Melhor fertilizante liquido Fe


Black Dragon

Recommended Posts

Olá.

 

Não sei se há melhores mas eu uso Ferro da Horizonte Aquático e não me posso queixar com carências. :(

 

E é bem concentrado.

Igualmente...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

HA sai bem mais barato sem dúvida. A unica diferença que eu noto para o da seachem é que no teste de ferro da wave o ferro da seachem acusava.. e o da HA já não acusa. Mas isso deve depender muito dos testes de ferro que pelo que percebi não são muito fiáveis regra geral. Vem líquido e pronto a usar. se fizeres as contas... ficas espantado com a diferença de preços.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) Seachem :P

 

Não vou ficar a esgrimir justificações pq não conheço o da HA, mas como em equipa que ganha não se mexe!

 

O bom mesmo é saber que há alternativas.

 

Já agora litros de produto vs lt de aqua qual é a relação?Alguem sabe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Milton.

 

A resposta à tua pergunta, como deves saber, não é tão simples quanto isso...

 

Dependendo dos consumos das tuas plantas, deverás fertilizar com mais ou menos Ferro.

 

Nos meus aquários, que considero serem densamente plantados (basicamente tenho plantas em todos o sítio, menos nas pedras e nos vidros :)), rejo-me pela regra empírica de 1 mL de Ferro 2+ da HA por cada 20 litros de água.

Obviamente, que quanto mais desenvolvido o aquário estiver, entenda-se quanto maior a massa vegetal, mais terás de fertilizar. Mas isso é algo que se vai lá com experiência, olhando para as plantas e para as algas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Milton.

 

A resposta à tua pergunta, como deves saber, não é tão simples quanto isso...

 

Dependendo dos consumos das tuas plantas, deverás fertilizar com mais ou menos Ferro.

 

Nos meus aquários, que considero serem densamente plantados (basicamente tenho plantas em todos o sítio, menos nas pedras e nos vidros :P ), rejo-me pela regra empírica de 1 mL de Ferro 2+ da HA por cada 20 litros de água.

Obviamente, que quanto mais desenvolvido o aquário estiver, entenda-se quanto maior a massa vegetal, mais terás de fertilizar. Mas isso é algo que se vai lá com experiência, olhando para as plantas e para as algas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

TOu a ver que as minhas plantas são umas alarves...

 

Blyxa e Rotula Macrandra...que duas... :)

 

A minha pergunta ia mais para o comparativo € vs lt...

Por exemplo o Excel 5ml para 200lt vs 10ml HA para 200lt

 

Isto faz-me pensar que se calhar não fica assim tão mais barato...

 

MAs cada plantado é um plantado... :)

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TOu a ver que as minhas plantas são umas alarves...

 

Blyxa e Rotula Macrandra...que duas... :arrow:

 

A minha pergunta ia mais para o comparativo € vs lt...

Por exemplo o Excel 5ml para 200lt vs 10ml HA para 200lt

 

Isto faz-me pensar que se calhar não fica assim tão mais barato...

 

MAs cada plantado é um plantado... :)

 

Viva,

 

Milton acho que as doses recomendadas pelo fabricante não passam disso...uma recomendação. Depende da concentração que pretendem obter e dos intervalos de aplicação, factores os quais variam.

 

Penso que o mais fácil é analisar da seguinte maneira:

 

Ambos os produtos são concentrado de ferro2+ gluconado que supostamente será uma forma mais facilmente aceite pelas plantas (não sei detalhes destas duas formas complexadas), pelo que a qualidade será equivalente.. ou pelo menos vamos admitir que sim. (talvez seja por aqui cede)

 

a concetração do ferro da seachem é de 1% e o da HA é de 1,9%.. por isso 1 ml de seachem corresponde a 1/1,9 ml da HA para se ter a mesma quantidade de ferro.

 

500ml HA €11.55 //// 250 ml seachem 7,58

 

isto dá:

0,0231€/ml (a 1,9%) HA e 0,0303€/ml (a 1%) Seachem

 

mas.. se compararmos com a mesma concentração de 1% fica a

 

0,0122€/ml HA e 0,0303€/ml da Seachem

 

Isto implica que para os preços admitidos, o ferro da seachem fica cerca de 2.5 vezes mais cara que o ferro da HA.

 

 

Os valores da HA foram do site e os da seachem foram da underwatershop que foi o melhor preço que encontrei... e escolhi esse para poder por de parte o custo extra do transporte... e como ambos têm transporte podemos logo ignora-lo.

 

Agora.. comparação em outras situações:

1ª situação: encomenda à HA apenas de 500 ml de ferro e comparação com o que se encontra na loja

 

Nas lojas o mínimo que encontrei foi 100 ml 7,5€ o seachem. O transporte da Ha é cerca de 5,4€...fica a 11.6€ 500ml

 

Nesta situação o Seachem fica 6 vezes mais caro que o HA

 

 

1ª situação: encomenda à HA apenas de 500 ml de ferro e comparação com o que se encontra na underwater de 250ml

 

Ora..11,6€ 500ml de HA e 12.42€ 250 ml da Seachem (7.58+4.84[transporte])

 

Neste caso... fica 4 vezes mais caro o da Seachem...

 

Penso estar a fazer as contas bem... simulei várias situações possíveis para não dizerem que é naquele caso particular. Outra coisa que pode fazer baixar os preços é comprar frascos maiores... mas isso como é tanto num fabricante como noutro... não deve variar muito... deixo-vos fazerem essas contas lol

 

até tenho medo de por isto aqui... :) ...espero não dar bronca... apenas o faço pelo bem financeiro daqueles que partilham o mesmo gosto que eu :)

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a concetração do ferro da seachem é de 1% e o da HA é de 1,9%.. por isso 1 ml de seachem corresponde a 1/1,9 ml da HA para se ter a mesma quantidade de ferro.

 

 

não sei porque mas isto não me suou nada bem...

:)

Não será antes o contrario, se HA tem mais concentração, é prciso é quase o dobro da seachem!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que foi um bom exercicio...

 

Como não conheço os produtos da HA não digo que não é bom, como estou muito satisfeito com a seachem, continuo com eles.

 

E também não compro os frascos a 11€... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei porque mas isto não me suou nada bem...

:)

Não será antes o contrario, se HA tem mais concentração, é prciso é quase o dobro da seachem!!!!

 

 

Viva

 

Obrigado, mas acho que estava bem como disse porque o que disseste é a mesma coisa... o dobro de um..ou metade do outro... vai dar à mesma quando se quer que ter a mesma quantidade de ferro nas duas embalagens. 1/1.9 = 0.53 que na prática é metade.

 

estou a comparar 1 ml a 1% Seachem com 0.5 ml a 1,9% HA o que dá a mesma quantidade de ferro.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Olá Milton.

 

A resposta à tua pergunta, como deves saber, não é tão simples quanto isso...

 

Dependendo dos consumos das tuas plantas, deverás fertilizar com mais ou menos Ferro.

 

Nos meus aquários, que considero serem densamente plantados (basicamente tenho plantas em todos o sítio, menos nas pedras e nos vidros ;)), rejo-me pela regra empírica de 1 mL de Ferro 2+ da HA por cada 20 litros de água.

Obviamente, que quanto mais desenvolvido o aquário estiver, entenda-se quanto maior a massa vegetal, mais terás de fertilizar. Mas isso é algo que se vai lá com experiência, olhando para as plantas e para as algas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se me permites, deitas 1ml por cada 20litros de água por dia? Num aquário de 600 litros tenho de deitar 30ml por dia se tiver densamente povoado de plantas?

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais