Mas qual é o segredo!


Recommended Posts

Mais uma vez hoje, tentei tirar fotografias aos meus oscar"s e como eles nunca parão quietos as fotografias saem-me sempre tremidas.

 

Como vejo aqui neste, e em outros foruns fotografias espectaculares começei a pensar o porquê de a mim nem uma foto sair bem em mais de 50 que tirei.

 

De tanto tentar, começei a enervar-me com a m**rda da máquina e das fotos, saltou-me a mola e espetei a máquina contra a parede.

 

Conclusão desta m**rda, máquina toda trocida e amolgada e falta-lhe um botão (mas trabalha), e a minha mulher nem me pode ver a frente!!!

 

A máquina é uma digital ACER CR-8530 de 8 MP.

 

Agora pergunto eu; o problema é meu ou é da máquina?

 

Será que alguem me pode dar uns toques nesta matéria?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez hoje, tentei tirar fotografias aos meus oscar"s e como eles nunca parão quietos as fotografias saem-me sempre tremidas.

 

Como vejo aqui neste, e em outros foruns fotografias espectaculares começei a pensar o porquê de a mim nem uma foto sair bem em mais de 50 que tirei.

 

De tanto tentar, começei a enervar-me com a m**rda da máquina e das fotos, saltou-me a mola e espetei a máquina contra a parede.

 

Conclusão desta m**rda, máquina toda trocida e amolgada e falta-lhe um botão (mas trabalha), e a minha mulher nem me pode ver a frente!!!

 

A máquina é uma digital ACER CR-8530 de 8 MP.

 

Agora pergunto eu; o problema é meu ou é da máquina?

 

Será que alguem me pode dar uns toques nesta matéria?

 

 

looooooool é ou era?

gaa-userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

looooooool é ou era?

 

Ainda é, está toda escavacada, falta-lhe umas coisas, mas ainda trabalha!

 

fds, epa nem uma foto sai bem !!!

Editado por Pedro Conceição
Atenção às palavras utilizadas, mesmo incompletas. Obrigado. PC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já me fizeste rir.

 

Para tirar uma boas fotos convem ser com uma máquina com sistema de macros.

 

Podes ser um pouco mais explicito?

 

Nunca liguei mt a fotografia, sistema de macros é o quê precisamente?

 

Podes meter a referencia de uma ou duas maquinas com esse sistema para eu pesquisar?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O macro custuma ser um botao com uma planta, ou tipo uma flor, e ajuda imenso, se calhar a tua se fizeres uma breve pressao no botao antes de carregar ela vai auto ajustar-se, mas isso acontece na minha na tua nao sei, e a minha ja tem uns anitos...

Espero que consiguas melhores fotos

 

Cumprimentos do Nuno Toste

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ser um pouco mais explicito?

 

Nunca liguei mt a fotografia, sistema de macros é o quê precisamente?

 

Podes meter a referencia de uma ou duas maquinas com esse sistema para eu pesquisar?

 

Obrigado!

 

 

Dá uma olhada aqui.

gaa-userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá uma olhada aqui.

 

 

Realmente a máquina tem um botão com uma flor, e ao clicar aparece mo ecrã uma flor vermelha.

 

Amanhã quando a luz do aquário acender vou tenter tirarcom esta opção.

 

Obrigado pela tua ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema das fotos arrastadas é derivado à pouca iluminação, obrigando a máquina a ficar com o diafragma aberto por mais tempo (arrastamento da foto).

 

Quando carregas no botão de macro, a máquina adapta-se para focar objectos bastante próximos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema das fotos arrastadas é derivado à pouca iluminação, obrigando a máquina a ficar com o diafragma aberto por mais tempo (arrastamento da foto).

 

Quando carregas no botão de macro, a máquina adapta-se para focar objectos bastante próximos.

 

O problema é que eu não sabia para que era esse botão de macro!!!

 

Tive a exprimentar agora, e já tirei umas fotos mais fixes, mas tb é de noite e os peixes não estão tão activos como de dia, mas ficaram bem melhores!!!

 

Vou exprimentar amanhã a ver como ficam.

 

Obrigado a todos pela vossa ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens mesmo é que ter uma boa iluminação no aqua senão nunca vais fazer boas fotos nem com a máquina mais cara....

O tempo de abertura do obturador com pouca luminosidade é o suficiente para captares a imagem do peixe enquanto ele se mexe a máquina está a capturar a imagem daí o efeito que dizes ser foto tremida, é mais efeito de arrasto. :character0050:

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas;

 

Já cheguei a conclusão que o problema é mesmo a iluminação do aquário que é pouca.

 

Mesmo assim tireir umas fotos, e sairam algumas que ficaram fixes, mas fui obrigado a usar o flash, o que dá um efeito não mt bonito ás fotos, mas até ficaram engraçadas.

 

Conclusão disto tudo, vou ter de comprar uma máquina nova, pois esta apesar de continuar a tirar fotos ficou toda estragada e com umas peças a menos. Estava a pensar comprar uma máquina um pouco melhor, relação preço qualidade o que é que aconselham?

 

pict1828z.jpg

 

pict1837.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para os entididos de fotografia,o que me aconselham a comprar ,preço/qualidade.

Claro que todos sabemos que uma máquina de 1899€ tira fotos até sozinha.Mas não é isso que tem valor no meu pedido.

Tenho uma Acer CR-6530 e queria uma melhor mas não sei o que comprar porque não entendo do assunto.

 

MC

José Espada

·.¸¸.·´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸ ><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para os entididos de fotografia,o que me aconselham a comprar ,preço/qualidade.

Claro que todos sabemos que uma máquina de 1899€ tira fotos até sozinha.Mas não é isso que tem valor no meu pedido.

Tenho uma Acer CR-6530 e queria uma melhor mas não sei o que comprar porque não entendo do assunto.

 

MC

José Espada

 

Agora não tenho tempo para te dizer isso mas vou deixar uma dica.

 

Os mega pixeis não querem dizer nada.... uma boa lente faz toda a diferença...

À noite posto aqui alguma coisa para ti

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas;

 

Já cheguei a conclusão que o problema é mesmo a iluminação do aquário que é pouca.

 

Mesmo assim tireir umas fotos, e sairam algumas que ficaram fixes, mas fui obrigado a usar o flash, o que dá um efeito não mt bonito ás fotos, mas até ficaram engraçadas.

 

Conclusão disto tudo, vou ter de comprar uma máquina nova, pois esta apesar de continuar a tirar fotos ficou toda estragada e com umas peças a menos. Estava a pensar comprar uma máquina um pouco melhor, relação preço qualidade o que é que aconselham?

 

pict1828z.jpg

 

pict1837.jpg

 

A minha sugestão é uma SLR Canon EOS 400D, custa menos de 600 euros com uma objectiva 18-55, que permite focar a partir de poucos centimetros. Se necessário, um tubo de extensão macro (que se coloca entre a máquina e a objectiva, que é amovível) custa cerca de 20 euros.

 

Como é SLR (single lens reflex) permite sempre ver através do visor o que se está a fotografar, de forma exacta. É um sistema muito flexível e que permite tirar fotos com qualidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só uma chamada de atenção...

 

Nada que uma Nikon 300D não resolva, até tira fotografias a noite sem flash como se fosse dia.

Tudo bem que a máquina é boa... mas nem uma D3, ou uma 1Ds Mark III fazem fotos sozinhas. É bastante mais importante a objectiva, do que propriamente o corpo da máquina. Colocares a mesma objectiva numa D40 ou numa D300, para a mesma foto, os tempos de exposição e abertura serão iguais. A máquina ser melhor, não implica que tens mais luz...

 

Como o Alcaide já referiu, o mais importante é a objectiva... não propriamente o corpo. Este último pode ajudar, mas não faz milagres.

 

Enoi... a máquina que o AlbCab referiu é já bastante boa. Tens é de apostar numa boa objectiva.

 

A minha sugestão é uma SLR Canon EOS 400D, custa menos de 600 euros com uma objectiva 18-55, que permite focar a partir de poucos centimetros. Se necessário, um tubo de extensão macro (que se coloca entre a máquina e a objectiva, que é amovível) custa cerca de 20 euros.

Peço desculpa em discordar, mas essa objectiva com o extensor, para fazer macros não será a melhor solução. Porquê?

Porque a grande falha no aquário do Enoi é a falta de luz. Então, essa lente a 55mm é uma f/5.6... com um extensor ainda perde mais luz.

Ninguém diz que esse método é mau, bem pelo contrário... mas acho que não devemos estar a transmitir a mensagem errada... ou pelo menos, algo que por si só não trará grandes progressos às condições actuais para se tirarem boas fotografias macro.

 

Nas condições actuais, só vejo 3 soluções:

 

Uso de flash (seja frontal, bounce ou off-shoe), uso de uma objectiva mais luminosa, ou aumento da iluminação do aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só uma chamada de atenção...

 

 

Tudo bem que a máquina é boa... mas nem uma D3, ou uma 1Ds Mark III fazem fotos sozinhas. É bastante mais importante a objectiva, do que propriamente o corpo da máquina. Colocares a mesma objectiva numa D40 ou numa D300, para a mesma foto, os tempos de exposição e abertura serão iguais. A máquina ser melhor, não implica que tens mais luz...

 

Como o Alcaide já referiu, o mais importante é a objectiva... não propriamente o corpo. Este último pode ajudar, mas não faz milagres.

 

Enoi... a máquina que o AlbCab referiu é já bastante boa. Tens é de apostar numa boa objectiva.

 

 

Peço desculpa em discordar, mas essa objectiva com o extensor, para fazer macros não será a melhor solução. Porquê?

Porque a grande falha no aquário do Enoi é a falta de luz. Então, essa lente a 55mm é uma f/5.6... com um extensor ainda perde mais luz.

Ninguém diz que esse método é mau, bem pelo contrário... mas acho que não devemos estar a transmitir a mensagem errada... ou pelo menos, algo que por si só não trará grandes progressos às condições actuais para se tirarem boas fotografias macro.

 

Nas condições actuais, só vejo 3 soluções:

 

Uso de flash (seja frontal, bounce ou off-shoe), uso de uma objectiva mais luminosa, ou aumento da iluminação do aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

A minha sugestão para a falta de luz é a compra de uma objectiva Canon 50/1.8, que custa cerca de 100 euros. Em vez da 400D, comprando a 1000D, que é 100 euros mais barata, o preço total fica o mesmo.

 

Atenção se será necessário macro-fotografia. Só se for para um camarão red juvenil. A objectiva 18-55 foca a menos de 20 cm, a 55. Para um oscar dá certamente.

 

Quanto ao flash, de acordo no geral. Bounce é uma óptima escolha, ou então umas carapuças que se enfiam para amaciar a luz directa. Mas são técnicas mais complicadas.

 

Cumps

 

PS: Não é liquido (!!!) que os tubos façam perder mais luz ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto mais estreita for a "passagem" menor é a quantidade de luz :rainbowafro:

 

 

Os tubos não estreitam a passagem, são totalmente ocos ... o diafragma é que estreita a passagem, e este não varia.

 

Já agora: para fazer boa macro ou pelos menos fotografia próxima, a profundidade de campo é essencial. Senão, arriscamo-nos a focar um olho do camarão e desfocamos o outro. Por isso, nem sempre objectivas f:5,6 são tão más assim ...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

A minha sugestão para a falta de luz é a compra de uma objectiva Canon 50/1.8, que custa cerca de 100 euros. Em vez da 400D, comprando a 1000D, que é 100 euros mais barata, o preço total fica o mesmo.

Eu sugiro pagar os €100 a mais... :medieval_mace: Comprar uma 1000D ao invés de uma 400D por uma diferença de €100, mais vale não comprar nenhuma máquina. Eu esperaria uns tempos e juntava os €100.

A 1000D veio para combater a D40 da Nikon... mas o pessoal da Canon não se toca que a 1000D está muito cara para aquilo que faz.

 

Atenção se será necessário macro-fotografia. Só se for para um camarão red juvenil. A objectiva 18-55 foca a menos de 20 cm, a 55. Para um oscar dá certamente.

Dou-te toda a razão... a 18-55mm faz uma ampliação máxima de 0.28. Para apanhar a fuça de um oscar grandito, é mais do que suficiente. Agora se queremos andar a tirar macros, o caso muda de figura. Apenas salientei este facto, pois foi mencionado por ti o extensor...

 

PS: Não é liquido (!!!) que os tubos façam perder mais luz ...
Quanto mais estreita for a "passagem" menor é a quantidade de luz
Os tubos não estreitam a passagem, são totalmente ocos ... o diafragma é que estreita a passagem, e este não varia.

 

Já agora: para fazer boa macro ou pelos menos fotografia próxima, a profundidade de campo é essencial. Senão, arriscamo-nos a focar um olho do camarão e desfocamos o outro. Por isso, nem sempre objectivas f:5,6 são tão más assim ...

Os tubos fazem perder luz... o percurso óptico é maior, por isso há sempre perda luz... mesmo com esta a deslocar-se no ar somente.

Como o AlbCab referiu, os tubos não diminuem a secção. A parte oca do extensor é muito maior que a do 1º elemento óptico, que é o último por onde passa a luz antes desta chegar ao sensor da máquina...

 

Relativamente ao f/5.6 e às macros... também concordo contigo. Mas agora vamos lá a ver uma coisa... o problema não era falta de luz? Então continuamos na estaca zero... é verdade que para macros convém ter aberturas médias, senão arriscamo-nos a que tenhamos muito pouca profundidade de campo e depois não se aproveita uma única foto. Mas se não houver luz, também não há fotos...

 

O que quer dizer é que entra menos luz na lente do que se a lente estiver livre.

Na lente entra sempre a mesma quantidade de luz... isto se a abertura fôr a mesma, obviamente. Não mudamos nenhum elemento óptico, nem diminuimos a abertura, então a luz que passa é a mesma...

O que acontece, é que o percurso óptico é maior, e há sempre perda de luz... nem que seja por a lente não ser perfeita.

 

Mas podemos sempre fazer o teste... quando tiver tempo logo ponho aqui uns números.

 

Cumprimentos aos dois.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo bem que a máquina é boa... mas nem uma D3, ou uma 1Ds Mark III fazem fotos sozinhas. É bastante mais importante a objectiva, do que propriamente o corpo da máquina. Colocares a mesma objectiva numa D40 ou numa D300, para a mesma foto, os tempos de exposição e abertura serão iguais. A máquina ser melhor, não implica que tens mais luz...

Só para deixar uma experiência....tirei muitas fotos com uma Canon D30 (não é a 30D) com cerca de 15 anos, com milhões de disparos (utilizada por um reporter fotográfico profissional, o que quer dizer bastante activo) que tinha como resolução 3,1MP e com a lente certa tirava grandes fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para deixar uma experiência....tirei muitas fotos com uma Canon D30 (não é a 30D) com cerca de 15 anos, com milhões de disparos (utilizada por um reporter fotográfico profissional, o que quer dizer bastante activo) que tinha como resolução 3,1MP e com a lente certa tirava grandes fotos!

 

tenho uma compacta tipo bridge que me tira excelente macros apenas com 3 megapixels....isto porque comprei uns filtros para macros, e ganha à minha bridge de 12 megapixels perfeitmente...

vou vos contar um segredo...

 

geralmente menos megapixels, mais sensibilidade á luz, o efeito é parecido quando aumentas o ccd, como nas dslr, maior sensor, mais sensibilidade à luz menos luz precisas...

esta que comprei messmo com os avanços técnicos não compensa, e dúvido que alguma dslr compensasse, teria de gastar muito em lentes, e mesmo esta bridge não chegou ao preço de uma qualquer lente para macros de dslr...qualquer...

 

é tudo uma questão de preço, óbviamente que se eu tiveesse dinheiro para investir, comprava lentes dslr e uma dslr, de qualquer forma teria de comprar também a bridge para tirar fotos dos passeios da familia, e filmes....em hd...

:bs_quesexclaim:

 

custou 290 euros até filmes hd faz...embora ainda não consigo tirar macros (talvez falta de luz...megapixels a mais....) tão bons como a minha s400 da fujifilm de há carradas de anos 3.2 megappixels...

 

tem até menos ruido digital, os gajos agora usam e abusam de chips para reduzir o ruido, sensores minusculos com carradas de megapixels....é complicado...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

na minha opiniao se é apenas para fotografar o aquario e os peixes e nao lhe vais dar mais nenhum uso profissional , acho um exagero gastar dinheiro em maquinas de 500€ ou até superiores a isso.

 

na minima das ipoteces e já para ficar com uma maquina da gama de slr eu optaria pela Nikon D40 com 300€ ou até menos ja compras uma nova a extrear.

melhor ainda seria comprar apenas o corpo da D40 e uma lente 50/1.8 e ficas servido pelo mesmo preço mais o menos.

 

os restantes 200€ que gastarias em outra maquina fazes um upgrade ao aquario lol uns doces para o oscar , um upgrade á iluminaçao etc etc etc bigsmile

 

nao me arrependo nada da D40 , para o que faço com ela serve perfeitamente , so ainda nao tenho a lente 50/1.8 mas é o proximo passo.

 

abraços.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais