Recommended Posts

off-topic

 

Esse vodka que tanto falam, não é a bebida alcoólica? pois não.

Desculpem lá a ignorância.

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

off-topic

 

Esse vodka que tanto falam, não é a bebida alcoólica? pois não.

Desculpem lá a ignorância.

cumps

Susana

 

É a bebida sim.

E o álcool que tem é o mesmo (etanol).

 

O problema são os impostos especiais sobre as bebidas alcoólicas e a necessária compatibilização com o uso de álcool para fins industriais.

 

Caso todo o álcool pagasse o imposto que paga nas bebidas ficava demasiado caro para fins industriais, mas caso ele fosse exactamente igual fugia-se ao imposto e fabricar-se-iam bebidas alcoólicas sem pagar determinados impostos.

 

Assim o álcool tem que ser parcialmente (ou "totalmente") adulterado, após produção, com adição de alguns compostos. Há situações em que pode existir uma autorização especial para que isso não se faça, quando essa desnaturação inviabiliza o fim a que se destina (para a maioria das utilizações industriais não fará mal ter o aditivo)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, basicamente foi o que acabei por dizer no meu edit 2, que deves ter lido.

 

Estou a ler agora. bigsmile

Ainda estava a escrever quando editaste a segunda vez.

 

 

Talvez o melhor termo a usar fosse "alcool para uso industrial", pois com "álcool industrial" pode ficar a ideia que o problema era colocado na produção e ele é todo produzido da mesma forma. (a cetrimida é adicionada por imperativo legal/fiscal)

 

Exactamente.

 

 

Já agora, no artigo também se fala em vinagre (o ácido acético, constituinte que dá parte das características ao vinagre, pode ser produzido por oxidação do etanol, portanto está relacionado) ;)

 

É outra maneira de dosear carbono orgânico.

A " desvantagem" do ácido acético face ao etanol do Vodka é a directa injecção de um ácido no aquário que pode dar azo a maiores oscilações de pH, uma vez que a própria adição de carbono já o faz indirectamente através da alimentação de bactérias aeróbias e consequente desenvolvimento destas, para além de contribuir mais facilmente para o aparecimento de um biofilme esbranquiçado. De qualquer maneira, é igualmente válido. ;)

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

Apesar de ter lido bastante sobre este tema, ainda não tenho uma opinião pessoal totalmente formada sobre este método.

Podem consultar o meu blog (o link está na assinatura) para verem a minha experiência sobre o assunto.

 

Após a observação do que se passou no meu aquário e em outros aquários usavam vodka, posso dizer-vos que até aos dias de hoje não vi um método tão poderoso para retirar nutrientes como a vodka (tirando o skimmer claro), mais que o Zeovit (também já experimentei). É poderosíssimo, tão bom que até se torna uma desvantagem porque não é para qualquer um, exige um aquariófilo experiente, conhecedor do comportamento dos seus corais, porque necessita de bastantes acertos, desde redução de dose até ao doseamento de NO3, directamente por nitrato de cálcio, cloreto de amónia, nitrato de potássio ou indirectamente por aminoácidos, etc.

 

Isto é um contra-senso... então doseamos vodka para reduzir os nutrientes, nomeadamente NO3 e PO4 e depois no final acabamos por ter que acrescentar nitrato? É isso mesmo. Daí não ser um método fácil. Queremos NO3 perto de zero, mas não 0,0... devemos ter 0,1-0,8 mg/L (ppm), fosfato devemos ter 0,000-0,01 mg/L (ppm)... muito difícil de atingir estes valores com o fosfato.

Agora em termos de resultados é bestial, algas zero, fosfatos quase zero, cores fantásticas e o melhor de tudo... é extremamente barato. Uma garrafa de 6/7€ dá para quase um ano!

 

Um abraço,

Editado por Ricardo Pinto
logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais