1º Aquário plantado ~ 200 lts


pec04004

Recommended Posts

Bom dia,

 

depois de convencida a Maria, lá comprei um aqua lá para casa. Vou tentar partilhar convosco a evolução que um iniciante vai tendo neste hobby fantástico. Espero que me ajudem com os vossos comentários a manter os meus peixitos saudáveis e a criar-lhes um ambiente agradável.

 

Aqui fica o Setup:

 

Aquário da Aquatlantis.

Dimensões: 100x40x56

Iluminação: 2 T5 de 45 W com reflectores

Filtro: JBL Cristal Profi 500 - 1200l/h

Substracto fertilizado mas não sei qual o produto

Areia do rio

 

Flora:

Cabomba Californiana

Hidrocotile Verticilata

Cryptocoryne x willisii

Valisnéria

(Não tenho a certeza de algumas das espécies)

 

Fauna:

3 coridoras

2 Ancistrus

20 Neons

2 Discus

4 neocaridinas japonicas e muitos red's

 

Valores dos testes (5-03-2009):

NO3 - 10 a 25 mg/l

NO2 - 0 mg/l

 

GH - 10 a 16 ºd

KH - 6 ºd

PH - 7.2

 

Comentem estes valores por favor!!!

 

 

gallery_31459_1292_1817508.jpg

 

 

Porquê esta distribuição/layout??

 

para começar queria deixar aqui os meus parabéns a todos os membros que participam activamente neste forúm e que partilham connosco as suas experiências e os nos mostram as mesmas. Entre as muitas pesquisas que tenho feito pelo forum fui descobrindo aquários plantados lindissimos aos quais fui tentando "pescar" ideias para implementar no meu (O Pedro Nuno tem um plantado FANTÁSTICO, PARABÉNS!!!).

 

Como dizia, daquilo que fui pescando aqui e ali, surgiu aquilo que vocês podem ver em cima (ainda que com muito má qualidade, ainda não sou capaz de tirar umas boas fotos ao aquário). Claro que não está nada perto daquilo que por aqui tenho visto. Mas com a vossa ajuda, espero conseguir melhorá-lo.

 

Aquilo que tentei fazer no aquário foi o seguinte:

 

1º criar um espaço que fosse densamente plantado (lado esquerdo da foto).

2º criar um espaço que permita aos peixes mais extrovertidos nadarem em todos os niveis da água.

 

Agradeço a vossa atenção e comentários,

 

obrigado,

 

Jorge

Editado por pec04004
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 85
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Acho que tens aí algumas falhas que irás mais tarde notar... Em relação aos valores, os valores estão sempre bons... tudo depende do que pretendemos. Vejo que tens um peixe elefante (Gnathonemus petersii) que habita em aguas com valores tipo os dos cardinais ph +/- 6.8 e para mim é dos peixes mais sensíveis que tive até hoje, e na minha óptica até os sensíveis bótias são mais resistentes.

 

Mediste o ph com o Co2 ligado à um bom periodo de tempo ou tinha sido acabado de ligar ou estava desligado?

 

 

Cumps,

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que tens aí algumas falhas que irás mais tarde notar... Em relação aos valores, os valores estão sempre bons... tudo depende do que pretendemos. Vejo que tens um peixe elefante (Gnathonemus petersii) que habita em aguas com valores tipo os dos cardinais ph +/- 6.8 e para mim é dos peixes mais sensíveis que tive até hoje, e na minha óptica até os sensíveis bótias são mais resistentes.

 

Mediste o ph com o Co2 ligado à um bom periodo de tempo ou tinha sido acabado de ligar ou estava desligado?

 

 

Cumps,

 

 

mexas,

 

obrigado pelo comentário.

 

Referes que tenho aqui algumas falhas, podes acrescentar mais alguma coisa? ao que te referes exactamente?

 

Quanto ao valor do ph medi após uma troca parcial de água e sem ter feito a injecção do CO2. Acredito que se hoje o for medir, já esteja mais baixo.

 

O elefante tem uma semana no aquário, e não tenho notado nenhum comportamento estranho.

É um peixe ao qual acho imensa piada e quando o coloquei, durante a primeira semana ele estava bastante agrassivo. Não deixava ninguém aproximar-se do cantinho dele. Agora já o vejo de um lado para o outro, sempre atrás das plantas (peixinho timido!!!)

 

 

Mais criticas/sugestões são bem vindas! Ou será que ninguém tem nada a dizer! Estará assim tão mau!

 

jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende das criticas que queiras... Se quiseres criticas à estética convém tirares mais e melhores fotos, se quiseres em termos técnicos terás que fazer novos testes uma vez que esses valores são antigos.

 

 

Cumps.

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende das criticas que queiras... Se quiseres criticas à estética convém tirares mais e melhores fotos, se quiseres em termos técnicos terás que fazer novos testes uma vez que esses valores são antigos.

 

 

Cumps.

 

Quero criticas em termos estéticos e também relativamente aos valores (disso é que não entendo mesmo nada!!!).

 

Relativamente aos valores são de ontem, mas sem ter adicionado CO2. Mas hoje volto a medir e posto aqui!

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, mais uma coisita...

Disseste que tinhas 2 T5 de 45 W sabes qual é a cor / temperatura delas?

Estou a dizer isto porque estou achar muito amarelado...

 

 

Cumps.

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, mais uma coisita...

Disseste que tinhas 2 T5 de 45 W sabes qual é a cor / temperatura delas?

Estou a dizer isto porque estou achar muito amarelado...

 

 

Cumps.

 

 

Desde o inicio que tenho a água amarelada, penso que devido ao tronco.

E nestas fotos, nota-se ainda mais porque tirei as fotos poucos minutos após ter alterado o layout do aquário e também tirei as fotos no modulo noite sem flash. Apanha as cores mais quentes.

 

Tenho de encontrar uma forma de tirar umas fotos mais "limpinhas"... Não sou grande máquina nisso... lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde o inicio que tenho a água amarelada, penso que devido ao tronco.

E nestas fotos, nota-se ainda mais porque tirei as fotos poucos minutos após ter alterado o layout do aquário e também tirei as fotos no modulo noite sem flash. Apanha as cores mais quentes.

 

Tenho de encontrar uma forma de tirar umas fotos mais "limpinhas"... Não sou grande máquina nisso... lol

 

 

No meu aquário também me acontecia isso, a solução foi retirar o tronco, escovar, e voltar a colocar, fiz isto cerca de 5 vezes até a água deixar de ficar amarelada, após isso ainda apareceram umas algas, escovei novamente e há umas semanas que o tenho no aquário sem problemas.

 

Se quiseres dá uma olhadela no meu para veres como ficou:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=121171

Malibu

pc070082.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, mais uma coisita...

Disseste que tinhas 2 T5 de 45 W sabes qual é a cor / temperatura delas?

Estou a dizer isto porque estou achar muito amarelado...

 

 

Cumps.

 

 

Boas,

 

são duas T5 de 45 W da aquatlantis, tem lá mais qualquer coisa do género: 8º5mm NATURE.

 

Ajudou?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

qual é a máquina que estás a usar?

 

Reparei que em posts atrás usaste o modo noite, eu qd uso o modo noite noto sempre mais grão na foto.

 

Tenta usar o modo mais rapido (se tiveres um modo para fotos em movimento usa), não uses flash e tenta manter a máquina estável com a ajuda de um tripé ou de algo estável, pois vai melhorar as fotos.

Eu quando tiro fotos ao aqua gosto de tirar com as restantes luzes apagadas (só mesmo a do aqua acesa).

 

vai tentando e postando,

 

ps.: estou para ver as plantas do IKEA bigsmile

Editado por pedrosurfer

Malibu

pc070082.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

essas lampadas devem de se as solar nature de 4000k com expectro amarelado possivelmente. :?

fica um pouco dificil de apreciar o aquario e esteticamente nao gosto lá muito de ver.

 

expectros a rondar os 6500k a 10000k seria o ideal na minha opiniao.

 

falta aí os valores dos Fosfatos ??

 

os nitratos estao um pouco altos , mas nada de por aí alem desde que os fosfatos os acompanhem juntamente com potassio e co2

 

as plantas nao parecem estar más de todo, o crescimento da sessiflora está bonito com a ramificaçao densa, mas é dificil de se perceber pela foto muito amarelada.

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

essas lampadas devem de se as solar nature de 4000k com expectro amarelado possivelmente. ;)

fica um pouco dificil de apreciar o aquario e esteticamente nao gosto lá muito de ver.

 

expectros a rondar os 6500k a 10000k seria o ideal na minha opiniao.

 

falta aí os valores dos Fosfatos ??

 

os nitratos estao um pouco altos , mas nada de por aí alem desde que os fosfatos os acompanhem juntamente com potassio e co2

 

as plantas nao parecem estar más de todo, o crescimento da sessiflora está bonito com a ramificaçao densa, mas é dificil de se perceber pela foto muito amarelada.

 

abraço.

 

Boas,

 

obrigado pelo post.

Eu não tenho teste para os fosfatos. Comprei o teste da Sera 5 em 1 (aquele das fitas) e não dá indicação quanto aos fosfatos.

 

sessiflora? Qual é essa? lol Desculpa, mas sou muito novo nestas andanças...

 

Em termos de Watts são suficientes os que tenho? mudar as lâmpadas por quanto ficará a brincadeira??

 

Hoje ainda vou postar uma foto de mais umas plantas que comprei para colocar na zona mais vazia (na frente da valisnéria).

 

Relativamente à iluminação já me tinha lembrado de comprar uma lâmpada com tons de azul. O que te parece? Gostava de colocar algo do gênero daquilo que se vê nos aquários de água salgada, com a água azulada...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Aqui ficam mais umas fotos do estado actual do aquário antes da remodelação que irei efectuar hoje ou amanha no aquário, apenas para que fique registado!

 

Alguém tem alguma sugestão de como deva dispor tronco e plantas?

 

Obrigado.

 

Foto geral

gallery_31459_1292_3300134.jpg

 

Planta 1

gallery_31459_1292_12533.jpg

 

Planta 2

gallery_31459_1292_1646458.jpg

 

Planta 3

gallery_31459_1292_436167.jpg

 

Lado direito (repetido do último post)

gallery_31459_1292_3721287.jpg

 

Peixe elefante

gallery_31459_1292_2123269.jpg

 

Dêem lá umas ideias a ver se consigo melhorar isto. Não estou muito satisfeito com o estado actual

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não acho que o teu aquário esteja mau de todo, está até bonito relativamente à disposição de flora. Agora, relativamente à iluminação não te posso ajudar muito porque não percebo muito disso, mas há quem diga que deve ser 1watt por litro de àgua e que se deve ter atenção aos espectros. A mim o que me parece é que tens aí umas lampadas com um espectro que dá um ar muito amarelo à água. Falas numa lampada de tons azuis para ficar como os salgados. Não te esqueças que os salgados têm luzes diferentes, acho dificil teres um de água doce com o mesmo efeito, só alterando a cor de uma lampada ( mas como já disse, os mais profissionais podem ajudar mais).

Acho que o maior problema aí no aquário é mesmo a mistura de espécies, cada uma com o seu pH ideal e dureza.Tens peixe elefante, abelhinha, betta, etc. A abelhinha não é de àgua salobra? O betta deveria estar aí? Devias informar-te mais acerca de cada espécie que tens para teres a certeza que estão nas condições ideiais, acho que de momento tens aí uma mistura. ;)

 

 

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não acho que o teu aquário esteja mau de todo, está até bonito relativamente à disposição de flora. Agora, relativamente à iluminação não te posso ajudar muito porque não percebo muito disso, mas há quem diga que deve ser 1watt por litro de àgua e que se deve ter atenção aos espectros. A mim o que me parece é que tens aí umas lampadas com um espectro que dá um ar muito amarelo à água. Falas numa lampada de tons azuis para ficar como os salgados. Não te esqueças que os salgados têm luzes diferentes, acho dificil teres um de água doce com o mesmo efeito, só alterando a cor de uma lampada ( mas como já disse, os mais profissionais podem ajudar mais).

Acho que o maior problema aí no aquário é mesmo a mistura de espécies, cada uma com o seu pH ideal e dureza.Tens peixe elefante, abelhinha, betta, etc. A abelhinha não é de àgua salobra? O betta deveria estar aí? Devias informar-te mais acerca de cada espécie que tens para teres a certeza que estão nas condições ideiais, acho que de momento tens aí uma mistura. :thumbup3:

 

 

JC

 

Tens razão JC, mas fui comprando uns peixitos e pronto deu nisto.

 

de qq maneira a abelhinha é dos meus peixes mais antigos. tem se dado lindamente, assim como o elefante, os guppies etc.

 

nos últimos dias tive umas mortes por causa de kullies que comprei que vinham doentes.

 

de qualquer maneira ja mudei o aquário. Em principio hoje ou amanha coloco aqui umas fotos para vcs comentarem.

 

Quanto á iluminação, pelo que descobri, tenho 2 T5 de 45W, uma NATURE e outra COLOR, mas não sei qual a temperatura. sei que são fornecimento JBL para a Aquatlantis. Se alguém for capaz de acresecentar aqui alguma coisa agradeço.

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora, tal como prometido aqui ficam as fotos... Penso que desta vez bem melhores.

 

Espero que gostem!

 

Foto geral:

gallery_31459_1292_848079.jpg

 

E agora os novos peixinhos!!!!

 

gallery_31459_1292_972380.jpg

gallery_31459_1292_3801628.jpg

gallery_31459_1292_2562511.jpg

gallery_31459_1292_2932728.jpg

gallery_31459_1292_2919966.jpg

 

Digam então de vossa justiça!

 

Estão melhores as fotos?

 

Então e o que tem a dizer sobre o aquário? Dêem lá a vossa opinião.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge,

 

As fotos estão melhores e o aquário já tem um ar mais limpo, estou a ver que conseguiste tirar os tons amarelados.

Tenta melhorar um pouco mais as fotos dos discos que estão um bocado tremidas, no entanto estás no bom caminho.

 

Ps: Bonitos peixes, também gotava de ter discus, mas ainda não tenho aquário para isso.

 

Boa sorte com eles,

 

Abraço.

Malibu

pc070082.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pedro.

 

 

Pois, as fotos foi mais fácil do que pensei para resolver os tons amarelados. Foi só configurar na máquina fotográfica que estava com fotografar com um determinado tipo de lâmpada. E pronto ficou logo resolvido.

 

Logo que possivel coloco fotos dos discus mais focadas. Estou com um problema num deles. Está com os olhos com nevoa. E estou com medo de o perder. Ontem já começaram a alimentar-se. Vamos ver no que dá. Os discus são lindos. Estou completamente apaixonado por eles.

 

Ontem cheguei a casa à meia noite e só sai de lá às 2 da manhã. Fiz trocas de água, e mudança da lã do filtro. Tenho os NO3 (nitritos ou nitratos?) elevados. Assim como o GH. E não sei como baixar. Será que posso fertilizar? para já só tenho adicionado CO2 nas trocas de água para tentar que o ph não suba muito. faço mal?

 

ps: estes discus sairam a 19 € cada e variam entre os 10 e os 15 cm. e o mais pequinto foi o que melhor se adaptou ao aquário. primeiro a comer.

 

jorge

Editado por José Cruz Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

alguém quer sugerir um nome para o aqua? Não tenho ideia nenhuma para o mesmo.

 

E vou mudar a fauna, vou ficar com peixes de limpeza, neons e discus. O resto irá sair com o tempo.

 

obrigado e venham dai essas sugestões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva.

 

bolas, em 15 dias passas de 1º aquário para discos? não será arriscado?

(tu lá saberás)

 

depois... eu gostava do lado esquerdo do antigo layout. agora, do lado direito.

obviamente que a essa preferência não é alheia a presença do tronco e a forma como foste "encaixando" as plantas nele. :dancing:

 

também prefiro substratos mais escuros. favorecem o contraste com as plantas e peixes.

como as coisas "não paralelas" me fazem imensa confusão (cada maluco com a sua mania), esses tubos eheim (entrada e saída do filtro) na diagonal "ferem-me" a vista e arrastam-me os olhos imediatamente para eles.

 

agora é deixar crescer as plantas e ir corrigindo as falhas de que te fores apercebendo (nomeadamente essas cabombas, se não me engano, do lado esquerdo, à frente. vão acabar por te tapar todo esse lado do aqua. são muito densas e crescem muito depressa).

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas.

 

Pois tens razão, embora o aquário já tenha tres meses, e claro não é a primeira experiência com aquários. Com plantados sim. mas também ainda sou muito verdinho nisto.

 

Isso de ser arriscado passar para discus, tens razão. Mas estou a tentar com a ajuda dos experts cá do sitio. tenho conseguido reunir imensa informação. toda a gente tem sido imensamente prestável.

Mas vai ser mesmo uma aventura com isto dos discus.

 

Relativamente aos tubos verdes, tens razão, mas é uma situação provisória que vou resolver em breve. Só falta comprar as ventosas, porque as que tinha aqui já estão secas. Estão duras como sei lá o quê!!! lol

 

por acaso as minhas cabombas não tem crescido lá muito bem. No inicio estavam a crescer a olhos visto. Depois que lá coloquei as valisnérias e elidoras estagnaram. Não sei bem porquê.

 

Eu acho que o aquário agora ganho mais espaço com esta alteração. Achava que o lado esquerdo estava muito confuso. e depois tinha o tronco a ocupar imenso espaço e ainda tenho a biobox do lado direito. Reduzia imenso ao espaço com as plantas que tinha ficava estranho, acho eu. Não sei. Acho que agora talvez esteja mais harmoniozo, mas não sou expert em nada disto.

 

Que alterações farias?

 

abraço,

jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.