Recommended Posts

Ola :transport027:

 

Pois é, parece que fotografar peixes nao é nada tarefa facil, alguem pode dar umas dicas sobre o assunto? qual é a melhor maneira para se tirar uma boa foto a um peixe ?

 

Se aumento a velociadade do obsturador, fica me muito escura, mesmo a abertura do diafragma no maximo, se tentar com velocidades mais baixas, fica o peixe a arrastar, para aumentar o ISO fica com ruido :S loOl bem... entao isto nao tem um meio termo ?

 

Cumprimentos, Joel Bonifácio

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Boa luz no aqua para que te possa permitir usar velocidades mais rápidas e iso a 800 e penso que já sai qualquer coisa. Não sou expert na matéria, mas é como me tenho safado, se bem que na maioria, uso iso a 1600. Em algumas nota-se o grão, noutras nem por isso.

Que máquina tens? Já agora e só por curiosidade.

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Boa luz no aqua para que te possa permitir usar velocidades mais rápidas e iso a 800 e penso que já sai qualquer coisa. Não sou expert na matéria, mas é como me tenho safado, se bem que na maioria, uso iso a 1600. Em algumas nota-se o grão, noutras nem por isso.

Que máquina tens? Já agora e só por curiosidade.

 

 

Ola Sara!

 

Tenho uma CANON 450D =)

 

Cumprimentos.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se aumento a velociadade do obsturador, fica me muito escura, mesmo a abertura do diafragma no maximo, se tentar com velocidades mais baixas, fica o peixe a arrastar, para aumentar o ISO fica com ruido :S loOl bem... entao isto nao tem um meio termo ?

 

 

nestes casos tens uma solução que é, mais luz... :D nem que seja temporariamente por cima do aqurio só para a sessão fotográfica.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

nestes casos tens uma solução que é, mais luz... :D nem que seja temporariamente por cima do aqurio só para a sessão fotográfica.

Bem... vou só aqui dizer que aumentar a luz, não é bem remédio santo para tirar fotos ;)

 

Depende muito do modo como a mesma está a ser utilizada. É que depois, facilmente se estragam as fotos por causa de saturações...

 

Mas não me vou alongar mais... um dia destes a gente fala melhor.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem podes comprar uma lente mais rapida, fotografar em raw para aproveitar a maior gama dinâmica e a informação extra que se perde com os jpeg, conjugar muito bem conjugadinho a abertura com o iso e muito pós-tratamento (redução de ruido, levels e curves, blendings de camadas) e teres melhores resultados :P

 

mas regra geral, os aquarios teem pouca luz para "parar peixes" em movimento.

 

uma calha de fluorescente por cima do aquario (daquelas de cozinha) ou um flash remoto em cima com algo que faça o mesmo que uma softbox, fazem maravilhas em aquarios com pouca luz... :P

 

tu é que estás habituado a fotografar em reefs e em plantados com luz... :D

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um dia destes a gente fala melhor.

 

Quando ? :D

 

tambem podes comprar uma lente mais rapida, fotografar em raw para aproveitar a maior gama dinâmica e a informação extra que se perde com os jpeg, conjugar muito bem conjugadinho a abertura com o iso e muito pós-tratamento (redução de ruido, levels e curves, blendings de camadas) e teres melhores resultados :P

 

mas regra geral, os aquarios teem pouca luz para "parar peixes" em movimento.

 

uma calha de fluorescente por cima do aquario (daquelas de cozinha) ou um flash remoto em cima com algo que faça o mesmo que uma softbox, fazem maravilhas em aquarios com pouca luz... :P

 

tu é que estás habituado a fotografar em reefs e em plantados com luz... :eusathink:

 

Essa de meter uma luz extra está bem visto, ainda nao tinha lembrado em tal coisa :pompomgirl: vou exprimentar omg

 

Cumprimentos, Joel Bonifácio

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

tambem podes comprar uma lente mais rapida,

Rápida, como assim? A obturar, ou a focar? Mais luminosa que a 50mm f/1.4, teria que arranjar outra maneira de ganhar dinheiro :P

 

fotografar em raw para aproveitar a maior gama dinâmica e a informação extra que se perde com os jpeg,

Raramente tiro fotos em RAW... e tão cedo não hei-de começar a tirar. Tenho noção que perco bastante no Photoshop... mas acho mais importante a parte pré-Photoshop...

 

conjugar muito bem conjugadinho a abertura com o iso e muito pós-tratamento (redução de ruido, levels e curves, blendings de camadas) e teres melhores resultados :P

Pois... eu ainda estou no nível básico de Photoshop :P

 

mas regra geral, os aquarios teem pouca luz para "parar peixes" em movimento.

Depende dos peixes... :)

 

uma calha de fluorescente por cima do aquario (daquelas de cozinha) ou um flash remoto em cima com algo que faça o mesmo que uma softbox, fazem maravilhas em aquarios com pouca luz... :P

Já experimentaste? Eu já, e para longas exposições (grandes profundidades de campo) é preferível média luz, na realidade. Agora para tirares macros aos dentes do peixe, aí concordo contigo... mas mesmo assim, vais estar a saturar coisas que se calhar não era preciso.

 

tu é que estás habituado a fotografar em reefs e em plantados com luz... :D

Ou então não... :)

 

Quando ? icon_razz.gif

Estava a falar com o Just_me...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu fotografo a maior parte das vezes a ISO 400, velocidades e aberturas depende do objecto (peixe/invertebrado/plantas/...) - ponto focal - e da profundidade de campo q quero dar à minha foto.

 

Como costumo dizer (para mim e não só) o importante é experimentar e guardar o essencial (informação).

 

Na era do digital é muito mais fácil e rápido corrigir e aprender com erros.

 

Nada como praticar...

 

Cumps

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rápida, como assim? A obturar, ou a focar? Mais luminosa que a 50mm f/1.4, teria que arranjar outra maneira de ganhar dinheiro bang

 

estava a falar contigo...mas não sobre ti :P

 

Raramente tiro fotos em RAW... e tão cedo não hei-de começar a tirar. Tenho noção que perco bastante no Photoshop... mas acho mais importante a parte pré-Photoshop...

 

deixas na mão da maquina e nos presets de fabrica... não é uma questão de perder no photoshop...é como se perdesses na revelação...

 

 

Já experimentaste? Eu já, e para longas exposições (grandes profundidades de campo) é preferível média luz, na realidade. Agora para tirares macros aos dentes do peixe, aí concordo contigo... mas mesmo assim, vais estar a saturar coisas que se calhar não era preciso.

 

mas estavamos a falar de parar peixes...:P não de longas exposições ;) longas exposições a peixes ou são L's ou estão mortos :laugh: :laugh: help

 

e sim, para exposições compridas, mais vale média luz, mas porque queres exposições compridas, para ficar com arrastos algures? é que teoricamente com mais luz consegues fazer similar com exposições menos longas...

 

mas mesmo assim, vais estar a saturar coisas que se calhar não era preciso.
com a revelação adequada as vezes coisas que parecem saturadas não estão...
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

e sim, para exposições compridas, mais vale média luz, mas porque queres exposições compridas, para ficar com arrastos algures? é que teoricamente com mais luz consegues fazer similar com exposições menos longas...

Lá está... teoricamente :wink:

 

Mesmo com a água a difractar, ou com uma soft box, vais ter sempre as superfícies mais reflectoras a saturar...

Bem... podes sempre baixar uns stop's, mas depois os low-tones e os mid-tones ficam sub-expostos.

 

Mas sim, parar peixes, ainda para mais, detalhes e não zonas completas, nada melhor do que usar iluminação mais elevada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas.

 

Desculpem estar a utilizar este tópico,mas eu tenho uma duvida!!

 

Eu tenho uma maquina digital,uma Olympus de 10.1 megapixel,será que com est maquina eu consigo tirar algumas fotos de jeito dos meus peixes?

 

E já agora se poderem dar mais algumas dicas,pois as fotos saiem todas desfocadas e termidas!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Boas.

 

Desculpem estar a utilizar este tópico,mas eu tenho uma duvida!!

 

Eu tenho uma maquina digital,uma Olympus de 10.1 megapixel,será que com est maquina eu consigo tirar algumas fotos de jeito dos meus peixes?

 

E já agora se poderem dar mais algumas dicas,pois as fotos saiem todas desfocadas e termidas!!

 

cumps.

Avaliar uma máquina pelo seu sensor, não adianta de muito.

 

Se calhar é melhor especificares o modelo da máquina. Apenas pelo sensor, não te podemos responder nada de jeito.

 

Mas basicamente, tudo se reduz a diminuir o tempo de exposição.

E isso, como já aqui foi discutido, pode ser feito aumentando uma, ou mais, de 3 coisas:

- Valor ISO

- Luz disponível

- Abertura da lente

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Na maquina á volta da lente diz:

 

Olympus Lens AF 7X OPTICAL ZOOM 6.6-46.2mm 1:3.5-5.3

 

Agora não sei se é o modelo!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem meu amigo pelos vistos o teu problema nao é assim tão grave! Pelo menos tens a noção da função entre obturação, rapidez, diafragma e iso! e que tal tentares encontrar um equilibrio e tentares isso com uma maquina digital?

 

dica: aproveita bem a luz do aqua tentando tirar fotos de baixo para cima, vai aumentando ao iso e a velocidade minima convem ser de 1/15, a nao ser que o peixe fike parado a olhar pra ti :angelic008:

 

boa sorte !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu costumo colocar a máquina em modo automático, flash desligado, ISO mais baixo e apoiada num banco ou tripé.

