caso ) o caudal será menor

 

V=Q/A

 

o atrito também influencia, claro mas a principal razão é a menor àrea de passagem

 

mas n me apetece discutir mais mecânica de fluidos :music_singguitar: , só quis dar uma explicação mais objectiva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, tens razão....

 

mas no caso de um filtro, a velocidade é inerente à bomba e esta mantêm-se constante, com mangueira suja ou com mangueira limpa.

 

se uma bomba faz 600 l/h em condições optimas, se a área for menor e a pressão da bomba for igual ( que é o caso ) o caudal será menor

 

V=Q/A

 

o atrito também influencia, claro mas a principal razão é a menor àrea de passagem

 

mas n me apetece discutir mais mecânica de fluidos :flick_tongue: , só quis dar uma explicação mais objectiva.

 

Viva,

 

Considerando condições óptimas de limpeza das tubagens e da bomba e ignorando o atrito, o caudal é constante. Por isso se diminuir a área, a velocidade aumenta e vice-versa. A redução da área não influência.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Considerando condições óptimas de limpeza das tubagens e da bomba e ignorando o atrito, o caudal é constante. Por isso se diminuir a área, a velocidade aumenta e vice-versa. A redução da área não influência.

 

cumps

 

 

então deve ser por isso que o homem se queixava que saía menos àgua antes de limpar as mangueiras...

 

eu compreendo o que queres dizer e tu também compreendes o que eu digo, não vale a pena tar aqui a discutir fisica...

 

que com as mangueiras sujas sai menos àgua é um facto, já agora podes explicar porquê?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.