Problema com Algas


fire4me

Recommended Posts

ola, tenho um aquario de 150 lts montado a quase 2 anos sem grandes problemas e a cerca de 3 meses comecei a ter problemas serios com algas. estas algas sao "pastosas" ficam agarradas as folhas das plantas ao areao as pedras a tudo mesmo. deixo aki algumas fotos para perceberem melhor o k kero dizer.

 

PICT31.jpg

 

 

PICT33.jpg

 

 

PICT34.jpg

 

 

PICT67.jpg

 

ja fiz diversas mudanças de agua comprei 5 camaroes 4 ottocinclus mas nada parece combater as algas eficazmente, o aquario não apanha luz solar. como iluminaçao tenho uma jbl solar tropic de 25w que fica acesa por 6 horas.

ja nao sei mesmo o que devo fazer mais agradeço a vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem...está bastante dificil de tratar o teu aqua...uma das coisas que eu acoselho se queres safar algumas dessas plantas penso que sejas escovar as folhas das anubias(parecem anubias) com escova dos dentes, se fizeres isso bem levezinho penso que aguentes as plantas..

quanto ao resto das algas, nao sei mesmo, será que se metesses algumas garrafas de co2 a bombar ai elas nao desapareciam??aguarda resposta dos prós no assunto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parecem-me ciano bactérias. Não te sei dizer muito sobre o assunto, mas se pesquisares encontrarás boa info sobre o assunto. Sei que a água oxigenada é utilizada para as eliminar (não as algas).

No entanto, como tens o aquário montado á algum tempo, poderás encontrar ai uma explicação para o problema. Talvez a sujidade acumulada no areão esteja a provocar desiquilibrios. Colocar os peixes e plantas em um aquario á parte, remexer bem o areão e retirar 60% da água enquanto a sujidade estiver em suspensão, não me parece má ideia.

Ao natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

optei pela soluçao de retirar 60% da agua do aqua depois de remexer bem o areao a agua saiu bem suja apesar de eu fazer sifonagens de 2 em 2 meses (as zonas por baixo dos elementos decorativos ate assustavam) deu bues de trabalho a esfregar as pedras para sair as algas. espero k resolva de uma vez por todas o problema. vou me manter atento aos desenvolviventos, dentro de uma semana posto fotos do aquario

 

obrigado a todos os que me ajudaram :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, se já tem otocinclus affinis e camarões Caridina Japonica, só posso mesmo sugerir que acrescente alguns caracóis. Os meus são eficientes demais!

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:oops: Bem isso tá mesmo mau... Se é como disse ali o nosso amigo Miguel Madeira que poderia ser Cianobactérias. Tens aqui um site que te dá algumas dicas do que se trata essa bactéria e como tentá-la remover: http://www.aquahobby.com/articles/b_ciano.php

Boa sorte para ti.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, isso está mau a avaliar pelas fotos. Eu estou exactamente com o teu problema e não consigo remover as ditas. tenho lido sobre o assunto e parecem-me, de facto, cianobacterias. Agora nos últimos dias, para além da proliferação destas coisas, lançam-me uma gordura à superficie... Pelo que li, podem ser provocadas por:

 

1 - Falta de nutrientes para as plantas (vou experimentar fertilizante liquído)

2 - Por falta de luz ou luz ineficiente;

3 - poderão ser causadas por luz a mais ? já li teorias dessas...

 

No meu caso, estou a suspeitar da falta de luz, pois tinha 1 calha de 50 cms com uma Power Glo 15 W e achei pouco, pelo que adaptei a calha (Aquapor) para levar 1 casquilho com 1 compacta fluorescente de 8 watt Osram de 4000 Kelvin. Acontece que a compacta não distribui a luz de forma tão eficaz como a tubular. Do lado que tem menos luz (etá no meio da calha, portanto existe 1 lado menos exposto à luz da compacta) as algas (ou cianobacterias) proliferam. Do lado com mais luz práticamente não existem. Atribuo, portanto, a ineficiencia da luz, pelo que vou experimentar acrescentar mais 1 compacta fluorescente para ter mais luz e distribui-la melhor pelo aqua.

 

Os entendidos que nos ajudem, por favor...

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho essa alga no meu aqua.

Não é facil de erradicar. Eu pelo menos não consegui. Mas tem dado para conviver com ela. Surge esporádicamente quando parece que já tinha desaparecido. Um factor que aparentemente desencadeia o seu aparecimento, é uma poda. Enquanto as novas plantas não fazem pearling a alga surge com alguma rapidez. Assim que a agua satura com o oxigenio ela começa a regredir.

Por isso, e apesar de nunca ter experimentado, julgoque a adição de agua oxigenada pode ajudar.

O conselho que dou é pois manter o aqua saudavel, e com plantas que ajudem a tal. As mudas de agua podem ajudar, mas em excesso podem até prejudicar.

Abraço

 

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:wink::lol: Boas, já tive o mesmo problema k tu, mudei água ,produtos,Co2 a bombar e nada,enfim, como começei por plantado e keria seguir uns tempos sem peixes ,mas não dá, os peixinhos são essenciais,pois combati o meu problema com um Labeo Frenatus ou Labeo Bicolor,são tubarões de cauda vermelha ou cauda e barbatanas vermelhas.

Espero k te safes e k isto te ajude,pois esses peixinhos lindos adoram algas (especialmente essas)hehehehehe

Um Abraço......

Fica bem :idea::)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais