Que camarão é?


VB75

Recommended Posts

Oi,

Conseguem identificar este camarão, na loja não me souberam dizer.

De momento deve de ter +- 1.5cm e ao fim de 2 dias de estar cá em casa mudou de casca, é bom ou mau sinal?

Já agora como é que distingo o sexo e com que outras espécies posso juntar.

 

036gji.jpg

003hmm.jpg

024hmu.jpg

 

Cumps.

Editado por VB75
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas, parece-me um camarão filtrante asiático.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72912

 

Pelos vistos não é, depois de apanhar um que fugiu do meu aquário deu para ver a diferença da risca. Nas fotos não deu para perceber a falta dos filtros que eles têm.

Editado por xakkan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um camarão madeira ou bambu , cresce até 10 cm , é assim chamado pela coloração castanha e por essa risca caracteristica no dorso ...

Pelo menos parece-me identico, geralmente nos invertebrados o dimorfismo sexual é evidenciado por os machos terem duas patas extras , modificadas (mais pequenas e curvas ) gonadas... embora não sei se nesta espécie é assim ou se será realmente camarão madeira....se for é um pacifico que remexe o fundo do aqua á procura de detritos ....

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um camarão madeira ou bambu , cresce até 10 cm , é assim chamado pela coloração castanha e por essa risca caracteristica no dorso ...

Pelo menos parece-me identico, geralmente nos invertebrados o dimorfismo sexual é evidenciado por os machos terem duas patas extras , modificadas (mais pequenas e curvas ) gonadas... embora não sei se nesta espécie é assim ou se será realmente camarão madeira....se for é um pacifico que remexe o fundo do aqua á procura de detritos ....

 

os madeiras nao costumam remexer o fundo ... patas da frente/filtro nao sao praticas para agarrar detritos no fundo. por norma procuram pontos com movimento forte de agua.

tenho um a cerca de 3 anos, e esta sempre de frente as saidas dos filtro com as patas bem abertas, a procura de qualquer particula passe por ele. é muito raro ve-lo noutro ponto do aqua.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os madeiras nao costumam remexer o fundo ... patas da frente/filtro nao sao praticas para agarrar detritos no fundo. por norma procuram pontos com movimento forte de agua.

tenho um a cerca de 3 anos, e esta sempre de frente as saidas dos filtro com as patas bem abertas, a procura de qualquer particula passe por ele. é muito raro ve-lo noutro ponto do aqua.

 

isso é o mais comum, mas os que mantive,muitas vezes iam para o substrato onde os caspavam com as "plumas" para apanharem os detritos que se soltavam

 

 

de qualquer modo posso dizer que em nada se parece com um camarao madeira, pode ser da fotomasnao vejo as "plumas" de filtragem, a risca dos madeiras é uniforme e pelo tamanho que esse tem ainda nao deveria apresentar essa coloraçao tao forte

 

aposto que é uma especie de camarao proveniente do sulawesi muito possivelmente do lago poso

Editado por Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é o mais comum, mas os que mantive,muitas vezes iam para o substrato onde os caspavam com as "plumas" para apanharem os detritos que se soltavam

 

 

de qualquer modo posso dizer que em nada se parece com um camarao madeira, pode ser da fotomasnao vejo as "plumas" de filtragem, a risca dos madeiras é uniforme e pelo tamanho que esse tem ainda nao deveria apresentar essa coloraçao tao forte

 

aposto que é uma especie de camarao proveniente do sulawesi muito possivelmente do lago poso

 

 

Não conheço nenhum madeira tão pequeno e com esses olhos laranja, até pode ser um cruzamento de heteropoda não? ou sulawesi ou indiano não sei porque parece q ja vi indianos parecidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui esta a palvra de quem sabe, afinal não era o camarão madeira como pensava :!: ainda tentei perceber das fotos se aquelas patas da frente seriam as plumas de filtragem...com esta coloração pensava ser o madeira , afinal não é e então é a primeira vez que vejo este bicho ;)

 

Cumprs Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos o que falas do lago poso (sulawesi) não terá 6 bandas laterais?

 

Os olhos alaranjados é que me intrigam, podia indicar ser um Caridina cf Babaulti Malaya.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos o que falas do lago poso (sulawesi) não terá 6 bandas laterais?

 

Os olhos alaranjados é que me intrigam, podia indicar ser um Caridina cf Babaulti Malaya.

 

inicialmente basei-me nesse "six banded" e no white dash, penso que ambos sao do lago poso, mas nao se trata de nenhum dos dois, talvez uma outra especie semelhante

 

os olhos faz-me lembrar sulawesis, dai reforçar o meu palpite

 

malaya?! hum...cor muito intensa...mas...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retiro o que escrevi, agora parece-me um brown Arrow Bee mas os olhos acho que são tb escuros.... lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Madeira eu sei que não é pois tenho 2 no comunitário e este não tem as patas filtrantes.

Ele ontem estava mais avermelhado mas hoje voltou a ficar escuro o pior é que o acho muito quieto, ele desde que está cá ainda não o vi comer será por isso, eu dei flocos de sipirulina da aquatic nature mas acabo por tirar pois começa a apodrecer e ele nem se chega.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a medir o ph e está a 5.5 acho que é do substrato (ferti-soil) pois usei a agua do comunitário que está entre 7 e 7.5.

O que faço para subir um pouco o ph isto claro se fôr muito baixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegues tirar mais algumas fotografias?

 

Tens a água muito ácida, poderá ser disso, mas tudo depende tb do camarão que for, poderá requerer pH mais alto e aí terás que verificar tb com os outros habitantes do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retiro o que escrevi, agora parece-me um brown Arrow Bee mas os olhos acho que são tb escuros.... lol

 

 

podia ser, sao parecidos, mas o padrao é diferente, repara na zona da cauda e no anel no meio do corpo que este camarao tem e que o brown arrow bee nao tem

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a medir o ph e está a 5.5 acho que é do substrato (ferti-soil) pois usei a agua do comunitário que está entre 7 e 7.5.

O que faço para subir um pouco o ph isto claro se fôr muito baixo.

 

como o hugo disse, depede muito do que tens no aquario, mas para aumentares o ph e ajudar a tampunar num valor mais alto usa bicarbonato de sodio, mas primeiro vê o que tens dentro do aqua para saberes os parametros ideais

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está num cubo vodafone e como está montado à cerca de 12 dias só tenho um daqueles caracois que vem com as plantas(deixei ficar desde o dia da montagem para ajudar no ciclo, embora a agua já fosse doutro aquário) e o camarão está lá faz hoje 5 dias.

Estive a fazer TPA mas usei agua da torneira em vez de engarrafada juntei algumas gotas de aquatan.

Além do substrato tenho uma daquelas bolas verdes, desculpem mas não sei o nome.

Editado por VB75
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, nao é de estranhar entao o porque do pobre bicho estar muito parado, nao comer e estar com variaçoes de coloraçao:

 

ciclo mal feito

muito pouco espaço(litragem)

provavelmente sem filtrgem e sem aquecimento

etc

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, nao é de estranhar entao o porque do pobre bicho estar muito parado, nao comer e estar com variaçoes de coloraçao:

 

ciclo mal feito

muito pouco espaço(litragem)

provavelmente sem filtrgem e sem aquecimento

etc

 

Em relação ao ciclo podes ter razão mas foi-me dito que usando a agua do outro aqua poderia colocar mais cedo pois já teria bacterias.

O espaço penso que não seja muito pequeno para a fauna,e não sou a unica que tem invertebrados em cubos.

E tem filtro de cascata(60lt/h) , agua o cerca de 26º e iluminação.

Se fiz alguma coisa mal fiz através dos conselhos dados na loja, mas acho que tinha tudo o necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, água velha tem a vantagem de não ter cloro, pq de resto é igual ao litro (ou praticamente), pois contem muito poucas bactérias, onde as bactérias se fixam mais será nas matérias filtrantes usada nos filtros e no areão....

 

Água velha é a mesma coisa que fazer um ciclo novo.

 

Sobre os cubos, enfim cada vez se vê mais a sua utilização mas não significa que seja adequado, o minimo que recomendo para camarões é 10l de água e já é abusar da boa vontade, se for então camarões mais exigentes nem pensar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das coisas que fiz foi colocar algumas massas (novas) no filtro exactamente para melhor fixação das bactérias e durante os 1º dias coloquei dia sim dia não um floco para as alimentar, foi o que me lembrei para ajudar o ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez. Após alguma busca encontrei este site http://aqualandpetsplus.com/Bug,%20Shrimps.htm que tem umas fotos parecidas do camarão "Chameleon shrimp" dizem eles.

Sobre este camarão camaleão encontrei pouca informação.

Editado por xakkan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez. Após alguma busca encontrei este site http://aqualandpetsplus.com/Bug,%20Shrimps.htm que tem umas fotos parecidas do camarão "Chameleon shrimp" dizem eles.

Sobre este camarão camaleão encontrei pouca informação.

 

Oi,

estive a ver e até achei parecido em relação à mancha mas o meu não tem as patas com "pinça".

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:character0050: Boas,

 

O camarão está mais activo ;)

Em relação à côr tenho andado de olho e reparei que durante o dia ele tem aquele castanho quase preto e à noite ele fica vermelho.

O que acham, é normal eles alterarem a côr com a diferença de luz que recebem.

Ainda não consegui apanha-lo a jeito de tirar mais fotos.

Cumps.

Editado por VB75
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:character0050: Boas,

 

O camarão está mais activo ;)

Em relação à côr tenho andado de olho e reparei que durante o dia ele tem aquele castanho quase preto e à noite ele fica vermelho.

O que acham, é normal eles alterarem a côr com a diferença de luz que recebem.

Ainda não consegui apanha-lo a jeito de tirar mais fotos.

Cumps.

 

bem,isso é comum em muitos camaroes, mas noto uma influencia muito maior nos meus sulawesis(cardinais e spinatas) que se eu for acender as luzes durante a noite os camaroes estao tao diferentes que parece que estao doentes

 

tenta tirar fotos dele com as duas coloraçoes (preferencialmente a coloraçao que ele tem com varias horas de luz)

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais