Agua do mar


Dakar

Recommended Posts

Moro na Madeira e pretendo iniciar-me nos salgados com um aqua 100*30*40 que tenho disponível.

 

Li numa revista que quem fizer a reposição de agua com agua do mar, não necessita de aditivos, estilo Kalk e outras coisas.

 

É verdade? Alguem tem alguma referencia sobre a qualidade da agua daqui? Sitio onde ir buscar?

 

Alguem com salgados daqui da Madeira para se trocar ideias?

 

Obrigado

Renato Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu utilizo água do mar, no entanto não dispenso a adição de kalkwasser (kalk + água de osmose).

 

Para a qualidade da água do mar retirei este link de outro post.

 

http://www.iambiente.pt/portal/page?_pagei...oncelho=CASCAIS

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Li numa revista que quem fizer a reposição de agua com agua do mar, não necessita de aditivos, estilo Kalk e outras coisas.

 

Podes usar a água do mar (não conheço a da Madeira) mas nunca para reposição, pois esta terá que ser água doce, caso contrário estarás a aumentar a salinidade no sistema. As TPA´s (trocas de água) podem ser feitas com água do mar.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em princípio, na Madeira deve haver locais excelentes para colher água do mar. Quanto aos aditivos para reposição de cálcio e alcalinidade, não concordo, pois as águas da nossa costa, inclusivé da Madeira têm níveis de cálcio e alcalinidade inferiores a um recife de coral. No aquário é conveniente ter níveis ainda ligeiramente superiores que no recife.

Portanto, ou adicionas kalk na reposição de água evaporada ou utilizas outro meio de manutenção de cálcio e alcalinidade nos níveis ideais.

As vantagens da água natural são outras e não passam de modo nenhum pelo cálcio e pela alcalinidade.

Força e boa sorte com esse salgado. Até na Madeira já temos apanhadinhos pelos reefs :roll:

Abraços,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá

.Eu sou da Madeira :D e também estou nos salgados.Nunca experimentei adicionar água do mar,mas penso que a água da costa norte deve ter uma melhor qualidade do que a da costa sul.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Durante uma visita a alguns colegas na estação de aquacultura da Calheta fiquei muito surpreendido com quando me disseram que a salinidade "normal" da água do mar na Madeira ronda os 38 por mil e não os habituais 35 por mil (como aqui no Continente). Apenas queir alertar para que não provoquem um choque osmótico no aqua qundo usarem a água natural. Façam uma medição e acertem a salinidade com água de osmose se necessário.

 

Uma dica para vocês já que estão aí nesse local fantástico :cry::) , durante uma saída aos Reis Magos com uns colegas da Estação de Biologia Marinha do Funchal capturei uns eremitas "primos" dos patas verdes que são excelentes comedores de algas, vi várias rochas cobertas de zoanthus e também vi os blénios Coriphoblennius galerita e Ophioblennius atlanticus ambos excelentes comedores de algas tudo nas rochas da zona entre marés. No entanto sei que andaram para lá a fazer umas obras e não sei se aquela zona ainda existe...

 

Quanto à colheita de água penso que mesmo na costa sul existem zonas muito boas, evitem as zonas das ribeiras e próximas de hóteis.

 

Se fazem mergulho a lista de espécies da madeira adequadas para um reef aumentam muuuuito, basta ver os excelentes guias fotográficos do Peter Wirtz.

 

Boa sorte

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Não pertencem ao género Zoanthus, mas sim ao génro Protopalythoa (P. canariense) ocorrem nas Canárias, Madeira e Porto Santo, ocorrem desde a zona de marés até aos 40-50 metros.

 

Na madeira existe também o Parazoanthus axinellae que tem um tom amarelo espectacular!

 

Cumps

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais