Recommended Posts

Publicado

Olá

Tenho uma femea de espada que já teve 2 ninhadas no meu aqua e ía ter a 3ª agora, pu-la ontem na maternidade pois ela parecia que estava quase a rebentar. Nunca tive problemas com as anteriores mas agora quando cheguei a casa e olhei para a maternidade vi que ela tinha tido as crias mas qual foi o meu espanto quando reparei que estavam praticamente todas mortas... mas não num estado normal, parece que estão inchadas ou parecem bolas com olhos, não sei explicar, é horrivel. Andam lá 3 ou 4 que se mexem mas mesmo essas parecem estar inchadas... não sei... há umas que parecem estar enroladas sobre si próprias. Quando olhei agora para a mãe vi que de um lado está a ficar com uma mancha branca que lhe apanha um dos olhos e até acho que está cega desse olho, está meio inchado.

Que será que se passa? Que devo fazer? Será que é alguma doença e me pode contaminar os outros peixes do aqua? O macho continua sempre ao pé dela e sempre a tentar fecundá-la novamente... mesmo estando fora da maternidade!

Publicado:

olha, n sei, o teu acuario tem kantos l? tens quantos espadas? essa mancha branca n parece algodao?

Publicado:

Boas.

O que te aconteceu com a espada, ja me aconteceu com guppys, penso k nasceram antes do tempo, pois não estão completamente formados, vêm ainda meio em ovos.

All the pretty things are going to hell!!!

Publicado:

Boas...Isabel pelo que relata parece que a espada teve algumas "crias" antes do tempo de gestação ter terminado e estas ainda vem com o saco vitelino...e lamento mas não costumam sobreviver... :oops:

Um abraço

Publicado:

Já me alertaram para o mesmo. As espadas por serem maiores que as guppies às vezes stressam na maternidade e abortam. Porque não arranja plantas rasteiras tipo musgo de java e deixa-a ter as crias à solta?

Quanto à mancha que ela tem ... se não for de stress não sei do que será. Não se poderá ter magoado na maternidade quando abortou? Eu ás minhas fêmeas dou vitaminas depois de terem as crias para ficarem mais resistentes.

www.salveumgato.web.pt

Publicado:
Quando olhei agora para a mãe vi que de um lado está a ficar com uma mancha branca que lhe apanha um dos olhos e até acho que está cega desse olho, está meio inchado.

....Isabel...acho que essa doença é a popeye...ou sea um caso de hidropisia ao nivel dos olhos...como o seu post já foi criado à alguns dias e eu só agora me apercebi que falou que a femea tava assim aconselho imediatamente a quarentena! separe-a p um aqua a parte aumente a temp do aqua para 28/29ºC e adicione nas proporções correctas Sera Backtopur direct...Boa Sorte e dsclp não ter dado conta mais cedo... :idea:

Qt aos alevins e tal cm alguns membros já falaram o melhor é ao arranjar um aqua maternidade aonde a femea possa ter as crias sem grds perturbações ou então por falta de disponibilidade usar plantas, mts plantas no aqua de modo a providencioar refugio para as mm....

Um abraço

Publicado:

Olá

bem, obrigada... infelizmente a fêmea morreu passados 2 dias. Eu tirei-a da maternidade, dei-lhe um banho em água com sal (dissera-me que fazia bem já que é um peixe de água salobra), tentei alimentá-la o melhor que pude e deixei-a á solta no aquário porque achei que era melhor do que na maternidade, mas parece que acabou por nada resultar.

Achei estranho pois ela já tinha tido 2 ninhadas antes desta e não tinha acontecido nada disto.

Sobraram 4 alevins que parecem em boas condicões, são bastante pequenos mas já aprenderam a alimentar-se por isso vamos a ver como reagem