platys


Jesus

Recommended Posts

Comecei este fim semana a montar o meu novo aquario e coloquei os primeiros residentes: 3 platys(porque nos disseram que eram bastante resistentes).

Acontece que um deles era uma menina e vinha muito inchada da loja.

Durante todo o dia ficou quietinha e nem comeu nada.

Achámos que ela estivesse gravida mas no dia seguinte ela morreu.

Descobrimos ontem que havia um alvin no aquario(está agora na maternidade todo contente).

Agora a nossa dúvida é esta: será que ela morreu durante o parto?ou será que ela estava inconsciente e nós pensamos (ingenuamente) que ela estava morta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquilo que me disseram foi que a maior parte dos viviparos apos o parto morrem. É uma questão de sorte. as primeiras 48h apos o parto sao cruciais. isto foi o que me disseram. porta-te

Hugo M. Viana

 

Tá Doxinhoooooo!!!Toma tá li assim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jesus.

 

Vou deduzir que montaste o aquário no fim de semana e que colocaste os peixes na mesma altura, provavelmente o teu problema terá sido saltares um pouco por cima do fundamental para iniciar um aquário, que é o estabelecimento de colónias de bactérias denitrificadoras que aparecem aquando do ciclo do azoto. Podes ver mais info em http://faq.thekrib.com/pt . Estas bactérias permitem a decomposição de matéria tóxica (restos de comida, excrementos,urina) e a consequente libertação para a "atmosfera".

 

Assim as mortes poderão ter sido provocadas por um excesso de amónia ou então por um choque da mudança do aquário da loja para o de tua casa.

 

Já a teoria de que a maior parte dos viviparos após o parto morrem, desconhecia e nunca verifiquei que tal sucedesse...mas como o tempo em que tinha viviparos já lá vai estamos sempre a aprender..

 

Boa Sorte

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

3 peixes num aquário de 100litros é bastante bom para iniciar o ciclo. O teu problema é que, provavelmente, compraste uma "peixa" doente...e ela acabou por morrer no aquário.

Foi apenas azar...não te deixes ir abaixo com isso, e se quiseres compra uma nova fêmea (o ratio ideal seria 1 macho para 2 fêmeas).

 

Daqui a umas semanas já podes comprar mais alguns peixes... :wink:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

 

Desculpem mas discordo que as platy femêa morram depois do parto.

Comecei a ter platys com um macho e 2 femêas e elas tiveram mais de 2 ninhadas, as minhas femêas tinham os alevins, ficavam vivas e tornavam a engravida pouco tempo depois.

Eu já li que, tirando alguma doença, os platys vivem cerca de 2 anos.

 

Um abraço.

 

Hugo Coelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso era só o que faltava!!! Agora os vivíparos morrem após o parto!!!??? As minhas fêmeas Guppys pariram 4 vezes sem macho. Devem ser "Guppys Gato"! Têm 7 vidas!!!!!

 

Nada disso amigos!!! Desde que as reproduções sejam feitas com consciência e que se dê o devido descanso às fêmeas, nunca há problemas! Uma fêmea Guppy ou Platy deve parir 3 vezes seguidas no máximo e depois ter o devido descanso (cerca de um mês para repor todas as energias despendidas). Além de que as mesmas devem, antes de parir, ter uma corpolencia considerável. O problema nos vivíparos é que muita gente pensa que são galinhas, que é só ter o macho a cobri-las e é sempre "a aviar cartucho". São animais e têm de ser tratados como tal.

 

Mais uma vez apelo a que, antes de proseguirem com a manutenção e reprodução de uma espécie, seja ela qual for, estudem-na! Terão excelentes resultados.

 

Porque é que foste comprar 1 casal de Platys para colocar num aquário a ciclar? Eu teria feito o seguinte: comprava 2 fêmeas e um mês depois adquiria um macho. E ainda digo mais, para as proteger, tinha que, ao fim de 1 mês retirar o macho novamente, porque senão ele dá cabo delas. É como as senhoras, 3 meses antes de dar à luz, nada de "cabeçudo". Deculpem a comparação, mas é assim mesmo, ou pelo menos, devia de ser!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais