1º Aquário plantado ~ 200 lts


pec04004

Recommended Posts

apesar de gostar dele (e se calhar por isso mesmo), acho o tronco demasiado grande para não ser compensado por mais "madeira" do lado esquerdo.

 

acho que arranjava mais um tronco (menos denso e mais ramificado, sem perder a coerência com o que já lá está) para esse lado.

depois acho que deixava o aqua "crescer" e, como te disse antes, corrigia as imperfeições que fossem surgindo com o desenvolvimento das plantas.

 

(não sei se lá tens alguma planta ou não, mas se não tirares a biobox, tapa-a com "verdes")

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 85
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Pois, já a tive tapada com valisnéria. Agora continuam lá, mas em menor quantida porque espalhei alguns dos pés pelo aquário e tambem estão escondidas atrás do tronco porque as podei.

 

Quanto tempo me levará o musgo de java a forrar o tronco? Tenho lá mais musgo, mas não consigo segurá-lo no tronco. o tronco é muito largo!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso não te sei dizer porque nunca trabalhei com musgos.

mas eu não o cobria totalmente. o contraste do escuro da madeira com o verde das plantas fica-lhe bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E aquela planta que tenho na frente do aquário que não sei o nome, mais ao menos a meio. Aquilo faz tapete? tipo uma valisnéria so que pequenita.

 

Desculpa a ignorância, mas comprei isto no ikea e lá não vem com o nome das plantas...

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o aqua ta a ficar porreiro eheh :burp: , grande aventura aí com os discos xD

 

E aquela planta que tenho na frente do aquário que não sei o nome, mais ao menos a meio. Aquilo faz tapete? tipo uma valisnéria so que pequenita.

 

Desculpa a ignorância, mas comprei isto no ikea e lá não vem com o nome das plantas...

 

obrigado

 

Olha uma coisa, referes-te a ikea daquii do porto? é que fui la e não encontrei nada :/ é na parte das plantas terrestres lá em baixo?

 

cumps ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, é que está a ser mesmo. Isto não tá fácil. Obrigado pelo comentário sobre o aquário.

 

Sim na parte das plantas quem vem a fazer o corredor, do lado esquerdo tem lá uns copitos de plástico com as plantas! Desculpem lá aqueles que pensavam que que fosse outro tipo de copos!!! ;)

 

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais nada , benvindo a este mundos dos aquas!

1º a fauna ainda é a mesma do inicio?

2º os Discus estão com os outros todos ??

3º ainda tens os guppies e os Betta juntos ?

 

Os Discus gostam de calma dentro do aqua e dá-me a impressão que tens para aí uma grande confusão de especies.

 

Já agora as fotos são de telemovel!!!????

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, é que está a ser mesmo. Isto não tá fácil. Obrigado pelo comentário sobre o aquário.

 

Sim na parte das plantas quem vem a fazer o corredor, do lado esquerdo tem lá uns copitos de plástico com as plantas! Desculpem lá aqueles que pensavam que que fosse outro tipo de copos!!! #musica

 

Jorge

 

Não estão em agua?

só em copos na prateleira?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais nada , benvindo a este mundos dos aquas!

1º a fauna ainda é a mesma do inicio?

2º os Discus estão com os outros todos ??

3º ainda tens os guppies e os Betta juntos ?

 

Os Discus gostam de calma dentro do aqua e dá-me a impressão que tens para aí uma grande confusão de especies.

 

Já agora as fotos são de telemovel!!!????

 

Abel,

 

as fotos são de máquina que tem 8 mgpx... lol

 

Eu é que não sou grande fotografo.

 

Já separei tudo. neste momento, tenho os discus, neons, corydoras, elefante e os gupies ficaram por ficar.

Os bettas já os dei assim como tricogaster, colissas, etc...

 

Estou mesmo muito preocupado com estes discus. Não sei que mais lhes fazer. Andam muito na superficie!!!

 

Não estão em agua?

só em copos na prateleira?

 

Em copos com água. mas cada planta no seu copito minusculo.

 

Cumprimentos a todos!!!

 

Quem puder ajudar agradeço imenso.

jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Tens resultados dos testes?

Com os valores de NO2 NO3 PO4 é mais fácil.

Fazes introdução de CO2?

 

Só mais uma coisa, esse Myxocyprinus asiaticus não tinha companhia?

Sabes que ele fica gigante? Tipo um metro?

Curiosamente, apesar de tão grande, gosta da companhia de outros da sua espécie.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Neste momento não tenho como medir NO3 e PO4.

 

OS valores que tenho do aquário são:

PH - 7.2

KH - 5º dkH

gH - 7 º dgH

NO2 - 0,0 mg/l

 

 

Faço injecção de CO2. Mas é manual. é o Flora Grow CO2. (mas pelo que li ontem lá aquilo é para aquário até 100l.... (borrada provacada pelo vendedor).

 

Fertilizo ainda diariamento com 10 ml de Plant Nutrition da Tropica Aquacare.

 

Por este valores de Ph e kH penso que existe um défice de CO2 na água!

 

Estou errado?

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Neste momento não tenho como medir NO3 e PO4.

 

OS valores que tenho do aquário são:

PH - 7.2

KH - 5º dkH

gH - 7 º dgH

NO2 - 0,0 mg/l

 

 

Fertilizo ainda diariamento com 10 ml de Plant Nutrition da Tropica Aquacare.

 

Cump.

 

Se leres o que recomenda a Tropica, verás que são 5 ml por cada 50 l por semana (no teu caso seriam 20 ml semanais) e estes valores estão relacionados com a fauna e principalmente com a flora que tens.

Ao fertilizar com quase quatro vezes a dose recomendada (para um Aqua bem plantado) e com menos de 0.5 W por litro, não acho que tenhas muitas algas ;) num Aqua que até tem substrato fértil e Discus.

 

A meu ver tens de começar a ler o que diz a embalagem e não fertilizar micros em demasia sem testar as carências (ou excessos) de macros.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não fertilizar micros em demasia sem testar as carências (ou excessos) de macros.

 

 

Podes ser mais especifico quanto aos micros e macros? :)

 

Por acaso até leio as embalagens, e sabia qual a quantidade que devia colocar no aqua, o certo é que estava a fazer as coisas tal como indica na embalgem, mas depois de ter plantado a egeria densa o crescimento das cabombas é praticamento nulo! e eu não entendo pk se até lá estavam a crescer bem. Então resolvi adicionar mais fertilizante. e voilá, algas!!!! :)

 

Existe alguma forma de relacionarmos o NO2 com os NO3 e com a amónia?

Editado por pec04004
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas!

 

Minha gente, não estou mesmo nada satisfeito com o aspecto do aqua.

gallery_31459_1292_1368324.jpg

 

Alguém tem um ideia do que posso fazer para melhorá-lo?

 

1º - Posição do tronco? o tronco tem uma ponta mais cumpridita que nesta foto está pousada na areia. ela devia ficar assim ou no meio da agua?

2º - Posição das valisnérias?

3º - Posição das cabombas? uma coisa que estou a gostar de ver neste momento são as cabombas assim ali juntinhas junto ao tronco!

4º - Tenho musgo de Java, ams não sei o que fazer com ele! Sempre quiz ter musgo de java, mas agora não sei onde o por... lol - a cada burro!

5º - A biobox terá que ficar ou deste lado ou do outro, ou nas laterais!

6º - Pretendo tornar isto bom para discus e red's .

 

Cump,

Jorge

Editado por pec04004
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge,

 

Ao nível do layout aqui deixo a minha sugestão que passaria por utlizares um layout em V que dê um pouco mais dimensão ao aquário.

 

Tenta colocar as plantas maiores ao fundo nas pontas extremas do aquário e vais reduzoindo o tamanho à medida que te aproximas do centro.

 

O tronco poderias tentar enterrar mais um pouco e colocá-lo ao centro com algumas pontas saídas e juntar ao tronco plantas de lento crescimento e de pequeno porte.

 

Quando ao musgo de java aproveitavas para cobrir as pontas que deixarias saídas.

 

Tenta também pesquisar tópicos de layouts ou fotos dos aquários.

 

Deixo aqui um cheirinho de inspiração: http://www.adana-usa.com/index.php?main_page=afa_portfolio

Malibu

pc070082.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui um cheirinho de inspiração: http://www.adana-usa.com/index.php?main_page=afa_portfolio

 

Bem pedro, aqui tem aquários que estão um 5*!!!!

 

 

Deixo aqui uma pergunta ao ppl mais experiente!

 

O aparecimento de algas filamentos, tipo cabelo, deve-se a quê? Não sei valores de PO4, nem NO3.

 

Estou a fazer 12h diárias de luz.

 

Cumprimentos

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas a todos!

 

Estive uma semana fora, e quando cheguei deparei-me com o aquário repleto de algas tipo fios de cabelo!

 

 

Alguém me sabe dizer como tratar destas meninas?

 

Ontem coloquei uns red's e umas caridinas. Mas a quantidade e tal que nem daqui por um ano aquilo deve tar resolvido...

 

Alguém me sabe dizer qual será a origem? E se existe uma espécie de peixe ou invertebrado que me resolva o problema sem atacar plantas nem peixes?

 

Obrigado a todos.

 

Já agora fiz umas alterações no aquário. Logo que possivel post para vocês comentarem!

 

Cumprimentos

Jorge Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos!

 

Estive uma semana fora, e quando cheguei deparei-me com o aquário repleto de algas tipo fios de cabelo!

 

 

Alguém me sabe dizer como tratar destas meninas?

 

Ontem coloquei uns red's e umas caridinas. Mas a quantidade e tal que nem daqui por um ano aquilo deve tar resolvido...

 

Alguém me sabe dizer qual será a origem? E se existe uma espécie de peixe ou invertebrado que me resolva o problema sem atacar plantas nem peixes?

 

Obrigado a todos.

 

Já agora fiz umas alterações no aquário. Logo que possivel post para vocês comentarem!

 

Cumprimentos

Jorge Pereira

 

Também tou com o mesmo problema :/

 

Penso que uns SAE's ajudam bastante ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas joão,

 

eu já tive uns sae's. O problema foi que eles para além de gostarem de algas, também gostavam do muco dos discus... Bem, não imaginas o trabalho que foi para os apanhar. Tive que desmotar o aquário TODO!!!!

 

Mas obrigado pela dica!

 

Alguém pode dar mais alguma dica e dizer a que se deve este aparecimento completamente descontrolado de algas em apenas uma semana? Quais os nutrientes em falta ou em excesso na água?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas joão,

 

eu já tive uns sae's. O problema foi que eles para além de gostarem de algas, também gostavam do muco dos discus... Bem, não imaginas o trabalho que foi para os apanhar. Tive que desmotar o aquário TODO!!!!

 

Mas obrigado pela dica!

 

Alguém pode dar mais alguma dica e dizer a que se deve este aparecimento completamente descontrolado de algas em apenas uma semana? Quais os nutrientes em falta ou em excesso na água?

 

cumprimentos

 

Acho que neocaridinas ajudam bastante, ontem comprei umas e são bem trabalhadoras eheh, agora é esperar e ver se realmente funciona :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que neocaridinas ajudam bastante, ontem comprei umas e são bem trabalhadoras eheh, agora é esperar e ver se realmente funciona :)

 

 

Pois, também me disseram isso e então fui às compras... lol

 

4 caridinas japonicas, 6 red's e 2 ancistrus... Vamos lá ver como corre. estão lá desde domingo, mas ainda não notei muita evolução. Vamos ver. Além disso já fiz TPA's e neste momento terminei de fazer uma de 50%.

 

Até me doem as costas... Muita água gasto com esta treta...

 

 

Relativamente aos discus tive que fazer tratamento com baktopur direct. Terminou hoje.

 

Dos 4 que comprei, 1 morreu na semana passada, pois estive de férias e não pude continuar com o tratamento. E como quero ver se resolvo o problema de uma vez por todas fiz o tratamento com baktopur direct a ver se melhoram. 1 deles está impecável. o que tinha nevoas nos olhos e que desapareceram agora está com parasitas. Estreme-se as barbatanas como que a sacudir-se.

 

Amanhã coloco umas fotozitas! Afinal é aquilo que o ppl gosta! lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sem testes de No3 e Po4 nao resolves nada , pois nao sabes qual é o desiquilibrio desses nutriente nesse aquario.

o que podes fazer por agora para melhorar um pouco é aspirar o maximo de algas possiveis e cortar as folhas mais afectadas.

 

fazeres carradas de trocas de agua tambem nao te vai resolver nada , estas a retirar toda a fertilizaçao da coluna de agua e nao estas a adicionar nada,

as plantas já estao frageis e sem alimento pior ainda.

 

fazeres uma troca de agua para retirar um excesso ambundante e depois fertilizares correctamente o aquario e ires mantendo esse modo de fertilizaçao constante, ao fim de algum tempo vez resultados , agora assim duvido muito :smile2:

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.