FILTRO PARA AQUÁRIO DE 500L....


Recommended Posts

PRECISO QUE ME INDIQUEM BONS FILTROS PARA UM AQUA DE CICLIDEOS (500L) DE UM AMIGO MEU.

 

JA LHE FOI RECOMENDADO O SEGUINTE:

 

- PENN PLAX CASCADE 1500 ( POR UMA PESSOA BASTANTE COMPETENTE), MAS QUEREMOS OUTRAS HIPOTESES, POIS ESTOU A AJUDA-LO A MONTAR O AQUA E VAMOS COMPRAR O FILTRO ESTA SEMANA.

 

OBRIGADO.

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de tudo desliga o caps lock por favor.

 

Para ciclideos e em 500L de água só precisas de uma capacidade de filtragem de 5000L/h ... coisa pouca :D

Sabes é claro que para os ciclideos as 5X a litragem do aqua não chegam pois eles são bem porquitos quer a comer, quer depois a digerir o que comem.

Não acredito que o penn plax faça 5000L/h ou que consiga sequer dar vazão a tantos litros de água. Aliás nem o penn plax nem nenhum... tanto quanto sei os filtros param nos 1500L/h de filtragem o que para um aqua de 500L é muito pouco.

 

Para um aqua dessa litragem o melhor mesmo é uma sump bem grandita com bombas potentes.

Boa sorte.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom antes de mais seria bom saber que tipo de Ciclideos são ?

 

Podem ser desde MALAWI, até Ciclideos anões da america do sul ou Tanganyika que sujam muito menos.

 

Eu diria que um filtro que faça 3X o volume do aquario por hora não seria uma má opção.

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Concordo com o Darius. Para essa água toda, não há nada melhor do que uma boa sump. Além do nº de litros/hora, que numa sump pode sempre ser aumentado em qualquer altura, a quantidade de matérias filtrantes que se podem colocar é muito maior.

 

Só para teres uma ideia, o maior filtro externo da Eheim (2260) tem um volume total de 18 litros e um fluxo de 1500 Litros/hora. Uma pequena sump tem um volume de filtragem bem maior (um aqua de 60 cm leva 50 litros à vontade) e o fluxo é aquele que quisermos, dependendo da bomba ou bombas que lá pusermos

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

POIS É MEUS AMIGOS, JÁ VI QUE VOCES FALARAM EM SUMP, EU SEI MUITO BEM QUE A SUMP ERA O MELHOR QUE SE PODERIA TER, MAS E QUEM NÃO TEM POSSIBILDADES DE COLOCAR SUMP (FALTA DE ESPAÇO) O QUE PODE FAZER?? COLOCAR VÁRIOS FILTROS??

 

JÁ AGORA SE DIZEM QUE PARA OS CICLIDEOS É PRECISO FILTRAGEM PARA 5X O VOLUME DE ÁGUA DO AQUÁRIO, SÃO 2500L E NÃO 5000L.

 

MAS ISSO SÃO PORMENORES, JÁ AGORA ESCLAREÇAM-ME, PARA EU AJUDAR O MEU AMIGO... POIS FOI-LHE RECOMENDADO O PENN PLAX 1500. SERÁ QUE VAI TER DE UTILIZAR 2 OU 3 FILTROS PARA CONSEGUIR TER 5X O VOLUME DO ÁQUA EM FILTRAGEM??

 

ABRAÇO

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha,

 

o meu 600L que na pratica, com as pedras não passa dos 450....tem dois filtros, um seco-humido grande 2219 que faz uma media de 600L /, um convencional externo de 1000L /h e 6 litros de capacidade, e uma power-head de 1500L/h. fiz a água correr num sentido só, toda a captação está concentrada num ponto, e a saida noutro ponto; uma sump palustre complementa com a absorssão de nitratos. Dou 2 a 3 colhes de sopa rasas por dia de comida aos peixes e mudas automáticas de 1% dia.

A regra dos 3x é para a circulação da água, não para a filtragem!

Tenho um problema com acomulação de detritos no fundo do aquário que tentarei resolver com a colocação dos tubos de captação junto ao fundo...um destes dias.

 

O pen plax não conheço....vendo na net....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julgo que a volumetria interna desse filtro será muito pequena; para phs altos é muito dificil destruir amonia/nitritos, teras de complementar com um seco-humido...sory....um filtro só em 500L tb é muito arriscado, falha um, lá vão peixes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muio bem, a minha ideia seria colocar um filtro externo Penn Plax Cascade 1500, que faz 1500l/h, etalvz le junto um filtro wet/dry da eheim, só n sei qual será n conheço muito bem os modelos, aliás, só conhço o 2229, mas é um pouco caro.

 

Se alguem conhecer algum modelo para complementar o filtro externo que me diga.

 

Abraço.

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Só para teres uma ideia, o maior filtro externo da Eheim  (2260) tem um volume total de 18 litros e um fluxo de 1500 Litros/hora. Uma pequena sump tem um volume de filtragem bem maior (um aqua de 60 cm leva 50 litros à vontade) e o fluxo é aquele que quisermos, dependendo da bomba ou bombas que lá pusermos

 

O modelo 2260 não é o maior. Existem ainda os modelos para lagos que podem ser utilizados para aquários.

 

Relamente a melhor solução é uma sump, mas se quizer utilizar filtros exteriores de copo a utilização de 2 filtros exteriores iguais (ou se o dinheiro não chega um melhor que o outro) é a segunda melhor opção.

