substracto...


goncas94

Recommended Posts

desculpem la a nabica, mas não sei o que isso é... ach que k é potássio certo?

bem, vai uma imagem... espero que esclarecedora

 

img009h.jpg

w320.png

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao o usava. Os substractos fertilizados para as plantas terrestres teem os nutrientes em % diferentes das que necessitamos no aquario e normalmente com libertação muito rápida. O mais certo é teres uma explosao de nutrientes no inicio da montagem, com todos os problemas que veem daí. Depois com o tempo pode ficar bom, mas acho que irias ter muitos problemas até acertares os valores de nutrientes.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

mas isso vai trazerme problemas como?

Algas... por exemplo.

 

Sem contar que tu não sabes em que forma é que se encontram os nutrientes nesse substrato fértil. Muitas das vezes esses substratos contém amónia e ureia como nutriente base para o azoto. E estes, como já aqui foi dito inúmeras vezes no Fórum, são extremamente tóxicos para os peixes e restantes animais do aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Algas... por exemplo.

 

Sem contar que tu não sabes em que forma é que se encontram os nutrientes nesse substrato fértil. Muitas das vezes esses substratos contém amónia e ureia como nutriente base para o azoto. E estes, como já aqui foi dito inúmeras vezes no Fórum, são extremamente tóxicos para os peixes e restantes animais do aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

 

os quais não farão mal, visto que o aqua não vai ter peixes!!

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao vai ser o q? só plantado?

mesmo que seja esse o caso tens o problema das algas. Mas por acaso acho que era uma experiencia para fazeres e colocares os resultados aqui para tirar as dúvidas. Sabes que andamos a dizer sempre as mesmas coisas e às vezes nem sequer sabemos de alguem que tenha realmente experimentado. São só conceitos teoricos e do "ouvi dizer de um amigo de um amigo..."

Se nao colocares em risco animais, fico a aguardar os resultados.

 

Cumprimentos, Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

os quais não farão mal, visto que o aqua não vai ter peixes!!

Ou seja, só vai ter plantas? É um aquário só para crescer plantas? É que nesse caso, talvez devas pensar numa solução emersa. Poupas em água e CO2, ganhas mais em luz e não vais ter o problema das algas...

 

Atenção... não ter peixes não significa o mesmo que não ter animais, por isso, se estás a pensar manter invertebrados, esses fertilizantes são tão ou piores para estes do que para os peixes. Daí eu ter escrito:

 

E estes, como já aqui foi dito inúmeras vezes no Fórum, são extremamente tóxicos para os peixes e restantes animais do aquário.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Ou seja, só vai ter plantas? É um aquário só para crescer plantas? É que nesse caso, talvez devas pensar numa solução emersa. Poupas em água e CO2, ganhas mais em luz e não vais ter o problema das algas...

 

Atenção... não ter peixes não significa o mesmo que não ter animais, por isso, se estás a pensar manter invertebrados, esses fertilizantes são tão ou piores para estes do que para os peixes. Daí eu ter escrito:

 

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

 

vai ser somente plantas...

o que quer dizer com emersa?

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não montas aquário nenhum e colocas as plantas em vasos ao ar livre...mas acho que não é isso que tu pretendes

 

pois...

realmente não é bem isso não...

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, eu sou a prova viva em ser vivo de uma experiencia dessas, comprei a uns bons meses a traz fertelizante de vaso de plantas e usei-o no aquario, realmente ao inicio, uns peixinhos ficaram doentes, algas a montes e pontapes, contudo o fertelizante era 90% organico e e com uma composição aquela que tens ai na foto, nao me lembro era das percentagens, na altura expos aqui o problema e fui aconselhado a não o fazer ou a tentar fazer e adps contar como correu, como fui alvo de duras criticas por algumas pessoas que são mais directas a escrever ou que apenas se entusiasmaram creio que nunca aqui vim contar como correu, mas como já passaram uns bons meses ja dei tempo suficiente para dar boas conclusões. Algo que usei foi 2 filtros internos ambos com carvao activo para me ir limpando a coluna de agua do excesso de nutrientes, tive alguns guppys e mollys expostos ao aquario e apenas tive poucas baixas que secalhar tiveram ralacionadas com picos de amonia, penso que agr tenho um aquario estavel, digo penso pq ainda nao juntei €€ para um kit completo de testes mas como tenho uma população considerada de peixes e bons metudos de filtragem com ceramicas penso ter a situação controlada visto a bastante temponao ter baixas em peixes e nao ter algas no aquario. Em termos de plantas como tenho tido smpre uma lampada estupida que veio com o aquario a funcionar em vez de 'ganhar' plantas elas desapareceram e apenas fiquei com as valisnerias que penso pedirem pouca luz para a sua sobrevivencia, por isso ter ali o substracto ou areia é o mesmo se não tivermos luz como deve ser. Para concluir ao inicio a coisa é muito descontrolada, eu lavei muito bem o meu substracto com agua a ferver e fiz filtragem com redes para me livrar das pequenas particulas que poderiam ficar em suspensam... claro que um tipo destes de substracto para introduzir no aquario nao se pode ter agua, mete-se o dito e adps uma boa camada de areao por cima, muitas tpa ao inicio são necessarias assim como limpeza de vidros etc.... ao inicio a coisa e muito ruim e instavel... apos 3 meses a coisa ja esta a um paço mais certo, importante ferver e filtrar.... minoriza muito os danos, assim como a lavagem! Mas sem uma boa luz nao faz nada.... por isso ainda não pode averiguar ainda o seu efeito nas plantas.

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º Qualquer substracto fertil nao se poe no aquario já com agua, a ideia é esse substrato ter pouco ou nenhum contacto directo com a coluna de água.

2º Realmente ricost89, tsss tsss essa experiencia toda so pode ser usada como exemplo de "o que nao fazer num aquario"

3º Não percebi se usaste substracto para plantas ou so o fertilizante, mas a ideia de usar um substracto fértil é isso mesmo, fertilizar as plantas mas de modo controlado e sem substancias toxicas em quantidades letais para a fauna.

4º Sendo um substrato fertil, e pretendendo que sirva para algo, lavar e ferver vai lhe retirar os componentes que podia ser uteis para as plantas. Ou seja, para quê usar? Se leres as indicações de qualquer substracto fertil para aquario diz lá que nao é para ser lavado.

 

goncas94: Poupa muita chatisse e muitos euros, compras um substracto fertil mais baratinho, akadama por cima e tens condições para um plantado de baixo custo e com bastante espaço de manobra. Se nao vais colocar plantas muito exigentes até podes fazer a festa toda só com akadama. Se vires algumas montagens na area de plantados vais achar lindos aquarios só com akadama.

Abraço e pensa bem antes de agir

Editado por npinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu não quis insentivar a sua utilizaçao, o que apenas usei foi subestract fertil para vasos, e so o lavei para eliminar as particulas em suspensão.... mas tb sou da opiniao que nao devera ser o melhor a usar num aquario.... a sua utilizaçao deve ser mt ponderada e devem haver outras preferiveis escolhas tb baratas... o prob sao smp os aerios... mas deve-se pensar na fauna que tb nao e barata... po-la em risco pode dar prejuizo... e dors de cabeça pk todos gostamos dos nossos pets...

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alias so me prenunciei pq alguém falou em saber de resultados da experiência... não me senti ofendido pelo...que nao se deve fazer num aquário..... mas ja agr achei pertinente essa afirmação e gostaria de saber mais sobre fertilizações de plantas em aquários e as suas necessidades gerais... assim cm gostava de ter testes adequados para verificar a coluna de agua.... será assim tão ruim e desvantajoso o seu uso? não poderá ser considerado uma opção barata a longo prazo e eficaz? gostava de responder a isto mas como não tenho como testar a agua do aquário e não tenho

ainda luz suficiente não saberei responder com precisão... apenas posso verificar a boa saúde dos meus vivos.... tenho vários vivíparos e ampularias e uma platydora... mas estou muito interessado sobre as condições do meu aquário... e adps se não experimentamos não aprendemos.... comecei a isto faz um ano e ja aprendi muito.... ao inicio é difícil....... bem..... gostava que esta situação fosse mais explorada..... dentro de dias terei boa luz no aquário e irei colocar mais plantas e verificar então durante um certo tempo o que acontece....

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho bem experimentar à vontade, mas nao esperes que concorde que experimentes com o bem estar e sacrificio de animais.

 

 

Se bem me lembro so morreram 2 guppys... e nao sei se esteve relacionado com o substracto.... ja os tinha a algum tempo, um teve hidropsia e o outro a cauda desapareceu.... foram as unicas mortes durante a experiencia... alias em tantos meses ainda mantenho esse substracto.... ao inicio tive cuidade de fazer mts tpa, pk tinha smp muitas algas.

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas preferia ser aconselhado por alguém com conhecimento e experiência, coisas que me faltam, para ter o melhor substrato para plantas exigentes... alguém me pode dar umas dicas?

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais