temperaturas altas e plantas


António Vitor

Recommended Posts

Finalmente consegui hoje o que almejava, trazer a temperatura do aquário para 27ºC.

 

como sabem tenho HQI 300 watts, andei uns 4-5 meses com temperatuas a flutuar de 29ºC antes das luzes se acenderem e 31ºC antes das luzes se apagarem...

 

houve no entanto alguns dias que isto foi aos 34ºC...

 

nenhuma planta sofreu demasiado, algumas ficaram meio em hibernação, mas outras não revelaram problemas...

 

plantas que se mostraram incrivelmente bem adaptadas ao calor:

 

bacopa monnieri, rotala marandra, rotala rotundifolia, eusteralis stellata, ludwigia inclinata, myriophyllum prazeres (quem primeiro me falou desta planta alentejana foi o Nuno Prazeres, merece ficar com o nome dele), lotus zenkeri, feto de java, musgo de java

 

plantas que cresceram mas que não mostraram o seu melhor (pode não ter sido só o calor):

 

heteranthera zosterifolia, hemianthus micranthemoides, glossostigma elantinoides, rotala wallichii, ludwigia brevipes

 

plantas que entraram em decadência (pode não ter sido o calor, mas ainda sobrevivem):

hydrocotyle sibthpoides

 

mortes pelo calor:

nenhuma planta morreu

 

...

pelos vistos as plantas também se aguentam...

 

Abraços!

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também me aconteceu o mesmo temperaturas altissimas neste verão uma dica ke eu te posso dar ke me ensinaram é pores uma ventoinha de um pc em cima do aquário apontada para a água , tens é ke arranjar um pogramador igual ao das luzes e pogramas com intervalos de 20/30 minutos isso tens ke ser tu a estudar o teu caso para veres como consegues manter a temperatura ideal .

Espero ter te ajudado , também sei ke agora a vaga de calor já passou, mas fica a idea já para o ano ke vem ,para estares prevenido.

UM ABRAÇO

RUI FERNANDES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:shock:

nada que eu já não tivesse feito...

em vez de uma ventoinha de PC usei uma daquelas grandes e funciona muito bem...

 

mas irritava-me o vento...

 

tanto que só usava nos dias de mais calor...as plantas aguentam bem, era esse o intuito do meu post dar informações sobre plantas resistentes ao calor e não pedir ajuda...

de qualquer maneria obrigado!

 

era só deixar aquilo trabalhar quando as luzes se ligassem (nos dias de maior calor)... mas não conseguiam trazer a temperatura abaixo de 28ºC...portanto programadores eram desnecessários

 

O meu quarto onde tenho o aquário é muito bom para o calor tem 4 metros de altura, (semi-escavada no interior da terra, como algumas antigas casas alentejanas, foi construida numa inclinação) parede muito grossas das antigas(de pedra), serve-me de bom isolante ao calor exterior... o problema este ano foi o calor continuado...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boas

Tenho aqui uma duvida na utilização das ventoinhas, quando estudei electrotécnia o objectivo dessas ventoinhas era retirar o calor dos aparelhos, logo a circulação de ar era feita para fora, ao apontar a ventoinha para a água está-se a introduzir realmente ar "frio" mas normalmente o ar quente tem tendencia a subir ... não será mais eficaz fazer sair o ar quente do áqua em vez de se introduzir ar frio?

Cumpts.

António Azevedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num livro de Paulo Oliveira sobre Plantas de à mais de 20 anos já refere o uso de ventoinhas.

 

Como é natural, da física o que entra tem de sair e para sair é necessário entrar algo.

 

Penso que é indiferente a posição da ventoinha. O importante é ter pelo menos duas aberturas o mais afastadas possiveis para fazer o efeito de chaminé (CIRCULAÇÃO DE AR POR TODA A SUPERFICIE DO AQUÁRIO)

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É a evaporação que produz o maior arrefecimento, tal como o nosso suor nos faz arrefecer também a evaporação da água no aquário o fará arrefecer.

 

Portanto convém que o vento seja virado contra a água (mais evaporação).

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É por isso que parece que a circulação de ar por pelo menos duas aberturas ira provocar maior evaporação e troca de temperatura entre o aquário e a sala onde este se encontra.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É por isso que parece que a circulação de ar por pelo menos duas aberturas ira provocar maior evaporação e troca de temperatura entre o aquário e a sala onde este se encontra.

 

Apontar uma ventoinha directamente à agua apenas pode ser encarado como último recurso numa situação de emergência. O nível de evaporação causado é enorme com as aconsequências que daí virão em aquários de água doce. Não havendo possibilidade de comprar um sistema de arrefecimento (aquário ou ambiente) é geralmente aceitável optar apenas por manter o aquário destapado e ventilar a sala. Quer peixes quer plantas suportam temperaturas altas de forma transitória.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como eu reponho a água evaporada com água da chuva, não acontece grande mal...

também faço mudas diárias de 10% do aquário, assim não há aumento do GH nem do KH...

 

se não tiverem estes cuidados, os peixes podem sofrer porque de cada vez que desaparece 10% da água pela evaporação haverá aumento do GH e KH em 10%...

:)

 

de qualquer maneira evito o uso de ventoinhas, incomoda-me...só mesmo em última alternativa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais