Ajuda!


Cerberus

Recommended Posts

Bem, como vocês já sabiam, sou novato na matéria e não possuo nenhum aquário.

No entanto amanha (2ª feira) vou comprar o meu 1º aquario e preciso da vossa ajuda. Precisava que vocês me dissessem quais os utensilios obrigatorios num aquario... todos mesmo, sem eskecer nenhum...

Apesar dos conselhos que me deram, e das tentativas pa me demoverem da ideia de começar por essa especie, nao vou ceder LOL :lol: acho que vou começar mesmo por betta...mas queria 1 aqua comunitario... ou seja 1 betta macho apenas, e + alguns exemplares de outras especies. Ou seja, sou xato a dobrar :twisted: desculpem la aqui o newb mas tem mesmo que ser :) Lista de Utensilios completa pa proporcionar uma vida saudavel aos habitantes, e algumas especies compativeis com betta por favor :wink:

Desculpem lá a maçada :?

 

 

Fiquem Bem [[]]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se comp+rares um aquario aquapor, precisas de um folha de esferovite para por por baixo dele.

se comprares um kit, vem ja com o material incluido: termostato termometro, fitro e luz.

 

ha depois os utensilios facultativos para os plantados como injeccao de CO2, pinça, etc...

 

ja agr,um betta para primeiro peixe e perigoso porque depois, todos os peixes que poras dentro do aquario sofrerao com a territorialidade dele.

comeca com um especi pacifica.(colisa lalia... :wink: )

:twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Para que serve e folha de esferovite??

e porque só para os aquas da aquapor??

 

Aqui vai o meu conselho... ( também sou um bocado novo nisto mas penso que posso ajudar.. )

 

Primeiro, se estás a começar neste fantástico mundo de água, barbatanas e não só, aconselho-te a comprares um aquário não muito pequeno... tipo 100 lits / 160 lits visto a manutenção deles dar menos trabalho que um mais pequeno.. Material a comprar:

Areão do rio ( ou outro ) - +-20kg

Termostato 100 / 150w , ( conforme o aqua que comprares )

Filtro Interno ou externo para aquas de 100 / 160 lits, ( aconselho-te o externo, um fluval 204 que para além de te limpar a água muito melhor tem menos manutenção que um interno para o mesmo volume de água )

Um termómetro, pode ser qualquer um...

Um kitezinho de testes, não precisa de ser daquelas malas caras, basta o pH, Nitratos, Nitritos, Amonia e dureza.

Umas plantas, umas rochas volcanicas, uns troncos, para começar.

e depois os habitantes...

 

Se possivel monta o aquario, coloca tudo lá dentro ( ou quase tudo, se o filtro for externo não convém ficar lá dentro :twisted: ) coloca apenas 1 ou 2 peixes, podem ser dois corys, e deixa o aqua ciclar durante um mês, vai analisando o pH, ntritos, nitratos e amonia, quando estiver estabilizado, ai poderás colocar os restantes habitantes do teu áqua

 

Espero ter ajudado, mas fica atento a outras opiniões...

 

josé costa

A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem... para todo o tipo de aquários a folha de esferovite colocada por baixo do mesmo é util e aconselhável.

Razão: A esferovite fornece uma superficie plana de contacto para toda a superficie do vidro e permite amortecer vibrações que perturbam os peixes e ajuda a transferir a carga suportada pelo vidro de forma eficaz sem criar pontos de pressão excessiva que o podem fazer rachar.

 

Para o aquário, quanto maior melhor. Os aquários pequenos são muito limitativos e é mais dificil manter o equilibrio de parâmetros da água num aqua pequeno.

 

Quanto a equipamentos o technic já disse tudo por isso não vale a pena acrescentar mais nada :twisted:

 

Em relação aos betas... o que aconselho ao Cerberus é que veja primeiro que ph tem a água lá de casa e que decida depois, pois pode o ph não ser o adequado para manter betas e iniciar na aquariofilia logo a tentar alterar os parâmetros da água pode ser bem desmotivador.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :D

 

Ai ai ai mais uma vez tenho de vir eu desmestificar ésta treta toda.

 

Man epá podes ter o bettas na boa, é dos peixes mais lindos que há e é bem simpático. Nunca vi nenhum betta atacar outro peixe, a não ser os de água fria, o peixe chamado telescópio, é aquele preto com uns gandas olhos. De resto peixes de água quente nunca vi nada disso.

 

Vais começar na aquariofilia, maravilha parabens :D

 

Primeira coisa a ver:

:wink: Ter a certeza de que não é apenas mais uma tusa que te deu, por teres visto o Nemo á pouco tempo. Que não vai ser uma coisa que fazes agora cheio de vontade, e que te dá muita pica enquanto estás a comprar o material e os peixes. Que daqui a 1 ano não estejas já farto e a vender tudo o que compras-te. Como é o caso de muita jente aqui.

:lol: Agora se realmente queres ir para a frente com isto, então o maior concelho que te podem dar é este, Compra o maior aquario que poderes. Se esperando mais um pouco quer dizer que podes comprar um aqua maior, então espera. Quanto maior for o aqua melhor será em todos os aspectos.

:) Muito importante, tão importante como o aqua ser grande, tens de comprar um filtro externo dos bons, recomendo a ehein, até a um aqua de 200l podes comprar um ehein classico de 450l/h.

:? O movel tambem tem de ser né :D E o caixilho das luzes. Se for um aqua de 200l então um caixilho duplo, se for maior já é melhor ser um caixilho triplo. E depois as ditas lampadas, em comprava tudo Power-glo.

:arrow: Vais ter de comprar Areão, Aquecedor(300w) atingindo a temperatura que queres mantem muito mais facilmente, alem de que se vais comprar um aqua grande tem de ser.

 

Pronto basicamente é disto que precisas para ter um aqua a funcionar bem. Aqua, movel, caixilho e lampadas, areão, aquecedor, filtro. Básicamente é só isto.

 

Ya convem tambem comprares um termometro, mesmo daqueles que se metem dentro do aqua será o melhor. As tiras autocolantes para colar no aqua não serve.

 

Pronto agora é meter peixes lá pa dentro. Antes disso tens de ciclar o aqua.

 

O que te aconcelho é arranjares o material todo, montar o aqua todo, arranjar as plantas que queres, montar tudo e deixar o aqua a funcionar só com as plantas, á medida que vais deitanto alguma comida lá para dentro, vai ajudar a criar as bactérias que fazem falta ao áqua. Deixas o aqua assim durante uma semana, na semana seguinte, compras o betta e metes o bicho lá pa dentro. Não esquecer que tens de meter o saco do peixe dentro do aqua, para ficar á mesmo temperatura e ir adicionando aos poucos água do áqua para dentro do saco, compra tambem um teste de PH, o resto não faz falta. Medes o ph do teu aqua e depois vais medindo o ph da agua no saco, quando estiverem iguais mudas o betta para o aqua, não deites a agua que está no saco para dentro do áqua, arranjas uma rede, passas o peixe para a rede e metes só o peixe no aqua.

 

Em relação á comida, com bettas tens mesmo de ir comprar larva de mosquito vermelha. Epá podem-te dizer o que quizerem, que os bettas deles comem bem os flocos proprios que há para eles e que estão contentes. Epá é treta os bettas deles têm mas é fome, dai comerem os flocos cheios de entusiasmo. Compras as larva de mosquito vermelha e dás ao bettas, ai é que vais ver um betta contente. Em relação ás fêmeas dos bettas podes comprar as que quizeres e meter no aqua, tipo procura é umas bonitas.

 

Deixa mais uma semana só com o betta e a dar a larva vermelha. Depois de ter o betta e a larva vermelha então o teu aqua estará pronto para o resto dos peixes.

 

Duas semanas, se quizeres esperar 3 não te faz mal nenhum, mas com a larva vermelha as bactérias já devem estar por todo o lado.

 

Compra peixes que se dêm bem uns com os outros. Eu adoro tetras, basicamente tudo o que é tetras eu meto no meu aqua, ou quaze todos :D

 

Tens de ver os peixes que metes, qual o tamanho que teram quando adultos, isto consuante o teu aqua né. Se for um de 450l tás na boa :D

 

Por quanto não será preciso uma vez que o áqua está acabado de montar, mas mais tarde terás de entrar na rotina que todos os aquariofilistas conhecem muito bem, das mudas parciais de água :D

 

Penso que para começares já não está nada mau, no entanto qualquer duvida sabes que o pessoal aqui do forum está cá para ajudar :D

 

Portem-se

 

:twisted:

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que um aqua de 450lts será um pouco grande para começar... sei que quanto maior melhor, mas o que é de mais é erro... penso que um aqua de 100 x 40 x 40 seria o ideal para começar na aquariofilia...

mas cada um a sua opinião...

A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

er... tipo... é mesmo obrigatorio comprar o movel com o aqua? é k tava com intenções de só comprar o aqua mesmo :) ainda nao comprei o aqua, porque nao havia aquas na loja que me interessassem... tavam la 2 muito pequenos.. e nao é daquilo que ando à procura :D vou esta semana ver outra vez do aqua mas sem movel porque com movel fica fora dos meus horizontes monetarios LOL :) acho que a minha secretaria vai ter que chegar, e ela deve aguentar bem com o peso.

Já agora, discos, escalares, barbos e neons n convem por com o betta? tava a pensar assim em 2 escalares, alguns neons e 1 betta.... que me dizem? sobrelotado, incompativeis? :twisted:

 

Cumps []

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cerberus

Pensa primeiro em ciclar o aquario sem nenhum peixe durante umas semanas, e durante este tempo já podes fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre as especies compativeis entre si e com a agua que utilizas.

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esferovite? ? ? ? ??. que raios é isso ? ? ? ? . Não seria melhor colocar uma folha de Isopor por baixo do aquário pra corrigir possíveis imperfeições e distribuir o peso do aquário sobre o móvel ? ?..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sinceramente, eu não uso esferovite, uso uma placa daquelas que é usada nos tectos falsos, de côr azul bebem para não deixar passar humidade, e uso-a mesmo devido a humidade, para não passar humidade para o movel, não a uso para os vidros acentarem bem.

 

:)

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nysel , pladur é o nome comercial de uma placa de gesso cartonado usada para fazer tectos falsos e divisórias e não convem mesmo nada que apanhe humidade.

 

O material que o Zanito fala é conhecido por "roofmate" (nome comercial) e é usado normalmente para isolamento térmico e acustico dos telhados e paredes.

 

Só mesmo para esclarecer :cry:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais