Betta doente!


Marduk

Recommended Posts

Olá!

 

Eu tenho um betta macho desde o ano passado, que esteve algum tempo num recipiente mais pequeno de 3 litros (aquecido) enquanto eu tratei de arranjar um aquario de 40 litros. A troca de água desse recipiente era semanal.

 

Ele está no aquario plantado de 40 litros mais ou menos desde final de fevereiro, e até agora tudo esteve bem.

Há algum tempo notei uma linha escura à volta da barbatana anal, e fiquei atento.

Estive fora no fim de semana e quando cheguei notei que a barbatana estava como se lhe tivessem dado uma grande dentada, mesmo com um bocadito a menos.

Pensei logo em apodrecimento de barbatana.

 

O teste do meu pH da água resultou entre 6,5/7.

 

Até ver ele não tem falta de apetite, come bem etc.

 

O que sugerem que eu faça para o curar?

Depois coloco fotos assim que puder!

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu tenho um betta macho desde o ano passado, que esteve algum tempo num recipiente mais pequeno de 3 litros (aquecido) enquanto eu tratei de arranjar um aquario de 40 litros. A troca de água desse recipiente era semanal.

 

Ele está no aquario plantado de 40 litros mais ou menos desde final de fevereiro, e até agora tudo esteve bem.

Há algum tempo notei uma linha escura à volta da barbatana anal, e fiquei atento.

Estive fora no fim de semana e quando cheguei notei que a barbatana estava como se lhe tivessem dado uma grande dentada, mesmo com um bocadito a menos.

Pensei logo em apodrecimento de barbatana.

 

O teste do meu pH da água resultou entre 6,5/7.

 

Até ver ele não tem falta de apetite, come bem etc.

 

O que sugerem que eu faça para o curar?

Depois coloco fotos assim que puder!

Obrigado!

 

Primeiro identificar as causas :music_singguitar:

Poderá ser bactérias ou outra coisa só nesse aquário mora apenas um betta não tens ai mais nenhum peixe?

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro identificar as causas :music_singguitar:

Poderá ser bactérias ou outra coisa só nesse aquário mora apenas um betta não tens ai mais nenhum peixe?

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

Neste aquário tenho:

1 Betta

2 Corydora albina

1 Otto

 

É o aquário que está no link da minha assinatura.

Editado por Marduk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi-me aconselhado a compra de Furanol da JBL, o qual já adquiri.

Mas ao ler as instruções diz lá que devo remover o filtro durante o tratamento, porém dando boa oxigenação à água durante esse período, assim como não deveria ser dada alimentação.

 

O que me faz confusão é como hei-de providenciar boa oxigenação à água nesse 3 dias, procedendo depois a uma TPA de cerca de 30%.

 

Como acham que devo proceder?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi-me aconselhado a compra de Furanol da JBL, o qual já adquiri.

Mas ao ler as instruções diz lá que devo remover o filtro durante o tratamento, porém dando boa oxigenação à água durante esse período, assim como não deveria ser dada alimentação.

 

O que me faz confusão é como hei-de providenciar boa oxigenação à água nesse 3 dias, procedendo depois a uma TPA de cerca de 30%.

 

Como acham que devo proceder?

 

 

Poe uma bomba de ar....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, iniciei o tratamento na sexta-feira passada à noite, hoje à noite vou fazer a TPA de 30%.

Tenho notado o betta um bocado paradito, alturas em que se enfia debaixo das sessifloras e deixa-se estar por lá, até pode ser normal, mas como ele está doente, ficamos atentos a tudo e mais alguma coisa.

 

Noto umas pequenas partes transparentes/esbranquiçadas na barbatana, pelo que li será renascimento e assim espero que seja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.