substracto...


goncas94

Recommended Posts

nao aconselho de todo.

 

a matéria orgânica esses 61% (600 gramas em cada Kg)...vai-se decompor...em que? amónia, nitritos, nitratos, vai libertar tambem fosfatos...

 

é muito mau num aquario que nem tem capacidade para lidar com amonia dos peixes, quanto mais de um substrato a decompor-se.

 

quando a matéria orgânica se tiver decomposto toda...vais ficar com um substrato mau, sem estabilidade, compacto, com zonas anaerobias, e que tambem ja nao vai ter muitos nutrientes...

 

os problemas relatados pelo ricost89 são faceis de explicar...

 

ao principio os peixes morreram porque o substrato era mau e lhe libertava quantidades imensas de amónia, no fim as plantas morreram porque o substrato tinha passado de mau para peixes para mau para plantas... as valisnérias, são umas resistentes que nunca contam muito com o substrato.

 

conclusão, não é preciso experimentar tudo para saber o que é certo ou errado, podemos contar com a experiencia dos outros...

 

uns aprendem a cair, uns aprendem com o cair dos outros, e depois há quem veja os outros cair, ouça alguem explicar porque cairam, e que sem argumentos contra vai cair à mesma só para experimentar.

 

P.S: eventualmente podes colocar um bocadinho, camada fininha, no fundo se estiveres preparado para um aquario com muitos nutrientes ao principio. (e é bom para a criação de vida microscópica no inicio)

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao aconselho de todo.

 

a matéria orgânica esses 61% (600 gramas em cada Kg)...vai-se decompor...em que? amónia, nitritos, nitratos, vai libertar tambem fosfatos...

 

é muito mau num aquario que nem tem capacidade para lidar com amonia dos peixes, quanto mais de um substrato a decompor-se.

 

quando a matéria orgânica se tiver decomposto toda...vais ficar com um substrato mau, sem estabilidade, compacto, com zonas anaerobias, e que tambem ja nao vai ter muitos nutrientes...

 

os problemas relatados pelo ricost89 são faceis de explicar...

 

ao principio os peixes morreram porque o substrato era mau e lhe libertava quantidades imensas de amónia, no fim as plantas morreram porque o substrato tinha passado de mau para peixes para mau para plantas... as valisnérias, são umas resistentes que nunca contam muito com o substrato.

 

conclusão, não é preciso experimentar tudo para saber o que é certo ou errado, podemos contar com a experiencia dos outros...

 

uns aprendem a cair, uns aprendem com o cair dos outros, e depois há quem veja os outros cair, ouça alguem explicar porque cairam, e que sem argumentos contra vai cair à mesma só para experimentar.

 

P.S: eventualmente podes colocar um bocadinho, camada fininha, no fundo se estiveres preparado para um aquario com muitos nutrientes ao principio. (e é bom para a criação de vida microscópica no inicio)

 

uM GRANDE OBRIGADO POR TODA ESTA CRITICA\EXPLICAÇÃO (sorry caps), adiante, esta resposta é importante, porque: Não é um simples, Não uses, é errado.... , não se trata apenas de uma critica construtiva como tem algum conteudo mais que da para perceber alguma coisa.

 

O que eu vou fazer:

 

Remodelar o meu aquário da seguinte forma, deixar um bocadinho de nada no fundo como dizes, comprar substrato fértil próprio para aquário que preencha os requisitos das plantas que penso ter, para por por cima e adps areao.... plantar as plantas e adc os vivos + a agua... eu so tenho um ano disto e detesto que me digam 'não podes fazer' etc.... pk não tenho um 'porque' assim ja fico a saber mais sobre a situação e das complicações, assim que acertar tudo, ponho aqui fotos, e adps a medida que melhore oi pior vou falando com vosses para me orientarem...

Um muito obrigado a todos que dialogaram cmg, mas o que eu precisava mesmo era desta ultima resposta, para que não fique duvidas!

 

As vezes podemos tomar atalhos, mas ser aldrabão leva a prejuizos! Obrigado por me darem no toutiço, vou dar noticias!

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

..........

Remodelar o meu aquário da seguinte forma, deixar um bocadinho de nada no fundo como dizes, comprar substrato fértil próprio para aquário que preencha os requisitos das plantas que penso ter, para por por cima e adps areao....

.........

 

Qual é o teu "objectivo" de usares "um bocadinho de nada no fundo" deste e depois colocares um substrato fértil, próprio para aquário, por cima?

 

 

Na minha opinião,

se vais deixar "um bocadinho de nada no fundo"..... não compres substrato fértil para por por cima......

ou se comprares substrato fértil não deixes "um bocadinho de nada no fundo"!

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião,

se vais deixar "um bocadinho de nada no fundo"..... não compres substrato fértil para por por cima......

ou se comprares substrato fértil não deixes "um bocadinho de nada no fundo"!

 

concordo com o Paulo nisto... mas acrescento:

 

ou se comprares substrato fértil não deixes "um bocadinho de nada no fundo"!
pega numa mão cheia num copo e faz "chá" desse substrato, quando remontares, antes de meteres peixes, deita essa agua lá para dentro, ou melhor, mete essa mão cheia numa meia de senhora, e mete dentro do filtro na 1ª semana, isto ajuda a que se crie microvida no aquário, depois...tiras.
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais