Jreiss

Membro
  • #Conteúdo

    25
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre Jreiss

  • Aniversário 09/17/1975

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Jreiss's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Eventualmente, mas no mínimo 2*MP40 em polos opostos, porque 1 MP40 ou 1 MP60 parece-me mesmo pouco...
  2. 2 * MP60 sim, é uma excelente escolha, quanto ao escumador, esquece, vai para um Bubble King ou para um ATB decente. Podes gastar agora mais 200 ou 300 Euros mas no futuro poupas muito.
  3. Na Bubbles há de certeza, porque as vi lá há uns 30 minutos. :D
  4. Não, não é a mesma coisa, o sal para piscinas está cheio de lixo, nitratos, fosfatos, etc. basicamente era o mesmo que deitar sal da cozinha no aquário.
  5. Manchas castanhas? Se sim são certamente planárias que são uma praga do pior.
  6. Jreiss

    Nano cubo 90L

    Escumador TMC V2 Skim (400L) / TMC V" Skim Compact (300l) (será exagerado visto o aquario ter cerca de 110L com a sump incluida?!) Não é exagerado, aliás, está bem para o que pretendes. Iluminação: PLL 36 W daylight 8000K + PLL 24 W actinica (suficiente?) Suficiente sim, mas se pudesses arranjar mais qualquer coisinha... Bomba retorno Newjet 800 L/h, regulada para 400L/h porque vaza a sump rapidamente Parece-me bem, não consegues 600 litros/hora? circulação: estava a pensar meter uma sun sun por volta d 1000l/h Não, vai para a de 3000 litros/hora ou, de preferência uma Tunze 6025 que faz 2500, é mais cara mas é fantástica. Cerca de 20kg de areia de coral media e 10/15 Kg de Rocha viva Eu acho que é areia de mais, 10 Kg chegam perfeitamente, a rocha viva está bem, 10-12 kg estão bem. Outra duvida que tenho é a seguinte, será necessário reactor de Kalk? Tenho possibilidade de ir buscar agua ao mar, para reposição é melhor utilizar agua de osmose com hidroxido de calcio ou posso utilizar sempre a agua do mar? Para já não precisas de reactor nenhum, quanto à evaporação não podes usar água do mar, uma vez que o que evapora é a água e não o sal, deves sempre repor com água doce (osmose).
  7. Lindas fotos como sempre. Terça-feira vou ver isso ao vivo e "rapinar" uns quantos frags.
  8. A água da torneira está cheia de porcaria que mais cedo ou mais tarde te vai dar cabo do aquário. (fosfatos, etc.) O investimento numa unidade de RO (Reverse Osmose) é capaz de ser um dos melhores que podes fazer nesta fase.
  9. Uma TPA generosa (25%+) e mais uma semaninha pelo menos, para ver como de facto está o sistema.
  10. Obrigado pela explicação. Bem, eu não fiz nada disso e o escumador funciona na perfeição, no entanto utilizei um truquezinho que me permitiu ter cerca de 1 cm do copo debaixo de água. O que fiz: Desmontei o copo Desmontei o corpo do escumador Retirei o tubo interior Alarguei a entrada de ar Coloquei um tubo mais comprido (daqueles que se usam nas bombas de ar) que sai pelo novo buraco (o tal que alarguei) cerca de 5 cm's. Coloquei um pouco de algodão na ponta (para acabar com o barulho) Montei tudo Funciona em pleno.
  11. @ jabcproenca - Quais truques? Eu n precisei de truque nenhum... Não, o Tunze não cabe, a menos que tires a tampa do Sera...
  12. Isso, salvo erro, é um V2Skim 120 (ou 200), certo? Aparentemente está bem montado (eu tenho um igual ao 120) e durante a primeira semana andou assim, ou seja, enchia o copo demasiado depressa. É normal a água estar branca, não tens rocha viva (pelo que parece), ou pelo menos demasiado maturada, nem nada que crie porcaria para o skimmer trabalhar, portanto parece-me bem. Quanto às bolhas podes sempre arranjar um truque qualquer para as quebrar, seja uma pequena rede, uma pequena esponja ou parecido. Layout... bem, cada um tem o seu gosto, portanto se gostas assim parece-me bem, em termos práticos seria mais interessante se conseguisses criar umas grutas para os peixes passarem e se esconderem. Tenta passar as pedras pequenas para o fundo e colocar os "plates" em cima, talvez na diagonal. (é nestas alturas que uma mulher faz sempre falta... )
  13. Eu não arriscava, até porque mesmo que aguente vai acabar por empenar todo. O ideal era conseguires reforçá-lo por dentro com uma estrutura em Ferro/Aço, mas mesmo assim não deverá ser solução, não te esqueças que a água salgada com o tempo vais corroer tudo.... até a carteira...
  14. Se usares água do mar sai muito mais barato, a manutenção resume-se à alimentação dos peixes e corais, bem como alguns aditivos, mas nada de muito especial. É preciso relembrar que há ainda a manutenção anual (troca de lâmpadas, etc), bem como o custo (por vezes brutal) de alguns corais e peixes. Se quiseres fazer uma coisa não muito grande eu diria que 20 Euros pode chegar, mas aponta um bocadinho mais para cima se fizeres as TPA's com água salinada (de preferência água de osmose) e tiveres muita iluminação (a EDP tb come )
  15. O pessoal gosta de ir ao Cabo Raso, aparentemente a água lá é de boa qualidade.