Ajuda com filtro


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Preciso da vossa opinião...Tenho um Eheim 2215, montado à 1 ano e meio e à algum tempo começou a fazer barulho... daquele que o filtro faz quando o limpamos e voltamos a montar, qundo não está "ferrado" e ainda tem ar dentro... Bom, a situação está a ficar complicada pois todos os dias tenho de o tirar do sitio e tirar-lhe o ar :puppydogeyes:

 

Já mudei a borracha, já troquei de mangueiras, já mudei a saida do CO2 de sítio (pensei que podia tar a ser sugado bolhas para o filtro) e agora já não sei o que fazer!

 

Alguém tem ideias do que podrá estar a criar ar dentro do filtro??? É que já tou a dar cabo das torneiras de tanto abrir e fechar...

 

Pessoal, tou sem ideias, help!

 

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É ar porque quando começo a sacudir o filtro vejo o ar a sair, e a subir pelas mangueiras...

 

Como posso saber se é do veio do rotor?

 

A borracha que mudei foi aquela que sela o filtro.... Quais são as borrachas onde o veio encaixa? :D

 

Ai, ai....

Editado por Checkyface
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

são duas borrachas pequenas onde encaixa os topos do veio, uma de cada lado. elas geralmente, qt tiras o rotor ficam no sitio, uma no fundo do "buraco" onde entra o rotor e a outra na peça que tens de remover para retirares o rotor.

è bem mais facil ver do que verbalizar..ehehehehe :D

 

Abraços

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o filtro ficar mal fechado pode puxar ar... Tira as borrachas que vedam e põe um pouco de vaselina (daquela sem medicamentos, base aquosa) o filtro veda melhor... Em todo caso o filtro só puxa ar se a entrada da água estiver bloqueada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tira as borrachas que vedam e põe um pouco de vaselina (daquela sem medicamentos, base aquosa) o filtro veda melhor...

 

Azeite também serve :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só se for virgem ;)

 

 

Acho estranho ser do rotor se ele vê o ar a sair.

 

Não tens alguma parte fora de água que esteja mal selada??

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é pessoal, às 2 da manhã, começou, outra vez a cantoria.... Barulheira desgraçada, que me acorda imediatamente, e que para resolver o assunto tenho de desligar tudo, fechar as torneiras, tirar o filtro do sítio, levar para a cozinha, abrir a torneira de cima e começar a sacudir, de um lado para o outro, até me doer os braços, e então o ar começa a subir pela mangueira.... quando acho que o ar já saiu todo (depois de 5 min. a sacudir), volto a por água dentro do filtro (pela mangueira, não abro) com muito cuidadinho para não molhar tudo, afinal são 2 da manhã.... quando me dou por satisfeita e acho que o filtro está ferrado, volta a montar tudo no sítio, com o meu gato muito espantado a ohar para mim com ar de quem está a pensar, o que é que esta gaja anda a fazer a esta hora....

 

Quando ligo ele volta a ficar bom, sem ar, sem fazer barulho, até ao dia seguinte.... isto já parece um pesadelo, às vezes já fico acordada a pensar "deixa ver se ele faz burulho ANTES de eu me deixar dormir....mas NÃO, eu tenho de estar a dormir e ai começa a cantoria, outra vez.

 

Ontem aproveitei para ver as tais borrachas, mas na verdade, eu não vejo nada! ;) Retirei o veio e fiquei a olhar lá para dentro, à procura das tais borrachas mas....

 

Hoje resolvi trazer a tampa toda para ver se no Picanço me podem ajudar.

 

E pronto, esta é a história diária do meu filtro, fixe, né?

 

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as borrachas do rotor ou a falta delas não provocam a introdução de ar no sistema.......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando o filtro começa a fazer barulho por causa de ter ar lá dentro, não consegues ver/perceber de onde entra esse ar? Se entra ainda na mangueira que vai do aquário para o filtro? (vê-se as bolhas de ar a passar).

 

Verifica os encaixes das mangueiras.... o encaixe no próprio filtro se ta laço, partido, rachado.... ou então só me consigo lembrar da cabeça do filtro aquela borracha ter marado.

 

Depois disso não vale a pena procurar pq mesmo entrando bolhas de ar, seriam levadas pela corrente de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive no Picanço e o Bruno, funcionário da loja que é 5 estrelas, teve a ver todo o motor do filtro, viu que tinha as tais borrachas que o William me falou, o veio está bom e não detectou nada em geral. Resolveu limpar aquilo tudo, por vaselina nas borrachas e garantiu-me que por ali não entrava ar. Tudo aquilo que fez apenas serviu para por de parte qualquer problema no motor.

 

Agora, depois de montar tudo, se o ar continuar a entrar, ele sugeriu que fizesse as ligações directas, sem as torneiras, para assim ficar a saber se existem algum problemas com elas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, tenho um filtro destes que já teve o mesmo problema. Verifiquei que era a peça 743366 que fazia pouca pressão no rotor o que provocava a saida de ar. O ar existia devido ao rotor se encontrar a funcionar com pouca rotação provocando uma redução no fluxo. Também ajustei as molas de fecho da tampa para se encerrar com mais pressão porque quando pressionava a tampa ele melhorava, embora não ficasse bom. Poderás verificar se não tens uma mangueira mal vedada, nesse caso, não sai água e entra ar devido á velocidade de circulação da água no interior do filtro. Aconselho-te a cortares todas as pontas das mangueiras e a fazeres novas montagens. Como tenho 5 filtros da Eheim já me aconteceu de tudo. Espero ter ajudado.

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.