 

Se as fotos ficam tremidas tem a ver com os ISO mais baixos que são mais sensíveis à luz (maior exposição), então qualquer tremor da mão ou dos próprios objectos (peixes em movimento) aparecem desvanecidos nas fotos.

 

Se for impossível ter a máquina e os objectos a fotografar estáveis, ou seja, com pouco movimento, então uma solução será usar um ISO mais elevado (pode-se experimentar do mais baixo até ficar ok). O senão é que as fotos provavelmente ficam com o tal granulado. Nos modelos de máquinas mais comuns isso é uma das limitações. Em modelos de máquinas reflex como a Canon 450D acho que já conseguirá obter resultados bons com ISO 800 e 1600.

 

E se desta forma as fotos ainda não ficarem ok, uma última solução será a de ligar o flash da máquina. Tem a grande desvantagem de se perder a bela tonalidade de cores proporcionada pela iluminação do aquário no escuro... as fotos com flash ficam mais "cruas"...

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

...dica: aproveita bem a luz do aqua tentando tirar fotos de baixo para cima...

Não concordo :)

 

Assim vais ter aberrações na imagem devido ao efeito de lente do vidro. Se o ângulo da lente em relação ao vidro não fôr muito acentuado, tudo bem, mas não convém abusar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem nao concordo, já que a iluminação de fundo vai alterar a leitura da iluminação do sujeito. Ao fotografarmos um objecto fotografamos a luz que nele é reflectida, que neste caso será menor do que a luz de fundo, deixando o objecto mal "iluminado".

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá,

 

Hoje comprei um cabo de ligação para o flash que me permitiu começar a treinar uma nova técnica (para mim claro) de fotografar os peixes. Continuo a usar o flash mas agora colocado por cima do aquário.

 

Ainda tenho que aperfeiçoar muito a técnica e estudar bem as velocidades de aberturas a usar, no entanto os resultados são muito interessantes...

 

Picture1_edited-57.jpg

 

Picture2_edited-53.jpg

 

Picture3_edited-48.jpg

 

Picture5_edited-1-1.jpg

 

Picture6_edited-24.jpg

 

Picture7_edited-18.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sim as fotos que coloquei são com o flash remoto!

Podem ver mais fotos aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry812569

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo.

 

Qual é a objectiva que estás a usar? Experimenta colocar uma softbox no flash, para não saturares tanto e os hightones não dispararem.

Com uma softbox, do estilo das stofen, até a podes colocar dentro de água, e os resultados serão muito melhores.

 

Já agora, qual é o teu flash e que cabo é que estás a usar?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Luis,

 

Qual é a objectiva que estás a usar? Experimenta colocar uma softbox no flash, para não saturares tanto e os hightones não dispararem.

Com uma softbox, do estilo das stofen, até a podes colocar dentro de água, e os resultados serão muito melhores.

 

Já agora, qual é o teu flash e que cabo é que estás a usar?

 

Obrigado pelas sugestões!

Tenho várias objectivas, mas penso que as fotos acima foram tiradas com a 18-55 mm do kit Canon.

 

O meu flash é dos mais básicos da Canon - salvo erro o 330. O cabo é um simples cabo de extenção do flash:

 

Picture2-11.jpg

 

Picture1-31.jpg

 

Aqu ficam mais alguns exemplos:

 

Picture1_edited-64.jpg

 

Picture2_edited-61.jpg

 

Picture3_edited-53.jpg

 

Picture7_edited-21.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Diogo..

 

O Cabo não te atrapalha? Tens tripé próprio para o flash ou disparadas com uma mão e seguras o flash com a outra?

Já pensaste em arranjar um tripé de estúdio com uma cabeça para o encaixe do flash e comprar uns triggers wireless para isso?

 

Entretanto vou mandar vir uns Cactus V4, são bastante fiáveis e relativamente baratos comparados com os pocket wizards ou os da Canon e à partida são compatíveis com esse 330, portanto se te quiseres juntar a mim, apita. ;)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

O Cabo não te atrapalha? Tens tripé próprio para o flash ou disparadas com uma mão e seguras o flash com a outra?

Já pensaste em arranjar um tripé de estúdio com uma cabeça para o encaixe do flash e comprar uns triggers wireless para isso?

 

Entretanto vou mandar vir uns Cactus V4, são bastante fiáveis e relativamente baratos comparados com os pocket wizards ou os da Canon e à partida são compatíveis com esse 330, portanto se te quiseres juntar a mim, apita. :character0050:

 

O cabo atrapalha um pouco, mas infelizmente desconhecia a existência dos Cactus!

O meu flash é o 420EX e já verifiquei que é compatível com o Cactus V4 - falamos por MP...

 

Abraço e obrigado,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais