112L - Colorful Paradise


Recommended Posts

Boas,

 

Arianita, obrigado.

 

Fernando, estou a dar, temporariamente, uma mistura composta de várias comidas. Dou ovos de lagosta congelados, cyclopeeze liofilizado, rotíferos congelados, cyclops congelados, zooplankton e fitoplankton.

 

As Tubastreas não estão nos meus planos já que o espaço disponível para colocar mais corais encontra-se apenas no prato do lado direito e aí vou querer algo fotossintético para preencher o espaço entre as Gorgónias/Dendros. Ainda não sei bem o que colocar mas já ando à procura... :character0050:

 

Luís, uso kalk juntamente com água de osmose na reposição de água evaporada. Não uso reactor mas sim um reservatório de vidro para a água de osmose + kalkwasser, apesar da finalidade ser mesma. Para os corais que mantenho e os consumos que estes têm, chega perfeitamente. Um reactor de cálcio só se justifica quando os consumos de Ca, Mg e kH são altos. Não é o caso. De momento, a única coisa que adiciono é apenas o kalk na reposição da água evaporada, mais recentemente a alimentação para os corais não-fotossintéticos e as TPAs de 15L que passaram a ser duas vezes por semana. Estou a ponderar usar novamente uma fonte de carbono para redução de nutrientes mas ainda não me decidi qual a usar...

 

Não tenho ideia de alguma vez ter lido algum livro sobre aquariofilia marinha à excepção de livros para identificar peixes/corais. Li e leio artigos publicados em revistas on-line, experiências partilhadas por outras pessoas noutros fóruns, noutros Blogs, por outras pessoas ao vivo, por experiêncais realizadas nos meus aquários, enfim, um pouco de tudo. Bons artigos que podes consultar para te ires familiarizando com os equipamentos, com os processos Químicos, Físicos e Biológicos da filtragem no aquário de água salgada, como funcionam os elementos que adicionas ao aquário, circulação, iluminação, enfim, muita coisa, podes ver aqui. Vai consultando os vários artigos dos temas que mais te interessam, com calma, sem pressas. Um dia um, noutro dia outro, e por aí fora e é assim que se ganham conhecimentos para se pesquisar e discutir com outra pessoas temas mais aprofundados, mais detalhados que eventualmente poderás tentar colocar em prática no aquário que montares.

 

Filipe, define " gorgónia castanha". ;)

Há Gorgónias fotossintéticas e não-fotossintéticas. Dentro das não-fotossintéticas, tens Gorgónias com vários tipos de requisitos no que respeita à dimensão do alimento e frequência da alimentação e isso reflecte-se no estado geral do coral. Como disse acima, algumas Gorgónias não-fotossintéticas podem aguentar até meses em más condições antes de morrerem mas durante esse tempo vão mostrando sinais de carências que geralmente são reversíveis. Alimentar uma vez por semana uma Gorgónia não-fotossintética é claramente insuficiente para um coral que depende única e exclusivamente da alimentação que lhe é dada.

 

Podes alimentar com o escumador ligado, a não ser que o tenhas no aquário e te disperse demasiado a comida com a agitação da água. No que toca a funcionamento, assim que introduzes a comida na água, ele pára de escumar por isso é indiferente.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 120
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Boas,

 

Tiago, é um Hymenocera elegans. Alimenta-se de asterinas e outros equinodermes. Se tiveres uma boa colónia de asterinas, consegues mantê-lo sem problemas. É um espectáculo de se obervar. A geral fica para outra sessão já que desta vez foquei-me apenas em macros

 

Mais umas:

 

4e1b8fee.jpg

 

0a10d743.jpg

 

bb30f729.jpg

 

7f0502da.jpg

 

f6457586.jpg

 

288dcb21.jpg

 

ea97c386.jpg

 

52cc67fa.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André....a próxima visita será mais para ver este aqua que o outro! ;D

 

Estou maravilhado pela colecção de cores que tens.

Que alimentação estás a dar agora aos espécimes no fotossintésicos?

Estou a pensar reformular o meu refúgio para ter mais espaço aberto para os cavalos marinhos e pipes andarem mais à mostra e a ver se os cavalos ganham mais cor, pois adaptam-se às cores do que os rodeiam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André!!

 

Cada vez fotos mais espectaculares!! Parabéns :thumbup3:

 

Queria-te pedir um favor (sem parecer chato), arranja umas macros aos zoanthus, são como sabes dos meus corais preferidos e gostava mesmo de umas imagens para "coleccionar" :)

 

Abraço!!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pedro, também podes ver o outro, não pagas mais por isso. ;D

Aparece quando quiseres.

 

Queria-te pedir um favor (sem parecer chato), arranja umas macros aos zoanthus, são como sabes dos meus corais preferidos e gostava mesmo de umas imagens para "coleccionar" ;)

 

Chato pá! :D

Os Zoanthus tiveram um contratempo com um caranguejo que, no período nocturno, gostava de cortar os pólipos pela base para decorar o interior da toca. Quando, por exclusão de partes ( procurei por nudis, aranhas, caracóis, nada), desconfiei do caranguejo e parti a pedra que fazia de toca, já aquilo lá dentro era um hotel de luxo às cores. O tempo que perdi a perceber a causa da diminuição dos Zoanthus custou-me os Zoanthus cor-de-rosa. Mas, felizmente, já voltou tudo ao normal e aumentei a colecção graças a outro grande apreciador amigo. ;)

 

Bem, se Maomé não vai à Montanha...

 

ac5f89e6.jpg

 

d764a3de.jpg

 

4835b590.jpg

 

b0dbbce7.jpg

 

f0456634.jpg

 

b5f68c9a.jpg

 

5cd21e05.jpg

 

7c2e70a6.jpg

 

Faltou tirar aos amarelos que desde o incidente com a caranguejola, têm andado um pouco fechados e pararam de crescer. Espero que voltem ao que eram.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fernando, no problemo. :P

 

Jorge, quando puder dispenso uns quantos mas tens de actualizar o teu tópico primeiro. ;)

 

Hoje deu-me na cabeça para fazer uma TPA que já não fazia há algum tempo e aproveitei para tirar umas gerais.

 

7f0496b7.jpg

 

7bca1413.jpg

 

70104545.jpg

 

E mais umas singulares com o porcelana acabado de mudar o exosqueleto.

Branco mais branco não há!

 

6e6846cc.jpg

 

bbb8adb0.jpg

 

8b83c3c9.jpg

 

8f2380d0.jpg

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Mestre André !!

Nem sei que te diga lol assim até da vontade de montar qq coisa com sal ... Realmente como disse o Tiago as fotos do post 107 o_0 ... i´m speechless lol.

Para um nabo na matéria resta me continuar a apreciar :eusathink:

 

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 9 meses depois...

:animal_fish: Lindo! Meus Parabéns!

Teu aquário está ficando um sonho!

Aliás, a montagem de 2 aquários diferentes na mesma sala está espetacular!!!!!!!!! Só um problema: ficamos com os olhos em bico pois queremos olhar os dois ao mesmo tempo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Novamente, Parabéns!!!!!!!! :pompomgirl:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.