 

Assim como não gosto de sump´s pelo espaço que ocupam recomendo a utilização de 2 filtros classic da eheim 2260 ou 2250 ou ainda 2217.

 

Existem também os outros modelos, mas a diferença de preço não justifica.

 

Se ficar com o eheim 2229 é uma uma compra, mas como sabes também o quero :wink: .

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

Já muita coisa aqui foi dita para te ajudar,e pouco mais há para dizer... :wink:

Com a experiencia que tenho com esses "porcos", eu num aquário desses colocava 2 fluval 404 e assunto arrumado, ou então uma solução mais barata, um fluval 404 e em fluval 4 plus.

Com essa filtragem não vais ter problemas de certeza.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então que linguagem é esta.

"Com aqueles senhores que nem me lembro do nome" agora

 

...Com a experiencia que tenho com esses "porcos", ...

 

Afinal és moderador, não teves provocar brigas e fazer lavagem de roupa suja, ok :wink:

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquaxi,

 

Ainda estive para não responder, mas.... :?

 

Tamos a falar de filtros...lembras-te? O filtro é para filtrar o quê? Quem suja o aquário?

 

E os porcos são....?

 

Linguagem...?que eu saiba a palavra "porco" não é palavrão e sem ela perderíamos um adjectivo muito importante do nosso bocabulário. :?

 

Eu acho é que tu estás com vontade de levares as coisas noutro sentido e não aquele em que se está a falar...mas nisso eu não vou :?

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de escrever melhor caso se refira aos peixes.

 

Eu escrever melhor o então a 2ª hipótese...tu perceberes o contexto :?

 

Experiência com homens :? ainda não tenho e espero não vir a ter :? :D :D :D :D :D :D mas quem sabe talvez qualquer dia monte um aquário com algumas espécies de homo-sapiens aqui do forum :D

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chega de conversa. Não esta a colocar nada de novo que possa ajudar o membro que colocou o tópico.

Além disso a aquariofilia é um hobby e não vou continuar conversas desagradaveis com que não conheço.

 

Eheim é muito melhor do que a fluval essa é a minha opinião. :?

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora seja um fan enorme da eheim pela sua fiabilidade, assistencia e qualidade admito que sejam filtros caros.

Relativamente à questão propiamente dita vou ter de contrariar a minha preferencia pela eheim e então posso aconselhar Sacem Marathon 2000 que faz uma filtragem de 2000 litros por hora o que quer dizer que dois filtros destes (um de cada lado do aquario) seriam mais que sufecientes.

 

Vê este link:

http://store.aquaristic.net/AQ9eb17f02fd14...0600+1095800637

 

Obg

 

RobCC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não resultar, pode alterar o esquema de funcionamento do filtro.

Avisa-me se tiver problemas e BOA SORTE.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtros 2, sim, de cada lado do aquário , não, a corrente de água deve ser uma ovaloide e não um "ocloide" banana rock onde a água se choca, não ha peixes...assim, a captação dois dois filtros deve ser feita no mesmo local assim como a saída; desta forma consegue-se mais velocidade de circulação, melhor varrimento, mais captação, e uma corrente continua que os peixes sentem na natureza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente podes ter razão LMAlves mas o que pensei foi que se este aquario leva cerca de 500 L, e tendo em conta que não é um aquario quadrado :) mas sim rectangular deve ter cerca de 3 metros o que quer dizer que colocando um filtro em cada lado e mesmo que este faça uma projecção da h2o de 1 metro ficavamos com sensivelmente 1 metro de h2o parada.

 

Por outro lado ao colocar os dois filtros num so lado, iriamos gerar uma corrente muito forte contra a qual os peixes não iriam conseguir nadar normalmente e que daria um ar inestetico ao aquario, embora saiba que os ciclideos gostam de correntes (menos os escalares que não gostam de correntes fortes).

 

De qualquer maneira obrigado pela resalva, pois assim o membro que postou a pergunta podera ter em atenção esse aspecto e consoante os seus objectivos adaptar uma ou outra opção.

 

Obg

RobCC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este aquario leva cerca de 500 L, e tendo em conta que não é um aquario quadrado  mas sim rectangular deve ter cerca de 3 metros

Um aqua de 200*50*50 leva 500L ... para ser de 3m teria que ter algo na ordem dos 300*40*40...

Mas contas à parte...

 

Duas bombas de 2500L/h geram corrente suficiente para varrer todo o aqua e os ciclideos adoram nadar contra a corrente, os meus pelo menos deliram meter-se em fila em frente da "caverna" onde instalei uma bomba de circulação de 500L/h e os maiores vão-se colocar mesmo de frente para a saída do filtro...

Acredito que a corrente arranque algumas algas e eles aproveitem para comer tipo selfservice :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, ha peixes que gostam de apanhar as correntes de frente, mas todos eles evitam as zonas de contra-corrente, ou choques de correntes. Isto nunca deve acontecer num aquário, logo, saídas de água no mesmo sentido, captação no mesmo ponto permite melhor aspiração.3000? mas afinal qual é a forma do aquário?!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem o meu aquário chegou hoje, é lindo!!! Continuo com a mesma duvida, como vou fazer a filtragem. O aquário mede 150x50x68, mas deve ter de litragem util 450L.

 

Talvez coloque o Penn Plaxx 1500, que faz 1500l/h e é um preço muito bom para começar o ciclo e mais tarde lhe junte um wet/dry para quando colocar os peixinhos. É uma hipotese.

 

Mas estou aberto a continuarmos esta saudável discussão para me ajudarem. Amanha já queria ir às compras.

 

Abraço.

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.