Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas !

Precisava da vossa opinião sobre o que se estará a passar no meu aqua de 54 L.

Aqua54L-1.jpg

Trata-se de uma montagem com cerca de 6 meses.

Setup:

- aqua 60 x 30 x 30 cm ( 54 L brutos)

- filtro de cascata Hagen - AquaClear 30

- termostato Hydor - 100 w - Tº 24-26º C

- calha 2 x 24 w ( 10000 k + Flora-go) 8 h/dia

- CO2 caseiro (logo variável)

- Substrato: base muito fina de Humus Prodac + Akadama normal por cima (3-7 cm)

- Pedras Xisto/quartz ?

- Plantas: Rotala rotundifolia, HZ, L.sessiflora, Pogostemon helferi, Blyxas japonica, E. parvula, H. micranthemoides, H. calitrichoides "cuba"

- Fauna: 3 Iriantherina werneri, 2 otocinclus, 1 SAE pequeno, Red "Cherries"

- Manutenção: duas TPA's de 15 L de água da torneira por semana ( uso Seachem prime ou Sera Aquatan na altura das TPA); fertilização: Seachem Potassium - 4 ml 2x/semana, Seachem Iron - 2 ml 2x/semana; Seachem Trace - 2 ml 2x/semana

Eis o problema:

Nas últimas semana tenho assistido a uma considerável lentificação no crescimento das plantas, principalmente a nível da L. sessiflora, Pogostemon já para não falar na cuba que tem vindo a atrofiar com folhas muito pequenas e algumas acastanhas e na HZ que teima em manter zonas pretas que as vezes atingem as folhas todas. Outro problema são as Blyxas que desenvolvem muito pouco e que se soltam do substrato - parecem não ganhar raizes ou às vezes ficam penduradas pelas raízes à espera de subir quais balões de hélio na feira....

Entretanto não há algas...(talvez nas pedras algumas daquelas verde clarinho "verdete" mas não BBA ou filamentosas)

Hoje fiz os testes coisa que já não fazia há muito e os parâmetros foram estes:

pH = 6.5

gH = 8 (a água da torneira tem gH = 7)

kH = 4

Nitratos = 10 mg/L

Fosfato = 0.5-1 mg/L

Ferro = 0,25 mg /L

Pelas contas da calculadora do Chuck com o meu pH e kH tenho CO2 dissolvido 38 ppm o que poderá ser demais....se é que fiz aquilo bem

O que lhe parece estar a correr mal ?

Obrigado pela paciencia se chegaram até aqui.

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Publicado:

Talvez enriquecer o substrato com umas pastilhas fertilizantes.

Não utilizas o seachem fluorish?

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
Talvez enriquecer o substrato com umas pastilhas fertilizantes.

Não utilizas o seachem fluorish?

Isso quer dizer que o substrato fértil já foi consumido. Tinha receio de usar o flourish por causa das algas mas acho que posso experimentar. Estou a fertilizar mais ou menos a olho pois quase nunca faço os testes. Posso passar a fazer uma rotina mais completa como recomenda o site da Seachem mas com os níveis de nitratos e PO4 acho que não devo acrescentar estes macros. Tenho lido algo sobre o "Estimative Index" mas ainda não percebi muito bem.

Quais as pastilhas que recomendarias ?

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Publicado:

Em aquários mais cuidados uso as da Elos, mas sinceramente nunca ví grandes resultados. Noutros, uso barras de fertilizante de plantas domesticas partidos em 2 ou 3. Também já usei umas da Sera que eram boas.

O estimative index julgo que se poderá dizer que é um esquema baseado na fertilização por excesso de modo a manter a taxa de absorção de nutrientes elevada. Ou seja, fornecer os nutrientes às plantas de modo a que estes nunca estejam em falta de modo a obter crescimentos elevados e com isso limitar o aparecimento de algas.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Boas,

Penso que o problema neste aquario é o Co2, e a tabela KH/PH não é o modo mais correcto para medir a concentração deste nutriente na água.

Compra um teste de co2 e tenta manter na cor verde.

Cumprimentos, Luis.

Banner-1.png
Publicado:

Viva,

Essas plantas há quanto tempo estão aí? há 6 meses também?

Tenta meter mais micros e ferro em particular. Acho que devias meter 1,5 ml de ferro por dia... experimenta isso e faz teste a ver se papam tudo...se paparem podes meter mais micros... todos os dias 1 ml para ver se tiras alguma carência.

Também pode ser falta de magnésio... mas esses sintomas também não são muito óbvios..pelo menos para mim lol.

De resto...certifica-te que os valores que tens estão certos para n te estares a enganar a ti próprio.

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa